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 A EDP: seus lucros e sua incompetência.

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Pierre
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MensagemAssunto: A EDP: seus lucros e sua incompetência.   Sex Jan 25 2013, 16:20



Fiz uma reclamação por telefone à EDP, a relatar as interrupções diárias de energia, que se verificam há ANOS, de forma momentânea, cerca de 1 minuto ou dois. Perguntei porquê esses cortes.

Disseram que iriam averiguar a situação e logo que pudessem comunicavam.

Passado uma semana recebi uma carta da EDP, em que diz:

"Apesar da nossa actuação sistemática para garantir a fiabilidade da rede, é tecnicamente impossivel evitar totalmente a ocorrência de interrupções. Nestes casos o nosso compromisso é o de uma intervenção eficaz, segura e tão rápida quanto possivel"

Chamem a NASA!...

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Fran
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MensagemAssunto: Re: A EDP: seus lucros e sua incompetência.   Sex Jan 25 2013, 16:23

Pierre escreveu:


Fiz uma reclamação por telefone à EDP, a relatar as interrupções diárias de energia, que se verificam há ANOS, de forma momentânea, cerca de 1 minuto ou dois. Perguntei porquê esses cortes.

Disseram que iriam averiguar a situação e logo que pudessem comunicavam.

Passado uma semana recebi uma carta da EDP, em que diz:

"Apesar da nossa actuação sistemática para garantir a fiabilidade da rede, é tecnicamente impossivel evitar totalmente a ocorrência de interrupções. Nestes casos o nosso compromisso é o de uma intervenção eficaz, segura e tão rápida quanto possivel"

Chamem a NASA!...

Pois, aqui é a mesma m*&da, a falta de concorrência dá nisso, e um gajo fica agarrado ao Totta


PS : se eu vos contasse o filme que foi, quando me rebentaram com uma série de equipamentos aqui em casa, devido a uma reposição de corrente, com uma voltagem quiça de uns 500 ou mais Volts, vocês nem íam acreditar ... penei com'ó ca%$lho, para que me pagassem os novos equipamentos, até um dia em que me passei ...
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António José da Silva
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MensagemAssunto: Re: A EDP: seus lucros e sua incompetência.   Sex Jan 25 2013, 16:27

Pierre escreveu:


Fiz uma reclamação por telefone à EDP, a relatar as interrupções diárias de energia, que se verificam há ANOS, de forma momentânea, cerca de 1 minuto ou dois. Perguntei porquê esses cortes.

Disseram que iriam averiguar a situação e logo que pudessem comunicavam.

Passado uma semana recebi uma carta da EDP, em que diz:

"Apesar da nossa actuação sistemática para garantir a fiabilidade da rede, é tecnicamente impossivel evitar totalmente a ocorrência de interrupções. Nestes casos o nosso compromisso é o de uma intervenção eficaz, segura e tão rápida quanto possivel"

Chamem a NASA!...



Interessante resposta que não diz nada. Entrei na Alemanha pela primeira vez na década de 60, e sai de lá em meados de 80. Se me perguntarem quantas vezes falhou o fornecimento da energia eletrifica, eu não consigo dizer, pois não me lembro de alguma vez ter acontecido.

E depois respondem a algo que tu não perguntastes. Tu não exiges que nunca aconteça. O que tu não queres (e com razão), é que aconteça constantemente.

Enfim, uma resposta boa para encher balões.

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Fran
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MensagemAssunto: Re: A EDP: seus lucros e sua incompetência.   Sex Jan 25 2013, 16:31

Pierre escreveu:
... Nestes casos o nosso compromisso é o de uma intervenção eficaz, segura e tão rápida quanto possivel" ...
Devem lá ter um gajo de plantão, que mal aquela m*&da "sái do sitio", o gajo volta a pô-la no lugar.


O problema, é o facto de nunca terem sido entalados por alguém (e de não haver concorrência no fornecimento de energia doméstica), e terem de pagar uma indeminização choruda, pois caso isto fosse nos States (por exemplo), a EDP, já tinha ido à falência à conta de processos em tribunal.
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Pierre
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MensagemAssunto: Re: A EDP: seus lucros e sua incompetência.   Sex Jan 25 2013, 16:34

Inacreditável!
Se eles reconhecem o sucedido e dizem que é impossivel resolver sem dar porquês...

Estamos perante uns grandes incompetentes.


( Fran, como resolveste essa situação? Calculo que primeiro por escrito.)
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Fran
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MensagemAssunto: Re: A EDP: seus lucros e sua incompetência.   Sex Jan 25 2013, 16:47

Pierre escreveu:
... ( Fran, como resolveste essa situação? Calculo que primeiro por escrito.)
Carta para dois sitios (e só não foi para o jornal, porque não calhou).
Carta para a EDA (é a EDP cá do burgo), carta para a DECO, e também fui lá pessoalmente (à EDA), várias vezes, desatinar com os gajos, chamando-lhes incompetentes, até que um lindo dia, não sai de lá sem me darem o guito dos equipamentos que eu entretanto já tinha mandado arranjar, já tinha pago e já tinha apresentado as facturas à EDA.

Mas aí, não me parece muito viável, ires lá, e recusares-te a sair, até resolverem a tua situação.

A minha, demorou 2 meses, e se não tenho agido desta forma, penso que ainda hoje estaria a "arder" o guito (500 e tal aéreos).


PS : é que aqui, ninguém reclama, aceitam tudo e mais alguma coisa ... até a minha mulher que é nativa de cá, já tem vergonha de ir comigo reclamar lol! , pois não está habituada a exigir, mas eu já tentei fazê-la ver que, se pagamos, temos de exigir, pois se eu falho o pagamento mensal por qq razão, eles não me perdoam népias ;

PS' : a EDA aqui, é conhecida por ganhar os processos todos em tribunal, e a maior parte do pessoal, nem diz nada ... comigo, nem os deixei ir para Tribunal, eh eh
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Pierre
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MensagemAssunto: Re: A EDP: seus lucros e sua incompetência.   Sex Jan 25 2013, 16:55


Ok Fran, se tiver esse mesmo problema vens cá ter comigo!

Assim é que é, Man!...

Mas que grande catrefada de aparelhos avariaram... e se calhar arranjaram só as alimentações o que permaturamente os aparelhos vão indo à vida.
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Fran
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MensagemAssunto: Re: A EDP: seus lucros e sua incompetência.   Sex Jan 25 2013, 17:10

Pierre escreveu:

Ok Fran, se tiver esse mesmo problema vens cá ter comigo!

Assim é que é, Man!...

Mas que grande catrefada de aparelhos avariaram... e se calhar arranjaram só as alimentações o que permaturamente os aparelhos vão indo à vida.
Às ordens


, quais fontes de alimentação quais quê :

- impressora nova ;
- máquina Nespresso, nova (mas esta, estava dentro da garantia e quem se "lixou" foi a Nespresso, substituiu a máquina e não bufou) ;
- TV da cozinha, fonte de alimentação nova (ainda bomba, já lá vão quase 2 anos) ;
- PC, fonte de alimentação nova (ainda bomba ... aproveitei e formatei dois PCs "à pala" da EDA lol! ) ;
- leitor de CDs da minha princesa, novo (mas este, estava dentro da garantia ... a Grundig substituiu o aparelho e não bufou) ;
- leitor de DVD, fonte alimentação nova (já não bomba, funcionou uma só vez mais e, RIP ) ;
- base do telefone fixo, fonte de alimentação nova (ainda bomba)
- e mais qualquer coisa que já não me lembro



EDITO : olha, encontrei a reclamação, e afinal, foi com conhecimento à EDA de São Miguel e à DECO ... está feita em nome da minha mulher, já que é ela que paga essas contas lol! :

"Cc
EDA
Direcção Comercial de Gestão de Reclamações
Rua Francisco Pereira Ataíde, nº 1
9500 Ponta Delgada

DECO

EXPOSIÇÃO / RECLAMAÇÃO

Exmos. Srs.,

Eu, xxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxx, moradora na Rua xxxxxxx xxxxxxx, nº xx, freguesia de xxxxx xxxxxx, 9700-xxx Angra do Heroísmo, com o Cartão de Cidadão nº xxxxxxxx, e NIF xxx xxx xxx, Cliente EDA nº x xxx xxx, venho por este meio expor/reclamar o seguinte :

No passado dia 18 de Setembro (Domingo), cerca das 15h30m, a energia foi reposta pela vossa empresa, pois a mesma havia sido cortada na madrugada desse dia (18 de Setembro).
Essa reposição de energia, não foi efectuada da maneira mais correcta, uma vez que o excesso de carga, fez com que alguns dos equipamentos/aparelhos domésticos que possuo na minha residência, deixassem de funcionar.

Dado que fui lesada, nesse mesmo dia (18 de Setembro) entrei em contacto com os vossos serviços, através de telefonema para o nº 800 20 25 25 (EDA – Call Center), efectuado desde o telefone do meu vizinho (pois devido a essa reposição de energia, fiquei sem telefone), tendo na altura falado com o Sr. Rui Tavares, ao qual informei o sucedido, bem como relatei de forma sumária, quais os danos que haviam sido causados, por essa reposição de energia.

No dia seguinte, dia 19 de Setembro, falei por telefone com a Sra. Natalina Lima (EDA de São Miguel), no intuito de me ser facilitado o acesso ao Manual de Procedimentos para o Cliente, tendo sido informada por esta Sra. a não existência de Manual de Procedimentos para consulta, uma vez que o mesmo, é interno, não estando disponível para consulta do Cliente.
Em todo caso, informou-me via telefone, de como deveria proceder, procedimento esse que passava pelo Cliente ter de consultar técnicos no mercado, os quais orçamentariam os danos causados nos equipamentos/aparelhos, sendo esses mesmos orçamentos apresentados posteriormente à EDA juntamente com esta exposição/reclamação.
Neste contexto, junto em anexo os devidos orçamentos, reclamando por direito, a reposição em pleno funcionamento dos seguintes equipamentos/aparelhos, os quais foram danificados pela vossa empresa EDA :

- um televisor marca PHILIPS ;
- computador e respectiva impressora e monitor ;
- um leitor de DVD marca LG ;
- um relógio despertador ;
- um telefone ;
- a campainha de minha residência ;
- duas boxs ZON ;
- um router Netgear ;
- 2 lâmpadas fluorescentes (cozinha) ;
- um foco
- uma lâmpada

Agradecia a maior celeridade possível neste processo, dado que no acima exposto, só estão contabilizados os danos materiais, não estando contabilizados os danos/conflitos a nível laboral, familiar, moral e financeiros, pois relativamente a estes últimos, é de assinalar o combustível e telefonemas gastos nas diversas movimentações efectuadas para contacto com os técnicos, e na deslocação à ZON, assim como o financiamento adiantado de minha parte, conforme prova em anexo, na compra de duas fontes de alimentação para as duas Boxs ZON, na compra das duas lâmpadas fluorescentes (cozinha), um foco e uma lâmpada, bem como na compra da campainha de minha casa.


Angra do Heroísmo, 29 de Setembro de 2011


xxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxx (Cliente EDA nº x xxx xxx)
"


Obviamente, os dois aparelhos que estavam na Garantia (Nespresso e Leitor de CDs da princesa), não aparecem nesta listagem da reclamação, pois casi assim fosse, iria gerar ainda mais confusão, e seria pior a "emenda que o soneto"
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Pierre
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MensagemAssunto: Re: A EDP: seus lucros e sua incompetência.   Sex Jan 25 2013, 17:32



Obrigado pela partilha Fran.

Tomara que não mas assim já tenho (temos) uma ideia alinhavada como reclamar nessas situações.

De facto há aparelhos que se calhar nem reparação têm como é o caso de DVD,s ou monitores TFT.

Bom, pelo que contas os ilustres aparelhos de musicol não sofreram danos!... São anti-alta voltagem!
lol!
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Fran
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MensagemAssunto: Re: A EDP: seus lucros e sua incompetência.   Sex Jan 25 2013, 18:09

Pierre escreveu:


Obrigado pela partilha Fran.

Tomara que não mas assim já tenho (temos) uma ideia alinhavada como reclamar nessas situações.

De facto há aparelhos que se calhar nem reparação têm como é o caso de DVD,s ou monitores TFT.

Bom, pelo que contas os ilustres aparelhos de musicol não sofreram danos!... São anti-alta voltagem!
lol!
Ora essa, dispõe

Decidi transcrever a minha reclamação, que até foi feita um bocado à papo-seco, exactamente para o caso de alguém precisar Wink
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Stereo
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MensagemAssunto: Re: A EDP: seus lucros e sua incompetência.   Sex Jan 25 2013, 22:36

Eis o resultado da privatização!
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Ferpina
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MensagemAssunto: Re: A EDP: seus lucros e sua incompetência.   Sex Jan 25 2013, 22:44

Stereo escreveu:
Eis o resultado da privatização!

Não forçosamente, uma vez que o assunto do Pierre poderá ter a ver com "chinesises" e o assunto do Fran com nacionalizações... Emplastro

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António José da Silva
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MensagemAssunto: Re: A EDP: seus lucros e sua incompetência.   Sex Jan 25 2013, 22:47

Como se costuma de dizer, a m*&da é a mesma.

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Ulrich
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MensagemAssunto: Re: A EDP: seus lucros e sua incompetência.   Sex Jan 25 2013, 23:58



Este site é muito bom: http://www.consumidor.pt/

Eu fui sócio da DECO e deixei de ser o ano passado, aquilo deixou de proteger o consumidor para começar
a engana-lo e inudá-lo de spam
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vlopes
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MensagemAssunto: Re: A EDP: seus lucros e sua incompetência.   Sab Jan 26 2013, 10:47

Ulrich escreveu:


Este site é muito bom: http://www.consumidor.pt/

Eu fui sócio da DECO e deixei de ser o ano passado, aquilo deixou de proteger o consumidor para começar
a engana-lo e inudá-lo de spam


Uma associação muito pouco útil, de acordo.
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vlopes
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MensagemAssunto: Re: A EDP: seus lucros e sua incompetência.   Sab Jan 26 2013, 10:54

Stereo escreveu:
Eis o resultado da privatização!

Como é que consegues relacionar uma coisa com a outra (?)

Shocked
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Fran
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MensagemAssunto: Re: A EDP: seus lucros e sua incompetência.   Sab Jan 26 2013, 10:59

vlopes escreveu:
Ulrich escreveu:


Este site é muito bom: http://www.consumidor.pt/

Eu fui sócio da DECO e deixei de ser o ano passado, aquilo deixou de proteger o consumidor para começar
a engana-lo e inudá-lo de spam


Uma associação muito pouco útil, de acordo.
Pelo menos, por estas bandas, ainda funciona, ou seja, quando alguém/empresa recebe uma carta da DECO, como foi o meu caso com a EDA, consegue ter sempre algum efeito, quanto mais não seja, dissuasor.

Também, aquando de preenchimento de IRS, por haver recebido uma pequena "herança", a DECO foi-me muito útil.

Cpts
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Stereo
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MensagemAssunto: Re: A EDP: seus lucros e sua incompetência.   Dom Jan 27 2013, 19:58

Ferpina escreveu:
Stereo escreveu:
Eis o resultado da privatização!

Não forçosamente, uma vez que o assunto do Pierre poderá ter a ver com "chinesises" e o assunto do Fran com nacionalizações... Emplastro

De todo... Não pretendo particularizar a questão sobre qualquer prisma. Considero apenas o título: A EDP: seus lucros e sua incompetência.
É que o que está em causa, independentemente da «imagem» que se queira criar em seu redor, é um bem público. E não será uma desculpa que legitimará o que quer que seja. Aliás, a questão competência aqui nem se põe; mas antes a questão responsabilidade e esta fica automaticamente posta de lado, uma vez que a empresa se justifica por si mesma... O que supostamente deveria ser considerado utente, passa a ser considerado cliente e mesmo investindo nesta conspiração, tentando impor agora a «liberdade de escolha», o utente ou utilizador passará a «queixar-se ao tota»!
É certo que no anterior regime ou estatuto, teriam que ser consideradas determinadas variantes, mas isso tinha que ver com a questão cidadania (o problema aqui é perceber o que é, pois os que se dizem políticos ainda não o conseguem explicar). Agora, uma empresa procura apenas os seus interesses e isto nada tem que ver com o cliente. Pelo contrário, o cliente é que serve o seu interesse e se ele não estiver a servir tal interesse, boa noite. Ora, a questão nem sequer passa pelo direito, quanto mais pela cidadania. E se estamos a falar de um bem essencial para a sociedade, seja relativamente à questão cidadania ou à estratégia social... não faz sentido por as coisas nestes termos.
Pensar na hipótese económica separando os mesmos factores é igualmente errado. Seja pelo que já disse ou pela questão ecológica, ética... esta não pode passar de forma alguma como que se fosse algo banal. Pelo contrário, não é apenas demasiado sério, mas grave!
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MensagemAssunto: Re: A EDP: seus lucros e sua incompetência.   

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A EDP: seus lucros e sua incompetência.
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