Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Projecto.... CD player

Ir para baixo 
+3
Vodoo
Milton
cello
7 participantes
AutorMensagem
cello
Membro AAP
cello


Mensagens : 69
Data de inscrição : 04/10/2010

Projecto.... CD player Empty
MensagemAssunto: Projecto.... CD player   Projecto.... CD player EmptyTer Out 05 2010, 16:09

Seguindo o tópico da "apresentação" ....https://www.audioanalogicodeportugal.net/apresentacao-f8/minha-pessoa-t365.htm

Resolvi então colocar aqui o meu primeiro tópico Diy


Tinha na minha arrecadação um "velho Sony CDP-X779ES" ou seria um 559!!!! , que segundo se a minha memória não me falha deve ser do ano 1993, cerca de 17 anos!!!

Ao principio seria restaura-lo, depois veio a mania de o converter como transporte e por fim acabei por decidir fazer um leitor de raiz. Para quem está dentro das electronicas, sabe perfeitamente que estes mecanismos da sony, foram provalmente os melhores que a Sony fez até á data. Sendo que o lazer até hoje e para quem ouve musica todos os dias apenas foi substituida 2 vezes a terceira foi apenas por uma questão de colocar como novo.

O mecanismo baseia-se num motor sem escovas, DD o bloco optico se desloca através de um campo magnético evitando os tradicionaais carretos, mantendo uma resposta mais rapida e silenciosa.

Do leitor apenas se aproveitou o essencial,... o transporte, o servo e o display, tudo o resto foi projectado de raiz, tais como.

-O master clock

-Alteração no mecanismo

- Três fontes de alimentação projectadas de raiz, uma para o display, outra para o servo e o circuito digital,e a ultima para o andar analógico. Sendo que estas duas ultimas as fontes se baseiam em mosfets da serie lateral (fabricante renessas).

- Uma caixa de raiz totalmente em aluminio 6061-T

- Na secção digital é utilizado o DF1704 e dois conversores PCM1704 da burr brown

-No andar analógico não é utilizado intregados como manda a tradição, mas sim totalmente a discretos com uma topologia que fui desenvolvendo ao longo nestes 5 anos, mas só à cerca de um ano atrás é que cheguei ao ponto que achei mais adequado.

O filtro é passivo utilizando condensadores Mica e resistencias Dale da serie RN assim como tambem da Welwyn serie RC.

Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Projecto.... CD player Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto.... CD player   Projecto.... CD player EmptyTer Out 05 2010, 16:41

Projecto.... CD player 754215
e as fotos?
é que nós somos muito cuscos...


Última edição por Milton em Ter Out 05 2010, 18:15, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
cello
Membro AAP
cello


Mensagens : 69
Data de inscrição : 04/10/2010

Projecto.... CD player Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto.... CD player   Projecto.... CD player EmptyTer Out 05 2010, 16:57

continuando....

Caros foristas, antes de mais gostaria de indicar que as fotos têm a marca do equipamento assim como o modelo que criei apagados, por motivos de força maior, sendo uma delas evitar que alguem de má fé se aproveite disso, espero que entendem esse pormenor.

aqui vai a primeira foto, isto já na fase final

Projecto.... CD player Th_1

a base do master clock

Projecto.... CD player Th_1-1

base mais o master clock... é possivel ver a sua suspenção através de uns circulos de silicone

Projecto.... CD player Th_4

alteração do display, precisamente para se adaptar á nova fonte de alimentação

Projecto.... CD player Th_5

modificação do mecanismo

Projecto.... CD player Th_8

Projecto.... CD player Th_13

Projecto.... CD player Th_14





Ir para o topo Ir para baixo
cello
Membro AAP
cello


Mensagens : 69
Data de inscrição : 04/10/2010

Projecto.... CD player Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto.... CD player   Projecto.... CD player EmptyTer Out 05 2010, 17:04

dando continuação....

estrutura da caixa

Projecto.... CD player Th_15

fonte de alimentação.... a parte superior pertence à secção analogica

Projecto.... CD player Th_16

filtro RFI

Projecto.... CD player Th_20

continuando com a montagem...

Projecto.... CD player Th_18
Projecto.... CD player Th_19
Projecto.... CD player Th_21

aqui é a elaboração dos paineis

Projecto.... CD player Th_23

Projecto.... CD player Th_25

Projecto.... CD player Th_28

Projecto.... CD player Th_30

Projecto.... CD player Th_31
Ir para o topo Ir para baixo
cello
Membro AAP
cello


Mensagens : 69
Data de inscrição : 04/10/2010

Projecto.... CD player Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto.... CD player   Projecto.... CD player EmptyTer Out 05 2010, 17:14

continuando com a montagem...

Projecto.... CD player Th_34

Projecto.... CD player Th_35-1

Projecto.... CD player Th_36

adaptação do mecanismo á nova estrutura do chassi

Projecto.... CD player Th_37

Projecto.... CD player Th_38

Blindagem do circuito analogico, é possivel ver neoprene na parte superior da blindagem, a finalidade é amortizar as vibraçoes causadas pelo mecanismo

Projecto.... CD player Th_40

aqui é possivel observar quatro conjuntos em ceramica sobre os transformadores, tendo a finalidade de amortecer as vibraçoes causadas por este... por incrivel que pareça, ajudou bastante no que toca ao jitter do master clock, visto que se encontra na mesma linha de orientação.

Projecto.... CD player Th_41

Ir para o topo Ir para baixo
cello
Membro AAP
cello


Mensagens : 69
Data de inscrição : 04/10/2010

Projecto.... CD player Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto.... CD player   Projecto.... CD player EmptyTer Out 05 2010, 17:22

mais uma vez.... continuando

Projecto.... CD player Th_44

já no final, deparei-me que soava melhor sem teclado, assim ficou apenas a tecla da gaaveta, tudo o resto é controlado pelo comando, evitando de estar a fazer um painel novo a ideia era encontrar uma solução a "baixo custo".

Projecto.... CD player Th_45

Projecto.... CD player Th_46

Projecto.... CD player Th_49

Projecto.... CD player Th_56

sabemos que o neoprene é muitas vezes utilizado para amortecimento de vibraçoes assim dessa forma aplicou-se ao mecanismo obtendo bons resultados

Projecto.... CD player Th_52

Projecto.... CD player Th_53

Projecto.... CD player Th_62

Projecto.... CD player Th_59

Ir para o topo Ir para baixo
cello
Membro AAP
cello


Mensagens : 69
Data de inscrição : 04/10/2010

Projecto.... CD player Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto.... CD player   Projecto.... CD player EmptyTer Out 05 2010, 17:28

finalizando....

Projecto.... CD player Th_60

Projecto.... CD player Th_67

é possivel ver mais fotos por ordem alfabética no link abaixo assinalado:

https://s794.photobucket.com/albums/yy224/cello779/prototype%20CD%20player%20II/?start=all

Agradecendo desde já á equipa do "audio analogico de Portugal" pedindo desculpa por não um artigo que corresponda ao analógico, mas poderei mais tarde colocar outro sendo desta vez totalmente analógico

cumps

Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Projecto.... CD player Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto.... CD player   Projecto.... CD player EmptyTer Out 05 2010, 18:15

Muuuito bem Cello, os meus sinceros parabéns!!
Cá esperamos então pelos teus projectos analógicos..
Projecto.... CD player 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Projecto.... CD player Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto.... CD player   Projecto.... CD player EmptyTer Out 05 2010, 18:43

Projecto.... CD player 754215
Muito bêm Caro Cello !!!
Mas já agora apenas uma pequena pergunta:
Porque não o transporte ao centro, visto têr sido um projecto de raiz ??

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
cello
Membro AAP
cello


Mensagens : 69
Data de inscrição : 04/10/2010

Projecto.... CD player Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto.... CD player   Projecto.... CD player EmptyTer Out 05 2010, 19:19

Vodoo escreveu:
Projecto.... CD player 754215
Muito bêm Caro Cello !!!
Mas já agora apenas uma pequena pergunta:
Porque não o transporte ao centro, visto têr sido um projecto de raiz ??

Abraço

Boa questão

Uma delas era a arrumação do seu interior que se tornava de longe muito mais facil, visto que os conversores e o filtro digital se encontra precisamente debaixo do circuito de servo, outra pelo seu design, embora seja verdade que o seu ponto ideal seja sempre ao centro.

cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Projecto.... CD player Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto.... CD player   Projecto.... CD player EmptyTer Out 05 2010, 19:22

Maravilha! Parabens!
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Projecto.... CD player Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto.... CD player   Projecto.... CD player EmptyTer Out 05 2010, 19:40

Projecto.... CD player 22692

Ok, mas está porreirão na mesma e realmente esses transportes eram muito muito bons tenho alguns CDP´s e a maioria tudos desse género e gosto bastante dos Philips., agora os trasportes de nova geração com carretos, veios e fitas móveis são algo estranhos Projecto.... CD player 809774

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Projecto.... CD player Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto.... CD player   Projecto.... CD player EmptyQua Out 06 2010, 12:02

magnifico trabalho. Merece o nosso aplauso. Projecto.... CD player 874774

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Projecto.... CD player 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Projecto.... CD player Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto.... CD player   Projecto.... CD player EmptyQua Out 06 2010, 16:58

Projecto.... CD player 491368
Totalmente de acordo !!!
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Souto




Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/12/2010
Localização : Valença do Minho

Projecto.... CD player Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto.... CD player   Projecto.... CD player EmptySex Dez 31 2010, 11:41



Parabens,
Projecto muito interessante, pena é usar essa optica pois são muito raras e cáras.

C Souto
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cselectronica.com
cello
Membro AAP
cello


Mensagens : 69
Data de inscrição : 04/10/2010

Projecto.... CD player Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto.... CD player   Projecto.... CD player EmptySex Dez 31 2010, 13:58

Carlos Souto escreveu:


Parabens,
Projecto muito interessante, pena é usar essa optica pois são muito raras e cáras.

C Souto

Obrigado c Souto

Sobre a optica estou de acordo de o facto de serem muito raras, mas sobre o seu elevado preço discordo completamente pela seguinte razão.É preferivel pagar cerca de 70 euros ou até mesmo 100 euros por um lazer que tem creditos bem afirmados, esta por exemplo durou desde os finais dos anos 80 até á data (cerca de 20 anos) sendo que trabalha todos os dias (aliás todas as noites), assim como tambem a sua precisão que é de longe superior ás vulgares da sony,tipo kss210 entre outras da mesma familia, que custão uma simples módica de 15 euros, com um tempo de vida cerca de 6 meses, isto se trabalhar no mesmo tempo util que a que se refere (kss272A).

Esta é a minha opinião pessoal, no entando cada um tem o seu parecer a que devemos sempre respeitar.

cumprimentos e bom ano
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Projecto.... CD player Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto.... CD player   Projecto.... CD player EmptySex Dez 31 2010, 14:36

cello escreveu:
custão uma simples módica de 15 euros, com um tempo de vida cerca de 6 meses, isto se trabalhar no mesmo tempo util que a que se refere (kss272A).



Se assim é, (e não posso desmentir visto que não entendo nada sobre o assunto) é um caso da famosa "falsa economia". Vale mais investir um pouco mais num produto de maior qualidade e longevidade.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Projecto.... CD player 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Gois
Membro AAP
Gois


Mensagens : 255
Data de inscrição : 31/10/2010
Idade : 56
Localização : Espinho

Projecto.... CD player Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto.... CD player   Projecto.... CD player EmptySex Dez 31 2010, 17:01

Caro Cello

Parabéns pelo teu grande projecto! Como ficou a tocar? Tens alguma comparação com aparelhos da mesma categoria do 779, actual?
Não deve haver muitos para poder a comparação, pois no meu intender as grandes diferenças para um aparelho actual estão nos conversores mais actualizados.

Fui possuidor de um CDP x 339ES e um CDP x 559 ES e o problema foi o grupo óptico, a Famosa KSS272A! Na sony não havia em stock nem se fabricava, procurei na " net" e nada...( Varias lojas de Ópticas) quando ultimamente apareceu no Ebay, pedem por ela quase 300€ e não tenho 100% de certeza que era nova. Como tal retirei ao 339 para por no 559 que ainda trabalha e muito bem.

Fiz também testes com o 559, ligando a um conversor externo recente e as diferenças para melhor apareceram mas não eram muitas, basicamente detalhes.

Mais uma vez parabéns pelo projecto.

Gois
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/?ref=home#!/pages/Confraria-do-Vinil/10
cello
Membro AAP
cello


Mensagens : 69
Data de inscrição : 04/10/2010

Projecto.... CD player Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto.... CD player   Projecto.... CD player EmptySex Dez 31 2010, 17:31

Gois escreveu:
Caro Cello

Parabéns pelo teu grande projecto! Como ficou a tocar? Tens alguma comparação com aparelhos da mesma categoria do 779, actual?


Gois

Obrigado

acontece que o 559 ou o 779 já não me recordo, apenas aproveitei 3 elementos. O mecanismo (que levou algumas alterações), o servo e o display. O resto que o complementa foi estudado de raiz tais como as 3 fontes de alimentação (display, servo, e bloco analogico). A secção analogica tambem foi projectada de raiz tendo que foi a parte que mais tempo levou a elaborar. A ideia era fazer algo pessoal e criar uma topologia minha totalmente a discretos, sem servos como tambem condensadores no trajecto de sinal, exceto a equalização passiva, que neste momento estou a aplicar num prévio que estou tambem a elaborar.

Os Dac´s tambem são outros (PCM1704) assim como o filtro digital (DF1704). O master colck tambem foi alvo de um estudo de raiz especialmente no que toca no seu apoio (aqui ficou suspenso em ilhoses de silicone) pois foi a melhor maneira que encontrei a fim que não fosse prejudicado pelo movimento do CD (mecanismo).

Sobre a comparação, foi feita na altura por um Mark levison 39 sendo mais tarde pelo wadia 861SE que gostei imenso deste embora preferia o meu projecto talvez fosse da forma ser mais quente enquanto o wadia era mais dinamico, sobre o ML 39 coloqueio de parte embora seja uma maquina excelente e afirmo de bom senso que gostei, continuo a gostar mais do meu projecto assim como tambem o wadia.

cumps e boas festas
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Projecto.... CD player Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto.... CD player   Projecto.... CD player EmptySáb Jan 01 2011, 20:51

Projecto.... CD player 754215

Excelente, só tenho é pena que neste País não se aproveitem devidamente Pessoas como o meu Caro !!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Projecto.... CD player Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto.... CD player   Projecto.... CD player Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Projecto.... CD player
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» projecto AMP. de phones
» Projecto "PISA" - Inscrições
» Projecto pre-phono
» Projecto avantgard
» Projecto com graça...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: