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 "Cultura Audio..."

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AutorMensagem
António José da Silva
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MensagemAssunto: Re: "Cultura Audio..."   Qua 20 Mar 2013 - 15:10

TD124 escreveu:
António José da Silva escreveu:
TD124 escreveu:
... que é a que o Koïzumi recomenda desde os anos setenta!...

Até+


O que recomenda ele Paulo?

O Paulo recomenda que cada um faça como bem lhe entender, com a corneta dele. Pois o Paulo não està prestes a ter cornetas, ném nada que se pareça... Pois o Paulo é um velho burro e gosta de ouvir musica, e não de passar a vida a mudar elementos e a mexer nos altifalantes, com uma chave de fendas na mão ...

Até+


A pergunta era sobre o que recomenda o Koïzumi.
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TD124
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MensagemAssunto: Re: "Cultura Audio..."   Qua 20 Mar 2013 - 15:22

António José da Silva escreveu:
TD124 escreveu:
António José da Silva escreveu:
TD124 escreveu:
... que é a que o Koïzumi recomenda desde os anos setenta!...

Até+


O que recomenda ele Paulo?

O Paulo recomenda que cada um faça como bem lhe entender, com a corneta dele. Pois o Paulo não està prestes a ter cornetas, ném nada que se pareça... Pois o Paulo é um velho burro e gosta de ouvir musica, e não de passar a vida a mudar elementos e a mexer nos altifalantes, com uma chave de fendas na mão ...

Até+


A pergunta era sobre o que recomenda o Koïzumi.

Desculpa, não percebi!... Embarassed O Koïzumi, recomenda a configuração que tu vês na foto. Mas simplesmente para as colunas dele. Em relação aos outros sistemas a cornetas não sei... Eu não me interesso à electroacustica, sou demasiado cartesiano para isso !!!

Até+

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Il semble que la perfection soit atteinte, non quand il n'y a plus rien à ajouter mais quand il n'y a plus rien à retrancher... Antoine de Saint-Exupéry
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limiano
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MensagemAssunto: Re: "Cultura Audio..."   Qua 20 Mar 2013 - 17:07

Caro Paulo, muito obrigado pela sua resposta. Não foi minha
intenção pôr em causa a recomendação do fabricante nem tenho os vastos
conhecimentos e longa experiencia que o Sr.
tem na matéria



Eu apenas assisti aquilo a que poderia chamar de testes ou
ensaios de afinação de umas colunas de corneta. Durante esses ensaios
efectuados com medidas através de um PC e um microfone ,ao mesmo tempo que
ouvia a explicação das diferentes medidas .



A resposta do impulso é determinante na resposta de frequência,no
decay que gera um gráfico tridimensional
muito giro,não sei se é esse o nome mas também tem outro muito engraçado que é
várias vezes referido pelo sr.rIcardo,é water qualquer coisa…Mas dizia eu que a
resposta do impulso varia com a rotação de fase introduzida pelos filtros e que
pode ser compensada nesse mesmo filtro quando as unidades estão num painel.
Segundo percebi também se pode variar as posições relativas das unidades, mais fácil
e muito mais preciso encontrar os pontos em que as unidades estão em fase o que
é observado pela resposta do impulso gerado pelas unidades .Tambem vi que nem
sempre a simples medida da frequência de resposta, mesmo que tendencialmente
plana significa uma boa resposta impulsional,ou que as unidades estão em fase



Peço desculpa por alguns erros de termos técnicos mal usados


Outro gráfico ,o tal giro ,mostrou que quando a resposta
impulsional não está correcta ,quer dizer os altifalantes estão fora de fase ,o
tal do water, é extenso no decay (acho que é assim)Quer dizer aquilo que devia
parar ,não para e gera uma confusão do caraças.Som pouco defenido e confuso
,distorção .Tambem pode indicar um mau desenho do filtro e ou sobreposição



Como me foi demostrado é possível encontrar mais posições
relativas ,por exp.,do altifalante de agudos onde a resposta pareça preenchida
,no entanto o impulso temporalmente não está no mesmo timing , isso foi possível
observar. Aparece primeiro um e depois o outro ,O PC mostrava no tempo os dois
sinais gerados pelos altifalantes



Bom não vou dizer mais porque posso estar a cometer algum
erro.No entanto o mais interessante para mim foi ouvir a reprodução musical durante
varias fases do processo e pela primeira vi como um problema de fase afecta a
reprodução de um som ,alterando a sua característica hormónica Tímbria se assim se pode dizer.



Não só a fase como a linearidade .A variação de alguns
decibeles altera o timbre de um violino
,por exp. Eu falo no timbre com que é escutado.Aqui terá funcionar a memoria de
cada um para avaliar ,mas a verdade é que altera



Também interessante é como certos géneros de musica passam ou
até parecem mais interessantes com má reprodução do sistema ,no fundo como
fazer o som ao gosto do ouvinte ,ou do artista



.Mas nos instrumentos acústicos reconhecidos ai a diferença
é evidente para quem os conhece



Mas também na voz humana , dos canários, dos gatos ,dos cães
e até da julia pinheiro quando tem gases .



E pronto que a divagação já vai longa e eu perdi-me que isto
foi tudo de cabeça ,não levei o lápis e papel.






Bem haja,na fase
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António José da Silva
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MensagemAssunto: Re: "Cultura Audio..."   Qua 20 Mar 2013 - 17:15

Seria a palavra que procura "water decay" ou "water cascades"?


Obrigado pelo relato dessa experiência.

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The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
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TD124
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MensagemAssunto: Re: "Cultura Audio..."   Qua 20 Mar 2013 - 17:32

António José da Silva escreveu:
Seria a palavra que procura "water decay" ou "water cascades"?


Obrigado pelo relato dessa experiência.

Talvez, ou de certeza WATERFALL, grandecissimo BURRO !

Um grandabraço

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António José da Silva
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MensagemAssunto: Re: "Cultura Audio..."   Qua 20 Mar 2013 - 17:40

TD124 escreveu:
António José da Silva escreveu:
Seria a palavra que procura "water decay" ou "water cascades"?


Obrigado pelo relato dessa experiência.

Talvez, ou de certeza WATERFALL, grandecissimo BURRO !

Um grandabraço


Não fosso antes ser um nobre corcel?

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MensagemAssunto: Re: "Cultura Audio..."   Qua 20 Mar 2013 - 17:50

limiano escreveu:
[font=Calibri]Caro Paulo, muito obrigado pela sua resposta...


[size=12]Não só a fase como a linearidade .A variação de alguns
decibeles altera o timbre de um violino
,por exp. Eu falo no timbre com que é escutado.Aqui terá funcionar a memoria de
cada um para avaliar ,mas a verdade é que altera

...
.Mas nos instrumentos acústicos reconhecidos ai a diferença
é evidente para quem os conhece

...
Bem haja,na fase

Caro Limiano,

sou eu que lhe agradeço pela sua participação. Eu conheço a teoria em "electroacustica", mas não sou um apaixonado pelas colunas e não as sei fazer, sou muito mau mesmo! Tirando os "full-range que são uma velha paixão, nunca mexo em filtros, ném tweeter's, ném nada...

Eu não disse que o alinhamento temporal não servia a nada, e todos os meus amigos que lidam com cornetas ou dizem que é fundamental, ou estão se barimbando, pois as cornetas é um mundo cheio de controversas como tudo no audio...

O que eu disse, é que no caso do sistema Onken do meu amigo, todas as tentativas para alinhar os altifalantes, ou alinhà-los temporalmente, conduziu a uma escuta menos natural e a um palco mais reduzido. Não sei porquê, mas é uma evidência à escuta, NESTE CASO PRECISO. Com um amigo que tém vozes do teatro da ALTEC, o alinhamento temporal deu excelentes resultados em equilibrio harmonico (timbres) e espacialisação do palco!...

A sua experiência é muito interessante, pois a medida prova os impactos na escuta. Mas infelismente, ném a medida, ném a ciência, não dão resposta a todos os fenomenos que vivemos ou escutamos em audio. Mas, penso que voçê e o Ricardo téem razão, e que é mais "são", de realisar um alinhamento temporal nos sistemas acusticos...

Até+

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ricardo onga-ku
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MensagemAssunto: Re: "Cultura Audio..."   Qua 20 Mar 2013 - 21:44

TD124 escreveu:
António José da Silva escreveu:
TD124 escreveu:
... que é a que o Koïzumi recomenda desde os anos setenta!...

Até+


O que recomenda ele Paulo?

O Paulo recomenda que cada um faça como bem lhe entender, com a corneta dele. Pois o Paulo não està prestes a ter cornetas, ném nada que se pareça... Pois o Paulo é um velho burro e gosta de ouvir musica, e não de passar a vida a mudar elementos e a mexer nos altifalantes, com uma chave de fendas na mão ...

Até+

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ricardo onga-ku
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MensagemAssunto: Re: "Cultura Audio..."   Qua 20 Mar 2013 - 21:51

limiano escreveu:
Caro Paulo, muito obrigado pela sua resposta. Não foi minha
intenção pôr em causa a recomendação do fabricante nem tenho os vastos
conhecimentos e longa experiencia que o Sr.
tem na matéria



Eu apenas assisti aquilo a que poderia chamar de testes ou
ensaios de afinação de umas colunas de corneta. Durante esses ensaios
efectuados com medidas através de um PC e um microfone ,ao mesmo tempo que
ouvia a explicação das diferentes medidas .



A resposta do impulso é determinante na resposta de frequência,no
decay que gera um gráfico tridimensional
muito giro,não sei se é esse o nome mas também tem outro muito engraçado que é
várias vezes referido pelo sr.rIcardo,é water qualquer coisa…Mas dizia eu que a
resposta do impulso varia com a rotação de fase introduzida pelos filtros e que
pode ser compensada nesse mesmo filtro quando as unidades estão num painel.
Segundo percebi também se pode variar as posições relativas das unidades, mais fácil
e muito mais preciso encontrar os pontos em que as unidades estão em fase o que
é observado pela resposta do impulso gerado pelas unidades .Tambem vi que nem
sempre a simples medida da frequência de resposta, mesmo que tendencialmente
plana significa uma boa resposta impulsional,ou que as unidades estão em fase



Peço desculpa por alguns erros de termos técnicos mal usados


Outro gráfico ,o tal giro ,mostrou que quando a resposta
impulsional não está correcta ,quer dizer os altifalantes estão fora de fase ,o
tal do water, é extenso no decay (acho que é assim)Quer dizer aquilo que devia
parar ,não para e gera uma confusão do caraças.Som pouco defenido e confuso
,distorção .Tambem pode indicar um mau desenho do filtro e ou sobreposição



Como me foi demostrado é possível encontrar mais posições
relativas ,por exp.,do altifalante de agudos onde a resposta pareça preenchida
,no entanto o impulso temporalmente não está no mesmo timing , isso foi possível
observar. Aparece primeiro um e depois o outro ,O PC mostrava no tempo os dois
sinais gerados pelos altifalantes



Bom não vou dizer mais porque posso estar a cometer algum
erro.No entanto o mais interessante para mim foi ouvir a reprodução musical durante
varias fases do processo e pela primeira vi como um problema de fase afecta a
reprodução de um som ,alterando a sua característica hormónica Tímbria se assim se pode dizer.



Não só a fase como a linearidade .A variação de alguns
decibeles altera o timbre de um violino
,por exp. Eu falo no timbre com que é escutado.Aqui terá funcionar a memoria de
cada um para avaliar ,mas a verdade é que altera



Também interessante é como certos géneros de musica passam ou
até parecem mais interessantes com má reprodução do sistema ,no fundo como
fazer o som ao gosto do ouvinte ,ou do artista



.Mas nos instrumentos acústicos reconhecidos ai a diferença
é evidente para quem os conhece



Mas também na voz humana , dos canários, dos gatos ,dos cães
e até da julia pinheiro quando tem gases .



E pronto que a divagação já vai longa e eu perdi-me que isto
foi tudo de cabeça ,não levei o lápis e papel.






Bem haja,na fase

Boa intervenção.
Afinal os termos não são tudo: é importante saber ouvir as diferenças e saber explicá-las...
Já agora, o tal de water é catarata em inglês waterfall.
Fico a aguardar novas participações da sua parte.

Boas escutas,
Ricardo
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António José da Silva
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MensagemAssunto: Re: "Cultura Audio..."   Qua 20 Mar 2013 - 21:58

Já agora, ficam aqui os gráficos das medições das minhas, e pergunto se alguma delas é essa waterfall.

http://www.stereophile.com/content/aerial-acoustics-model-8-loudspeaker-measurements

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MensagemAssunto: Re: "Cultura Audio..."   Qua 20 Mar 2013 - 22:15

Afinal já descobri, está lá escrito. É esta coisa...




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CNeves
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MensagemAssunto: Re: "Cultura Audio..."   Qui 21 Mar 2013 - 10:47

Caros amigos

Gostaria de aprender mais sobre “Phase alignt”, “resposta de frequência, no
decay” , “filtros”, e outros palavrões da construção e afinação de colunas.

São coisas que alguns dos membros tratam por ”tu”, e que eu, nem por “excelência” ainda as trato; estou na fase de ainda nem ter coragem de lhes dirigir a palavra.

Essa aprendizagem pretende-se prática: o mínimo indispensável de teoria, e um máximo de conhecimento de como se faz para pôr os “palavrões em sentido”.

Pretende-se sobretudo conhecer e como efectuar os ditos “testes ou ensaios de afinação de umas colunas de corneta”; e depois, o que se deve fazer para concretizar a afinação.

Espero que alguns dos amigos se disponibilizem para me recomendar bibliografia, bem contactos de pessoas disponíveis para ensinar e tirar dúvidas.

Fico a aguardar com expectativa a informação.

Boas audições
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ricardo onga-ku
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MensagemAssunto: Re: "Cultura Audio..."   Qui 21 Mar 2013 - 11:29

Estes dois exemplos visuais talvez ajudem a perceber os conceitos de Resposta de Frequências e Gama Dinâmica:

Resposta de Frequências


resposta com algumas "colorações"



resposta "plana"



Gama Dinâmica


p.ex. mp3 e vinil ou CD c/ excesso de compressão dinâmica



p.ex. vinil, CD ou HD bem masterizados
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