Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Som de Discos Novos em Comparação Velhos

Ir para baixo 
+2
António José da Silva
paulodias
6 participantes
AutorMensagem
paulodias




Mensagens : 9
Data de inscrição : 03/11/2012

Som de Discos Novos em Comparação  Velhos Empty
MensagemAssunto: Som de Discos Novos em Comparação Velhos   Som de Discos Novos em Comparação  Velhos EmptyQua Nov 07 2012, 15:27

Olá de novo.
Venho aqui pôr uma dúvida. Os discos novos não têm como característica sons mais agudos ao início, ou vêm normais como se ja fossem utilizados a muito tempo??? Não há diferenças no som de um disco novo e um disco usado a muito tempo???? Seja novo ou velho eles soam iguais??? Som de Discos Novos em Comparação  Velhos 447836
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Som de Discos Novos em Comparação  Velhos Empty
MensagemAssunto: Re: Som de Discos Novos em Comparação Velhos   Som de Discos Novos em Comparação  Velhos EmptyQua Nov 07 2012, 15:46

paulodias escreveu:
Olá de novo.
Venho aqui pôr uma dúvida. Os discos novos não têm como característica sons mais agudos ao início, ou vêm normais como se ja fossem utilizados a muito tempo??? Não há diferenças no som de um disco novo e um disco usado a muito tempo???? Seja novo ou velho eles soam iguais??? Som de Discos Novos em Comparação  Velhos 447836


Segundo um estudo feito há muitos anos e onde se fez a experiência de rodar um disco milhares de vezes, não há alteração das caraterísticas sonoras (partindo do principio que não se estragou o disco por mau uso ou agulhas desgastadas).

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Som de Discos Novos em Comparação  Velhos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Som de Discos Novos em Comparação  Velhos Empty
MensagemAssunto: Re: Som de Discos Novos em Comparação Velhos   Som de Discos Novos em Comparação  Velhos EmptyQua Nov 07 2012, 15:47

O teu problema é não teres termo de comparação e por isso dizes-te satisfeito com esse giradiscos.

A questão que colocas tem mais do que uma resposta.

- Qualquer disco, novo ou velho , toca melhor do que outro que esteja sujo, empenado riscado etc, seja este ultimo novo ou velho.
- Tenho discos de 1960 que soam melhor do que as mesmas edições prensadas hoje em dia.
- Há edições feitas hoje em dia que tocam divinalmente.
- Há edições feitas hoje em dia que são uma trampa.
- Não é suposto um disco novo "ter mais agudos" do que um antigo, mas depende do grau de antiguidade.
- Se forem prensagens muito antigas, daqueles discos para grafonolas, esse giradiscos não está apto para as tocar.
- Os fabricantes desse tipo de aparelhos deviam ser processados pela SPA e Ordem dos Médicos, porque alteram , degradam e desonram qualquer peça musical e são uma ameaça para a saude publica.
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Som de Discos Novos em Comparação  Velhos Empty
MensagemAssunto: Re: Som de Discos Novos em Comparação Velhos   Som de Discos Novos em Comparação  Velhos EmptyQua Nov 07 2012, 16:08

paulodias escreveu:
Olá de novo.
Venho aqui pôr uma dúvida. Os discos novos não têm como característica sons mais agudos ao início, ou vêm normais como se ja fossem utilizados a muito tempo??? Não há diferenças no som de um disco novo e um disco usado a muito tempo???? Seja novo ou velho eles soam iguais??? Som de Discos Novos em Comparação  Velhos 447836
A idade do disco, não tem qualquer tipo de influência no som (obviamente, partindo do pressuposto que todo o processo, desde os masters etc e tal, até ao produto final, foi igual em ambos).
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Som de Discos Novos em Comparação  Velhos Empty
MensagemAssunto: Re: Som de Discos Novos em Comparação Velhos   Som de Discos Novos em Comparação  Velhos EmptyQua Nov 07 2012, 16:10

Agora se queres referir "novos", como prensagens recentes, aí a história já é outra Som de Discos Novos em Comparação  Velhos 809774
Ir para o topo Ir para baixo
paulodias




Mensagens : 9
Data de inscrição : 03/11/2012

Som de Discos Novos em Comparação  Velhos Empty
MensagemAssunto: Re: Som de Discos Novos em Comparação Velhos   Som de Discos Novos em Comparação  Velhos EmptyQua Nov 07 2012, 16:44

Pois, Milton, se calhar o meu problema é nao ter termo para comparação. E como eu nunca tinha ouvido vinil também nao ajuda. Só uma coisa: O giradiscos dá para esses discos de grafonolas de 78 rpm. Ele tem as tres tipos de rotacoes e esta preparado para tal. Tem 33rpm, 45rpm e 78rpm. Tambem tem o adaptador com o buraco maior (mas isso acho que todos tem...).
Não sei, pá. Se calhar resta-me mesmo encontrar alguem com giradiscos e comparar. Crying or Very sad
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Som de Discos Novos em Comparação  Velhos Empty
MensagemAssunto: Re: Som de Discos Novos em Comparação Velhos   Som de Discos Novos em Comparação  Velhos EmptyQua Nov 07 2012, 17:09

Caro Paulo Dias

Ha discos com mais agudos e com menos agudos, com melhores ou piores prensagens, com melhor ou pior qualidade sonora. Ha de tudo. Agora é logico, um disco mais antigo poderá estar mais sujo e devido a isso o som apresentar-se mais abafado, menos nitido (ou mais distorcido).

Um dos primeiros mandamentos para uma reprodução agradável do vinil é a limpeza dos discos e da agulha.

Relativamente à possibilidade de ouvir os seus discos num outro equipamento para ver se é a Madonna que treme a voz ou se é o GD que treme a voz à Madonna, creio que ha possibilidade dependendo naturalmente da zona do país em que o amigo Paulo se encontra. Pode ser que haja um amante do vinil disponivel nas proximidades.


Última edição por JCF em Qua Nov 07 2012, 17:25, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Som de Discos Novos em Comparação  Velhos Empty
MensagemAssunto: Re: Som de Discos Novos em Comparação Velhos   Som de Discos Novos em Comparação  Velhos EmptyQua Nov 07 2012, 17:22

paulodias escreveu:
Pois, Milton, se calhar o meu problema é nao ter termo para comparação. E como eu nunca tinha ouvido vinil também nao ajuda. Só uma coisa: O giradiscos dá para esses discos de grafonolas de 78 rpm. Ele tem as tres tipos de rotacoes e esta preparado para tal. Tem 33rpm, 45rpm e 78rpm. Tambem tem o adaptador com o buraco maior (mas isso acho que todos tem...).
Não sei, pá. Se calhar resta-me mesmo encontrar alguem com giradiscos e comparar. Crying or Very sad

Não basta o giradiscos ter a seleção de velocidade para 78rpm para que possa ouvir discos de grafonola como deve ser.

Para isso precisa também de uma agulha especial para 78rpm que é mais grossa, já que as espiras dos discos de 78rpm também são mais largas.

Se usar a sua agulha normal para ouvir discos de grafonola a 78rpm vai ouvir montes de ruido, falhas no som, além de que vai estragar os discos e a agulha.


Quanto aos discos antigos e novos, tanto num caso como noutro existem discos com bom som e outros com mau som.

Se um disco novo tiver mau som isso não se deve ao facto de ainda ser novo, mas por ser muito provavelmente uma edição que realmente é má.


Abraços,
Jorge Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
paulodias




Mensagens : 9
Data de inscrição : 03/11/2012

Som de Discos Novos em Comparação  Velhos Empty
MensagemAssunto: Re: Som de Discos Novos em Comparação Velhos   Som de Discos Novos em Comparação  Velhos EmptyQua Nov 07 2012, 22:42

Isso dos discos de 78 rpm não sabia...Obrigado pela info. Fico mais esclarecido. Pronto...já sei que o que me resta é mesmo tentar noutro aparelho. E é mesmo o disco que treme a voz e não a Madonna que o faz de propósito, pois tenho o mesmo album mas em cd e sei que nao é normal. Obrigado pelas vossas ajudas. Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Som de Discos Novos em Comparação  Velhos Empty
MensagemAssunto: Re: Som de Discos Novos em Comparação Velhos   Som de Discos Novos em Comparação  Velhos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Som de Discos Novos em Comparação Velhos
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: