Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe | 
 

  Mini Disk Deck as a DAC?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Doug
Membro AAP
avatar

Mensagens : 496
Data de inscrição : 09/01/2011
Idade : 31

MensagemAssunto: Mini Disk Deck as a DAC?   Qua Ago 08 2012, 21:48

Hoje estava por aqui a ouvir musica e pus-me a pensar... tenho para ali o Deck de Mini Disk parado a tantos anos, tenho que fazer alguma coisa daquilo. Então fui desenterrar uns mini disks ao bau, e que nostalgia senti ao introduzir o md no leitor, fui ouvindo e quando comparado com o cd não notei diferenças, pensei que pena este formato ter sido abandonado.

Depois pensei e se isto funcionasse como um dac? O meu pc tem saida coax e spdif... lembrei-me que se carregasse no botao para gravar aquilo dava o som da entrada seleccionada, mas era um bocado fatela aquilo ficar a piscar em espera para gravação, até que decidi tirar o md e carregar no botao rec, e para meu espanto aquilo ficou em modo - DA (modo conversor only), alternei entre o leitor de cds e o md e nao notei diferenças no som ( ambos sao da serie 930qs, logo mesmo dac).

Ou seja tinha um dac em casa e nem sabia! Aconselho a quem tiver por ai decks mini disk a um canto lhes de uma chance e os ligue a um pc ou media center que pode ter uma bela de uma surpresa!

Voltar ao Topo Ir em baixo
JCF
Membro AAP


Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 54
Localização : Alfragide

MensagemAssunto: Re: Mini Disk Deck as a DAC?   Qua Ago 08 2012, 22:18

Viva

Por acaso eu uso uma solução igual. Tambem tenho um Sony gravador de minidisc mas o meu é da série imediatamente anterior, um MDS-JB920 da série QS. Ouvindo com atenção com auscultadores numa comparação A-B nota-se uma pequena diferença mas é minima.

Uso-o pouco como minidisc. Neste momento tenho o leitor de DVD ligado a uma das entradas opticas e a BOX da ZON ligada noutra. Em relação ao DVD que supostamente já tem dacs de 96khz e 24 bit a verdade é que o som pelo Sony é bem melhor. O MD aceita varias frequencias de amostragem incluindo os 48khz do DVD.

Antes de usar o Sony MD usei um DAC da Musical Fidelity e o resultado era um pouco melhor, inclusivamente com CD. Nessa altura tambem tinha um cd da mesma série 920 que usava como transporte. O mecanismo de leitura destes Sony era bastante bons, tinham o bloco optico do laser fixo, o que andava era o proprio CD. Agora (já ha uns anos) uso um leitor de cd da Rotel, um RCD-1072. É um pouco superior ao Sony mas verdade seja dita, novo custava o dobro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Doug
Membro AAP
avatar

Mensagens : 496
Data de inscrição : 09/01/2011
Idade : 31

MensagemAssunto: Re: Mini Disk Deck as a DAC?   Qua Ago 08 2012, 22:31

Bem verdade seja dita não fiz uma 'audição' a sério, mas ligado o leitor de cd ao md em spdif e comutando assim a primeira escuta não se ouviam diferenças. Mas fiquei bastante contente pois assim tenho um dac que não sendo do melhor que há serve bastante bem para o que vai servir. E até estou a pensar voltar ao MD, assim só pela nostalgia, vamos la ver se não me farto eheh
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Mini Disk Deck as a DAC?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Mini Luthieria 2
» micro review do mini-amp GK MB2-500
» Mini-Review Oschar Schmidt by Washburn OB45 (VIDEO)
» Mini-Review Avalon U5 - Novo Video e Audios
» Vintage Deck K7 Pioneer c/ Vus

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: