Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Amplificador de 1ª

Ir para baixo 
+9
carlomar
brasas
jmrmonteiro
Milton
Ulrich
PALUSE
Vodoo
António José da Silva
Stereo
13 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
António José da Silva
Membro AAP



Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySáb Dez 24 2011, 22:26

carlomar escreveu:
Esta questão é muito mais sensível no Ptphones.


Eu tive muita sorte. Como coloquei os transformadores foi como ficou e o ruído é zero. Repara como ficaram. Claro que a alimentação está separada.

Amplificador de 1ª - Página 2 Imag0317jd
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySáb Dez 24 2011, 22:40

De qualquer forma o toroidal ainda tem uma cinta em fita de cobre lidada à massa, fazendo de escudo.

O movimento do Woofer não sei dizer bem se é muito ou pouco, mas não me parece ser grave.

Este bicho é um espectáculo! Não tem um grave poderoso, como noutros, mas parece mais ser moderado. O que impressiona mesmo é a sua capacidade reveladora e musical. Agora ainda mais ouço o drama que se inscreve neste cenário... É que não só revela o que é bom ma o que é mau: as gravações ficam mesmo a nu e se por uma lado podemos desfrutar mais, por outro saboreamos a frustração ouvindo tudo o que está mal na gravação. Mas é como na vida, eu gosto de ver tudo!... Amplificador de 1ª - Página 2 491368
Agora ponho-me a pensar: e quando adequirir o material que procuro?! Mais: se segundo dizem o Aleph 30 ainda é melhor, imagino o que me espera!... Amplificador de 1ª - Página 2 693932
Ir para o topo Ir para baixo
carlomar
Membro AAP
carlomar


Mensagens : 117
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 54
Localização : V.F.Xira

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySáb Dez 24 2011, 23:39

António José da Silva escreveu:
carlomar escreveu:
Esta questão é muito mais sensível no Ptphones.


Eu tive muita sorte. Como coloquei os transformadores foi como ficou e o ruído é zero. Repara como ficaram. Claro que a alimentação está separada.

Amplificador de 1ª - Página 2 Imag0317jd

Neste caso nem foi uma questão de sorte mas sim de um bom projeto: Fonte de alimentação separada fisicamente. Amplificador de 1ª - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
carlomar
Membro AAP
carlomar


Mensagens : 117
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 54
Localização : V.F.Xira

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySáb Dez 24 2011, 23:50

Stereo escreveu:
... segundo dizem o Aleph 30 ainda é melhor, imagino o que me espera!... Amplificador de 1ª - Página 2 693932

E segundo diz o Sr Pass o J é o seu preferido dos Aleph...

Depois fazemos ai uma demonstração de amplificação Nelson Pass:
Tu Aleph5 e Aleph30
Eu F5 e Aleph J

Resultado, Malucos do FVM Amplificador de 1ª - Página 2 317942 Amplificador de 1ª - Página 2 933723
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySáb Dez 24 2011, 23:57

carlomar escreveu:


Neste caso nem foi uma questão de sorte mas sim de um bom projeto: Fonte de alimentação separada fisicamente. Amplificador de 1ª - Página 2 22692

Nem outra coisa me passaria pela cabeça. Facilita em muito a execução de tais projetos.
Tive um belíssimo pré-amplificador das origens da PS-Audio (o famoso 4.6) e também este tinha uma fonte completamente separada. Ainda hoje tenho pena de o ter vendido, mas não se pode ter nem ouvir tudo em simultâneo.

Amplificador de 1ª - Página 2 Psaudio


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Amplificador de 1ª - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyDom Dez 25 2011, 18:38

Pois é, também gostaria de fazer uma espécie de coleção de aparelhos, mas... O Aleph J estaria na lista, o F5 também... Mas enfim, não se pode ter tudo! Amplificador de 1ª - Página 2 675116
Mesmo para auscultadores, não ponho de parte a ideia de fazer, pelo menos uma alteração num pré, para utilizar os auscultadores. Amplificador de 1ª - Página 2 491368
Ir para o topo Ir para baixo
mango
Membro AAP
mango


Mensagens : 647
Data de inscrição : 04/10/2010

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyDom Dez 25 2011, 21:40

Stereo escreveu:
É possível que seja mesmo uma diferença do transformador, apesar de ser (segundo especificações) de 25V, igual a um outro caso que deu os 34V, enquanto neste deu 32V.

como disse e bem, a relação do numero de espiras no primario e o numero de espiras no secundario nos dois transformadores provavelmente não deve ser igual...

vpico à entrada do primario seria Vrms/0,707 = aprox. 312 VpicoAC
Vpico no secundario seria [Vpico primario/(Número de espiras no primário/Número de espiras no secundário)]...a relação de espiras para dar 25Vac no secundario tem que ter uma parte fraccional e não é um valor inteiro porque 220V/25=8,8 ou seja 8.8 espiras no primario para 1 no secundario

portanto Vpico no secundario = 25v/0,707 =35,36ac
isto seria igualmente o valor de pico teorico se usassemos diodos ideais, mas como cai 0.7V em cada um (nos de silicio) temos:
Vpico na ponte rectificadora= 35,36-1,4=33,66V

Vdc na carga a seguir à ponte seria 2*Vpico/3,14159 = 21,4V, o mesmo é dizer que Vdc é aprox. 0,636*Vp
Ir para o topo Ir para baixo
carlomar
Membro AAP
carlomar


Mensagens : 117
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 54
Localização : V.F.Xira

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyDom Dez 25 2011, 23:42

mango escreveu:

...vpico à entrada do primario seria Vrms/0,707 = aprox. 312 VpicoAC
Vpico no secundario seria [Vpico primario/(Número de espiras no primário/Número de espiras no secundário)]...a relação de espiras para dar 25Vac no secundario tem que ter uma parte fraccional e não é um valor inteiro porque 220V/25=8,8 ou seja 8.8 espiras no primario para 1 no secundario

portanto Vpico no secundario = 25v/0,707 =35,36ac
isto seria igualmente o valor de pico teorico se usassemos diodos ideais, mas como cai 0.7V em cada um (nos de silicio) temos:
Vpico na ponte rectificadora= 35,36-1,4=33,66V

Agradeço a explicação.

Só não consigo perceber esta parte final
mango escreveu:

Vdc na carga a seguir à ponte seria 2*Vpico/3,14159 = 21,4V, o mesmo é dizer que Vdc é aprox. 0,636*Vp
Dá para explicar melhor esta parte?

È que o amigo Stereo está a obter na carga do seu amp classe A 32VDC, o que acho perfeitamente normal e não 21,4VDC.

Eu no meu amp F5 Class A tenho tranformador de 2x0-18VAC e obtenho na carga (depois da ponte) 23,7VDC por cada Rail.(uso 2 pontes rectificadoras)

Sem recorrer a matemática avançada, eu faço a seguinte conta que não sendo muito precisa, dá para ter uma idéia da tensão que se pode obter a partir de uma tensão Ac de determinado transformador num amplificador a trabalhar em classe A: VAC*1,3=VDC

No caso do Stereo 25VAC*1,3=32,5VDC (muito próximo dos 32V que o Stereo refere)

No meu caso 18VAC*1,3=23,4VDC (muito próximo dos 23,7 que tenho na pratica)

Este simples calculo pode não ter nada de científico mas funciona na pratica.

Se fossem amplificadores classe B ou AB já não poderia aplicar a "formula" *1,3 pois a corrente de repouso de um amplificador classe B não tem nada a ver com a de um Classe A. Neste caso multiplicaria por 1,4.

Claro que a tensão final DC obtida depende muito também da corrente que o transformador está a debitar e também de quão folgado está o transformador.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySeg Dez 26 2011, 18:20

Resolvi fechar o animal, enquanto aguarda o material...
Amplificador de 1ª - Página 2 42332662



Obrigado mango! Também fiquei como o Calomar em relação à última...

Como disse, no caso de um indivíduo que com o mesmo projecto usou transformadores de 2x25v e obteve o «rail» de 34v, eu também usando o de 2x25v obtenho os 32v. Pelos vistos será esse o problema. Mas a alternativa aqui seria transformadores de 2x30 - o que seria demais «penso eu de que».

Os que vou usar no A30 também como esses... quer dizer, 300VA a 2x18v e que sendo o recomendado esperava obter os 25v, mas que como o transformador é do mesmo fabricante duvido que obtenha essa voltagem.

Não será grave, mas não sei se será o óptimo, pois a tensão que o bias condiciona faz a diferença para o resultado final. Não será por falta de dissipador que teria problemas em ter a tensão um pouco acima, mas abaixo pouco aquece os dissipadores. Fico sem saber se ganharia alguma coisa com a diferença de tensão, mas não me queixo. Amplificador de 1ª - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
mango
Membro AAP
mango


Mensagens : 647
Data de inscrição : 04/10/2010

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySeg Dez 26 2011, 18:43

carlomar escreveu:
Dá para explicar melhor esta parte?

viva,

O Vdc=2*Vpico/Pi é apenas um valor teórico na rectificação de onda completa (tens o dobro dos ciclos positivos em relação a uma rectificação de meia-onda). Como 2/Pi é aproximadamente 0,636 diz-se que Vdc é aprox. 0,636Vp. Mas atenção que isto seria o valor de saida DC médio da ponte rectificadora. Antes da filtragem portanto.
Depois é necessário ter em conta o ripple provocado pela filtragem, se necessário, uma vez que quanto maior for o condensador menos ripple terás e pode ser desprezível, isto porque quanto maior for a capacidade do condensador menos reactancia apresenta [Xc=1/(2*Pi*f*C)].

Mas dimensionar um condensador de filtragem é sempre um compromisso...

Como o condensador carrega até ao valor de pico e não o valor de rms temos os tais:
Vpico na ponte rectificadora= 35,36-1,4=33,66V...sensivelmente os 34V no rail que vão alimentar todo o resto do circuito e medidos pelo stereo. Se o stereo mede apenas 32 é porque o problema já vem detrás.

resumindo, pegas no valor AC, que é medio e medido em RMS, subtrais a queda de tensão na ponte porque os diodos não são ideais, e em seguida multiplicas por raiz de 2. O que a filtragem faz é precisamente isso...elevar o valor médio DC para o valor de pico.

tu ao fazeres as contas dessa forma estás a ignorar a queda de tensão na ponte, que ainda são cerca de 1.4V (0.7 em cada, uma vez que na ponte os díodos conduzem aos pares) e entras com um valor de 1.3, quando deveria ser a raiz quadrada de 2, aprox. 1.414.

Já agora outra coisa que gostava já agora de chamar a atenção é que os valores rms medidos por multímetros convencionais só são fidedignos se a forma de onda for sinusoidal pura...porque os multímetros convencionais rectificam o sinal de entrada para determinar o valor médio e em seguida espetam-lhe com uma multiplicação por 1.1 que é o valor médio em meio período de um sinal sinusoidal puro...se a forma de onda não for sinusoidal esse tipo de multímetros pode cometer erros de leitura que podem ir até 30%. é para resolver problemas desses que existem os multímetros que medem "true" RMS e são mais carotes.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySeg Dez 26 2011, 18:49

Obrigado Mango por mais uma excelente participação tua. A informação acerca dos multímetros é muito útil para quem se inicia nestas andanças.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Amplificador de 1ª - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
mango
Membro AAP
mango


Mensagens : 647
Data de inscrição : 04/10/2010

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySeg Dez 26 2011, 18:51

Stereo escreveu:

Como disse, no caso de um indivíduo que com o mesmo projecto usou transformadores de 2x25v e obteve o «rail» de 34v, eu também usando o de 2x25v obtenho os 32v. Pelos vistos será esse o problema. Mas a alternativa aqui seria transformadores de 2x30 - o que seria demais «penso eu de que».

stereo agora não percebi...tu tens dois enrolamentos no secundario certo? num rail alimentado por um deles tens 34 e no outro 32 não é? ou tens 32 nos dois? fiquei confuso agora....
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySeg Dez 26 2011, 19:16

mango escreveu:
Stereo escreveu:

Como disse, no caso de um indivíduo que com o mesmo projecto usou transformadores de 2x25v e obteve o «rail» de 34v, eu também usando o de 2x25v obtenho os 32v. Pelos vistos será esse o problema. Mas a alternativa aqui seria transformadores de 2x30 - o que seria demais «penso eu de que».

stereo agora não percebi...tu tens dois enrolamentos no secundario certo? num rail alimentado por um deles tens 34 e no outro 32 não é? ou tens 32 nos dois? fiquei confuso agora....


Não, eu disse que um indivíduo que fez o mesmo projecto e com um transformador de 2x25v obtinha os 34v enquanto no meu caso só obtinha 32v com o mesmo tipo de transformador. 2x25 que é um para cada lado do rail, ou seja, no meu caso, -32v e +32v.

O amigo mango está a dar aqui uma ajudinha muito preciosa! Bem-haja! Amplificador de 1ª - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
mango
Membro AAP
mango


Mensagens : 647
Data de inscrição : 04/10/2010

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySeg Dez 26 2011, 19:42

estás a gostar do som não estás? as contas que se lixem...Wink
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySeg Dez 26 2011, 19:45

mango escreveu:
estás a gostar do som não estás? as contas que se lixem...Wink

Mesmo sendo o som o mais importante, não deixa de ser louvável apresentar os cálculos para que os que sabem menos possam começar a ver o que está por detrás das coisas. E é uma forma de futuramente poderem eles próprios calcularem nem que seja para terem uma aproximação ao real. Amplificador de 1ª - Página 2 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Amplificador de 1ª - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
carlomar
Membro AAP
carlomar


Mensagens : 117
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 54
Localização : V.F.Xira

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySeg Dez 26 2011, 20:06

mango escreveu:
...e entras com um valor de 1.3, quando deveria ser a raiz quadrada de 2, aprox. 1.414.
Obrigado Mango, Amplificador de 1ª - Página 2 22692
è sempre bom conhecer os calculos.

Sim eu sei que deveria entrar com * 1,41, mas isto dá-nos a tensão DC na saída da ponte com condensadores na filtragem sem carga.
Por isso eu digo que esta formula funciona bem para amplificadores classe B ou AB , ou seja com uma carga em repouso (Bias) quase nula.

Em amplificação classe A a corrente de repouso é muito elevada, e pela minha experiência multiplicar por 1,41 não resulta, por que a tensão AC acaba por ter uma queda.
Neste caso multiplicar por 1,3 acaba na prática, por ficar muito próximo do valor final, como ficou evidente pelo meu exemplo do F5 e do A5 do Stereo.

Outra coisa a levar em consideração é de que quando o fabricante do transformador diz que o mesmo é de por exemplo 0-18V 300VA, este transformador em vazio terá uma tensão superior a 18VAC dependendo do fator de regulação do respectivo transformador.

Os 18VAC serão obtidos quando o transformador estiver a debitar próximo dos 300VA.


Outro fator que pode condicionar naturalmente a tensão final nos Rails é a tensão da rede.
Stereo, qual a tensão que tens na rede eletrica?

Eu na minha casa chego a ter em períodos de menor consumo 240VAC, com a ressalva que o meu Multimetro não é "true RMS"

Outra possibilidade é a de o amp do Stereo estar com bias mais elevadas que o do outro individuo.

Mas acredito mais que sejam diferenças na fabricação do teu transformador.

Já agora qual é o fabricante? O meu é Nuvotem Talema. E Gosto.



Sim o mais importante é o som. Orquestra
Ir para o topo Ir para baixo
mango
Membro AAP
mango


Mensagens : 647
Data de inscrição : 04/10/2010

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySeg Dez 26 2011, 20:57

sim, tens toda a razão. Em carga arreia sempre qualquer coisa. Mas repara que eu desconheço de que carga estamos aqui a falar. O stereo não nos disse essa variável. Isto era tudo uma explicação teórica para os valores nos diversos pontos da fonte, sem ter em conta a carga.
E o ultimo ponto que referes realmente também é outra variável que desconhecemos que é a tensão de alimentação que pode sofrer grandes oscilações ao longo do dia.
Se os teus 1.3 empíricos funcionam nada contra Wink
Ir para o topo Ir para baixo
carlomar
Membro AAP
carlomar


Mensagens : 117
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 54
Localização : V.F.Xira

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySeg Dez 26 2011, 21:17

Stereo escreveu:

Amplificador de 1ª - Página 2 42332662

Fernando?

Aquela gaveta por baixo do NAD, Amplificador de 1ª - Página 2 447836

é para guardar os Cds?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySeg Dez 26 2011, 21:19

carlomar escreveu:
Stereo escreveu:

Amplificador de 1ª - Página 2 42332662

Fernando?

Aquela gaveta por baixo do NAD, Amplificador de 1ª - Página 2 447836

é para guardar os Cds?

Smile)__((:

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Amplificador de 1ª - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySeg Dez 26 2011, 21:31

carlomar escreveu:
Stereo escreveu:

Amplificador de 1ª - Página 2 42332662

Fernando?

Aquela gaveta por baixo do NAD, Amplificador de 1ª - Página 2 447836

é para guardar os Cds?

É gaveta A5. Amplificador de 1ª - Página 2 933723

Medi agora a tensão e é 223v. Por acaso nunca reparei se por cá há assim oscilações.

Se o bias não está correcto não posso afirmar, mas é o que me parece, pois as medidas coincidem com as recomendadas. Vou curtindo o animal assim e quando tiver o material para substituir, verifico novamente as medidas, não acham?! Amplificador de 1ª - Página 2 447836
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 46
Localização : Aveiro

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySeg Dez 26 2011, 21:32

António José da Silva escreveu:
carlomar escreveu:
Stereo escreveu:

Amplificador de 1ª - Página 2 42332662

Fernando?

Aquela gaveta por baixo do NAD, Amplificador de 1ª - Página 2 447836

é para guardar os Cds?

Smile)__((:

Dão cabo do Homem... Smile)__((:
Ir para o topo Ir para baixo
carlomar
Membro AAP
carlomar


Mensagens : 117
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 54
Localização : V.F.Xira

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySeg Dez 26 2011, 22:01

Não resisti Amplificador de 1ª - Página 2 21181

O que vale é que o Fernando tem bom sentido de humor, uma qualidade que aprecio.

Acredita que estou impressionado com o as tuas construções, atendendo a que não tens muitos conhecimentos de eletronica, mas com a tua força de vontade, lá vais avançando.

Dos meu protótipos em tábua de ensaios nem me atrevo a meter fotos.

E se quiserem rir um bocadinho á minha custa, olhem bem para o meu Avatar:

Aquelas desgraçadas nem verniz tem Amplificador de 1ª - Página 2 865586

e se olharem para a base , ...na altura estavam em cima de um tijolo... Amplificador de 1ª - Página 2 424293 Amplificador de 1ª - Página 2 317942

Enfim, são as Guarnieri dos pobres Amplificador de 1ª - Página 2 265963
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySeg Dez 26 2011, 22:03

carlomar escreveu:


Dos meu protótipos em tábua de ensaios nem me atrevo a meter fotos.


Estou em total desacordo. Uma construção na tábua é bem bonita de se ver e quanto mais "baralhada" estiver a coisa, melhor. Amplificador de 1ª - Página 2 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Amplificador de 1ª - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
carlomar
Membro AAP
carlomar


Mensagens : 117
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 54
Localização : V.F.Xira

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySeg Dez 26 2011, 22:12

Stereo escreveu:

Medi agora a tensão e é 223v. Por acaso nunca reparei se por cá há assim oscilações.

Ai está um motivo que condiciona a baixa tensão.

Embora esse valor esteja bem dentro dos limites de tolerância, a tensão em Portugal já há uns bons anos que é de 230V e não de 220V como costumamos referir por questões habito.

E , já agora, os 380v Já não são 380V, mas sim 400V.

Eu acabei de medir a minha e tenho agora 232V.
Quase que aposto que lá para a meia noite terei cerca de 240V.

Por isso, Fernando aqui em casa terias uns 33V certamente.

o melhor é mudares de casa! Amplificador de 1ª - Página 2 933723
Ir para o topo Ir para baixo
carlomar
Membro AAP
carlomar


Mensagens : 117
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 54
Localização : V.F.Xira

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySeg Dez 26 2011, 22:19

carlomar escreveu:

Por isso, Fernando aqui em casa terias uns 33V certamente.

Acabei de fazer uma regra trés simples:

Se com 220V tens 32VDC
Com 235 terias 34VDC.

O melhor é trazeres o A5 aqui para minha casa! Amplificador de 1ª - Página 2 933723
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyTer Dez 27 2011, 11:29

carlomar escreveu:
carlomar escreveu:

Por isso, Fernando aqui em casa terias uns 33V certamente.

Acabei de fazer uma regra trés simples:

Se com 220V tens 32VDC
Com 235 terias 34VDC.

O melhor é trazeres o A5 aqui para minha casa! Amplificador de 1ª - Página 2 933723

Ele com os 32v funciona bem! Smile)__((:
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyTer Dez 27 2011, 18:50

Uma espécie de pequena análise...

Duke Ellington & John Coltrane

Aqui, enquanto Coltrane sobressai em grande, destacado na gravação, o piano, bateria e baixo ficam bem atrás, quase apagados - o que revela bem a porcaria de gravação. Mas isto antes não achei assim tão crítico; pelo contrário, agora ao ouvir estava a ficar frustrado com o amplificador. Acontece que logo percebi que o amplificador não tem culpa por mostrar a merda de gravação que na realidade é este álbum.

Rui Veloso (não me lembro do álbum, este é com a foto dele a fumar à noite)

Como sabem, existem normalmente conceitos que se relacionam com aquilo que de alguma forma se consideram audiófilos. Este artista não é propriamente um dos que normalmente se escolhe para a escuta e por isso mesmo não é considerado para tais fins... Isto pode acontecer por várias razões. Uma delas é a prensagem ser económica, outra por normalmente haver uma grande variedade e aparente confusão dos sons... entre outras.
Acontece que o problema é antes o sistema não ser capaz de revelar o seu potencial e por isso tende-se a não escolher este ou outro disco, dando lugar a outros que mais facilmente possa impressionar o ouvinte. Mas se já antes eu gostava do disco agora adoro. É que agora posso perceber a verdadeira qualidade da gravação.

Como já tinha dito, a revelação é aquilo que mais do que nunca agora tenho. E se pelas razões já descritas não pretendo levar discos ao encontro, a não ser um ou dois... aconselho mesmo ao pessoal a preparar-se ao choque. É que os discos que estão habituados a ouvir pode trazer-lhes uma experiência que tanto pode ser de frustração como de dislumbramento. Deposi não digam que não avisei! Amplificador de 1ª - Página 2 933723
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyTer Dez 27 2011, 18:54

Como deves de saber adquiri nos últimos tempos alguns discos do Sérgio Godinho e as gravações são excelentes.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Amplificador de 1ª - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
carlomar
Membro AAP
carlomar


Mensagens : 117
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 54
Localização : V.F.Xira

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyTer Dez 27 2011, 19:48

Felizmente existem gravações de Artistas portugueses com boa qualidade de gravação.

Tenho por exemplo GNR, Vitorino, Zeca Afonso(nem todas) Amplificador de 1ª - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyTer Dez 27 2011, 21:33

Pois é; quem dera que o analógico voltasse e por cá investissem nesta área!... A Orfeu foi um exemplo, mas houve outras boas. Amplificador de 1ª - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyTer Dez 27 2011, 21:35

Agora pergunto eu:
Caro Stereo o nome do Post estará b~em assim ou dveria de chamar-se antes 1º amplificador ??

Smile)__((:
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyTer Dez 27 2011, 21:47

Vodoo escreveu:
Agora pergunto eu:
Caro Stereo o nome do Post estará b~em assim ou dveria de chamar-se antes 1º amplificador ??

Smile)__((:

Nã! Não há qualquer engano!... Amplificador de 1ª - Página 2 57537 Já ouvi muita coisa!... Amplificador de 1ª - Página 2 491368 E o A 30 ainda será melhor! Amplificador de 1ª - Página 2 491368
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyTer Dez 27 2011, 21:55

Será ???
Faz-me um pouquinho de confusão tal situação, porque com tantas certezas porquê não começar já no outro e continuar com este !!!

Amplificador de 1ª - Página 2 317942
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyTer Dez 27 2011, 21:58

Vodoo escreveu:
Será ???
Faz-me um pouquinho de confusão tal situação, porque com tantas certezas porquê não começar já no outro e continuar com este !!!

Amplificador de 1ª - Página 2 317942

Ele também tem o direito a encher a garagem dele. Amplificador de 1ª - Página 2 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Amplificador de 1ª - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyTer Dez 27 2011, 22:10

António José da Silva escreveu:
Vodoo escreveu:
Será ???
Faz-me um pouquinho de confusão tal situação, porque com tantas certezas porquê não começar já no outro e continuar com este !!!

Amplificador de 1ª - Página 2 317942

Ele também tem o direito a encher a garagem dele. Amplificador de 1ª - Página 2 933723

O ser humano tem destas coisas: nunca está satisfeito!... Smile)__((:
Ir para o topo Ir para baixo
gorogoro
Membro AAP
gorogoro


Mensagens : 536
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 45
Localização : Lisboa

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyQua Dez 28 2011, 10:27

carlomar escreveu:
Felizmente existem gravações de Artistas portugueses com boa qualidade de gravação.

Tenho por exemplo GNR, Vitorino, Zeca Afonso(nem todas) Amplificador de 1ª - Página 2 22692

E Carlos Paredes Wink

O gajo gravava de uma vez com um microfone e tava feito! Não há cá pós-produção.. Até ouves a respiração do senhor enquanto dedilha a guitarra. É impressionante Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyQua Dez 28 2011, 20:43

gorogoro escreveu:
.. Até ouves a respiração do senhor enquanto dedilha a guitarra. É impressionante Very Happy


Isso hoje em dia seria tudo anulado no computador antes de editado para a gravação final. Amplificador de 1ª - Página 2 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Amplificador de 1ª - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyQua Dez 28 2011, 21:21

António José da Silva escreveu:
gorogoro escreveu:
.. Até ouves a respiração do senhor enquanto dedilha a guitarra. É impressionante Very Happy


Isso hoje em dia seria tudo anulado no computador antes de editado para a gravação final. Amplificador de 1ª - Página 2 933723

Pois é, as remasterisações fazem destas coisas... por isso é que eu procuro os CD antigos... Só que são cada vez mais raros; aliás, já há algum tempo que não encontro nenhum.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyDom Jan 08 2012, 18:23

Por falar em CDs antigos... Comprei há tempos um CD AAD dos doors e, apesar de gostar - não sendo nenhuma perferência particula - só o tinha ouvido uma vez. Curiosamente, embora ultimamente não tenha andado numa situação boa para a «escuta», ontem resolvi pegar neste CD e ouvir novamente. Claro que não foi uma grande experiência, pois infelizmente o meu relógio biológico continua a fazer das suas e dormitei mais do que escutei. Ainda assim, experimentei algo que passo a partilhar.
A aparelhagem ainda fria e como este CD não possui um grande sinal, puxei um pouco mais pelo volume do que é habitual. Começo a ouvir o CD e a ouvir uns pequenos estalidos e fiquei preocupado. Passado um momento começo a desconfiar da gravação. (O estranho é que não me lembro de ter ouvido isto da outra vez.) Mas logo comecei a perceber. Era afinal a master que tinha sido retirada de um disco de vinilo e não havia qualquer mexida no resultado. É a primeira vez que experimento tal, pois só dos discos antigos me lembro deste tipo de coisa.
E assim concluo que mais uma vez, ainda que estes A5 não tenham os componentes que quero, são formidáveis! Amplificador de 1ª - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyQua Fev 08 2012, 15:47

Parabéns pelo excelente projecto! Um dos favoritos na comunidade DIY.
Tenho um Aleph 5 e admiro o seu incrível equilíbrio entre transparência e dinâmica.

Amplificador de 1ª - Página 2 2441895546
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyQua Fev 08 2012, 22:25

Digital Man escreveu:
Parabéns pelo excelente projecto! Um dos favoritos na comunidade DIY.
Tenho um Aleph 5 e admiro o seu incrível equilíbrio entre transparência e dinâmica.

Amplificador de 1ª - Página 2 2441895546


Parabéns, também, pois realmente isto é do melhor que já ouvi da Pass Labs! E se estiver com um sistema à altura então é que mostra o que vale! Pelo menos na minha versão, é simplesmente espetacular! E ainda falta mudar umas coisinhas! Amplificador de 1ª - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySáb Fev 11 2012, 19:29

gorogoro escreveu:
carlomar escreveu:
Felizmente existem gravações de Artistas portugueses com boa qualidade de gravação.

Tenho por exemplo GNR, Vitorino, Zeca Afonso(nem todas) Amplificador de 1ª - Página 2 22692

E Carlos Paredes Wink

O gajo gravava de uma vez com um microfone e tava feito! Não há cá pós-produção.. Até ouves a respiração do senhor enquanto dedilha a guitarra. É impressionante Very Happy

O album Movimento Perpétuo do Carlos Paredes editado pela Valentim de Carvalho é um excelente exemplo dessas grandes gravações.
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySáb Fev 11 2012, 21:22

Jorge Ferreira escreveu:
gorogoro escreveu:
carlomar escreveu:
Felizmente existem gravações de Artistas portugueses com boa qualidade de gravação.

Tenho por exemplo GNR, Vitorino, Zeca Afonso(nem todas) Amplificador de 1ª - Página 2 22692

E Carlos Paredes Wink

O gajo gravava de uma vez com um microfone e tava feito! Não há cá pós-produção.. Até ouves a respiração do senhor enquanto dedilha a guitarra. É impressionante Very Happy

O album Movimento Perpétuo do Carlos Paredes editado pela Valentim de Carvalho é um excelente exemplo dessas grandes gravações.

Isto deixa-me um bocado triste, pois agora tenho que tem muita contenção!... «Isto é que vai uma crise!» Onde é que já ouvi isto?! Amplificador de 1ª - Página 2 447836
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyDom Dez 09 2012, 21:30

Depois de algum tempo, lá resolvi meter mãos à obra e fazer umas trocas de materiais, que já cá estavam à espera. Com a ajuda do amigo Carlos, nas encomendas de materiais, a coisa vai-se compondo. Amplificador de 1ª - Página 2 22692

Mudei então uns condensadores do circuito de áudio. Tinha uns Elna SilmicII e troquei por uns Panasonic NHG. Gostei muito dos Elna, mas queria ver se consegui melhor e como já tinha tido algumas experiências positivas com os Panasonic NHG, resolvi experimentar.
Para já é cedo, para fazer um bom juízo, apesar de me parecer que em termos de tempo de queima não ser já problema, mas vou dar um tempo para apreciar bem. Devo no entanto dar desde já alguma impressão... e espero que esta partilha seja tomada por de leve, pois ainda irei voltar a postar sobre estes.
Entretanto, troquei igualmente um MKP de bi-pass, que também me parece melhor. Desta vez, pelo menos aqui fica assim: é um Wima.
Por fim, as resistências à saida dos Mosfets. Meti-lhe umas Vishay Dale, como na maioria do amplificador. Digo maioria, porque nos pontos mais importantes (o caso da entrada do sinal...) meti da Beyschlag.
O resultado é simplesmente maravilhoso! Continuo com algumas reticências em relação aos Panasonic, que sinto serem um bocado «secos». Mas das Dale, Maravilha!

Agora, só falta a troca das resistências de saída. Como disse, aqui estão umas bobinadas ordinárias! Amplificador de 1ª - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
carlomar
Membro AAP
carlomar


Mensagens : 117
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 54
Localização : V.F.Xira

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyDom Jun 09 2013, 15:54

Olá Fernado,

como vai o teu Aleph 5?

Continuas satisfeito com o som?

Cumpr.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyDom Jun 09 2013, 18:18

carlomar escreveu:
Olá Fernado,

como vai o teu Aleph 5?

Continuas satisfeito com o som?

Cumpr.

Viva Carlos,
Satisfeito e de que maneira! Amplificador de 1ª - Página 2 22692

Não sei se mencionei que já mudei as resistências de saída. As Cadock já cantam e encantam!
Já agora, também troquei os thermistors pelo softstart.

Como referi, troquei os electrolíticos do circuito de áudio. Estes são os Panasonic NHG. Agora que passou o «longo» tempo de queima, já posso afirmar que são realmente bons! Claro que os Elna são ainda mais envolventes, mas pecam pelo exagero, impondo uma assinatura que aqui se denuncia como excessiva, principalmente nos graves, onde se impõem um tanto neste domínio e ao mesmo tempo falta-lhes controlo. Ao contrário, estes são mais neutros, mais controlados e assim a sua assinatura é mais discreta.
Ainda estou a pensar experimentar fazer o bypass neles, mas ainda está por decidir, qual o eleito e que valor. Talvez uns Wima, 0.1 ou .22uf...
Depois conto coisas. Amplificador de 1ª - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptyDom Jan 03 2016, 18:26

Ao fim de muito tempo, em que não via o Aleph 30 disponível na net, eis que dou com ele novamente. Ao que parece, o Aleph30 continua retirado da net. Por isso, se for o caso, peço desde já desculpa a Nelson Pass, mas dei com isto na net e não posso deixar de partilhar aqui, como quem partilha com os amigos. Naturalmente que estamos diante de algo sensível, mas precisamente por isso é que seria um crime não se tirar partido desta oportunidade. Pode haver melhores aparelhos, mas este parece ser já uma espécie de mito.
Eu infelizmente ainda não meti mãos há obra, apesar de ter já o material por cá há anos! Mas é daqueles projectos que maior expectativas guardo.

Portanto, a quem interesse, deixo este presente. O meu ainda vai demorar, mas quando o tiver a tocar eu volto a falar do assunto.

http://www.zen183332.zen.co.uk/Aleph/aleph30.htm
http://www.zen183332.zen.co.uk/Aleph/Aleph%2030%20owners%20manual.pdf
http://www.zen183332.zen.co.uk/Aleph/Aleph30.pdf
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 EmptySeg maio 02 2016, 22:13

Depois de muitas voltas... trocas de alguns componentes, penso que já não vou mexer mais nestes meninos! Amplificador de 1ª - Página 2 317942
Até com a fachada dos bichos estou contente!... Amplificador de 1ª - Página 2 933723

O próximo, que como disse se irá chamar A30, ainda não será para já. Tenho uns condensadores que estou já a pensar mudar e ainda nem comecei! Amplificador de 1ª - Página 2 933723

Aqui fica a imagem final dos A5.
Amplificador de 1ª - Página 2 Dwuqdf
Amplificador de 1ª - Página 2 20qg6y0
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Amplificador de 1ª - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador de 1ª   Amplificador de 1ª - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Amplificador de 1ª
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida de um leigo...Qual a diferença e para que serve entre um amplificador integrado, amplificador de potência e um pré amplificador
» Pré amplificador e a amplificador de potência vintage Akai
» Marantz 140 amplificador e Marantz 3200 pré amplificador
» Meu amplificador 40W RMS DIY
» Amplificador A47

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: