Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Agulhas moving magnet(MM)

Ir para baixo 
+6
rcarreira
Milton
BAILOTE
vlopes
Ulrich
António José da Silva
10 participantes
AutorMensagem
CNeves
Membro AAP



Mensagens : 1098
Data de inscrição : 13/11/2012

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptyQua Nov 21 2012, 14:11

Tendo descoberto este site á alguns dias, e a alguns dias andar a explorá-lo, espantou-me a pouca consideração que é dada, na generalidade das intervenções, às agulhas moving magnet(MM). Eventualmente deficiência minha, por não ter procurado convenientemente. De qualquer modo irei tecer algumas considerações acerca das cabeças MM que os entendidos já conhecem certamente; mas que poderá ser útil a alguns membros recentemente entrados no vinil.
As cabeças moving coil, (MC), são na generalidade caras, e produzem um som muito agradável num bom braço, aplicado a um bom gira-disco, e sobretudo ligado a um bom andar de phono: tudo coisas caras ou mesmo muito caras.
Se não se verificam essas condições os resultados sonoros patinam. Mas mesmo que se verifiquem essas condições, a MC só toca bem se o disco for de muito boa qualidade: se o disco é bera, ou mesmo mediano os resultados são desastrosos.
Por sua vez uma boa agulha clássica MM da Shure ou Stanton/Pickering, com agulha esférica, é barata, ou mesmo muito barata, e num gira-disco não tão bom, com um andar de phono de “dez tostões” produz praticamente em qualquer disco um som bem agradável.
Ora a generalidade dos discos das nossas Vinilitecas, são de qualidade mediana ou bera. Isso é devido a nos anos em que o vinil era rei, muito poucas editoras se preocuparem com qualidade audiófila. Assim será manifestar algum sentido prático ter lá em casa, “bem escondido”, um gira-disco com um agulha MM para tocar os discos com música de que gostamos muito, mas onde a qualidade do disco deixa muito a desejar.
Estas qualidades das cabeças MM: serem baratas, e produzirem boa música com acessórios que alguns consideram da treta, e sobretudo em qualquer disco, parecem-me serem suficientes para as MM merecerem alguma atenção.
Mas as cabeças MM têm mais qualidades. E aqui podem entrar o tipo de agulhas que se quiser; pois os fabricantes fabricavam vários tipos de agulhas para a generalidade das cabeças clássicas MM: para além disso, a generalidade dos profissionais de retyping têm nos seus catálogos agulhas “pipis” para as MM mais apreciadas.
Permitam-me uma analogia um pouco atrevida. Ouvir uma MC é como fazer amor com uma parceira(0) trintão, muito sensual. O prazer é todo muito suave, muito redondo. Por sua vez ouvir uma MM é como fazer amor com uma parceira(o) nos seus vinte e poucos: a sua fogosidade, entusiasmo, magia e brilho dão-nos uma tareia que nos põe de rastos de prazer.
Permitam-me outra menos atrevida: ouvir uma MC é como guiar um mercedes: tudo é fácil e confortável. Por outro lado, ouvir uma MM é semelhante a guiar um Porsche dos antigos: aqueles que não têm ajudas eletrónicas á condução: onde tudo é agreste e bicudo. Tudo é difícil. Mas a magia e alegria, de guiar uma coisa daquelas faz-nos esquecer todas as agruras da vida.
Assim é natural que alguns prefiram as MM em alguns discos audiófilos: consideram a música resultante muito mais brilhante e alegre.
Não é todo meu propósito pretender retirar a hegemonia às MC: pretendo simplesmente alertar que as MM têm os seus argumentos.
Quais as MM de interesse? Novas sem serem clássicas, não tenho grande experiência, mas presumo que a Goldering e a Ortofon produzam ótimas cabeças.
Clássica já a minha experiência é maior e posso sugerir algumas: ei-las por ordem crescente de custo:
• Audio Technica AT91: durante muito tempo a mais barata da AT: ponham-na num Thorens TD135, com braço e Shell de origem e deliciem-se: várias firmas de retyping fazem agulhas elípticas e ultra elípticas para ela.
• Stanton 500/Pickering V15 (a mesma cabeça), a Pickering é melhor: a versão MKII e seguintes são as aconselhadas): cabeça de 30 euros: tem uma curva mais linear que a Shure V15: é a cabeça que foi mais utilizada nas estações de radio do mundo. Façam um favor a vós próprios: nunca a comparem com a vossa MC preferida: porque se o fizerem, colocando na Pickering uma agulha do mesmo tipo da vossa MC, vão ter problemas sérios, a puxar pela cabeça, para justificarem as centenas ou milhares de euros que gastaram a mais com a vossa cabeça MC.
• Shure SC35C: agulha atual de DJ: a BBC tinha como prioridade a qualidade: o custo era secundário; a qualidade era o que importava. Sabem qual era a cartridge que a BBC usava em todos, mas todos, os seus gira-discos? Podia escolher as EMT TSD, ou Ortofon, ou a MC que lhes desse na real gana: mas não: era esta menina que tocava nos EMT e SP10 da BBC. Atenção: o tracking recomendado é entre 4 e 5 gramas; embora nos meus gira-discos a afinação correta recomenda 3,5 g. Não se assustem: uma agulha esférica a 4g faz menos pressão que uma elíptica a 1,5g. De qualquer modo podem utilizar as agulhas N44-7X ou N44GX com tracking mais baixo: a Jico também tem uma agulha SAS para ela. Com a agulha standard é de ouvir e de chorar por mais.
• Shure M75b com agulha N75 g T2: Tracking entre 0,5 e 1,5: Com um braço de pequena massa toca mesmo muito bem.
• Todas as restantes Stanton /Pickering MM terminadas em 1 são do melhor: a elasticidade é imensa pois este fabricante produzia muitos, mas mesmo muitos, tipos de agulhas para cada uma das suas cabeças.
• Shure V15 III com agulha esférica VN3G: esta cabeça com a agulha esférica, que tem um tracking igual à elíptica, tem um som, muito, muito agradável.
• Technics EPC 205*: só tem agulhas elípticas ou ultra elípticas: segundo o Van den Hul é a melhor MM jamais feita.
Finalizo com as ultra clássicas: são das primeiras agulhas estéreo fabricadas: são as MM equivalentes às Ortofon SPU.
• Shure M3D e M7D: a M3D é mais cara: mas a qualidade sonora é a mesma. A M3D quando foi lançada custava em Inglaterra 18 libras, o mesmo que uma SPU, ou que um braço SME.
• Stanton/ Pickering 380/U38: são fluxvalve: há quem defenda que é o som mais agradável que um gira-discos pode produzir. Um pesadelo para colocar na Shell.
• GE VRII: não é MM, é variable reluctance: a suavidade das MC com o brilho e a dinâmica das MM.
• Elac STS 322: nunca a ouvi. Um amigo meu, que tem uma enorme experiência em gira-discos e em cabeças clássicas, incluindo as aqui referidas, diz que esta é a melhor cabeça de todas. Este amigo sabe o que diz, porque para além da experiência é afinador de piano.

No início dos anos 70 havia algumas polémicas acérrimas no mundo da alta-fidelidade: Stereo versus mono: agulhas esféricas versos elípticas: mas onde não havia polémica nenhuma, salvo alguma exceção muito exceção, era entre amplificadores a válvulas versus a transístores: isto porque nunca ninguém se atrevia a defender as válvulas: os transístores eram quem reproduzia mais fielmente a música, ponto final: era unanime. O mesmo relativamente as MM versus MC: só os representantes da Ortofon é que muito timidamente defendiam as MC; porque tudo o resto nem discutia o assunto.
Como as coisas mudaram.


Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptyQua Nov 21 2012, 14:32

Bem vindo ao AAP. Quando lhe for possível, faça a sua apresentação para o ficarmos a conhecer melhor e para que lhe possamos dar as boas vindas.

Quanto à questão referida, existem muitos tópicos a falar sobre as MM e muitos users com células MM.
Eu próprio já possui uma boa variedade delas incluído a Pickering V15 a Shure V15III com o diamante de topo e depois ums SAS,entre outras.
E tem toda a razão, para giras braços e prés de gama entrada/média, as MM são uma ótima solução e memso para quem tem equipamento mais elaborado, consegue-se viver feliz com uma boa MM.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Agulhas moving magnet(MM) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptyQua Nov 21 2012, 21:47


Gostei muito da tua abordagem Agulhas moving magnet(MM) 754215 ...

obrigado pelo teu texto Agulhas moving magnet(MM) 22692
Ir para o topo Ir para baixo
vlopes
Membro AAP
vlopes


Mensagens : 3034
Data de inscrição : 03/07/2010
Localização : Para onde nos pode levar uma música? Para qualquer lugar onde seja capaz de voar o pensamento.

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptyQua Nov 21 2012, 22:45

CNeves escreveu:
...........................
Permitam-me uma analogia um pouco atrevida. Ouvir uma MC é como fazer amor com uma parceira(0) trintão, muito sensual. O prazer é todo muito suave, muito redondo. Por sua vez ouvir uma MM é como fazer amor com uma parceira(o) nos seus vinte e poucos: a sua fogosidade, entusiasmo, magia e brilho dão-nos uma tareia que nos põe de rastos de prazer.
Permitam-me outra menos atrevida: ouvir uma MC é como guiar um mercedes: tudo é fácil e confortável. Por outro lado, ouvir uma MM é semelhante a guiar um Porsche dos antigos: aqueles que não têm ajudas eletrónicas á condução: onde tudo é agreste e bicudo. Tudo é difícil. Mas a magia e alegria, de guiar uma coisa daquelas faz-nos esquecer todas as agruras da vida.
.....................


Esta analogia está excelente!!!

bem vindo.

Agulhas moving magnet(MM) 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptyQua Nov 21 2012, 22:49

vlopes escreveu:
CNeves escreveu:
...........................
Permitam-me uma analogia um pouco atrevida. Ouvir uma MC é como fazer amor com uma parceira(0) trintão, muito sensual. O prazer é todo muito suave, muito redondo. Por sua vez ouvir uma MM é como fazer amor com uma parceira(o) nos seus vinte e poucos: a sua fogosidade, entusiasmo, magia e brilho dão-nos uma tareia que nos põe de rastos de prazer.
Permitam-me outra menos atrevida: ouvir uma MC é como guiar um mercedes: tudo é fácil e confortável. Por outro lado, ouvir uma MM é semelhante a guiar um Porsche dos antigos: aqueles que não têm ajudas eletrónicas á condução: onde tudo é agreste e bicudo. Tudo é difícil. Mas a magia e alegria, de guiar uma coisa daquelas faz-nos esquecer todas as agruras da vida.
.....................


Esta analogia está excelente!!!

bem vindo.

Agulhas moving magnet(MM) 22692


Como te conheço, sei perfeitamente que já só pensas em carros. Agulhas moving magnet(MM) 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Agulhas moving magnet(MM) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
vlopes
Membro AAP
vlopes


Mensagens : 3034
Data de inscrição : 03/07/2010
Localização : Para onde nos pode levar uma música? Para qualquer lugar onde seja capaz de voar o pensamento.

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptyQua Nov 21 2012, 23:12

António José da Silva escreveu:
vlopes escreveu:
CNeves escreveu:
...........................
Permitam-me uma analogia um pouco atrevida. Ouvir uma MC é como fazer amor com uma parceira(0) trintão, muito sensual. O prazer é todo muito suave, muito redondo. Por sua vez ouvir uma MM é como fazer amor com uma parceira(o) nos seus vinte e poucos: a sua fogosidade, entusiasmo, magia e brilho dão-nos uma tareia que nos põe de rastos de prazer.
Permitam-me outra menos atrevida: ouvir uma MC é como guiar um mercedes: tudo é fácil e confortável. Por outro lado, ouvir uma MM é semelhante a guiar um Porsche dos antigos: aqueles que não têm ajudas eletrónicas á condução: onde tudo é agreste e bicudo. Tudo é difícil. Mas a magia e alegria, de guiar uma coisa daquelas faz-nos esquecer todas as agruras da vida.
.....................


Esta analogia está excelente!!!

bem vindo.

Agulhas moving magnet(MM) 22692


Como te conheço, sei perfeitamente que já só pensas em carros. Agulhas moving magnet(MM) 933723

Errado!!!
estava mesmo a pensar em "aviões"....
lol!
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptyQui Jan 03 2013, 15:37

depois de lêr este magnifico texto e de ter acabado de negociar uma AT440 para o meu Thorens 166 gostava que o colocassem nesse contexto para eu saber se realmente 120€ vão valer apena ou se uma daquelas mencionadas dariam o mesmo resultad até porque em casa tenho uma At95, uma ortofon 2Mred e uma OM5 da Dual...Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptyQui Jan 03 2013, 15:38

BAILOTE escreveu:
depois de lêr este magnifico texto e de ter acabado de negociar uma AT440 para o meu Thorens 166 gostava que o colocassem nesse contexto para eu saber se realmente 120€ vão valer apena ou se uma daquelas mencionadas dariam o mesmo resultad até porque em casa tenho uma At95, uma ortofon 2Mred e uma OM5 da Dual...Obrigado


Pouco se compara a essa célula elo valor.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Agulhas moving magnet(MM) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
CNeves
Membro AAP



Mensagens : 1098
Data de inscrição : 13/11/2012

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptyQui Jan 03 2013, 17:02

A AT440 é uma óptima célula: tem é de ter o cuidado de a alinhar muito, mesmo muito bem.

Boas audições
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySex Jan 04 2013, 09:46

Bom Dia Antonio e Boas Vindas ao novo Forista Neves ao qual tambem agradeço o importante conselho pois a ultima vez que montei uma celula deu num topico com 2 ou 3 paginas Laughing e no final era a celula que não estava boa, espero que desta vez corra melhor senão estaremos cá todos novamente a partilhar dificuldades o que no meu entender dá um certo gozo pela fomentação da amizade aqui vivida e pela aprendizagem e experiência que vou ganhando nestas peripécias analogicas...e eu que era um defensor do Digital...quem diria !!! Laughing

Quanto á celula em questão as opiniões dividem-se sendo os agudos por vezes algo criticados por alguns foristas embora um deles me pareceu mais neutral e explicou e bem que devido ao alto desempenho da AT440 e no caso de audição de discos mal gravados ela retira a má informação contida nas espiras sendo natural que algumas frequências sejam menos boas...Eu vendedor e especialista em automoveis faço um paralelismo e dou o exemplo do meu BMW320D com molas desportivas testadas para um melhor desempenho em estrada, logicamente que isso se verifica nas estradas ditas normais que para o portuga serão as autoestradas e nas estradas más acontece alguma dureza e desconforto. Para concluir quando andamos a gastar tempo e dinheiro na procura do santo Graal temos de pensar sempre de forma global e não pontual, mas isso é a minha sensiblidade pessoal...
Voltando á celula será racional pensar que se uma celula lê uma boa gravação e nos surpreende tambem nos irá surpreender numa má gravação mas eu sinceramente não consigo ouvir uma má gravação por muito que goste da musica mas respeito os muitos foristas que conseguem pois tambem aí a sensiblidade de cada um falará mais alto. cheers
Ir para o topo Ir para baixo
CNeves
Membro AAP



Mensagens : 1098
Data de inscrição : 13/11/2012

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySex Jan 04 2013, 10:58

Um disco de qualidade mediana, ou má, deve ser reproduzido com uma agulha esférica; e de preferência com baixa compliance, para poder ter um tracking elevado. Não há volta a dar-lhe.

Eu, prefiro a agulha esférica para reproduzir a grande generalidade dos discos: há muito poucas gravações em que eu reproduza com uma agulha elíptica: na generalidade são músicas com uma grande simultaneidade de instrumentos a tocar. Nos restantes prefiro agulhas esféricas.

A AT440 não tem agulha esférica nem é de baixa compliance. É uma ótima cabeça: tem uma agulha ulta elíptica, pelo que em certos discos pode enfermar dos defeitos que referiu: mas é apenas em certos discos: nos outros toca mesmo muito bem.

Nota: aproveito para perguntar ao fórum quais os termos em português que são aqui usados para compliance e tracking.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySex Jan 04 2013, 11:27

CNeves escreveu:


Nota: aproveito para perguntar ao fórum quais os termos em português que são aqui usados para compliance e tracking.
Acho que esses termos são os utilizados por cá, pela simples razão de a tradução resulta numa frase com várias palavras. Isto é, julgo não haver uma palavra isolada que traduza qualquer um desses termos, e isso leva à adopção dos mesmos.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySex Jan 04 2013, 20:42

A AT-440 é uma célula muito boa pelo valor pedido e que tem a vantagem de funcionar bem sem ser exigente em relação ao pré de phono.
Depois, tem uma compliance média que funciona bem nos braços de massa especifica baixa/média.
Estamos na presença de uma célula ideal para a grande maioria dos sistemas de entrada audiófila que muitas vezes necessitam de um pouco de mais vivacidade na gama alta para poderem brilhar.
Vais ver que irás notar uma diferença considerável (para melhor) e que irás curtir ainda mais os teus LP's.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Agulhas moving magnet(MM) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jan 07 2013, 16:09

CNeves escreveu:
Um disco de qualidade mediana, ou má, deve ser reproduzido com uma agulha esférica; e de preferência com baixa compliance, para poder ter um tracking elevado. Não há volta a dar-lhe.

Eu, prefiro a agulha esférica para reproduzir a grande generalidade dos discos: há muito poucas gravações em que eu reproduza com uma agulha elíptica: na generalidade são músicas com uma grande simultaneidade de instrumentos a tocar. Nos restantes prefiro agulhas esféricas.


Que cabeças MC há no mercado com agulha esferica?
Julgo saber que a Denon DL103 terá diamante esferico ??
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jan 07 2013, 20:03

Milton escreveu:
CNeves escreveu:
Um disco de qualidade mediana, ou má, deve ser reproduzido com uma agulha esférica; e de preferência com baixa compliance, para poder ter um tracking elevado. Não há volta a dar-lhe.

Eu, prefiro a agulha esférica para reproduzir a grande generalidade dos discos: há muito poucas gravações em que eu reproduza com uma agulha elíptica: na generalidade são músicas com uma grande simultaneidade de instrumentos a tocar. Nos restantes prefiro agulhas esféricas.


Que cabeças MC há no mercado com agulha esferica?
Julgo saber que a Denon DL103 terá diamante esferico ??

Acho que as Ortofon SPU são esféricas...

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jan 07 2013, 20:45

rcarreira escreveu:


Acho que as Ortofon SPU são esféricas...

Ricardo


Também, mas não só, depende de do modelo.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Agulhas moving magnet(MM) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jan 07 2013, 20:58

António José da Silva escreveu:
rcarreira escreveu:


Acho que as Ortofon SPU são esféricas...

Ricardo


Também, mas não só, depende de do modelo.

Sim, fui ver e de facto, também as há elipticas e umas chamadas Replicant (alguém gosta muito do Blade Runner)...
Mas em caso de indecisão eles pensaram em tudo e vendem este conjunto:

http://www.ortofon.com/products/historical-products/spu-collector-box

Smile

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jan 07 2013, 21:00

rcarreira escreveu:
António José da Silva escreveu:
rcarreira escreveu:


Acho que as Ortofon SPU são esféricas...

Ricardo


Também, mas não só, depende de do modelo.

Sim, fui ver e de facto, também as há elipticas e umas chamadas Replicant (alguém gosta muito do Blade Runner)...
Mas em caso de indecisão eles pensaram em tudo e vendem este conjunto:

http://www.ortofon.com/products/historical-products/spu-collector-box

Smile

Ricardo


Sim, têm uma box fabulosa para aquela malta que tem uns cobres a mais e não sabe bem onde o aplicar. Não faço parte dessa malta. Agulhas moving magnet(MM) 424293

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Agulhas moving magnet(MM) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jan 07 2013, 21:16

António José da Silva escreveu:
rcarreira escreveu:
António José da Silva escreveu:
rcarreira escreveu:


Acho que as Ortofon SPU são esféricas...

Ricardo


Também, mas não só, depende de do modelo.

Sim, fui ver e de facto, também as há elipticas e umas chamadas Replicant (alguém gosta muito do Blade Runner)...
Mas em caso de indecisão eles pensaram em tudo e vendem este conjunto:

http://www.ortofon.com/products/historical-products/spu-collector-box

Smile

Ricardo


Sim, têm uma box fabulosa para aquela malta que tem uns cobres a mais e não sabe bem onde o aplicar. Não faço parte dessa malta. Agulhas moving magnet(MM) 424293


E aposto como muito poucas dessas SPU vão alguma vez tocar um disco Sad
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jan 07 2013, 21:17

Eu não me importava de poder olhar nem que fosse só uma vez ao dia para dentro da caixa. Agulhas moving magnet(MM) 424293

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Agulhas moving magnet(MM) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Serpigo
Membro AAP
Serpigo


Mensagens : 335
Data de inscrição : 29/10/2010
Idade : 53
Localização : Carnaxide

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jan 07 2013, 21:24

António José da Silva escreveu:
Eu não me importava de poder olhar nem que fosse só uma vez ao dia para dentro da caixa. Agulhas moving magnet(MM) 424293

E eu, que até tenho aqui um lugar excelente para a colocar!!!

Boas audições
Agulhas moving magnet(MM) 936335
Ir para o topo Ir para baixo
CNeves
Membro AAP



Mensagens : 1098
Data de inscrição : 13/11/2012

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Agulhs moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jan 07 2013, 22:18

Para fazer inveja digo que tenho aqui uma dentro da caixa: agulha esférica.

Para terminar com a inveja sugiro que comprem uma Shure M3D ou M7D; a M3D quando lançada custava o mesmo que uma SPU: ponham-lhe uma agulha da Jico: tudo não custará mais de 100 euros: e podem ter a certeza que ficam com um som comparável à SPU. Um som MM mas tão bom como o da SPU.

Boas audições
Ir para o topo Ir para baixo
CNeves
Membro AAP



Mensagens : 1098
Data de inscrição : 13/11/2012

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jan 07 2013, 22:32

Para responder à pergunta:

Que cabeças MC há no mercado com agulha esférica?

Acrescento que as EMT TSD podem ser fornecidas com agulha esférica.

E na minha opinião, a tocar nos EMT, produzem um som bem mais agradável que as fine-line e Van den Hul.

Boas audições
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jan 07 2013, 22:35

CNeves escreveu:
Para responder à pergunta:

Que cabeças MC há no mercado com agulha esférica?

Acrescento que as EMT TSD podem ser fornecidas com agulha esférica.

E na minha opinião, a tocar nos EMT, produzem um som bem mais agradável que as fine-line e Van den Hul.

Boas audições


Sim, hoje em dia dá para escolher mesmo na altura da reparação das antigas TSD.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Agulhas moving magnet(MM) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jan 07 2013, 22:41


Estão a deixar-me com vontade de ir tirar a Sumiko da gaveta e dar-lhe mais uma oportunidade...

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jan 07 2013, 22:45

rcarreira escreveu:

Estão a deixar-me com vontade de ir tirar a Sumiko da gaveta e dar-lhe mais uma oportunidade...

Ricardo


Estás assim tão zangado com ela? Nunca (en)cantou o suficiente?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Agulhas moving magnet(MM) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jan 07 2013, 22:48

CNeves escreveu:
Para fazer inveja digo que tenho aqui uma dentro da caixa: agulha esférica.

Para terminar com a inveja sugiro que comprem uma Shure M3D ou M7D; a M3D quando lançada custava o mesmo que uma SPU: ponham-lhe uma agulha da Jico: tudo não custará mais de 100 euros: e podem ter a certeza que ficam com um som comparável à SPU. Um som MM mas tão bom como o da SPU.

Boas audições
Wow !!
Uma frase e peras....
Será um dos tais segredos bem guardados do audio ??
Agulhas moving magnet(MM) 754215
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jan 07 2013, 23:16

António José da Silva escreveu:
rcarreira escreveu:

Estão a deixar-me com vontade de ir tirar a Sumiko da gaveta e dar-lhe mais uma oportunidade...

Ricardo


Estás assim tão zangado com ela? Nunca (en)cantou o suficiente?

A Sumiko Oyster veio com o Linn quando o comprei na Atitude há uns anitos, quando cheguei a casa e pus o gira discos a tocar no meu sistema achei que gostava do som, mas que em muitos discos "disparatava" demasiado com as silibancias, especialmente nas ultimas faixas. Nessa altura arranjei uma régua da Linn e verifiquei que estava afinada na perfeição, o problema não era daí, então comprei uma Goldring GX1012, montei-a e fomos felizes uma data de anos até que há uns meses achei que a Goldring estava já com umas limitações e decidi comprar uma Denon DL160. Mais ou menos ao mesmo tempo comprei um Sony PS-X555ES tangencial e desapareceram todos os problemas com distorções no fim dos discos, silibancias, etc. Agora como tenho duas headshells posso montar outras agulhas sem ter de estragar a afinação da Denon, vou voltar a ouvir a Sumiko. Pode ser que num tangencial me surpreenda, não sei Smile Fiquei curioso..

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
CNeves
Membro AAP



Mensagens : 1098
Data de inscrição : 13/11/2012

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jan 07 2013, 23:21

Não é preciso ser bruxo .

No áudio nada se inventa nada se cria; é tudo repetido. Umas vezes está uma coisa na moda, para no momento seguinte estar na moda a sua antítese.

As Shure M3D/M7D foram lançadas ao mesmo tempo que as SPU: custavam o mesmo: e o pessoal na altura preferia as Shure às SPU. Agora verifica-se o contrário, e as SPU são caríssimas e as Shure baratas

Mas não há razão para se pensar que o pessoal daquela altura era burro ou surdo.

Vai daí, se a Shure custa substancialmente menos é de a utilizar em vez da SPU.

Ter um bom sistema a gastar muito dinheiro é facílimo: difícil é ter um sistema comparável ao muito caro gastando pouco.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jan 07 2013, 23:26

Uma à venda.


http://www.ebay.co.uk/itm/SHURE-MODEL-M7D-CUSTOM-DYNETIC-STEREO-PHONO-CARTRIDGE-/110997733687?pt=US_Record_Players_Home_Turntables&hash=item19d7fb0137

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Agulhas moving magnet(MM) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jan 07 2013, 23:34

Mais uma 7 e mais em conta.

http://www.ebay.co.uk/itm/Vintage-Shure-M7D-in-Garrard-Tone-Arm-Cartridge-Headshell-w-good-Stylus-/271132238041?pt=Vintage_Electronics_R2&hash=item3f20bda0d9

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Agulhas moving magnet(MM) 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
CNeves
Membro AAP



Mensagens : 1098
Data de inscrição : 13/11/2012

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jan 07 2013, 23:36

Aqui estão outras mais em conta:

http://tinyurl.com/yd86tv8x

Boas audições
Ir para o topo Ir para baixo
CNeves
Membro AAP



Mensagens : 1098
Data de inscrição : 13/11/2012

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jan 07 2013, 23:39

E a agulha para ela:

http://stylus.export-japan.com/product_info.php?cPath=18&products_id=100850
Ir para o topo Ir para baixo
CNeves
Membro AAP



Mensagens : 1098
Data de inscrição : 13/11/2012

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jan 07 2013, 23:41

Perdão: aqui vai o endereço da agulha para ela.

http://stylus.export-japan.com/product_info.php?cPath=18&products_id=1008

Boas audições
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptyTer Jan 08 2013, 09:06

Catalogo da Shure de 1963

http://shure.custhelp.com/ci/fattach/get/28001/

Realço o facto de haver pelo menos duas versões da M7D, mas julgo que aquilo que difere será apenas a agulha e o corpo será o mesmo...
Ir para o topo Ir para baixo
CNeves
Membro AAP



Mensagens : 1098
Data de inscrição : 13/11/2012

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptyQua Jan 09 2013, 12:40

Graaaaaaaaaaaaaaaande catálogo.

Agulhas moving magnet(MM) 754215 Agulhas moving magnet(MM) 754215 Agulhas moving magnet(MM) 754215

Parabéns

Agulhas moving magnet(MM) 22692

Boas audições
Ir para o topo Ir para baixo
CNeves
Membro AAP



Mensagens : 1098
Data de inscrição : 13/11/2012

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptyQua Jan 09 2013, 13:30

Se alguém está tentado em “fazer um pezinho” com as Shure M7D/M3D deve ter em atenção dois pontos:

Primeiro, são células apenas comparáveis à SPU e outra células do mesmo tipo.

Células modernas e/ou de alta complience, são bichos completamente diferentes.

A SPU é tipo “vaca Sagrada” do vinil: é idolatrada só por si; a maioria das pessoas que a adoram nunca a ouviram.

Alguém que gosta de braços leves e agulhas de alta complience terá dificuldade em gostar daquilo.

O segundo, é que as únicas agulhas que devem ser utilizadas nas Shure são as originais e as da Jico: outras aftermarket produzem resultados desastrosos.

Boas audições

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptyQua Set 18 2013, 12:28

CNeves escreveu:
Tendo descoberto este site á alguns dias, e a alguns dias andar a explorá-lo, espantou-me a pouca consideração que é dada, na generalidade das intervenções, às agulhas moving magnet(MM).
...

No início dos anos 70 havia algumas polémicas acérrimas no mundo da alta-fidelidade: Stereo versus mono: agulhas esféricas versos elípticas: mas onde não havia polémica nenhuma, salvo alguma exceção muito exceção, era entre amplificadores a válvulas versus a transístores: isto porque nunca ninguém se atrevia a defender as válvulas: os transístores eram quem reproduzia mais fielmente a música, ponto final: era unanime. O mesmo relativamente as MM versus MC: só os representantes da Ortofon é que muito timidamente defendiam as MC; porque tudo o resto nem discutia o assunto.
Como as coisas mudaram.



Olà César,

tinha-me passado ao lado este post, e que pareçe ser o teu primeiro...Agulhas moving magnet(MM) 754215 

Efectivamente, é tempo que a MM, tome um lugar mais respeitàvel e nobre no coração dos audiofilos, mas para isso é preciso que muitas coisas mudem, pois como dizes tudo mudou, mas ném sempre para melhor !...

Bravo e abraço !
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) EmptySeg Jul 17 2017, 18:49

Excelente post.
Aqui estão boas sugestões para quer quer ter um som de .qualidade no seu GD.

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Agulhas moving magnet(MM) Empty
MensagemAssunto: Re: Agulhas moving magnet(MM)   Agulhas moving magnet(MM) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Agulhas moving magnet(MM)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Agulhas Moving Magnet versus Moving Coil
» As entranhas duma moving magnet
» Audio Technica serie VM, dual moving magnet
» Quad 34 Moving Magnet Disc Input Module
» Compra Conjunta VINIL Novas entradas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Células e Agulhas-
Ir para: