Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Som "ao vivo" vs. reproduzido

Ir para baixo 
+4
Luis Filipe Goios
Fran
António José da Silva
ricardo onga-ku
8 participantes
AutorMensagem
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptyDom Nov 11 2012, 10:41

Som "ao vivo" vs. reproduzido 92361

Som "ao vivo" vs. reproduzido 92362

Som "ao vivo" vs. reproduzido 92360

Som "ao vivo" vs. reproduzido 92363
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptyDom Nov 11 2012, 10:42

Som "ao vivo" vs. reproduzido Gabriggs05


Última edição por ricardo onga-ku em Dom Nov 11 2012, 11:26, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptyDom Nov 11 2012, 11:21

O grande busílis da questao.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Som "ao vivo" vs. reproduzido 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptyDom Nov 11 2012, 11:28

António José da Silva escreveu:
O grande busílis da questao.
O qual a mim, não me aquece nem me arrefece Razz
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptyDom Nov 11 2012, 11:32

Fran escreveu:
António José da Silva escreveu:
O grande busílis da questao.
O qual a mim, não me aquece nem me arrefece Razz


Só preocupa a quem gosta de ouvir musica com qualidade.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Som "ao vivo" vs. reproduzido 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptyDom Nov 11 2012, 11:35

António José da Silva escreveu:
Fran escreveu:
António José da Silva escreveu:
O grande busílis da questao.
O qual a mim, não me aquece nem me arrefece Razz


Só preocupa a quem gosta de ouvir musica com qualidade.
Som "ao vivo" vs. reproduzido 265963



PS : vais dizer-me que os teus primeiros passos na musica, foi a ver/ouvir coisas ao vivo?!
É tudo uma questão de hábito/formatação ... e isso de ouvir = à reprodução original, é pura utopia Som "ao vivo" vs. reproduzido 317942
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptyDom Nov 11 2012, 11:41

Registo a tua falta de exigência...imagino que ainda vejas televisão numa coisa destas:

Som "ao vivo" vs. reproduzido 20585

R
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe Goios
Membro AAP
Luis Filipe Goios


Mensagens : 10506
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 65
Localização : Lanhelas - Minho

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptyDom Nov 11 2012, 11:42

Som "ao vivo" vs. reproduzido 936335
Só para "meter" uma deixa,
tirando algumas salas "concerto" para alguns espectáculos, o som "ao vivo", e, já só falo nos anos '70/'80 era uma "bosta".
cheers
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptyDom Nov 11 2012, 11:48

Luis Filipe Goios escreveu:
Som "ao vivo" vs. reproduzido 936335
Só para "meter" uma deixa,
tirando algumas salas "concerto" para alguns espectáculos, o som "ao vivo", e, já só falo nos anos '70/'80 era uma "bosta".
cheers


Nem todo o som ao vivo é bom, dizes bem.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Som "ao vivo" vs. reproduzido 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptyDom Nov 11 2012, 11:57

Luis Filipe Goios escreveu:
Som "ao vivo" vs. reproduzido 936335
Só para "meter" uma deixa,
tirando algumas salas "concerto" para alguns espectáculos, o som "ao vivo", e, já só falo nos anos '70/'80 era uma "bosta".
cheers

Acho importante fazer a distinção entre concertos de música acústica não amplificada (recitais, música orquestral, ópera) e concertos sonorizados.
A acústica de uma sala de eventos deve ser adequada à função a que se destina e as necessidades de uma sala de concertos são diferentes das de um teatro cénico ou das de uma ópera.
As características destas salas foram evoluindo durante os séculos, acompanhando não só a "estética" (musical) da altura mas também o crescente aumento do público.
Depois apareceu a sonorização (reforço do som através da amplificação), instrumentos eléctricos e electrónicos e a democratização da reprodução doméstica que impulsionaram novos géneros musicais (rock, pop) cujo público é em muito maior número e menos exigente no que se refere à qualidade do som.
A minha dúvida é se alguma vez alguém se terá debruçado sobre a problemática das exigências acústicas para este género de concertos.
E como o objectivo dos promotores é fazer dinheiro, venham os estádios, as arenas e os pavilhões multi-usos que "metem" muito mais gente...

R
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe Goios
Membro AAP
Luis Filipe Goios


Mensagens : 10506
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 65
Localização : Lanhelas - Minho

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptyDom Nov 11 2012, 12:07

ricardo onga-ku escreveu:


Acho importante fazer a distinção entre concertos de música acústica não amplificada (recitais, música orquestral, ópera) e concertos sonorizados.
A acústica de uma sala de eventos deve ser adequada à função a que se destina e as necessidades de uma sala de concertos são diferentes das de um teatro cénico ou das de uma ópera.
As características destas salas foram evoluindo durante os séculos, acompanhando não só a "estética" (musical) da altura mas também o crescente aumento do público.
Depois apareceu a sonorização (reforço do som através da amplificação), instrumentos eléctricos e electrónicos e a democratização da reprodução doméstica que impulsionaram novos géneros musicais (rock, pop) cujo público é em muito maior número e menos exigente no que se refere à qualidade do som.
A minha dúvida é se alguma vez alguém se terá debruçado sobre a problemática das exigências acústicas para este género de concertos.
E como o objectivo dos promotores é fazer dinheiro, venham os estádios, as arenas e os pavilhões multi-usos que "metem" muito mais gente...

R
Som "ao vivo" vs. reproduzido 491368 Som "ao vivo" vs. reproduzido 22692 Som "ao vivo" vs. reproduzido 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptyDom Nov 11 2012, 12:19

ricardo onga-ku escreveu:
Registo a tua falta de exigência...imagino que ainda vejas televisão numa coisa destas:

Som "ao vivo" vs. reproduzido 20585

R
Não vejo televisão, mas quando via, era numa um pouco melhor que isso, mas pouquinho.

E se queres comparar o gostar de musica com o gostar de ver TV, então, e não minha óptica, estás redondamento enganado, não é de maneira nenhuma a mesma coisa.

Gostar de musica, não tem nada a ver com a simples tarefa de pôr um disco (ou o que quer que seja) no aparelho que o lê (esse processo, é o menos) ... é MUITO mais do que isso, vai bem mais além e é inexplicável, uma vez que é sensorial, e não se ensina, por mais que se tente dizer o contrário.

Por isso digo e insisto, é pura utopia, e já agora acrescento, isso não é gostar de musica, mas sim do som Som "ao vivo" vs. reproduzido 491368


Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptyDom Nov 11 2012, 12:37



Exacto, primeiro é importante separar música amplificada e não.

Em ralação à não amplificada tenho pouca experiência, a não ser ver amigos nas apresentações do conservatório.

Em relação à amplificada já vi de tudo, grandes bandas com um som tão fraco que nem apetecia ouvir, e já ouvi grupos de baile a tocar covers com um som fantástico, muitas vezes soava melhor que os álbuns originais pela calor que transmitiam.

A quantidade de pessoas numa sala também influencia, de sobremaneira, a própria acústica do local, e daí a mestria de pessoal da mesa .

E depois outra coisa que , quem tocou em conjunto, sabe é que por vezes a mesma música é tocada 100 x mas de vez em quando acontece magia e a mesma música tocada pelas mesmas pessoas , no mesmo sítio, soa de forma diferente que até arrepia.

Esperemos que todas as gravações são da melhor take lol!

my 2 cent
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptyDom Nov 11 2012, 12:42

Fran escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Registo a tua falta de exigência...imagino que ainda vejas televisão numa coisa destas:

Som "ao vivo" vs. reproduzido 20585

R
Não vejo televisão, mas quando via, era numa um pouco melhor que isso, mas pouquinho.

E se queres comparar o gostar de musica com o gostar de ver TV, então, e não minha óptica, estás redondamento enganado, não é de maneira nenhuma a mesma coisa.

Gostar de musica, não tem nada a ver com a simples tarefa de pôr um disco (ou o que quer que seja) no aparelho que o lê (esse processo, é o menos) ... é MUITO mais do que isso, vai bem mais além e é inexplicável, uma vez que é sensorial, e não se ensina, por mais que se tente dizer o contrário.

Por isso digo e insisto, é pura utopia, e já agora acrescento, isso não é gostar de musica, mas sim do som Som "ao vivo" vs. reproduzido 491368



Então não concordas comigo se eu disser que se aprecia melhor qualquer música reproduzida pelo meu sistema do que pelo mini-altifalante que vem incorporado no meu telemóvel... Wink

Por falar em ensinar, ontem levei o meu filho mais novo ao Museu da Música.

R
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptyDom Nov 11 2012, 12:55

ricardo onga-ku escreveu:
... Então não concordas comigo se eu disser que se aprecia melhor qualquer música reproduzida pelo meu sistema do que pelo mini-altifalante que vem incorporado no meu telemóvel... Wink

Por falar em ensinar, ontem levei o meu filho mais novo ao Museu da Música.

R
Apesar de não conhecer, nem o teu telemóvel, nem o teu sistema Razz , há um minimo que se exige ... agora quando o minimo, passa disso, e começa a ser levada ao extremo, para mim, é mais uma "nóia" do que qualquer outra coisa, e até dá a entender que não se tem "ouvido" suficiente e precisa-se de algo mais, para poder sentir a música.


Por isso referi, que não se ensina ninguém a gostar de música.
Ir para o topo Ir para baixo
stardrake
Membro AAP
stardrake


Mensagens : 679
Data de inscrição : 29/01/2012
Localização : Cascais

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptyDom Nov 11 2012, 13:03

Brilhante exercício de propaganda por parte da AR.Seriam os musicos figurantes?
E as colunas? tocavam? e os comentadores? eram pagos?

Até parece uma cena do tipo da carta do nigeriano, dito funcionário superior de um
ministério, que a troco de € 2000,00 e um NIB , transferia 20 milhões de Euros que
só ele sabia estarem esquecidos nas contas do Ministério para pagamentos na Europa Som "ao vivo" vs. reproduzido 933723

Mário
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptyDom Nov 11 2012, 13:20

Acoustic Research's Live-Versus-Recorded Demonstrations

During the 1960’s, Acoustic Research (AR), an American loudspeaker company, performed over 75 live-versus-recorded concerts in cities around the USA featuring The Fine Arts String Quartet, and the AR-3 loudspeaker. To solve the double reverberation problem, the recordings of the quartet were made in an anechoic chamber, or outdoors. Outdoor live-versus-recorded demonstrations had the added benefit that there were no room reflections in either the recording or the live performance. This made the demonstrations less sensitive to off-axis problems in the microphones and loudspeakers. It also relaxed the demands on the recording-reproduction to accurately capture and reproduce the complex spatial properties of a reverberant performing space.

The AR demonstrations apparently generated an enormous amount of free publicity in newspapers and audio magazines where it was reported that the reproduction of the recordings was virtually indistinguishable from the live performance. AR sales increased dramatically, to the point where in 1966 AR apparently owned 32% market share of loudspeakers sold in the United States.

fonte http://seanolive.blogspot.pt
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptyDom Nov 11 2012, 13:22

Another reason that "live vs. reproduced" comparisons are difficult is that live sound is more convincing spatially than even the best two-speaker stereo. As an undergraduate, I heard a demonstration by Acoustic Research of a pair of AR-3a speakers on stage with the Fine Arts Quartet. At some point in the concert, the quartet switched from playing to miming, and the speakers took over. Placed among the quartet members and fed from an anechoic tape, they excited the acoustics of the hall very much as did the live instruments. With my eyes closed, I did not hear the changeover.
I don't think that AR-3a's were perfect speakers. I think that the ambience accuracy dominated the situation, leaving me, like Edison's audience, without convenient categories for telling live sound from reproduced. I think that on further listening, I could have learned to tell the AR speakers from the quartet.

fonte http://www.cco.caltech.edu/~boyk/rules.htm
Ir para o topo Ir para baixo
stardrake
Membro AAP
stardrake


Mensagens : 679
Data de inscrição : 29/01/2012
Localização : Cascais

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptyDom Nov 11 2012, 22:37

ricardo onga-ku escreveu:
Acoustic Research's Live-Versus-Recorded Demonstrations

The AR demonstrations apparently generated an enormous amount of free publicity in newspapers and audio magazines where it was reported that the reproduction of the recordings was virtually indistinguishable from the live performance. AR sales increased dramatically, to the point where in 1966 AR apparently owned 32% market share of loudspeakers sold in the United States.

Bem me parecia que o nigeriano era um menino ao pé destes gajos.
Só não entendo o interesse da divulgação destes tópicos! Será uma
tentativa de promoção pessoal? Será que existe uma elite intelectual
no que ao som diz respeito?

Prefiro as Louras
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptyDom Nov 11 2012, 23:56

stardrake escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Acoustic Research's Live-Versus-Recorded Demonstrations

The AR demonstrations apparently generated an enormous amount of free publicity in newspapers and audio magazines where it was reported that the reproduction of the recordings was virtually indistinguishable from the live performance. AR sales increased dramatically, to the point where in 1966 AR apparently owned 32% market share of loudspeakers sold in the United States.

Bem me parecia que o nigeriano era um menino ao pé destes gajos.
Só não entendo o interesse da divulgação destes tópicos! Será uma
tentativa de promoção pessoal? Será que existe uma elite intelectual
no que ao som diz respeito?

Prefiro as Louras

Mas gostas de cá vir meter o "bedelho"...
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptySeg Nov 12 2012, 11:21





LIVE versus Recorded Playback Event in Las Vegas
Ray KIMBER recorded a 7-piece ensemble, with his specialized, state-of-the-art DSD gear.
The system featured a Sony Sonoma DAW, with Millennia Media preamp and EMM Labs converters.
The recording was stereo only.

This event featured several great performers:
Lesley Olsher – Vocals
Jeanine Del Carlo – Vocals
Chris Salocks – Piano
Bill Bailey – unamplified string bass
Fred Haller – alto sax and clarinet
Brian Cheney – Percussion

Payback System Details:
Preamplification: Spread Spectrum Technologies
Amplification: Ampzilla 2000
Interconnects/cables: Audience AU24
Power Conditioning: Audience aR12
Speakers: VMPS RMV60
SubWoofers: VMPS Very Large Arrays (VLA)
Sub Amp: VMPS 1000w Sub AMP
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptySeg Nov 12 2012, 11:27

Som "ao vivo" vs. reproduzido Gabriggs01

Som "ao vivo" vs. reproduzido Gabriggs02

Som "ao vivo" vs. reproduzido Gabriggs03

Som "ao vivo" vs. reproduzido Gabriggs04

Som "ao vivo" vs. reproduzido Gabriggs05
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptySeg Nov 12 2012, 20:00

Não vejo porque comparar o que não tem comparação, a não ser para reafirmar o óbvio. Nenhuma gravação/reprodução poderá ser perfeita. A perfeição não pode ser criada pelo homem; é a natureza que a revela e a qual podemos desfrutar. A gravação/reprodução é outra história: algo que podemos desfrutar e que pertence a outra situação... Eu não confundo as coisas e por isso sei que, se quero ouvir música, tenho essas duas... opções disponíveis.
É claro que existe por aí muito boas razões para abordar o tema, nomeadamente o marketing... E já mais que uma vez tal assunto foi abordado, mas só por isso faz sentido continuar a tratar o assunto.

Pessoalmente prefiro considerar temas como a acústica, seja para a escuta ao vivo, ou em casa.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptySeg Nov 12 2012, 21:18

A minha opinião é diametralmente oposta.

O género musical que mais aprecio é a música dita "clássica", com especial incidência no período Romântico e na música orquestral (concertos, sinfonias, poemas sinfónicos).
Sendo esta a minha referência - um evento musical produzido por vozes e instrumentos acústicos não amplificados tocando em simultâneo num espaço adequado ao efeito - a comparação entre a realidade e a reprodução é óbvia e natural.
Aliás, se olhares para a história da alta fidelidade verás que a reprodução doméstica de música clássica é sua raison d'être.
E neste momento até estou bastante satisfeito com a ilusão que o meu sistema proporciona...

Para os amantes do rock/pop a comparação deixa de fazer sentido porque ou a realidade não é natural ou não existe realidade mas uma composição mais ou menos "surrealista" de várias realidades.
Por um lado porque os concertos são sonorizados e o objectivo dessa amplificação não é a fidelidade (talvez o elevado nível de pressão sonora).
Por outro porque as gravações são efectuadas em estúdio num espaço semi-reverberante onde cada músico é (quase sempre?) captado individualmente julgo que em mono e depois adicionado à mistura onde é recreada a ambiência e equilibrada a intensidade sonora de cada elemento.
É caso para se perguntar: fidelidade a quê?

O jazz pode fazer parte de um ou do outro grupo dependendo das técnicas de gravação...

R
Ir para o topo Ir para baixo
afonso
Membro AAP



Mensagens : 2309
Data de inscrição : 17/06/2012

Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido EmptySeg Nov 12 2012, 21:40

ricardo onga-ku escreveu:
A minha opinião é diametralmente oposta.

O género musical que mais aprecio é a música dita "clássica", com especial incidência no período Romântico e na música orquestral (concertos, sinfonias, poemas sinfónicos).
Sendo esta a minha referência - um evento musical produzido por vozes e instrumentos acústicos não amplificados tocando em simultâneo num espaço adequado ao efeito - a comparação entre a realidade e a reprodução é óbvia e natural.
Aliás, se olhares para a história da alta fidelidade verás que a reprodução doméstica de música clássica é sua raison d'être.
E neste momento até estou bastante satisfeito com a ilusão que o meu sistema proporciona...

Para os amantes do rock/pop a comparação deixa de fazer sentido porque ou a realidade não é natural ou não existe realidade mas uma composição mais ou menos "surrealista" de várias realidades.
Por um lado porque os concertos são sonorizados e o objectivo dessa amplificação não é a fidelidade (talvez o elevado nível de pressão sonora).
Por outro porque as gravações são efectuadas em estúdio num espaço semi-reverberante onde cada músico é (quase sempre?) captado individualmente julgo que em mono e depois adicionado à mistura onde é recreada a ambiência e equilibrada a intensidade sonora de cada elemento.
É caso para se perguntar: fidelidade a quê?

O jazz pode fazer parte de um ou do outro grupo dependendo das técnicas de gravação...

R


Agora percebo porque gosto tanto dos meus disquinhos de musica clássica. Som "ao vivo" vs. reproduzido 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty
MensagemAssunto: Re: Som "ao vivo" vs. reproduzido   Som "ao vivo" vs. reproduzido Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Som "ao vivo" vs. reproduzido
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ao vivo...no sofá
» Concertos ao Vivo
» Ao vivo e a cores
» UHF ao VIVO GRATUITAMENTE
» Iggy Pop está vivo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers-
Ir para: