Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Como se compram discos?

Ir para baixo 
+5
Carlos Dias
António José da Silva
Jorge Ferreira
greytear
Renato Ferreira
9 participantes
AutorMensagem
Renato Ferreira
Membro AAP
Renato Ferreira


Mensagens : 31
Data de inscrição : 27/01/2013

Como se compram discos? Empty
MensagemAssunto: Como se compram discos?   Como se compram discos? EmptySeg Jan 28 2013, 22:54

É a minha primeira grande dúvida na zona analógica a que agora me estou aos poucos a juntar.
Acontece que para quem não tem noção dos mercados é dificil ser crítico face a um preço que é pedido por um dado LP/Single.

Por exemplo, muitas vezes encontro em feiras de produtos em 2ºa mão discos à venda. Verifico o seu estado (se tem riscos, empenos, estado da capa, etc). Depois pergunto o preço e das duas uma: ou penso que me querem levar carteira,casa,carro...ou penso que a esmola é grande demais e que o disco tem algum defeito.

Para mim e sem qualquer ponto de referência na compra deste tipo de material (refiro-me a material Vintage pois vinil de discos "recentes" arranjo facilmente numa loja aqui na minha zona) torna-se díficil encontrar um lugar de referencia para compras.

E a nível de compras On-line (ebay's e afins, aconselham? Como fazem para saber o estado do material?)

silent

Ir para o topo Ir para baixo
greytear
Membro AAP
greytear


Mensagens : 314
Data de inscrição : 19/05/2012
Idade : 44
Localização : Aveiro

Como se compram discos? Empty
MensagemAssunto: Re: Como se compram discos?   Como se compram discos? EmptySeg Jan 28 2013, 23:02

Caríssimo,

Por mais que possa aconselhar critérios técnicos para análise dos discos (existência de riscos superficiais/estado das capas/sistemas de classificação/etc), desculpar-me-á pelo conselho, aparentemente idiota, mas aí vai: compre com o coração. O resto, o tempo encarregar-se-á de lhe ensinar.

Cumprimentos,
luis
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Como se compram discos? Empty
MensagemAssunto: Re: Como se compram discos?   Como se compram discos? EmptySeg Jan 28 2013, 23:21

Se soubessemos com toda a certeza tudo o que é bom e tudo o que é mau, nessa altura os LP's perdiam metade do encanto...

Realmente com o tempo vai saber as editoras que mais lhe interessam, o que não quer dizer que não continue a ter surpresas agradáveis e desagradáveis.

Nas compras do Ebay o ideal é ver primeiro que tudo o feedback que o vendedor tem,
se tiver muitas vendas e poucas queixas pode passar para o passo seguinte.

O passo seguinte é ver esse mesmo disco nessa mesma edição no discogs por exemplo, para ver o que dizem do disco,
depois pode ver também no popsike e no GEMM o valor médio a que normalmente é vendida essa mesma edição.

Finalmente se decidir mesmo comprá-lo, enviar sempre mensagem ao vendedor préviamente antes de fazer qualquer licitação, o objectivo é antes de se comprometer a comprar perguntar primeiro se o disco está mesmo bom e se toca bem do principio ao fim, e também muito importante perguntar quanto é que efectivamente ele lhe vai cobrar de portes para Portugal.

Depois desta fase podem acontecer duas coisas,
ou ele garante que toca bem do principio ao fim e nesse caso você licita esse disco,
ou então ele diz algo como "Visualmente está bom, mas como já não tenho gira discos não sei se toca do principio ao fim" e neste último caso você salta fora...

Abraços,
Jorge
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
Renato Ferreira
Membro AAP
Renato Ferreira


Mensagens : 31
Data de inscrição : 27/01/2013

Como se compram discos? Empty
MensagemAssunto: Re: Como se compram discos?   Como se compram discos? EmptySeg Jan 28 2013, 23:25

Jorge Ferreira escreveu:
Se soubessemos com toda a certeza tudo o que é bom e tudo o que é mau, nessa altura os LP's perdiam metade do encanto...

Realmente com o tempo vai saber as editoras que mais lhe interessam, o que não quer dizer que não continue a ter surpresas agradáveis e desagradáveis.

Nas compras do Ebay o ideal é ver primeiro que tudo o feedback que o vendedor tem,
se tiver muitas vendas e poucas queixas pode passar para o passo seguinte.

O passo seguinte é ver esse mesmo disco nessa mesma edição no discogs por exemplo, para ver o que dizem do disco,
depois pode ver também no popsike e no GEMM o valor médio a que normalmente é vendida essa mesma edição.

Finalmente se decidir mesmo comprá-lo, enviar sempre mensagem ao vendedor préviamente antes de fazer qualquer licitação, o objectivo é antes de se comprometer a comprar perguntar primeiro se o disco está mesmo bom e se toca bem do principio ao fim, e também muito importante perguntar quanto é que efectivamente ele lhe vai cobrar de portes para Portugal.

Depois desta fase podem acontecer duas coisas,
ou ele garante que toca bem do principio ao fim e nesse caso você licita esse disco,
ou então ele diz algo como "Visualmente está bom, mas como já não tenho gira discos não sei se toca do principio ao fim" e neste último caso você salta fora...

Abraços,
Jorge

A certeza não a peço pois sei que tudo é relativo. Mas com estas dicas vai-se tornando mais claro o caminho a seguir.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Como se compram discos? Empty
MensagemAssunto: Re: Como se compram discos?   Como se compram discos? EmptySeg Jan 28 2013, 23:28

Podes aproveitar as muitas compras conjuntas de discos novos, e/ou os muitos LP que aparecem nos classificados a preços razoáveis.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Como se compram discos? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Renato Ferreira
Membro AAP
Renato Ferreira


Mensagens : 31
Data de inscrição : 27/01/2013

Como se compram discos? Empty
MensagemAssunto: Re: Como se compram discos?   Como se compram discos? EmptySeg Jan 28 2013, 23:31

António José da Silva escreveu:
Podes aproveitar as muitas compras conjuntas de discos novos, e/ou os muitos LP que aparecem nos classificados a preços razoáveis.

Também é uma vertente que me estava a esquecer...o contacto em solo português com pessoal mais entendido que eu. É uma vantagem, aprende-se alguma coisa...
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Dias
Membro AAP
Carlos Dias


Mensagens : 330
Data de inscrição : 29/07/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

Como se compram discos? Empty
MensagemAssunto: Re: Como se compram discos?   Como se compram discos? EmptyTer Jan 29 2013, 00:13

Isto é algo que se aprende com os erros... mas ao fim de dois, ou três, já se sabe como fazer a coisa.

A maior parte que tenho comprado é no eBay. Analiso o feedback dos vendedor e quanto tempo está no "mercado". Depois só compro discos em estado NM, no máximo EX+.
Tenho tido má experiência com edições portuguesas.
Ultimamente tenho apostado no mercado japonês. Para além do som ser, regra geral, melhor, o estado de saúde dos discos é muito bom devido ao cuidado que os coleccionadores tem. Para alem disso os vendedores são gente honesta.

Depois é preciso ter em linha de conta as editoras. Dentro do jazz, o meu estilo por excelência, existem algumas em que a coisa esta garantia.

Ter atenção às edições recentes de 180gr, ou que dizem "Audiophile edition"... se forem baratas é fugir a sete pés...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.discogs.com/seller/cmodias
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Como se compram discos? Empty
MensagemAssunto: Re: Como se compram discos?   Como se compram discos? EmptyTer Jan 29 2013, 11:29

Boas,
greytear escreveu:
... compre com o coração. O resto, o tempo encarregar-se-á de lhe ensinar ...
Na minha opinião, é básicamente o que o Luis, disse ... obviamente, não te vais pôr a comprar discos caríssimos, sem teres algum "calo" nesta coisa de comprar on-line, pois pode "sair-te o tiro pela culatra".

O facto de haverem alguns vendedores que não põem fotos do artigo, ou que dizem não ter ouvido o disco, não será motivo nenhum, para saltares fora da compra, just my opinion.



Outra coisa, são as classificações, pois já apanhei discos classificados como VG+, que estavam bem melhores do que outros classificados como EX- (seja na capa, seja no vinil), por isso, nada é linear ... o melhor mesmo, é começares, e depois logo verás.


Boas compras.

PS : ah, muito importante, não te esqueças do valor dos portes Como se compram discos? 2613325421
Ir para o topo Ir para baixo
afonso
Membro AAP



Mensagens : 2309
Data de inscrição : 17/06/2012

Como se compram discos? Empty
MensagemAssunto: Re: Como se compram discos?   Como se compram discos? EmptyTer Jan 29 2013, 11:33

outra dica;

em caso de haver um disco que nos interesse no EBAY para além dos cuidados falados anteriormente ver todos os outros discos que tem a venda.


dá para ter uma ideia se é vendedor profissional ou vendedor ocasional , se são discos da mesma colecção/genero etc...


Eventualmente justifica-se comprar mais um ou dois para tirar partido dos custos de transporte, uma vez que mais um disco acresce normalmente só mais 1 a 2 euros ao custo correio.
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Como se compram discos? Empty
MensagemAssunto: Re: Como se compram discos?   Como se compram discos? EmptyTer Jan 29 2013, 11:44

afonso escreveu:
outra dica;

em caso de haver um disco que nos interesse no EBAY para além dos cuidados falados anteriormente ver todos os outros discos que tem a venda.


dá para ter uma ideia se é vendedor profissional ou vendedor ocasional , se são discos da mesma colecção/genero etc...


Eventualmente justifica-se comprar mais um ou dois para tirar partido dos custos de transporte, uma vez que mais um disco acresce normalmente só mais 1 a 2 euros ao custo correio.
Yep Como se compram discos? 22692 essencial, sem dúvida ... eu faço-o sempre, exactamente para aproveitar os portes Como se compram discos? 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Renato Ferreira
Membro AAP
Renato Ferreira


Mensagens : 31
Data de inscrição : 27/01/2013

Como se compram discos? Empty
MensagemAssunto: Re: Como se compram discos?   Como se compram discos? EmptyTer Jan 29 2013, 12:19

Agradeço a todos as dicas, assim que fizer a primeira compra compartilho com vocês. Como se compram discos? 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Como se compram discos? Empty
MensagemAssunto: Re: Como se compram discos?   Como se compram discos? EmptyTer Jan 29 2013, 13:44

Outro bom conselho (julgo eu), é confirmar sempre pelo menos em dois locais pelo mesmo disco. Acontece-me muitas vezes ver um no ebay, e quando vou confirmar no discogs, é bem mais barato e funciona igualmente bem. Portanto, fazer sempre uma cross-reference do que pretendemos comprar.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Como se compram discos? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
bfmcosta
Membro AAP
bfmcosta


Mensagens : 111
Data de inscrição : 10/01/2013
Localização : Braga

Como se compram discos? Empty
MensagemAssunto: Re: Como se compram discos?   Como se compram discos? EmptyTer Jan 29 2013, 14:17

Mais um aprendiz que ira' usar com especial agradecimento o vosso input para umas compras mais bem informadas! Ontem, a titulo de curiosidade, pesquisei aquele que seria o meu primeiro LP (sim, PRIMEIRO! Como se compram discos? 22692 ), e pesquisei por "Alanis Morrissete - Unplugged". Ora, todos os restantes albuns da Alanis custavam cerca de 25EUR, este Unplugged que teria interesse, saltava para os 200EUR. Fiquei logo a pensar que o Vinyl nao 'e para a minha carteira, mas possivelmente havera' algumas alternativas a considerar conforme aqui mencionaram...
Thanks!
Ir para o topo Ir para baixo
Cocharro
Membro AAP



Mensagens : 1688
Data de inscrição : 05/08/2011
Idade : 47
Localização : Alto Alges

Como se compram discos? Empty
MensagemAssunto: Re: Como se compram discos?   Como se compram discos? EmptyQua Jan 30 2013, 17:42

A melhor maneira de comprar discos na minha opiniao e procurar e voltar a procurar e procurar mais uma x o disco que se quer, ir aprendendo o valor do disco e depois ter paciencia por o encontrar um dia a preco interessante Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/pages/Vinyl-Garage/189844294473841
Conteúdo patrocinado





Como se compram discos? Empty
MensagemAssunto: Re: Como se compram discos?   Como se compram discos? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como se compram discos?
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: