Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Células, Braços e respectivas massas

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Cordovox
Membro AAP
Cordovox


Mensagens : 816
Data de inscrição : 27/12/2011
Idade : 62
Localização : Alfarim/Sesimbra

Células, Braços e respectivas massas Empty
MensagemAssunto: Células, Braços e respectivas massas   Células, Braços e respectivas massas EmptySex Jan 20 2012, 09:21

Bom dia

Tenho aqui uma questão / dúvida sobre braços, células e suas respectivas massas.

Por exemplo:

O braço do meu Pro-ject ( RPM 9.1) tem, segundo informação da marca, uma massa efectiva de 11 gramas.
Tenho lá instalada uma DL 103 ( cuja massa é de 8.5 gr.) e diz, quem entende, que esta célula necessita de um braço com mais massa para tocar bem.

Entretanto, mandei vir a DL 301 mkII, que, segundo especificações, pesa 6 gr. Li entretanto que ésta célula é para trabalhar com um braço de baixa massa.

Seguindo este raciocínio, a DL 301 trabalhará em perfeita sintonia com este braço.

Há aqui qualquer coisa que não faz muito sentido, pelo menos para mim, que não percebo nada disto...

Uma célula que pesa mais trabalha supostamente mal com um braço de baixa massa e uma mais leve trabalha bem???

Grato

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
https://thecordovoxproject.com/
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Células, Braços e respectivas massas Empty
MensagemAssunto: Re: Células, Braços e respectivas massas   Células, Braços e respectivas massas EmptySex Jan 20 2012, 11:25

Cordovox escreveu:
Bom dia

Tenho aqui uma questão / dúvida sobre braços, células e suas respectivas massas.

Por exemplo:

O braço do meu Pro-ject ( RPM 9.1) tem, segundo informação da marca, uma massa efectiva de 11 gramas.
Tenho lá instalada uma DL 103 ( cuja massa é de 8.5 gr.) e diz, quem entende, que esta célula necessita de um braço com mais massa para tocar bem.

Entretanto, mandei vir a DL 301 mkII, que, segundo especificações, pesa 6 gr. Li entretanto que ésta célula é para trabalhar com um braço de baixa massa.

Seguindo este raciocínio, a DL 301 trabalhará em perfeita sintonia com este braço.

Há aqui qualquer coisa que não faz muito sentido, pelo menos para mim, que não percebo nada disto...

Uma célula que pesa mais trabalha supostamente mal com um braço de baixa massa e uma mais leve trabalha bem???

Grato

Abraços

Claro que faz sentido...

Imagina levares um murro de um brutamontes de 200kg com toda a sua massa muscular,
e depois levares outro murro com a mesma intensidade só que de um individuo de 70kg,
achas que os danos que te vão provocar serão os mesmos ?

Agora imagina que o mesmo brutamontes de 200kg trocava de mãos com o tipo de 70kg.

De certeza que o brutamontes iria partir os punhos e os ossos das mãos quando te desse um murro com a mesma intensidade que tinha dado anteriormente, porquê ? porque a massa das mãos dele é menor do que deveria ser, e as mãos não se aguentam, arreiam...

Já o homem de 70kg com as mãos do brutamontes, se te desse o mesmo murro que tinha dado anteriormente com a mesma intensidade, ainda teria menos impacto, pois os braçinhos não têm massa suficiente para conseguir levantar aquelas mãos com uma massa muito maior do que deviam ter, resultado o murro na prática fica mais fraquinho, pois os braços têm mais dificuldade em transportar aquelas mãos...é como se fossem as mãos a tentar comandar os braços quando devia ser ao contrário, entendes ?

O braço e a célula têm de ter uma massa equilibrada para trabalhar em conjunto,
para nem a célula prejudicar muito o movimento do braço nem o braço prejudicar muito o movimento da agulha.

Também convém ver qual é a frequência de ressonância do conjunto, existem tabelas na net para ver isto.

Eu como sou NAIMISTA gosto de dar sempre exemplos de murros, e pancada de meia noite...agressividade e violência e tal... Células, Braços e respectivas massas 933723

Mas também é costume dar-se o exemplo dos carros:

Imagina um carro Rolls Royce com suspensão e pneus de Fiat UNO:
O carro arreava e nem saia do sitio, provocando sérios danos na suspensão e nos pneus que não tinham massa suficiente para aguentar com a estrutura do carro.

Agora imagina um Fiat UNO com suspensão e pneus de um Rolls Royce:

O carro andava aos saltos e aos pulos na estrada tornando-se ingovernável,
pois a suspensão era muito mais rija e dura do que devia ser para a estrutura do carro e os pneus também demasiado rijos,
além disso a maior massa da suspensão e dos pneus também fazia com que o carro não tivesse força suficiente para por aquilo a andar como deve ser.


Abraço,
Jorge
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
Cordovox
Membro AAP
Cordovox


Mensagens : 816
Data de inscrição : 27/12/2011
Idade : 62
Localização : Alfarim/Sesimbra

Células, Braços e respectivas massas Empty
MensagemAssunto: Re: Células, Braços e respectivas massas   Células, Braços e respectivas massas EmptySex Jan 20 2012, 13:32

Caro Jorge

Com esta tua explicação, claro que faz todo o sentido...

Fazia-me alguma confusão, mas também confeso que nunca parei para pensar nisso, muito menos na maneira como explicaste.

Agora, acho que até já sei explicar a quem me perguntar. Excelente (s) explicações.

Muito obrigado

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://thecordovoxproject.com/
Cordovox
Membro AAP
Cordovox


Mensagens : 816
Data de inscrição : 27/12/2011
Idade : 62
Localização : Alfarim/Sesimbra

Células, Braços e respectivas massas Empty
MensagemAssunto: Re: Células, Braços e respectivas massas   Células, Braços e respectivas massas EmptySex Jan 20 2012, 13:34

... e ainda digo mais

Percebi esta história das "massas" de uma vez por todas :-)

Valente explicação !!! Células, Braços e respectivas massas 843159
Ir para o topo Ir para baixo
https://thecordovoxproject.com/
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Células, Braços e respectivas massas Empty
MensagemAssunto: Re: Células, Braços e respectivas massas   Células, Braços e respectivas massas EmptySex Jan 20 2012, 16:17

Convém ter em atenção que quando se fala da massa do braço não é de peso do próprio braço mas do peso de inercia desse mesmo braço quando em movimento que se está a falar. Dai que um contrapeso mais recuado aumenta a massa especifica do braço (aumenta o peso de inercia) e um peso mais perto do eixo reduz a massa do braço

Tens aqui um tópico onde podes ver as contas necessárias para se averiguar o peso de inercia de um braço tanto por calculo como por experimentação

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t536-calculos-peso-especifico-do-braco

E aqui um site onde podes ver a compatibilidade entre as copliances (suspensão da célula) e a massa de inercia do braço

http://www.mh-audio.nl/MySystem/RF.asp

Sabes que o AAP não faz a coisa por menos. Células, Braços e respectivas massas 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Células, Braços e respectivas massas 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Células, Braços e respectivas massas Empty
MensagemAssunto: Re: Células, Braços e respectivas massas   Células, Braços e respectivas massas EmptySex Jan 20 2012, 17:00

António José da Silva escreveu:
Convém ter em atenção que quando se fala da massa do braço não é de peso do próprio braço mas do peso de inercia desse mesmo braço quando em movimento que se está a falar. Dai que um contrapeso mais recuado aumenta a massa especifica do braço (aumenta o peso de inercia) e um peso mais perto do eixo reduz a massa do braço

Tens aqui um tópico onde podes ver as contas necessárias para se averiguar o peso de inercia de um braço tanto por calculo como por experimentação

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t536-calculos-peso-especifico-do-braco

E aqui um site onde podes ver a compatibilidade entre as copliances (suspensão da célula) e a massa de inercia do braço

http://www.mh-audio.nl/MySystem/RF.asp

Sabes que o AAP não faz a coisa por menos. Células, Braços e respectivas massas 933723

Nada como um administrador para dar aquele último toque com técnica apurada tipo Messi Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Células, Braços e respectivas massas Empty
MensagemAssunto: Re: Células, Braços e respectivas massas   Células, Braços e respectivas massas EmptySex Jan 20 2012, 17:03

Jorge Ferreira escreveu:


Nada como um administrador para dar aquele último toque com técnica apurada tipo Messi Smile


Não que o meu conhecimento técnico seja por ai além. Limitei-me a ler, perguntar e traduzir do alemão para português. E também pedi ao dono do vídeo a autorização para o usar aqui. Esse é dos que percebe mesmo e inclusivamente faz uns braços de se lhe tirar o chapéu.

Mas obrigado na mesma.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Células, Braços e respectivas massas 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Células, Braços e respectivas massas Empty
MensagemAssunto: Re: Células, Braços e respectivas massas   Células, Braços e respectivas massas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Células, Braços e respectivas massas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Braços e células compatibilidade
» B a Bá sobre braços e células
» Celulas Denon e massa dos braços
» As "guerras do Alecrim e da Mangerona", ou seja das "Células com os Braços"...
» Cálculos (Compliance, braços, células, frequências de ressonância)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Células e Agulhas-
Ir para: