Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalPublicaçõesRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe

Calibrar bias e equalização - diferenças?

Ir em baixo 
AutorMensagem
cabb
Membro AAP

Calibrar bias e equalização - diferenças? Empty
MensagemAssunto: Calibrar bias e equalização - diferenças?   Calibrar bias e equalização - diferenças? EmptySex Abr 13 2012, 17:24

Viva,

Pois é: corro o risco de ser expulso do fórum por tamanha ignorância, mas a verdade é que ainda não consegui compreender a diferença entre calibrar só o bias (caso dos meus dois DENON) e a calibração de bias e equalização, como no Pio que tenho? Falo nas altas frequências, o resultado não devia ser o mesmo (tentar que os agudos do deck se adaptam às caratcterísticas da fita de forma a conseguirmos a resposta em frequência do som gravado, o mais parecido com o original)?

Cumprimentos,

cabb
Fran
Membro AAP
Fran

MensagemAssunto: Re: Calibrar bias e equalização - diferenças?   Calibrar bias e equalização - diferenças? EmptySex Abr 13 2012, 17:29

cabb escreveu:
Viva,

Pois é: corro o risco de ser expulso do fórum por tamanha ignorância, mas a verdade é que ainda não consegui compreender a diferença entre calibrar só o bias (caso dos meus dois DENON) e a calibração de bias e equalização, como no Pio que tenho? Falo nas altas frequências, o resultado não devia ser o mesmo (tentar que os agudos do deck se adaptam às caratcterísticas da fita de forma a conseguirmos a resposta em frequência do som gravado, o mais parecido com o original)?

Cumprimentos,

cabb
Olha, então faço-te companhia Smile)__((:
PALUSE
Membro AAP
PALUSE

MensagemAssunto: Re: Calibrar bias e equalização - diferenças?   Calibrar bias e equalização - diferenças? EmptySab Abr 14 2012, 18:04

Orquestra
Mui bueno da Kinder.
Em modo tradicional os ajustes são feitos a 400hz, para a sensibilidade, 8Khz para o BIAS e 13Khz para a igualização. Os niveis também são diferentes.
O CR-4 "diz" fazer o teste de sensibilidade a 400Hz e o bias a 15Khz, mas o que eu medi foi 300 e tal Hz e 13Khz e uns trocos, já não me lembro dos valores correctos, mas sorri com a tanga. No caso do bias coincide com o tom usado na igualização.Estas condições podem variar com o fabricante.A igualização é a variação de ganho do sinal em função da frequencia quando passa pelo estágio de gravação, para depois ser "adicionado" ao BIAS para minimizar as manias da fita e melhorar o ruido de fundo na leitura. Para mim é de ouvido e o resto é trêta.

Calibrar bias e equalização - diferenças? 22692
ducar
Membro AAP
ducar

MensagemAssunto: Re: Calibrar bias e equalização - diferenças?   Calibrar bias e equalização - diferenças? EmptyDom Abr 22 2012, 17:02

Nos meus Denon é de ouvido no Nak cr7 é em auto os restantes Pioneer,Nad,Aiwa,Teleton ainda são mais fáceis de resolver o problema, não tem afinação.
Orquestra
PALUSE
Membro AAP
PALUSE

MensagemAssunto: Re: Calibrar bias e equalização - diferenças?   Calibrar bias e equalização - diferenças? EmptyDom Abr 22 2012, 20:34

ducar escreveu:
Nos meus Denon é de ouvido no Nak cr7 é em auto os restantes Pioneer,Nad,Aiwa,Teleton ainda são mais fáceis de resolver o problema, não tem afinação.
Orquestra

Calibrar bias e equalização - diferenças? 22692 A Pioneer e a Aiwa fabricaram modelos com ajuste automático para cada fita. A Aiwa tinha o "D.A.T.A" que viveu desde o AD-M800, AD-3800, AD-F770/B-F990/B. Depois passou a ser manual; é uma implementação mais económica e ao gosto do freguês. A Pioneer viveu com o A.B.L.E até perto do fim dos decks de cassetes, se não me engano. O Naka 1000ZXL tinha também ajuste automático com o parametro da igualização, ao revés do CR-7 que só ajusta a sensibilidade e o bias, se não me engano. O D.A.T.A e o A.B.L.E tabém ajustavam a igualização.
PALUSE
Membro AAP
PALUSE

MensagemAssunto: Re: Calibrar bias e equalização - diferenças?   Calibrar bias e equalização - diferenças? EmptyDom Abr 22 2012, 21:45

Fran escreveu:
cabb escreveu:
Viva,

Pois é: corro o risco de ser expulso do fórum por tamanha ignorância, mas a verdade é que ainda não consegui compreender a diferença entre...
cabb
Olha, então faço-te companhia Smile)__((:
Olhem-me para esta desgraça...
Cá por mim também ando a batalhar sobre os cálculos dos 3 polos da correção RIAA e dos 4 polos da RIAA/IEC e não atino com aquilo. Por causa disso não me atiro a um poço. Vou aprender um dia e na net há imensa informação sobre o assunto. Se tiver que fazer algum gingarelho, só tenho que aviar-lhe com o gerador de sinal e medir o desvio á saída, para comparar com os valores teóricos! Com muita alquimia e um pouco de sabedoria irá "tocar melhor" que o Norberto. Calibrar bias e equalização - diferenças? 317942 Ganda pauláda!
Desde que um tipo aprenda...
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Calibrar bias e equalização - diferenças?   Calibrar bias e equalização - diferenças? EmptyDom Abr 22 2012, 22:05

Nada como tentar, medir, desmanchar, tentar, medir, desmanchar.......e no meio ir ouvindo. Calibrar bias e equalização - diferenças? 933723

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
PALUSE
Membro AAP
PALUSE

MensagemAssunto: Re: Calibrar bias e equalização - diferenças?   Calibrar bias e equalização - diferenças? EmptySeg Abr 23 2012, 01:52

António José da Silva escreveu:
Nada como tentar, medir, desmanchar, tentar, medir, desmanchar.......e no meio ir ouvindo. Calibrar bias e equalização - diferenças? 933723

Orquestra E o que é que os fabricantes fazem com os protótipos????A questão não é o cálculo, porque para isso a malta académica que trabalha nos projectos tem quase tudo previsto, o problema são as audições para avaliação e a fiabilidade...Em termos de som e caracteristicas não pode haver retrocesso!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Calibrar bias e equalização - diferenças?   Calibrar bias e equalização - diferenças? Empty

Calibrar bias e equalização - diferenças?
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: