Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe | 

Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
seven
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT   Sab 6 Out - 9:32

Goansipife

O que achaste do som?

Um abraço,

Seven
Goansipife
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT   Sab 6 Out - 15:58

seven escreveu:
Goansipife

O que achaste do som?

Um abraço,

Seven

É assim:
1. É um som excelente extremamente correcto em termos de tempo e ritmo
2. Na altura até fizemos uma pequena comparação com o RB Último, que o Rui Borges lá tinha e havendo diferença (ambos foram gira discos que me deram muito prazer auditivo), penso que o RB estava melhor equilibrado que o Naka.
3. Deu no entanto para perceber que havia, no momento, que acertar a velocidade no RB
4. O RB tem uma tonalidade mais próxima das afinações tonais que actualmente estão em voga. O Naka é um indiscutível som do anos 80, com uma coloração própria, mas que a mim me dá muito gozo ouvir
5. Penso que o conjunto braço - célula com que no Naka estava instalado, não era exactamente o que lhe fazia maior justiça sónica (fiquei mesmo com essa impressão). Penso tal como o site abaixo indica que o Nakamichi funciona bem com outro braços, também vintage, que não o que estava instala, cujo nome e modelo já não me lembro, mas não era nenhum dos que o site parece indicar
http://www.thevintageknob.org/nakamichi-TX-1000.html
6. No computo geral para mim e para outro amigo nosso que estava lá - O Fredy - ficámos mais convencidos com o RB. Mas eu não me importava nada ter o Nakamichi

Abraço
seven
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT   Seg 8 Out - 7:33

Goansipife

Muito obrigado pela tua resposta, só duas perguntas:

Entendes um som mais anos 80 como mais eufónico/quente e o actual como mais preciso/analítico? é assim que eu entendo, e tu?

O braço que stava no TX1000 era pivotante ou tangencial?

Obrigado mais uma vez. Um abraço,

Seven

PS: Fantástico era o Rui fazer num dos seus gira.discos um mecanismo mais simples de centragem do disco, ainda que esta fossa feita manualmente...
ricardo onga-ku
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT   Seg 8 Out - 9:16

How To Listen to Records - The Nakamichi TX-1000 Turntable

http://www.regonaudio.com/NakamichiTX1000.html
Ulrich
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT   Seg 8 Out - 13:01

ricardo onga-ku escreveu:

É um bom artigo ,

já agora gostaria de saber a tua opinião acerca do mesmo, já que para muitos
o facto do disco não estar centrado interfere de Sobremaneira na reprodução dos mesmos
ricardo onga-ku
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT   Seg 8 Out - 14:51

Ulrich escreveu:

É um bom artigo ,

já agora gostaria de saber a tua opinião acerca do mesmo, já que para muitos
o facto do disco não estar centrado interfere de Sobremaneira na reprodução dos mesmos

Nunca escutei este Nakamichi mas não tenho quaisquer dúvidas da eficácia de um "re-centramento" dos LPs para reduzir uma distorção relativamente comum produzida por este suporte (e que me incomoda).

Boas escutas,
Ricardo
Goansipife
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT   Seg 8 Out - 15:02

seven escreveu:
Goansipife

Muito obrigado pela tua resposta, só duas perguntas:

Entendes um som mais anos 80 como mais eufónico/quente e o actual como mais preciso/analítico? é assim que eu entendo, e tu?

O braço que stava no TX1000 era pivotante ou tangencial?

Obrigado mais uma vez. Um abraço,

Seven

PS: Fantástico era o Rui fazer num dos seus gira.discos um mecanismo mais simples de centragem do disco, ainda que esta fossa feita manualmente...

Sim! Pode-se dizer que é isso mais ou menos.

Na realidade julgo, que por vezes, o som dos GDs actuais tentam de certa maniera imitar o CD. É certamente uma impressão minha, mas não deixo de a ter.

Não quero dizer com isto que o GD do Rui Borges seja exactamente assim, mas não deixa de ser curioso que no último Audioshow alguém entrou na sala onde o RB estava a fazer a sua demonstração (já não me recordo exactamente qual dos modelos RB) e dissesse "...até parece CD"
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT   Seg 8 Out - 15:06

Goansipife escreveu:
e dissesse "...até parece CD"

Sempre que ouvi dizer isso (e eu também o digo) é em relação à estabilidade de rotação. Quanto ao resto, de CD não tem nada. Aliás, é algo que muita gente tem constatado com regularidade e em vários shows, quase sempre se sente um grande desconforto e falta de emotividade quando se entra numa sala onde roda um CD.

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
seven
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT   Seg 8 Out - 15:27

Goansipife

Também sinto uma mudança de paradigma geral nos sons dos hifis mais recentes...concordo contigo

E quanto aos braços, o que tinha era tangencial ou pivotante?

Obrigado pelas tuas respostas!

Um abraço,

Seven
Goansipife
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT   Seg 8 Out - 15:30

António José da Silva escreveu:
Goansipife escreveu:

Sempre que ouvi dizer isso (e eu também o digo) é em relação à estabilidade de rotação. Quanto ao resto, de CD não tem nada. Aliás, é algo que muita gente tem constatado com regularidade e em vários shows, quase sempre se sente um grande desconforto e falta de emotividade quando se entra numa sala onde roda um CD.

Claro que sim António! Mas isso que estás a falar é realmente em relação à estabilidade, à gestão de silêncios, a características de maior abertura de som, melhor captação, melhor gestão de ritmo e tempo, etc., etc.

Estas características podem ser boas e desejáveis, mas também levadas a exageros caem no cansativo. Muita malta chama a isso um som analítico, e outros chavões.

É também claro que um GD com uma boa gestão / bom equilibrio destas características é de muito melhor audição que um CD. Ambos nas mesmas condições de registo. Boa gravação em vinil e boa gravação em CD

Os GDs dos 70's e dos 80's (de um modo geral) tinham uma preponderância de som mais para o quentinho (maior ênfase dos médios e médio-graves) e uma certa coloração que lhes dava uma certa graça, pelo menos para mim.

Para além disso fazem-me lembrar bons momentos . Mas isso já são outros quinhentos
Goansipife
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT   Seg 8 Out - 15:32

seven escreveu:
Goansipife

Também sinto uma mudança de paradigma geral nos sons dos hifis mais recentes...concordo contigo

E quanto aos braços, o que tinha era tangencial ou pivotante?

Obrigado pelas tuas respostas!

Um abraço,

Seven

Pivot
seven
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT   Seg 8 Out - 15:35

OK, obrigado!
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT   Seg 8 Out - 15:44

Goansipife escreveu:

Para além disso fazem-me lembrar bons momentos . Mas isso já são outros quinhentos

Ainda és um jovem, cria momentos novos. lol!

Voltando à questão do som, num gira bem estudado e executado, consegue retirar coisas que nem sabíamos que existiam nas espiras e eleva a escuta do vinil para patamares que de outra forma ficariam encobertos. É uma peça electromecânica de aparente simplicidade, mas com muito que se lhe diga.

Joseph Le Conte
ricardo onga-ku
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT   Seg 8 Out - 16:06

Goansipife escreveu:

Isso deve-se ao facto do CD girar a uma rotação muito mais elevada, o que obviamente provoca um grande desconforto e por vezes até náuseas em quem escuta, especialmente se as cadeiras não tiverem apoios laterais.
Já a falta de emotividade pode ser atribuída ao facto do CD não ser visível a quem escuta...

Francamente. Rolling Eyes
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT   Seg 8 Out - 16:08

Francamente. Rolling Eyes

Mas para muitos, não deixa de ser francamente verdade.

Joseph Le Conte
Goansipife
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT   Seg 8 Out - 16:50

Goansipife escreveu:

Ainda és um jovem, cria momentos novos. lol!

Voltando à questão do som, num gira bem estudado e executado, consegue retirar coisas que nem sabíamos que existiam nas espiras e eleva a escuta do vinil para patamares que de outra forma ficariam encobertos. É uma peça electromecânica de aparente simplicidade, mas com muito que se lhe diga.

Mais uma vez tens toda a razão! Mas eu creio que nos anos que referi já haviam muito bons projectos e excelentíssimas execuções, penso é que também a forma de ouvir era outra e com outro apelo de timbre e afinação. Hoje evoluiu-se (nem sempre, mas como estamos a falar de bons projectos, acredito que se evoluiu efectivamente) para outro tipo de som e outras exigências

PS.: Obrigado pelo jovem, mas na verdade... e hoje as amarras são outras. hoje sou um : onde é que elas estão
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT   Seg 8 Out - 16:54

Goansipife escreveu:

PS.: Obrigado pelo jovem, mas na verdade... e hoje as amarras são outras. hoje sou um : onde é que elas estão

Com essa cara de "malandreco" não enganas ninguém. lol!

Joseph Le Conte
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT   

Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT
» NAKAMICHI DRAGON OU TEAC V7000
» NAKAMICHI DRAGON
» Nakamichi 480