Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Goldring 1012 GX

Ir para baixo 
+5
fredy
António José da Silva
Luis Filipe Goios
luis lopes
JCF
9 participantes
AutorMensagem
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyDom Ago 05 2012, 14:54

Vivam

Gostava que a malta com experiencia em celulas da Goldring nomeadamente esta do titulo desse a s sua opinião sobre esta e outras dentro da mesma gama de preços.

Tinha uma celula destas montada num giradiscos e gostava bastante do som dela. Não sei se estaria ainda a 100% mas estava em bom estado. No incio parecia-me que a distorsão era um pouco superior à da AT 440 MLa mas depois de a remover e ter estado a escovar cuidadosamente o som melhorou bastante nesse aspecto.

Relaticamente à 440 achei a Goldring mais dinamica, a saida é mais alta o que é bom para o meu 640P. Som mais cheio, mais encorpado com o mesmo nivel de detalhe ou resolução. Claro que o som não é apenas o resultado da celula em si, temos também o braço e o proprio GD.

A ideia é usar o braço Linn Basik Plus, gostava de experimentar um Jelco 750D ou um SME 3009 mas como os € também não abundam se calhar fico-me pela troca da celula. A Goldring está agora em promoção na Audioteam ficando praticamente ao preço que se encontra no eBay.

Valerá a pena esta troca?
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyDom Ago 05 2012, 15:03

que tal comprar a esponja magica (continente) e
passar na celula,..
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyDom Ago 05 2012, 15:16

Viva

Sim eu uso a esponja magica mas não sou totalmente partidario dessa soluçao e pode ter dois problemas:

Uma falta de jeito pode forçar a agulha e o cantilever
A sujidade é empurrada para a zona de ligação da agulha ao cantilever acumulando-se sesse local. Neste caso foi melhor solução usar a escova da Audio Technica em passagens sucessivas. O cantilever ficou a brilhar e a agulha bem mais limpa.


Última edição por JCF em Dom Ago 05 2012, 15:21, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyDom Ago 05 2012, 15:18

Goldring 1012 GX 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe Goios
Membro AAP
Luis Filipe Goios


Mensagens : 10506
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 65
Localização : Lanhelas - Minho

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyDom Ago 05 2012, 18:43

JCF escreveu:
Viva

Sim eu uso a esponja magica mas não sou totalmente partidario dessa soluçao e pode ter dois problemas:

Uma falta de jeito pode forçar a agulha e o cantilever
A sujidade é empurrada para a zona de ligação da agulha ao cantilever acumulando-se sesse local. Neste caso foi melhor solução usar a escova da Audio Technica em passagens sucessivas. O cantilever ficou a brilhar e a agulha bem mais limpa.

Goldring 1012 GX 22692
Quero subscrever por inteiro, as palavras do JCF. Eu que era(ainda sou, mas, menos um pouquinho) um incondicional da "super esponja", já me ocorreu essa situação.
Tive aqui por casa uns disquitos para ouvir, que não me pertenciam, pareciam, muito limpinhos,mas, que provocaram nas sucessivas audições, limpezas da agulha com a esponja, esse mesmo problema, sendo necessário recorrer a uma limpeza mais "profunda".
cheers

Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyTer Ago 07 2012, 12:51



Então ninguem tem experiencia com esta Goldring para partilhar?

Segundo li nalgum lado quem as fabrica é a Nagaoka...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyTer Ago 07 2012, 13:49

JCF escreveu:


Então ninguem tem experiencia com esta Goldring para partilhar?

Segundo li nalgum lado quem as fabrica é a Nagaoka...


É uma célula que já ouvi varias vezes em casa de amigos, mas nunca tive nenhuma. Sempre que as ouvi, parecerem-me bem.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Goldring 1012 GX 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyTer Ago 07 2012, 15:52

Olá
Eu já tive uma e não gostava, dei-a a um amigo e no prato dele já gosto.
Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyTer Ago 07 2012, 16:24

Viva

Já agora, não gostavas porque razão?

Da experiencia que tive com uma Goldring destas, elas são muito sensiveis ao alinhamento, nomeadamente ao VTA podendo soar asperas ou ate ligeiramente distorcidas. Bem alinhadas e afinadas têm um som dinamico, encorpado com boa definição, bom equilibrio tonal. Pelo menos foi o que me pareceu mas lá está, em GD diferentes, braços diferentes e afinações diferentes... o resultado só pode ser... diferente :-D
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyQua Ago 08 2012, 13:32

Olá
Deve ter sido mesmo um problema de vta, porque não podia afinar, o braço não dava para afinar a altura.
O som era sem detalhe e anémico.
No gira do meu amigo como tem regulação da altura do braço trabalha muito bem, ele tem um pré de phono Rega e um Luxman, e a diferença é enorme entre o Rega e o Luxman, com o Luxman para mim tem um som espectacular e se atendermos ao preço da cabeça ainda melhor, claro que o preço do Luxman é de outro mundo.
Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyQua Ago 08 2012, 17:50

Viva

Pois no meu sistema com o Thorens TD 126 mkIII com o braço SME series 3i a Goldring não tinha um som anémico ou com falta de detalhe, antes pelo contrário. Alias tocava mais alto do que a AT 440MLa e com maior dinamica embora a diferença não fosse extraordinária. A AT talvez tenha um pouco mais de informação nomeadamente nos agudos mas a minha AT tem 2 anos e picos de uso moderado (pq tenho outros GD que tb uso e nao ouço todos os dias) e a Goldring estava num estado indeterminado pois comprei-a usada.

Já tenho marcada a montagem da 1012GX no meu TD160B, oxalá não me arrependa amargamente da troca ... :-S

Eu creio que pior não fico, posso é ficar +/- na mesma melhorando umas coisas e piorando outras.
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyQua Ago 08 2012, 18:06

Olá
Se vai ser montada pelo J.Alves então não tenhas qualquer dúvida de que fica a 100%.
Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
José Carvalho
Membro AAP
José Carvalho


Mensagens : 355
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 54
Localização : Carcavelos

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyQui Ago 09 2012, 10:16

Caro JCF,

Tenho a Goldring 1012GX atravessada.

Quando comprei o meu Rega P3-24, há sensivelmente um ano atrás, o Sr. Jorge Alves recomendou-me precisamente a 1012GX.

No entanto, como me estava a iniciar novamente no vinil, achei melhor optar por uma solução um pouco mais barata e optei pela Rega Elys.

Estou satisfeito, mas quando vou à Audioteam e ouço aquelas máquinas a tocar com a 1012GX fico um pouco arrependido, porque o som é muito mais dinâmico e com muito mais detalhe.

Eu não pensava duas vezes.

Cptos.
José Carvalho
Ir para o topo Ir para baixo
elso
Membro AAP
elso


Mensagens : 395
Data de inscrição : 04/07/2010
Idade : 55
Localização : Barreiro

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyQui Ago 09 2012, 13:20

São realmente muito boas MM, já tive uma e tenho uma 1042 guardada neste momento.

Umas das vantagens é tambem poder fazer o upgrade só comprando a agulha.
Ir para o topo Ir para baixo
Cordovox
Membro AAP
Cordovox


Mensagens : 816
Data de inscrição : 27/12/2011
Idade : 62
Localização : Alfarim/Sesimbra

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyQui Ago 09 2012, 13:31

elso escreveu:
São realmente muito boas MM, já tive uma e tenho uma 1042 guardada neste momento.

Umas das vantagens é tambem poder fazer o upgrade só comprando a agulha.

Subscrevo

Tive uma 1022 num Pro-Ject RPM 5.1 e tocava lindamente. Em termos de MM e, de acordo com a minha experiencia com as MM que tive só tive uma que tocava melhor. Uma Pickering XV-15-1800 S.
É Goldring é uma excelente célula e como diz aqui o Elso, podes mais tarde "cambiar" a agulha por uma de modelo superior.

Deixa-te estar sossegado com ela que te vai dar muitas horas de prazer sónico ( if I may suggest...) Goldring 1012 GX 22692
Ir para o topo Ir para baixo
https://thecordovoxproject.com/
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptySex Ago 10 2012, 14:52

Obrigado pelas opiniões e ajuda

Ontem o meu velho Thorens lá foi à Audioteam para o sr. Jorge Alves montar e alinhar a Goldring 1012GX. Antes de mais quero referir a simpatia com que fui recebido e recomendar vivamente esta empresa não só pelo excelente atendimento como pela competencia demonstrada e pelo excelente material que representam.

Antes de montar a Goldring o Sr. Jorge Alves esteve a ver a AT440MLa e inclusivamente esteve a a ver a resposta no osciloscópio. Não estava nada mal, deu para perceber que o canal esquerdo tem uma resposta ligeiramente mais alta dentro da tolerancia de fabrico algo que eu proprio ja tinha reparado. As sinusoides não sobrepunham de forma exacta. Detectou-se uma ligeira distorsão no registo no inicio do disco mas globalmente estava bem. Inclusivamente disse-me (não sei se por simpatia) que já lhe tinham aparecido trabalhos bastante piores realizados por profissionais ...

Sobre a nova Goldring, no disco de teste mostrou um equilibrio ligeiramente melhor entre as sinusoides mas ele disse que aquele tipo de registo era perfeitamente espectável em celulas desta categoria e preço. Na mesma altura estava a ser testada uma Dynavector Karat montada num Gyrodec e nessa sim, as sinusoides eram quase perfeitamente sobreponiveis, um resultado sem duvida superior mas estamos a falar numa celula de 900 euro.

Relativamente ao som da Goldring ainda é cedo para comentar pois ontem praticamente não deu para ouvir e alem disso neste tipo de equipamentos que têm uma componente mecanica o periodo de rodagem existe mesmo e portanto neste momento a celula ainda não está no seu melhor. Consegui identificar o timbre da que eu tive montada no 126, uma resposta mais alta, uma gama media um pouco mais saliente. A AT parece-me ter melhor resposta nas estremidades do espectro, mais transparencia, melhor focagem. Para já ainda não considero que foi um upgrade mas ainda não perdi a espectativa que venha a ser, vou ter de esperar pelo fim do periodo de rodagem para dizer com mais certezas. No entanto dá já para perceber os pontos fortes e o potencial da Goldring.


Última edição por JCF em Sex Ago 10 2012, 16:38, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptySex Ago 10 2012, 15:13

JCF escreveu:
Obrigado pelas opiniões e ajuda

Ontem o meu velho Thorens lá foi à Audioteam para o sr. Jorge Alves montar e alinhar a Goldring 1012GX. Antes de mais quero referir a simpatia com que fui recebido e recomendar vivamente esta empresa não só pelo excelente atendimento como pela competencia demonstrada e pelo excelente material que representam.


Quanto a competência e simpatia, tens (em minha opinião) toda a razão. É sempre um prazer visitar a Audioteam. E sempre que lá fui, vi um tratamento igual a todos os clientes independentemente daquilo que se vai comprar.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Goldring 1012 GX 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptySex Ago 10 2012, 15:17

Mas afinal, para quando uma MC? Goldring 1012 GX 447836

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Goldring 1012 GX 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptySex Ago 10 2012, 16:41

Pois, se calhar devia pensar nisso mas as MC são geralmente bem mais caras e alem disso não sei se o meu Cambridge 640P será o pre mais indicado para o efeito.

Neste momento de crise não é facil estar a arranjar verbas para investir num upgrade desses...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptySex Ago 10 2012, 18:19

JCF escreveu:
Pois, se calhar devia pensar nisso mas as MC são geralmente bem mais caras e alem disso não sei se o meu Cambridge 640P será o pre mais indicado para o efeito.

Neste momento de crise não é facil estar a arranjar verbas para investir num upgrade desses...



É verdade que a crise não ajuda, mas um dia destes, tens que experimentar. Há um colega que vai (em principio) adquirir brevemente uma MC com características técnicas bastante apreciáveis e com um pré da marca do teu. A ver vamos se se concretiza e quais os resultados. É uma MC bem em conta.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Goldring 1012 GX 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptySeg Ago 13 2012, 12:00

Pois é, já dei mais rodagem à 1012GX. Melhorou a dinamica e a definição mas os graves são mais atenuados que na AT 440MLa e a definição nos agudos (extremos) também me parece ligeiramente inferior. Dá ideia de uma maior transparencia mas creio que isso se deve a uma gama media mais saliente. O sinal nota-se que é claramente mais alto que na AT

Vou aguardar mais umas horas e tentar ver se melhoro num outro aspecto mas a probabilidade de voltar à 440 vai ganhando peso...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptySeg Ago 13 2012, 12:28

JCF escreveu:
Pois é, já dei mais rodagem à 1012GX. Melhorou a dinamica e a definição mas os graves são mais atenuados que na AT 440MLa e a definição nos agudos (extremos) também me parece ligeiramente inferior. Dá ideia de uma maior transparencia mas creio que isso se deve a uma gama media mais saliente. O sinal nota-se que é claramente mais alto que na AT

Vou aguardar mais umas horas e tentar ver se melhoro num outro aspecto mas a probabilidade de voltar à 440 vai ganhando peso...


As AT´s têm a tendência de enfatizar certas gamas, mesmo as MC´s o que para certos sistemas e gostos até é uma mais valia. Provavelmente, a Goldring até é mais correcta e tu ainda não estás acostumado a ela. Será?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Goldring 1012 GX 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptySeg Ago 13 2012, 14:22

António José da Silva escreveu:
JCF escreveu:
Pois é, já dei mais rodagem à 1012GX. Melhorou a dinamica e a definição mas os graves são mais atenuados que na AT 440MLa e a definição nos agudos (extremos) também me parece ligeiramente inferior. Dá ideia de uma maior transparencia mas creio que isso se deve a uma gama media mais saliente. O sinal nota-se que é claramente mais alto que na AT

Vou aguardar mais umas horas e tentar ver se melhoro num outro aspecto mas a probabilidade de voltar à 440 vai ganhando peso...


As AT´s têm a tendência de enfatizar certas gamas, mesmo as MC´s o que para certos sistemas e gostos até é uma mais valia. Provavelmente, a Goldring até é mais correcta e tu ainda não estás acostumado a ela. Será?

Poderá ser... A verdade é que no 126 com o SME III não notava esta falta de extensão de grave. Tambem acredito que ainda não tenha feito as 10 horas de rodagem. Vou esperar mais um pouco a ver no que dá.
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyQua Ago 15 2012, 14:43

Afinal o problema da falta de graves tem provavelmente outra origem. Estive a mudar o oleo do rolamento e pode ter ficado com oleo a mais Goldring 1012 GX 675116

Alguem sabe exactamente a quantidade de oleo e que tipo de oleo se deve meter? Segundo li algures depois de muito procurar para este 160 mkII serão cerca de 5 a 6 gotas.

Ha também muita informação sobre oleos desde o oleo para maquinas de costura tipo singer, passando por oleo para motores de automoveis, oleo hidraulico tipo ATF e até oleo para engrenagens, as vulgares "valvulinas" usadas em caixas de velocidades. Também vi referencia a um oleo preto da LINN que não deve ser mais do que um oleo "grafitado".

Alguem tem mais informação?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyQua Ago 15 2012, 14:48

JCF escreveu:
Afinal o problema da falta de graves tem provavelmente outra origem. Estive a mudar o oleo do rolamento e pode ter ficado com oleo a mais Goldring 1012 GX 675116

Alguem sabe exactamente a quantidade de oleo e que tipo de oleo se deve meter? Segundo li algures depois de muito procurar para este 160 mkII serão cerca de 5 a 6 gotas.

Ha também muita informação sobre oleos desde o oleo para maquinas de costura tipo singer, passando por oleo para motores de automoveis, oleo hidraulico tipo ATF e até oleo para engrenagens, as vulgares "valvulinas" usadas em caixas de velocidades. Também vi referencia a um oleo preto da LINN que não deve ser mais do que um oleo "grafitado".

Alguem tem mais informação?


Quanto a isso, o melhor é não arriscar (digo eu) e adquirir o Kit Joel com os óleos certos, tanto para motor como para o rolamento. Vem com as instruções e o óleo correcto e uma correia de qualidade. E aproveitas e "espetas-lhe" o espelho da chumaceira. Um investimento pequeno e que vale a pena.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Goldring 1012 GX 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptySáb Jul 27 2013, 19:06

Ora bem, reavivo este tópico porque resolvi desfazer uma alteração que tinha feito ou seja, desmontei a Goldring e voltei a montar a minha anterior AT 440 MLa. Já andava um pouco farto do som algo agressivo da 1012GX nomeadamente nos agudos. A AT tambem tem agudos fortes mas creio que é mais acima, na GR é mais perto da banda média. É verdade que a saida é mais alta e é mais dinamica mas a verdade é que achava o timbre do meu Dual com a OM 20 mais natural.

Resultado montei a AT e estive a afinar, acho que ficou bem. É um pouco menos dinâmica e tem uma saida um pouco mais baixa mas em contrapartida acho o timbre mais natural. Ando ainda em experiências com a tracking force entre o normal 1.4g ou um pouco mais nos 1.5

Felizmente não vendi a AT senão agora lá estaria a pensar em gastar mais umas massas nisto Goldring 1012 GX 936335 
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptySáb Jul 27 2013, 20:37

JCF escreveu:


Felizmente não vendi a AT senão agora lá estaria a pensar em gastar mais umas massas nisto Goldring 1012 GX 936335 



...e os malvados dos euros fogem de nós (e de Portugal) a sete pés.lol! 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Goldring 1012 GX 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyQua Jul 31 2013, 16:32

E pronto, a Goldring já ficou ontem com o novo dono. Espero que lhe dê muitas horas de fruição musical.

No Thorens ficou a Audio Technica AT 440 MLa que estava no "armazém" à espera de voltar à acção.

Sinceramente a Goldring pode ser melhor em alguns aspectos mas na minha modesta opinião a AT que me custou cerca de metade tem uma sonoridade mais agradável e uma resolução equivalente, pelo menos.

Entretanto depois de ter montado a GR houve uma alteração no meu Thorens e isso pode ter alterado um pouco as coisas. Tinha mudado o oleo do TD160 e coloquei oleo a mais. A partir dessa altura notei que o som ficou mais leve, com menos grave e uma sensação de falta de linearidade na resposta e notei ainda que o giradiscos ficou mais ruidoso.

Quando fui à Audioteam comprar a Goldring estive a falar com o sr. Jorge Alves sobre oleos e ele disse-me que nos Rega usava oleo de engrenagens, é semelhante à valvulina usada em caixas de velocidade de automóveis. Disse-me também que a quantidade recomendada eram apenas 2 gotas. Já com a Goldring montada no Thorens estive a tirar o oleo do rolamento e meti 2 gotas de valvulina 80/90. Notei logo mais silencio, o som mais dinâmico e um grave mais encorpado.

Agora que re-montei a AT a falta de dinânica que tinha notado antes (de comprar a Goldring), desapareceu, o som está bem mais composto, um grave mais presente. Agora estou a gostar e recomendo sem reservas esta célula para quem não queira (ou não possa) gastar muito dinheiro nestas coisas. Goldring 1012 GX 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyQua Jul 31 2013, 16:37

JCF escreveu:


Quando fui à Audioteam comprar a Goldring estive a falar com o sr. Jorge Alves sobre oleos e ele disse-me que nos Rega usava oleo de engrenagens, é semelhante à valvulina usada em caixas de velocidade de automóveis. Disse-me também que a quantidade recomendada eram apenas 2 gotas. Já com a Goldring montada no Thorens estive a tirar o oleo do rolamento e meti 2 gotas de valvulina 80/90. Notei logo mais silencio, o som mais dinâmico e um grave mais encorpado.


Acho que não devias de arriscar, e compravas o óleo certo ao Joel, seja o Kit ou só o óleo. Se a memória não me falha, para esse Thorens são umas seis gotas.
Ao comprares ao Joel, ficas com a certeza de ser o óleo certo que foi estudado pela Thorens para esse gira.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Goldring 1012 GX 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyQua Jul 31 2013, 16:56

Sim, compreendo e não está fora de hipotese.

Pelo que eu percebi, o kit do Joel compreende o tal espelho de chumaceira que pelo que percebi é uma chapinha que se coloca no fundo do rolamento para a ponta do espigão apioar lá em vez de apoiar no rolamento de teflon. Nesse caso é natural que precise de mais oleo pois o rolamento original deixa de ter efeito e a cavidade cónica em teflon tem de ser preenchida com oleo. No caso de se manter a chumaceira original acredito que a quantidade de oleo necessária seja menor.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyQua Jul 31 2013, 16:59

JCF escreveu:
Sim, compreendo e não está fora de hipotese.

Pelo que eu percebi, o kit do Joel compreende o tal espelho de chumaceira que pelo que percebi é uma chapinha que se coloca no fundo do rolamento para a ponta do espigão apioar lá em vez de apoiar no rolamento de teflon. Nesse caso é natural que precise de mais oleo pois o rolamento original deixa de ter efeito e a cavidade cónica em teflon tem de ser preenchida com oleo. No caso de se manter a chumaceira original acredito que a quantidade de oleo necessária seja menor.

Do Kit não faz parte o espelho da chumaceira (que aconselho fortemente). As seis gotas são sem o espelho, mas o espelho não altera a quantidade de óleo.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Goldring 1012 GX 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyQua Jul 31 2013, 18:01

Pois, tinha de ver bem o interior do rolamento para ver a quantidade de óleo necessária com mais certezas mas como o resultado assim é bom...

A parte a lubrificar é a ponta do espigão onde a pressão pode ser significativa. Mas acredito que não seja necessário muito óleo...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyQua Jul 31 2013, 18:03

JCF escreveu:
Pois, tinha de ver bem o interior do rolamento para ver a quantidade de óleo necessária com mais certezas mas como o resultado assim é bom...

A parte a lubrificar é a ponta do espigão onde a pressão pode ser significativa. Mas acredito que não seja necessário muito óleo...


Com cada Kit que o Joel vende, vem as instruções e a quantidade de óleo correta a usar.
Se fosse a ti, metia mais 3 ou 4 gotas.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Goldring 1012 GX 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX EmptyQua Jul 31 2013, 20:10

António José da Silva escreveu:
JCF escreveu:
Pois, se calhar devia pensar nisso mas as MC são geralmente bem mais caras e alem disso não sei se o meu Cambridge 640P será o pre mais indicado para o efeito.

Neste momento de crise não é facil estar a arranjar verbas para investir num upgrade desses...



É verdade que a crise não ajuda, mas um dia destes, tens que experimentar. Há um colega que vai (em principio) adquirir brevemente uma MC com características técnicas bastante apreciáveis e com um pré da marca do teu. A ver vamos se se concretiza e quais os resultados. É uma MC bem em conta.

Procurando bem encontram-se por vezes grandes preços fora dos circuitos convencionais!? ...

Senão repare-se nos 420/5€ (depende do câmbio $/€) que me custou, com despesas de despacho, a minha AT-33 PTG/II posta em casa! ...
Noutras opções menos custosas a diferença é +/- proporcional!
Cool 

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Conteúdo patrocinado





Goldring 1012 GX Empty
MensagemAssunto: Re: Goldring 1012 GX   Goldring 1012 GX Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Goldring 1012 GX
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Células e Agulhas-
Ir para: