Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Reconhecem este "fenómeno"???

Ir para baixo 
+8
TD124
PALUSE
nbunuel
manuel.martinho.12
Alexandre Vieira
Milton
António José da Silva
luis carrilho
12 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
fredy
Membro AAP



Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011

Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reconhecem este "fenómeno"???   Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 EmptyTer Fev 19 2013, 13:44

Olá
Pelos vistos o gira ainda trabalha Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 265963
Está é dar cabo das colunas Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 317942
Eu acho isso normal, se é ou não não sei, mas para mim é normal pois tens o volume mais elevado e o gira desce mais baixo nas baixas frequências pelo que se torna normal os drivers terem maior curso.
Isto é uma explicação simplista mas tem a ver com uma experiência que eu tive à bastantes anos, este fenómeno acontecia com um amplificador Sansui do qual não guardo nenhuma boa recordação (nas isso é outra história) em que acontecia isso mas ao ligar o filtro subsónico atenuava e muito esse efeito. Na altura não havia CD mas em comparação com o rádio e a K7 era isso que acontecia.
Quanto ao isolamento do prato em relação ao local onde estiver colocado, ainda não encontrei melhores resultados do que a utilização destes pés*, que eu falei não estarem colocados quando fostes lá ouvir para não te estar a enganar, pois faz , ou pelo menos na minha casa fazia diferença. Não são caros e resultam bastante bem, posso emprestar-te enaquanto não vem o meu gira.
*http://www.eagle-cable.com/haupt.asp?topnavi=produkte&ser=8&lab=156&lang=en
Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reconhecem este "fenómeno"???   Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 EmptyTer Fev 19 2013, 13:45

luis carrilho escreveu:
Então não estamos a falar da mesma coisa,é que no espaço de silencio entre as faixas não há qq movimento dos drivers,só têm movimento quando há musica (o que é normal).
A minha duvida é porque os drivers têm mais movimento (visivel pelo menos) quando a fonte é vinil em relação a quando é CD,isto considerando niveis de pressão sonora semelhantes.
Mas a verdade é que não ouço nenhuma especie de degradação da qualidade do som a ouvir vinil. Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 447836


Os cd,s têm tal compressão (loudness war) que retiram toda a dinâmica existente no espectro de frequência. É natural na audição de vinil as gamas de frequência se "estendam", o que no caso desça mais uns valentes HZ, daí maior percurso do woofer.

É a merdola do crime, bem explícito, da loudness war!
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reconhecem este "fenómeno"???   Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 EmptyTer Fev 19 2013, 14:16

Pierre escreveu:
luis carrilho escreveu:
Então não estamos a falar da mesma coisa,é que no espaço de silencio entre as faixas não há qq movimento dos drivers,só têm movimento quando há musica (o que é normal).
A minha duvida é porque os drivers têm mais movimento (visivel pelo menos) quando a fonte é vinil em relação a quando é CD,isto considerando niveis de pressão sonora semelhantes.
Mas a verdade é que não ouço nenhuma especie de degradação da qualidade do som a ouvir vinil. Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 447836


Os cd,s têm tal compressão (loudness war) que retiram toda a dinâmica existente no espectro de frequência. É natural na audição de vinil as gamas de frequência se "estendam", o que no caso desça mais uns valentes HZ, daí maior percurso do woofer.

É a merdola do crime, bem explícito, da loudness war!

A maior ou menor extensão de frequências também depende da masterização mas não tem nada a ver com loudness war (elevação global do som da gravação, por vezes ultrapassando o limite o que provoca clipping) ou compressão dinâmica (redução da amplitude entre o som mais alto e o mais baixo)...li não sei onde que certos CDs no início erma masterizados como o vinil que necessitava de algum acentuar dos médios e agudos mas não sei se é verdade.

Neste caso específico do movimento dos cones não se trata de maior extensão dos graves mas este resulta de uma distorção, a criação de ruído sub-sónico na leitura; o que escutas não faz parte do programa musical.

R
Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reconhecem este "fenómeno"???   Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 EmptyTer Fev 19 2013, 14:27

fredy escreveu:
Olá
Pelos vistos o gira ainda trabalha Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 265963
Está é dar cabo das colunas Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 317942
Eu acho isso normal, se é ou não não sei, mas para mim é normal pois tens o volume mais elevado e o gira desce mais baixo nas baixas frequências pelo que se torna normal os drivers terem maior curso.
Isto é uma explicação simplista mas tem a ver com uma experiência que eu tive à bastantes anos, este fenómeno acontecia com um amplificador Sansui do qual não guardo nenhuma boa recordação (nas isso é outra história) em que acontecia isso mas ao ligar o filtro subsónico atenuava e muito esse efeito. Na altura não havia CD mas em comparação com o rádio e a K7 era isso que acontecia.
Quanto ao isolamento do prato em relação ao local onde estiver colocado, ainda não encontrei melhores resultados do que a utilização destes pés*, que eu falei não estarem colocados quando fostes lá ouvir para não te estar a enganar, pois faz , ou pelo menos na minha casa fazia diferença. Não são caros e resultam bastante bem, posso emprestar-te enaquanto não vem o meu gira.
*http://www.eagle-cable.com/haupt.asp?topnavi=produkte&ser=8&lab=156&lang=en
Fredie
Olá Fredy,
Já que vou ter que ir aí buscar o gingarelho que ficou a faltar e devolver-te a Knosti,aproveito e trágo essas "botas" pra lhe meter nos pés,só pra fazer a expriencia. Wink
Grande abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reconhecem este "fenómeno"???   Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 EmptyTer Fev 19 2013, 15:43

[quote="ricardo onga-ku"]
Pierre escreveu:
luis carrilho escreveu:
Então não estamos a falar da mesma coisa,é que no espaço de silencio entre as faixas não há qq movimento dos drivers,só têm movimento quando há musica (o que é normal).
...
É a merdola do crime, bem explícito, da loudness war!

...
...li não sei onde que certos CDs no início erma masterizados como o vinil que necessitava de algum acentuar dos médios e agudos mas não sei se é verdade.

Neste caso específico do movimento dos cones não se trata de maior extensão dos graves mas este resulta de uma distorção, a criação de ruído sub-sónico na leitura; o que escutas não faz parte do programa musical.

R

Sim, trata-se do "emphasis" que deve ser corrigido pelo DAC. No passado certos DAC's tinham uma led "Deemphasis" que se acendia para indicar que a correção estava activa. Isso é um problema que explica certas diferenças à escuta entre cd's hoje. Pois um cd antigo "enfasé", se não for corrigido (o que é raro no material moderno), soa agressivo nos agudos...

Ném tudo o que se ouve é a verdade, ou é evidente ... Wink

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reconhecem este "fenómeno"???   Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 EmptyTer Fev 19 2013, 16:00

De facto em tempos tive tive por cá um D/AC da Parasound com indicador de pre-emphasis.
Só me lembro de ver a luz acesa com os CDs da Denon e talvez com mais meia dúzia discos de outras editoras...

Boas escutas,
Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reconhecem este "fenómeno"???   Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 EmptyTer Fev 19 2013, 17:05

ricardo onga-ku escreveu:
De facto em tempos tive tive por cá um D/AC da Parasound com indicador de pre-emphasis.
Só me lembro de ver a luz acesa com os CDs da Denon e talvez com mais meia dúzia discos de outras editoras...

Boas escutas,
Ricardo

Não, hà muitos discos "enfasés", devo ter uns 100. E um problema quando se desmaterialisa, como eu, pois é necessario fazer por software a correção antes de arquivar o ficheiro, pois a maior parte dos dac e player's não sabem corrigir.

Quanto ao assunto principal, não se preocupe, o fenomeno é normal...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reconhecem este "fenómeno"???   Reconhecem este "fenómeno"??? - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Reconhecem este "fenómeno"???
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Que Gira é este??
» Que tal este cover? ;)
» Que raio de giradiscos é este ?
» Este é a serio
» *** S O S *** Que braço é este?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: