Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe | 

Colunas "Delta" (?) - pedido de opniões e sugestões

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Al Zheimer

MensagemAssunto: Colunas "Delta" (?) - pedido de opniões e sugestões   Qui Jan 31 2013, 14:19

Boa Tarde
Um pedido de ajuda e de sugestões referentes a colunas.
Trata-se de um par de colunas compradas há mais de 20 anos (sim, mais de 20 anos!) e com utilização regular desde então. A única referência em termos de marca é, na parte de trás, um autocolante metálico que, pelo grafismo, até parece feito por um amador...
http://i627.photobucket.com/albums/tt360/foto_apparat/Colunas%20Delta/LogoColunas.jpg
1ªdúvida: Identificação – Alguém sabe alguma coisa sobre esta “marca” Delta ? Já procurei na net, diversas marcas conhecidas têm modelos Delta, houve marcas de fabricantes com este nome no Canadá, Suíssa, etc. Mas isto é apenas por curiosidade, o importante vem a seguir

As ditas colunas estão ligadas a um Quad 405 (recentemente renovado) e, por estranho que possa parecer, têm um som que me agrada – mas posso estar tão habituado a elas que não dou pelos defeitos...Foram sempre tratadas com algum cuidado, o volume está habitualmente abaixo dos 50% mas a idade não perdoa, e há sinais de oxidação já visíveis. Fotos aqui.
http://i627.photobucket.com/albums/tt360/foto_apparat/Colunas%20Delta/Loudspeaker01.jpg
http://i627.photobucket.com/albums/tt360/foto_apparat/Colunas%20Delta/Loudspeaker02.jpg
http://i627.photobucket.com/albums/tt360/foto_apparat/Colunas%20Delta/Loudspeaker03.jpg
http://i627.photobucket.com/albums/tt360/foto_apparat/Colunas%20Delta/Loudspeaker04.jpg
2ªdúvida: Manutenção –Alguma sugestão do que eu possa ou deva fazer – e que seja fácil ? O que devo usar nas madeiras das caixas ? Oleo de cedro ? Cera de abelha ? Outra coisa ?

A idade das colunas é avançada e em breve terei que pensar em trocá-las. Não estou á vontade com especificações técnicas, e procurarei um par de colunas para uso em casa mas que permitam tirar proveito do Quad 405. Não é urgente – como disse, presentemente até gosto do som das reliquias, mas não sei quanto tempo vão durar mais...
3ª dúvida: Substituição – Dentro de uma gama de preços mais baixos podem-me sugerir marcas / modelos para as substituir ? Compensa comprar fora ou é preferível comprar cá ? E onde ??

A minha ignorância nesta área é imensa e agradeço desde já a quem tiver tempo para ler o post e paciência para responder.

Cordiais cumprimentos!

António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Colunas "Delta" (?) - pedido de opniões e sugestões   Qui Jan 31 2013, 17:59

As colunas até têm bom aspeto, mas desconheço a sua providencia.
Quanto a comprar colunas, há muita coisa boa nova e em segunda mão. Qual a verba máxima?

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Al Zheimer

MensagemAssunto: Re: Colunas "Delta" (?) - pedido de opniões e sugestões   Qui Jan 31 2013, 18:19

António José da Silva escreveu:
As colunas até têm bom aspeto, mas desconheço a sua providencia.
Quanto a comprar colunas, há muita coisa boa nova e em segunda mão. Qual a verba máxima?

Agradeço a resposta. Para colunas novas (para já não tenho pressa e vai ser uma decisão tomada com calma) não queria passar dos 150 (vá lá 200...) euros. A opção por material novo seria preferivel... Mas não tenho conhecimentos técnicos nem ideias sobre relação qualidade / preço nesta matéria, por isso é que quero ir devagar.
Cumprimentos
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Colunas "Delta" (?) - pedido de opniões e sugestões   Qui Jan 31 2013, 19:45

Al Zheimer escreveu:
A opção por material novo seria preferivel...

Existem coisas praticamente novas e que são vendidas a preços bem mais agradáveis para a carteira.

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Al Zheimer

MensagemAssunto: Re: Colunas "Delta" (?) - pedido de opniões e sugestões   Qui Jan 31 2013, 22:02

Al Zheimer escreveu:

Existem coisas praticamente novas e que são vendidas a preços bem mais agradáveis para a carteira.

Isso são boas notícias, mas estou assim um bocado sem saber para onde me virar...
Sugestões concretas de marcas e modelos ???
jose.ribeiro
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Colunas "Delta" (?) - pedido de opniões e sugestões   Sex Fev 01 2013, 08:58

Olá companheiro,

Elas têm muito bom aspecto. Qual o material de que são feitas? Mas quer mudar a cor das mesmas? Como está a superficie da madeira? Em relação à oxidação dos parafusos, basta trocar por outros novos (se conseguir arranjar de bronze baratos, melhor fica), em relação aos médios e woofers, basta mandar para a carvox e eles vêm novos (+-18€ cada).

Quais os cabos que tem?

Abraços!
Al Zheimer

MensagemAssunto: Re: Colunas "Delta" (?) - pedido de opniões e sugestões   Sex Fev 01 2013, 09:43

jose.ribeiro escreveu:
Olá companheiro,

Elas têm muito bom aspecto. Qual o material de que são feitas? Mas quer mudar a cor das mesmas? Como está a superficie da madeira? Em relação à oxidação dos parafusos, basta trocar por outros novos (se conseguir arranjar de bronze baratos, melhor fica), em relação aos médios e woofers, basta mandar para a carvox e eles vêm novos (+-18€ cada).

Quais os cabos que tem?

Abraços!

Têm sido razoávelmente estimadas e pouco movimentadas de sítio (duas mudanças de casa, acondicionadas em embalagem sólida). A parte de trás é em aglomerado grosseiro pintado a preto. Os lados, fundo, topo e frente são folheados (aglomerado por baixo ??). Não tenciono mudar a cor, mas uma camada leve de óleo de cedro aplicada de longe em longe tem impedido a madeira de secar. O que li é que não se deve aplicar nada que tenha silicone (é impossível de remover !). Será melhor usar cera ?? Ou outra coisa ?

A oxidação a que me referia é visivel numa das fotos, mesmo no cone branco, á volta do centro cromado. Carvox ? Desconhecia, vou investigar.
Os cabos são cabos vulgaríssimos (preto e vermelho) e ligam ás colunas com um sistema de molas igual ao do Quad.
Agradeço o interesse e as sugestões
Abraço.
Duarte Rosa
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Colunas "Delta" (?) - pedido de opniões e sugestões   Sex Fev 01 2013, 11:41

Al Zheimer escreveu:

Também concordo, há muita coisa usada à venda, mas de usado só tem o preço

Colunas "Delta" (?) - pedido de opniões e sugestões
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Sugestão para novo captador Ibañez BTB 400QM
» Sugestão: Coleções da Folha
» Sugestão de Cubo para estudo!
» Colunas de estante para Dynavox VR-70E II
» Colunas de Som DIY.(Galeria)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum