Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Dúvida de ligação de componentes

Ir para baixo 
+2
FBatista
Carlos Dias
6 participantes
AutorMensagem
Carlos Dias
Membro AAP
Carlos Dias


Mensagens : 330
Data de inscrição : 29/07/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

Dúvida de ligação de componentes Empty
MensagemAssunto: Dúvida de ligação de componentes   Dúvida de ligação de componentes EmptyDom Abr 07 2013, 23:42

Actualmente o meu sistema, tirando o leitor de CDs, é composto por um gira discos, receiver (Cambridge Audio SR10) e pré amplificador de phono (Cambridge Audio 651P). Estou satisfeito com o pack, e relativamente ao receiver, considero que tem um rádio muito bom...
Mas pretendo fazer um upgrade gradual, à medida que vou conhecendo melhor estas questões do hifi.

A minha dúvida é a seguinte. Posso neste sistema, nem que seja só para a parte do GD, usar um pre amplificador à válvulas à parte? Usando desta forma o actual receiver para as outras fontes, nomeadamente rádio, e como power amplifier?

Ou seja posso fazer uma ligação do tipo:
GD -> Pre de Phono -> Pre amplificador -> Receiver (numa ligação de linha, aux por exemplo).

É possível? Ou corro o risco de dar cabo de todo o sistema, pois estou a fazer duas "pre amplificações".
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.discogs.com/seller/cmodias
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Dúvida de ligação de componentes Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de ligação de componentes   Dúvida de ligação de componentes EmptyDom Abr 07 2013, 23:48

A pré-amplificação a válvulas é interessante. E sem dúvida que passarei por essa etapa um dia.

Não percebo o porquê de "sequenciar" dois pré-amplificadores.

Se liga um pré de válvulas, retira o outro, penso eu de que...

Fbatista
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Dúvida de ligação de componentes Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de ligação de componentes   Dúvida de ligação de componentes EmptyDom Abr 07 2013, 23:51

Carlos Dias escreveu:
Actualmente o meu sistema, tirando o leitor de CDs, é composto por um gira discos, receiver (Cambridge Audio SR10) e pré amplificador de phono (Cambridge Audio 651P). Estou satisfeito com o pack, e relativamente ao receiver, considero que tem um rádio muito bom...
Mas pretendo fazer um upgrade gradual, à medida que vou conhecendo melhor estas questões do hifi.

A minha dúvida é a seguinte. Posso neste sistema, nem que seja só para a parte do GD, usar um pre amplificador à válvulas à parte? Usando desta forma o actual receiver para as outras fontes, nomeadamente rádio, e como power amplifier?

Ou seja posso fazer uma ligação do tipo:
GD -> Pre de Phono -> Pre amplificador -> Receiver (numa ligação de linha, aux por exemplo).

É possível? Ou corro o risco de dar cabo de todo o sistema, pois estou a fazer duas "pre amplificações".
podes utilizar qualquer pré de fono, desde que o ligues numa entrada diferente da entrada de fono do teu Cambridge, ou seja numa entrada aux...
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Dias
Membro AAP
Carlos Dias


Mensagens : 330
Data de inscrição : 29/07/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

Dúvida de ligação de componentes Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de ligação de componentes   Dúvida de ligação de componentes EmptySeg Abr 08 2013, 00:03

Milton escreveu:
Carlos Dias escreveu:
Actualmente o meu sistema, tirando o leitor de CDs, é composto por um gira discos, receiver (Cambridge Audio SR10) e pré amplificador de phono (Cambridge Audio 651P). Estou satisfeito com o pack, e relativamente ao receiver, considero que tem um rádio muito bom...
Mas pretendo fazer um upgrade gradual, à medida que vou conhecendo melhor estas questões do hifi.

A minha dúvida é a seguinte. Posso neste sistema, nem que seja só para a parte do GD, usar um pre amplificador à válvulas à parte? Usando desta forma o actual receiver para as outras fontes, nomeadamente rádio, e como power amplifier?

Ou seja posso fazer uma ligação do tipo:
GD -> Pre de Phono -> Pre amplificador -> Receiver (numa ligação de linha, aux por exemplo).

É possível? Ou corro o risco de dar cabo de todo o sistema, pois estou a fazer duas "pre amplificações".
podes utilizar qualquer pré de fono, desde que o ligues numa entrada diferente da entrada de fono do teu Cambridge, ou seja numa entrada aux...

Isso é o que tenho agora, ou seja:
GD->Pre de Phono-> Entrada Aux do receiver

Mas a minha dúvida pode estar aqui, ou seja, ao ligar o pre de phono ao aux do receiver, não é feita uma "nova" pre amplificação?
O mesmo não se aplica a qualquer fonte, como por exemplo um leitor de CD's?

Ou seja um amplificador integrado para além de fazer a tarefa de power amplifier, não faz o papel de pre amplificaçao para os diferentes inputs?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.discogs.com/seller/cmodias
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Dúvida de ligação de componentes Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de ligação de componentes   Dúvida de ligação de componentes EmptySeg Abr 08 2013, 00:12

A adição de um pré-amplificador a válvulas entre um pré-de phono e uma entrada de linha é desnecessária e apenas serve para "tingir" o som e provavelmente aumentar o ruído de fundo...se o resultado é ou não do seu agrado só escutando.
A Musical Fidelity fabricou em tempos um buffer que servia para "colorir" a saída de um leitor de CDs, talvez para dar uma sonoridade mais "vinílica":

http://www.stereophile.com/content/musical-fidelity-x-10d-line-level-preamplifier-measurements

R
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Dias
Membro AAP
Carlos Dias


Mensagens : 330
Data de inscrição : 29/07/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

Dúvida de ligação de componentes Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de ligação de componentes   Dúvida de ligação de componentes EmptySeg Abr 08 2013, 00:26

Percebi.... ou se calhar estou a fazer confusão.
Quando um sistema é constituído por power amplifier e amplificador a válvulas, qual o papel do último? Não é amplificar o sinal ?Ou só serve de switch entre diferentes fontes ?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.discogs.com/seller/cmodias
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Dúvida de ligação de componentes Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de ligação de componentes   Dúvida de ligação de componentes EmptySeg Abr 08 2013, 06:26

Carlos Dias escreveu:
Percebi.... ou se calhar estou a fazer confusão.
Quando um sistema é constituído por power amplifier e amplificador a válvulas, qual o papel do último? Não é amplificar o sinal ?Ou só serve de switch entre diferentes fontes ?


Isso é um caso diferente, porque ai só tens uma pré amplificação. No que tu estás a temtar fazer, fica assim:

Pré de phono, pré a válvulas, pré do receiver e amplificação do receiver.

Mas se poderes experimentar, melhor.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Dúvida de ligação de componentes 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Dúvida de ligação de componentes Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de ligação de componentes   Dúvida de ligação de componentes EmptySeg Abr 08 2013, 10:00

Carlos Dias escreveu:
Percebi.... ou se calhar estou a fazer confusão.
Quando um sistema é constituído por power amplifier e amplificador a válvulas, qual o papel do último? Não é amplificar o sinal ?Ou só serve de switch entre diferentes fontes ?

O sinal proveniente da célula de gira-discos é de muito baixa tensão pelo que além da equalização RIAA necessita também de ser pré-amplificado para uma voltagem equivalente à da saída de um sintonizador ou leitor de CD para ser ligado uma entrada de linha.
Este sinal é em seguida atenuado (através do controlo de "volume") e encaminhado para a amplificação (de potência) que irá alimentar as colunas.

Antigamente um pré-amplificador servia para pré-amplificar o sinal proveniente da célula mas como hoje as fontes produzem voltagem suficiente apenas serve para seleccionar a fonte e atenuar o "volume" do sistema.

Se o objectivo é "colorir" o sinal na etapa que antecede a amplificação o ideal é optar por uma das seguintes soluções:

pré-amplificador de phono (transístores) > pré-amplificador de linha (válvulas) > amplificador de potência (transístores)

pré-amplificador de phono (válvulas) > integrado/processador cinema-em-casa (transístores)

A meu ver a utilização de válvulas na etapa de pré-amplificação phono é demasiado nociva para o desempenho.

R
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Dias
Membro AAP
Carlos Dias


Mensagens : 330
Data de inscrição : 29/07/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

Dúvida de ligação de componentes Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de ligação de componentes   Dúvida de ligação de componentes EmptySeg Abr 08 2013, 14:54

Obrigado.
Agora já tenho uma noção mais clara dos diferentes componentes de um sistema.
Aqui http://au.answers.yahoo.com/question/index?qid=20111022025426AAXpgcH encontrei informação interessante.

Se o pré amplificador (não estou a falar do phono) funciona apenas como controlador e não influência o sinal (ou será que sim? E em que?) qual a vantagem de ter um a válvulas em relação a um de transístores ?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.discogs.com/seller/cmodias
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Dúvida de ligação de componentes Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de ligação de componentes   Dúvida de ligação de componentes EmptySeg Abr 08 2013, 15:16

As válvulas e os transformadores podem ser usados para "tingir" o som e torná-lo mais agradável ou mais distorcido, dependendo do ponto de vista.
Mas também existem equipamentos a válvulas transparentes – que são mais caros do que os equivalentes de transístores – e equipamentos a transístores que "tingem" o som tal como as válvulas.
Se ainda não tem uma opinião definida acerca das vantagens ou desvantagens de um som colorido o ideal é visitar uma loja e escutar as diferenças.
Pode também ler este artigo sobre "Som Analógico":

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t5052-som-analogico-em-gravacoes-digitais-em-ingles

Boas escutas,
Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Dúvida de ligação de componentes Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de ligação de componentes   Dúvida de ligação de componentes EmptySeg Abr 08 2013, 15:47

Vamos lá ver se não ensino a missa ao padre Razz

A fonte tem um sinal:
  • no caso do gira-discos, esse sinal muito pequeno (tensão muito baixa), pelo que temos que usar um pré-amplificador com grande ganho para aumentar o sinal e aplicar a tal equalização RIAA.
  • no caso de um leitor de CD esse sinal já vem com uma amplitude elevada.


O pré-amp serve para nivelar o sinal e passa-lo ao power-amp. Há para aí uns prés que se dizem passivos e que a única coisa que fazem é aumentar e diminuir a amplitude do sinal - volume - sem contaminar o sinal. Isto leva a uma grande discussão, que não importa para aqui. Noutros pré (os tradicionais) o caminho não costuma ser tão directo.

Não faz sentido ligar dois pré-amps em série, pois vai perder o sinal original. O pré-phono é o único mal necessário no caso do gira-discos. Porque não liga um pré-phono a válvulas ao receiver simplesmente?

Outra opção são integrados em que é possível fazer bypass ao pré, e usá-lo só como power. Nesse caso já necessitaria do pré. Mas não me parece o caso.


Parece-me que no final do dia eu gostaria de transmitir às colunas o que está escrito no disco, a menos de uma correcção para o meu gosto ou sala - não sou purista.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Dúvida de ligação de componentes Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de ligação de componentes   Dúvida de ligação de componentes EmptySeg Abr 08 2013, 17:01

Carlos Dias escreveu:
Milton escreveu:
Carlos Dias escreveu:
Actualmente o meu sistema, tirando o leitor de CDs, é composto por um gira discos, receiver (Cambridge Audio SR10) e pré amplificador de phono (Cambridge Audio 651P). Estou satisfeito com o pack, e relativamente ao receiver, considero que tem um rádio muito bom...
Mas pretendo fazer um upgrade gradual, à medida que vou conhecendo melhor estas questões do hifi.

A minha dúvida é a seguinte. Posso neste sistema, nem que seja só para a parte do GD, usar um pre amplificador à válvulas à parte? Usando desta forma o actual receiver para as outras fontes, nomeadamente rádio, e como power amplifier?

Ou seja posso fazer uma ligação do tipo:
GD -> Pre de Phono -> Pre amplificador -> Receiver (numa ligação de linha, aux por exemplo).

É possível? Ou corro o risco de dar cabo de todo o sistema, pois estou a fazer duas "pre amplificações".
podes utilizar qualquer pré de fono, desde que o ligues numa entrada diferente da entrada de fono do teu Cambridge, ou seja numa entrada aux...

Isso é o que tenho agora, ou seja:
GD->Pre de Phono-> Entrada Aux do receiver

Mas a minha dúvida pode estar aqui, ou seja, ao ligar o pre de phono ao aux do receiver, não é feita uma "nova" pre amplificação?
O mesmo não se aplica a qualquer fonte, como por exemplo um leitor de CD's?

Ou seja um amplificador integrado para além de fazer a tarefa de power amplifier, não faz o papel de pre amplificaçao para os diferentes inputs?
Aquilo que queres adicionar ao sistema é um preamplificador ou um pré de fono ?
Qual é o modelo ?
Se fôr um preamplificador, desiste da ideia porque isso já tu tens no teu Cambridge, e isso seria como dizes meter um pré a receber o sinal de outro pré.
Se a ideia é substituires o pré de fono do Cambridge por um a valvulas, avança...
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Dias
Membro AAP
Carlos Dias


Mensagens : 330
Data de inscrição : 29/07/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

Dúvida de ligação de componentes Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de ligação de componentes   Dúvida de ligação de componentes EmptySeg Abr 08 2013, 17:52

O meu problema é que não percebia muito bem a função de um pré amplificador, pois pensava que este fazia algum tipo de amplificação... mas agora esta tudo mais claro.

Obrigado pela vossa ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.discogs.com/seller/cmodias
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Dúvida de ligação de componentes Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de ligação de componentes   Dúvida de ligação de componentes EmptySeg Abr 08 2013, 17:56

Carlos Dias escreveu:
O meu problema é que não percebia muito bem a função de um pré amplificador, pois pensava que este fazia algum tipo de amplificação... mas agora esta tudo mais claro.

Obrigado pela vossa ajuda.


O pré amplificador faz uma pequena amplificação que depois é enviada para a amplificação propriamente dita.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Dúvida de ligação de componentes 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Dúvida de ligação de componentes Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de ligação de componentes   Dúvida de ligação de componentes EmptySeg Abr 08 2013, 19:04

Carlos Dias escreveu:
O meu problema é que não percebia muito bem a função de um pré amplificador, pois pensava que este fazia algum tipo de amplificação... mas agora esta tudo mais claro.

Obrigado pela vossa ajuda.
É assim:
O pré de fono é para amplificar o sinal muito fraco das celulas.
Este pré tem que se ligar a um outro preamplificador (de linha) que por sua vez vai ligar ao Power.
Há amplificadores integrados(que juntam pre de linha e power na mesma caixa, e é o caso do teu Cambridge) em que é possivel separar o power do pré de linha. No teu caso isto não é possivel porque o Cambridge não o permite.
Mas o teu Cambridge tem ainda outro pré que é o pré de fono.
Podes não utilizar esse pre de fono, se para tal tiveres um pre de fono exterior que vais ligar a uma entrada auxiliar do Cambridge.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida de ligação de componentes Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de ligação de componentes   Dúvida de ligação de componentes Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida de ligação de componentes
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Duvida esquesita mas é mesmo duvida
» Tandberg TD 10 - restauro
» Ligação digital
» componentes para altifalantes
» Cotação dos componentes usados

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "sólido" (transístores)-
Ir para: