Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe | 

Quantas vezes é preciso ouvir um disco...

Ir em baixo 
AutorMensagem
afonso
Membro AAP

MensagemAssunto: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Sex Mar 22 2013, 21:38

Quantas vezes é preciso em média ouvir um disco jazz desconhecido para se gostar muito dele ( ou não ) ?

Comigo costuma ser no minimo menos três vezes...
Milton
Membro AAP

Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Sex Mar 22 2013, 21:49

Essa é uma questão interessante...
Será necessário "enfiarmos" a musica à força para passarmos a gostar dela ?
Ou será que passamos a compreender melhor a mesma?
O facto de não ouvirmos uma musica ou genero musical à muito tempo , pode fazer com que ao retomarmos essa musica/genero a mesma nos pareça "estranha"..?

MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Sex Mar 22 2013, 21:52

Na minha humilde opinião, não haverá uma resposta consensual e genérica, já que muitos são os factores envolvidos, nomeadamente:
* a disponibilidade emocional do ouvinte
* os níveis de concentração envolvidos
* o estado de espírito do ouvinte
* os pré-conceitos

quantas vezes se redescobrem discos ouvidos um milhão de vezes, e quantas vezes o nosso disco favorito (aquele que dizemos conhecer de fio a pavio) nos soa, a dada altura, diferente pela negativa?

Apenas os meus dois cêntimos..
Cumprimentos,
Luis
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Sex Mar 22 2013, 21:54

Nem todas as obras se "entende" à primeira e ás vezes é necessário mais do que uma audição até ouvirmos a sua beleza. E normalmente, são depois os que perduram mais e que obtêm um cantinho especial na gaveta das nossas paixões.

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Pierre
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Sex Mar 22 2013, 22:00

Ainda ontem na estreia do "Música Maestro" na RTP, a explicação dada à melodia da sinfonia Nº40 de Mozart, leva-nos certamente a descobrir e a redescobrir certas obras. Por vezes basta um clic de contexto e tudo é esclarecido em forma de música.
afonso
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Sex Mar 22 2013, 22:02

As vezes nem é uma questão de ouvir a musica " a força", mas sim ouvir uns dias depois da primeira audição para que a mesma musica começe a agradar.

Mas concordo que esta materia não dá para generalizar.

Se fosse tudo a preto e branco certamente a musica não nos encantaria...
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Sex Mar 22 2013, 22:05

Um bom exemplo é o álbum do John Coltran ao vivo no Village Vanguard, que é um álbum que eu adoro, mas que nem todos conseguem ouvir assim logo à primeira. Mas se for ouvido com atenção, é monumental.

Joseph Le Conte
Pierre
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Sex Mar 22 2013, 22:08

António José da Silva escreveu:
Um bom exemplo é o álbum do John Coltran ao vivo no Village Vanguard, que é um álbum que eu adoro, mas que nem todos conseguem ouvir assim logo à primeira. Mas se for ouvido com atenção, é monumental.

Tenho esse álbum... é de dificil digestão, aquela fase em que o John Coltrane e o Sanders "zurram"!!!
Alexandre Vieira
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Sex Mar 22 2013, 22:09

Para mim eternamente...

Não consigo apreciar Jazz por aí além. E até oiço formas de música que acho bastante mais complexas e menos agradáveis à maioria.

Continuo achar que o Jazz na sua forma mais purista, é como o Sushi, ninguém gosta, mas se comer muito do mesmo, fica com o paladar condicionado de tal forma que gosta.

* P.S: odeio Sushi e toda a "coltura" sushiana que alguns fazem do peixe crú...porque quanto Jazz, porque o já ainda se ouve qualquer coisa
afonso
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Sex Mar 22 2013, 22:44

António José da Silva escreveu:

O Coltrane não é nada facil...

mas temos algumas versõs da analogue productions que ajudam a digerir melhor a musica deste grande mestre.
luis lopes
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Sab Mar 23 2013, 20:35

por vezes ESTRANHA-SE,...
e depois ENTRANHA-SE.
existem musicas que são amor á primeira audição,...
mas já que tocaram no JAZZ,... no meu caso comecei
a apreciar o jazz á bem pouco tempo.
diria que é necessário uma atenção especial, sem interrupções
estranhas.
ou talvez utilizar a famosa frase:
-SILENCIO que se vai cantar o fado.
MicroGruas
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Sab Mar 23 2013, 21:24

talvez por em tenra idade me terem levado para concertos de Jazz (cascais e outros) hoje o Jazz do Coltrane, Gillespie, Gordon, Chet baker........ e outros classicos, hoje ouvir jazz me seja facil a sua degustação, normalmente á primeira.

Normalmente no jazz se não gosto á primeira, é porque não gosto.

mas uma obra que aprendi a gostar é o Akira do Geinoh Yamashirogumi

Como alguem escreveu atraz

O estado de espirito ajuda a assimilar a musica. e depois temos dias para o Jazz, dias para rock etc

Mas um dos modos de ouvir Jazz mais agradaveis é á mesa com amigos com uma boa refeição acompanhado por um bom vinho (Douro para mim) um charuto no final e com jazz de fundo.

Num ambiente destes ja ensinei alguns amigos a apreciar o Bird, Chet baker.....
Jorge Ferreira
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Dom Mar 24 2013, 00:16

microseiki escreveu:
Mas um dos modos de ouvir Jazz mais agradaveis é á mesa com amigos com uma boa refeição acompanhado por um bom vinho (Douro para mim) um charuto no final e com jazz de fundo.

Ora isso é que é falar e a acompanhar o charuto uma boa aguardente velha em balão aquecido.

http://farmvinyl.blogspot.pt
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Dom Mar 24 2013, 00:20

Jorge Ferreira escreveu:
microseiki escreveu:

Ora isso é que é falar e a acompanhar o charuto uma boa aguardente velha em balão aquecido.

Já me está a crescer a água na boca.

Joseph Le Conte
ricardo onga-ku
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Dom Mar 24 2013, 11:29

microseiki escreveu:
talvez por em tenra idade me terem levado para concertos de Jazz (cascais e outros) hoje o Jazz do Coltrane, Gillespie, Gordon, Chet baker........ e outros classicos, hoje ouvir jazz me seja facil a sua degustação, normalmente á primeira.

Grande sortudo! Wink
ricardo onga-ku
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   Dom Mar 24 2013, 12:05

luis lopes escreveu:
por vezes ESTRANHA-SE,...
e depois ENTRANHA-SE.
existem musicas que são amor á primeira audição,...
mas já que tocaram no JAZZ,... no meu caso comecei
a apreciar o jazz á bem pouco tempo.
diria que é necessário uma atenção especial, sem interrupções
estranhas.
ou talvez utilizar a famosa frase:
-SILENCIO que se vai cantar o fado.

Primeiro estranha-se, depois entranha-se.

Muitos portugueses não conseguem apreciar de um prato caril ou de sushi à primeira, mas com o tempo e a persistência acabam por aprender a gostar, e a música, tal como as outras formas de arte, não é diferente.
Claro que é natural optarmos pelo "caminho" mais fácil e conhecido — um livro do Gabriel Garcia Marques ou do José Saramago pode parecer um desafio enfadonho e irrealizável — mas esse nem sempre é o mais rico ou intelectualmente estimulante.

Mas é óbvio que dentro dos diversos géneros musicais haverá músicas e estilos que nos agradam e outros que nem tanto.
Eu sou um apaixonado pelo período Romântico mas não sinto qualquer atração pela maior parte da música composta depois dos anos 20 do século passado.

R
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco...   

Quantas vezes é preciso ouvir um disco...
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Você consegue identificar as notas imediatamente ao ouvir?
» Hábito de afinar e puxar as cordas...
» SNSD's Lack of Manners
» Música barroca- O que ouvir?
» Curiosidade: Disco Inferno - The Trammps

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: