Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Miguel Esteves Cardoso

Ir para baixo 
+4
Ferpina
António José da Silva
Jorge Ferreira
vlopes
8 participantes
AutorMensagem
vlopes
Membro AAP
vlopes


Mensagens : 3034
Data de inscrição : 03/07/2010
Localização : Para onde nos pode levar uma música? Para qualquer lugar onde seja capaz de voar o pensamento.

Miguel Esteves Cardoso Empty
MensagemAssunto: Miguel Esteves Cardoso   Miguel Esteves Cardoso EmptyTer Jan 10 2012, 18:48

Laughing Laughing Miguel Esteves Cardoso – Fidalgos, Queques e Betinhos Laughing Laughing


Os Portugueses têm algo de figadal contra todos os que tenham algo de fidalgal. Como as crianças, confundem muito a fidalguia, que é uma simples condição social, com a aristocracia, que é um sistema político em que o poder pertence aos nobres. E, no entanto, como diria Chesterton, não há mérito automático em ser fidalgo, nem vergonha em pertencer decididamente (como eu) à ralé.
Em Portugal a nossa civilização deve muito a duas classes minoritárias. Ambas são gente simples, com posses reduzidas e educação informal. Refiro-me, obviamente, à plebe e à nobreza. O pretensiosismo dominante, seja proletário ou possidónio, seja triunfalista ou disfarçado, encontra-se nas classes restantes, que constituem a grande maioria da população. Mas um pastor ou um pescador é tão senhor como um fidalgo. Como ele, vê o mundo de uma maneira antiga, em que cada coisa tem o seu lugar, o seu sentido e o seu valor. O pior é o operariado, a pequena, média e alta burguesia: enfim, quase toda a gente. É esta gente que se preocupa com a classe a que pertence. Enquanto o pastor e o visconde se ocupam, os outros preocupam-se. Os primeiros não querem ser o que não são. Os outros adorariam. Os primeiros aceitam o que são, sem vaidade. Os outros têm sempre um bocadinho de vergonha e por isso disfarçam, parecendo vaidosos.
Quem é fidalgo e quem é que quer ser?


Em Portugal existem três classes distintas. Há a classe dos fidalgos – os meninos “bem”. E depois há duas classes falsamente afidalgadas. Há os meninos “queques”, filhos de pais “queques” mas com avós que não. E há os “betinhos”, filhos de pais que, simplesmente, não.
O “menino bem” é aquele que não sabe muito bem em que século começou a fortuna da família. Geralmente é pobre, com a consolação irritante do passado rico. É muito bem-educado e jamais se lembraria de lembrar aos outros que é “bem”. O “queque” sabe perfeitamente que foi o avô ou o bisavô que abriu a fábrica ou a loja que enriqueceu a família. Geralmente é bastante rico. Embora tenha frequentado os colégios correctos, tem sempre um enorme complexo de inferioridade em relação aos “meninos bem”, o que o leva a fazer-se mais do que é. De bom grado trocaria grande parte da sua fortuna pela antiguidade e pelo prestígio de um bom título.
Finalmente, o “betinho” é aquele cujo pai nasceu pobre, indesmentivelmente operário. O betinho procura dar-se, em vão, com queques e meninos bem, mas a sua educação é formal e institucional, não familiar. É o mais rico de todos, mas é também o mais envergonhado. O betinho por excelência é aquele que não suporta a vergonha de um pai nascido entre o povaréu. Evita apresentá-lo aos amigos. Tudo faz para ocultar a sua proximidade genealógica ao vulgacho.
Tanto o queque como o betinho são o resultado de self-made man, homens que se levantaram pelas próprias mãos, quantas vezes rudes e calejadas e tudo o mais. O menino bem, em contrapartida, nem sequer compreende o conceito de self-made man. Porque é que um homem se há-de “fazer a si próprio” quando houve sempre pessoal, criados e caseiros, para se ocupar dessas tarefas desagradáveis?
Distinguem-se em tudo. A falar, por exemplo. O menino bem usa todas as formas de tratamento, desde “a menina” – A menina vai levar o Jorge ou vai sozinha no Volvo? – até ao “Psst, tu que fumas”.
O queque, por ser menos seguro, trata toda a gente por “Você”, incluindo os criados e as crianças (o que não é correcto, mas parece). O betinho, a esse respeito, está em absoluta autogestão. Tenta tratar mal aqueles que considera inferiores (demasiado mal) e bem aqueles que considera superiores (demasiado bem). No fundo é um labrego engraxado que julga sinal de aristocracia dizer os erres como se fossem guês.
O que caracteriza o menino bem é o seu total à vontade no mundo. Nunca se enerva, nunca hesita, nunca está muito preocupado. Haja ou não dinheiro. O menino bem dá-se bem com a pobreza e encara o sobe e desce da sorte com a naturalidade com que aceita a circulação do sangue pelas veias. Por isso dá-se bem com toda a gente. Nada tem a perder ou a ganhar.
Os queques não são assim. Pensam que nasceram para o brilho baço do privilégio. Vivem obcecados pelo dinheiro já que é o dinheiro que lhes permite comprar todos aqueles adereços (relógios Rolex, automóveis Porsche) que consideram indispensáveis ao seu estatuto social. Um menino bem, em contrapartida, nunca usa relógio – porque é que há-de querer saber as horas? O queque só se dá com pessoas “do seu meio”. Enquanto o menino bem tem aquele rapport feudal com caseiros, varinas e pedreiros, que constitui uma forma multissecular de intimidade, o queque aflige-se em “manter as distâncias” com esse gentião, precisamente por serem tão curtas.
O betinho é uma pilha de nervos. Ninguém o respeita. Dá-se quase exclusivamente com outros betinhos, do mesmo ramo de importação de electrodomésticos ou da construção civil. Não gostam de sair da sua zona. Os de Lisboa, por exemplo, só quando há uma emergência é que saem do Restelo. Ao contrário dos queques, evitam falar em dinheiro porque se sentem comprometidos. Esforçam-se mais por serem meninos bem do que os queques, que julgam já serem meninos bem. Andam sempre vestidos pelas lojas mais tradicionais (camisa aos quadradinhos, casaquinho de malha, jeans novinhos e mocassins pretos com correiazinha de prata ou berloques de cabedal), ao passo que os queques compram roupa mais moderna na boutique da moda. Escusado será dizer que os autênticos meninos bem andam sempre mal vestidos, com a camisola velha do pai e as calças coçadas do irmão mais velho. A única diferença é que as camisolas e as calças que têm em casa duram cem anos. Os avós já compram camisas a pensar que hão-de servir aos netos. Aliás, os fidalgos são sempre mais forretas que a escória.
No que toca aos hábitos alimentares, os meninos bem comem sempre em casa. Como as famílias são geralmente muito grandes (de resto, como sucede com o populacho), a comida é quase sempre do tipo rancho, ou sempre servida com muito puré de batata.
Os queques estão sempre a almoçar e a jantar fora, em grupos grandes com muitos rapazes e raparigas a exclamar: “Ai, já não há pachorra para o quiche lorraine!” Aqui se denunciam as suas verdadeiras origens sociais. Para um menino bem, comer fora é uma espécie de solução de emergência, quando não dá jeito comer em casa. Para um queque é um prazer.
Nas casas bem, a qualquer hora do dia, há sempre uma refeição a ser servida a um número altamente variável de crianças, primos, criadas, motoristas, tias, etc.
Nas casas queques as refeições variam conforme os convidados. Nas bem são sempre rigorosamente iguais. Os queques têm a mania dos restaurantes – conhecem-nos tão bem como os meninos bem conhecem (e odeiam) as cozinheiras. E os betinhos? Os betinhos tentam evitar as refeições o mais possível. Comem sozinhos em casa (os betinhos tendem a ser filhos únicos) ou levam betinhas a jantar. Porquê? Porque têm a paranóia de serem “descobertos” através dos modos de estar à mesa. Mas, na verdade, só são descobertos pelo seu excesso de boas maneiras. Um betinho à mesa está sempre “rijo”, atento, receoso de tirar uma azeitona por causa do terror de não saber lidar com o caroço. Os queques comportam-se como animais, espetando garfos nas mãos estendidas dos outros, soprando pela palhinha para fazer bolinhas no Sprite e atirando os caroços para martirizar o cocker spaniel. Quanto aos meninos bem, encaram as refeições como uma simples necessidade fisiológica. Comem e calam-se. Falam só para dizer “passa a manteiga” ou “Parece que houve uma revolução popular em Lisboa, passa a manteiga”.
Não são, portanto, os fidalgos que dão mau nome à fidalguia – são os queques e betinhos. Estes cultivam ridiculamente os “brasões” e as “quintas”, fingindo que não gostam de falar nisso. Em contrapartida, nas casas fidalgas, os filhos das criadas experimentam os lápis de cera nos retratos a óleo dos antepassados. E ninguém liga…

In “Os meus Problemas”
Miguel Esteves Cardoso

Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Miguel Esteves Cardoso Empty
MensagemAssunto: Re: Miguel Esteves Cardoso   Miguel Esteves Cardoso EmptyQui Jan 19 2012, 15:47

Miguel Esteves Cardoso 265963

Há 25 anos atrás costumava ler as crónicas dele no expresso e achava-lhe uma certa piada na altura.

Mas o último livro que li dele "O amor é Fodido" desiludiu-me muito...nada de especial...
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Miguel Esteves Cardoso Empty
MensagemAssunto: Re: Miguel Esteves Cardoso   Miguel Esteves Cardoso EmptyQui Jan 19 2012, 18:23

Jorge Ferreira escreveu:
Miguel Esteves Cardoso 265963

Há 25 anos atrás costumava ler as crónicas dele no expresso e achava-lhe uma certa piada na altura.

Mas o último livro que li dele "O amor é Fodido" desiludiu-me muito...nada de especial...


Há 25 anos eras mais aberto e tinhas mais fantasia. Miguel Esteves Cardoso 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Miguel Esteves Cardoso 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Miguel Esteves Cardoso Empty
MensagemAssunto: Re: Miguel Esteves Cardoso   Miguel Esteves Cardoso EmptyTer Nov 20 2012, 09:37

Diz-me onde moras... (por Miguel Esteves Cardoso)

"Um dos grandes problemas da nossa sociedade é o trauma da morada. Por exemplo, há uns anos, um grande amigo meu, que morava em Sete Rios, comprou um andar em Carnaxide.
Fica pertíssimo de Lisboa, é agradável, tem árvores e cafés. Só tinha um problema. Era em Carnaxide.
Nunca mais ninguém o viu.
Para quem vive em Lisboa, tinha emigrado para a Mauritânia!
Acontece o mesmo com todos os sítios acabados em -ide, como Carnide e Moscavide. Rimam com Tide e com Pide e as pessoas não lhes ligam pevide.
Um palácio com sessenta quartos em Carnide é sempre mais traumático do que umas águas-furtadas em Cascais. É a injustiça do endereço.

Está-se numa festa e as pessoas perguntam, por boa educação ou por curiosidade, onde é que vivemos. O tamanho e a arquitectura da casa não interessam. Mas morre imediatamente quem disser que mora em Massamá, Brandoa, Cumeada, Agualva-Cacém, Abuxarda, Alformelos, Murtosa, Angeja, ou em qualquer outro sítio que soe à toponímia de Angola.

Para não falar na Cova da Piedade, na Coina, no Fogueteiro e na Cruz de Pau.
(...)

Ao ler os nomes de alguns sítios - Penedo, Magoito, Porrais, Venda das Raparigas, compreende-se porque é que Portugal não está preparado para entrar na Europa.

De facto, com sítios chamados Finca Joelhos (concelho de Avis) e Deixa o Resto (Santiago do Cacém), como é que a Europa nos vai querer integrar?

Compreende-se logo que o trauma de viver na Damaia ou na Reboleira não é nada comparado com certos nomes portugueses.

Imagine-se o impacto de dizer "Eu sou da Margalha" (Gavião) no meio de um jantar.

Veja-se a cena num chá dançante em que um rapaz pergunta delicadamente "E a menina de onde é?", e a menina diz: "Eu sou da Fonte da Rata" (Espinho).

E suponhamos que, para aliviar, o senhor prossiga, perguntando "E onde mora, presentemente?", Só para ouvir dizer que a senhora habita na Herdade da Chouriça (Estremoz).

É terrível. O que não será o choque psicológico da criança que acorda, logo depois do parto, para verificar que acaba de nascer na localidade de Vergão Fundeiro?

Vergão Fundeiro, que fica no concelho de Proença-a-Nova, parece o nome de uma versão transmontana do Garganta Funda.

Aliás, que se pode dizer de um país que conta não com uma Vergadela (em Braga), mas com duas, contando com a Vergadela de Santo Tirso?
Será ou não exagerado relatar a existência, no concelho de Arouca, de uma Vergadelas?

É evidente, na nossa cultura, que existe o trauma da "terra".

Ninguém é do Porto ou de Lisboa.

Toda a gente é de outra terra qualquer. Geralmente, como veremos, a nossa terra tem um nome profundamente embaraçante, daqueles que fazem apetecer mentir.

Qualquer bilhete de identidade fica comprometido pela indicação de naturalidade que reze Fonte do Bebe e Vai-te (Oliveira do Bairro).

É absolutamente impossível explicar este acidente da natureza a amigos estrangeiros ("I am from the Fountain of Drink and Go Away...").
Apresente-se no aeroporto com o cartão de desembarque a denunciá-lo como sendo originário de Filha Boa.
Verá que não é bem atendido. (...) Não há limites. Há até um lugar chamado ca#$ao, no concelho de Ponte de Lima !!!
Urge proceder à renomeação de todos estes apeadeiros.
Há que dar-lhes nomes civilizados e europeus, ou então parecidos com os nomes dos restaurantes giraços, tipo : Não Sei, A Mousse é Caseira, Vai Mais um Rissol. (...)

Também deve ser difícil arranjar outro país onde se possa fazer um percurso que vá da Fome Aguda à Carne Assada (Sintra) passando pelo Corte Pão e Água (Mértola), sem passar por Poriço (Vila Verde), e acabando a comprar rebuçados em Bombom do Bogadouro (Amarante), depois de ter parado para fazer um chichi em Alçaperna (Lousã).

(Miguel Esteves Cardoso)

PS. Só faltou referir o Triângulo Erótico da Bairrada (Ancas, Bustos, Mamarrosa)!


_________________
Miguel Esteves Cardoso Signat10
Miguel Esteves Cardoso Vu-1_z10 Miguel Esteves Cardoso Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
enxuto
Membro AAP



Mensagens : 1283
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 49

Miguel Esteves Cardoso Empty
MensagemAssunto: Re: Miguel Esteves Cardoso   Miguel Esteves Cardoso EmptyTer Nov 20 2012, 10:16

hehehehehehehehehehehe.


Este gaju lê-se bem.

Já o homónimo dele, o sousa tavares às vezes apetece-me ir-lhe às fuças.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.abportal.net
greytear
Membro AAP
greytear


Mensagens : 314
Data de inscrição : 19/05/2012
Idade : 44
Localização : Aveiro

Miguel Esteves Cardoso Empty
MensagemAssunto: Re: Miguel Esteves Cardoso   Miguel Esteves Cardoso EmptyTer Nov 20 2012, 11:17

Já lhe achei alguma piada, na alvorada da juventude.
Convém recordar a sua subscrição do manifesto que defende que "Portugal precisa de uma Monarquia", para poder filtrar, por detrás de um pretenso lirismo da escrita desse indivíduo, as suas verdadeiras convicções.....
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Miguel Esteves Cardoso Empty
MensagemAssunto: Re: Miguel Esteves Cardoso   Miguel Esteves Cardoso EmptyTer Nov 20 2012, 13:39

Nunca achei grande píada ao MEC, só a cara dele por si só, já é irritante, e então quando começa com aqueles tiques da coca (sim, essa mesmo), nem vos digo nada.

E ele é o quê?!
Betinho?
Queque?
Afidalgado?
Enfim, o gajo nem pode abrir muito a boca.

O sitio onde ele vive (ou onde vivia), também era meio "in", não acabava em "ide", mas sim em "aia", Alapraia, São João do Estoril, e talvez por isso, também ele tenha algumas "manias".
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Miguel Esteves Cardoso Empty
MensagemAssunto: Re: Miguel Esteves Cardoso   Miguel Esteves Cardoso EmptyTer Nov 20 2012, 13:41

greytear escreveu:
Já lhe achei alguma piada, na alvorada da juventude.
Convém recordar a sua subscrição do manifesto que defende que "Portugal precisa de uma Monarquia", para poder filtrar, por detrás de um pretenso lirismo da escrita desse indivíduo, as suas verdadeiras convicções.....


Precisamente a minha opinião, por vezes as suas crónicas parecem o queixume de um qualquer aluno da escola primária a quem não fizeram todas as vontades...


...mas isso é só a minha humilde opinião Miguel Esteves Cardoso 447836
Ir para o topo Ir para baixo
enxuto
Membro AAP



Mensagens : 1283
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 49

Miguel Esteves Cardoso Empty
MensagemAssunto: Re: Miguel Esteves Cardoso   Miguel Esteves Cardoso EmptyTer Nov 20 2012, 13:43

Poiis. Eu só o conheço da TV, não costumo ler o que ele escreve.

Acho que aparecia na noite da má-língua.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.abportal.net
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Miguel Esteves Cardoso Empty
MensagemAssunto: Re: Miguel Esteves Cardoso   Miguel Esteves Cardoso EmptyTer Nov 20 2012, 13:49

Ulrich escreveu:
... por vezes as suas crónicas parecem o queixume de um qualquer aluno da escola primária a quem não fizeram todas as vontades...
Miguel Esteves Cardoso 491368 Miguel Esteves Cardoso 754215



PS : deve ter sofrido muito na escola com aquele arzinho do gajo, motivo de chacota pelos colegas etc., e que encontrou no dom da escrita (disso não há duvida), a sua (im)posição na sociedade
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Miguel Esteves Cardoso Empty
MensagemAssunto: Re: Miguel Esteves Cardoso   Miguel Esteves Cardoso EmptyTer Nov 20 2012, 13:58

Fran escreveu:


PS : deve ter sofrido muito na escola com aquele arzinho do gajo, motivo de chacota pelos colegas etc., e que encontrou no dom da escrita (disso não há duvida), a sua (im)posição na sociedade

Que ele tem cara de queixinhas, lá isso tem lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Miguel Esteves Cardoso Empty
MensagemAssunto: Re: Miguel Esteves Cardoso   Miguel Esteves Cardoso EmptyTer Nov 20 2012, 13:59

Ulrich escreveu:
Fran escreveu:


PS : deve ter sofrido muito na escola com aquele arzinho do gajo, motivo de chacota pelos colegas etc., e que encontrou no dom da escrita (disso não há duvida), a sua (im)posição na sociedade

Que ele tem cara de queixinhas, lá isso tem lol!
Yep, e de puto irritante, com aquelas lunetas Miguel Esteves Cardoso 933723
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Miguel Esteves Cardoso Empty
MensagemAssunto: Re: Miguel Esteves Cardoso   Miguel Esteves Cardoso Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Miguel Esteves Cardoso
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Nova habilitação profissional - Miguel Esteves Cardoso
» Apresentação - Miguel
» Capas interiores Analogis / Knosti (IV)
» Apresentação - António Cardoso
» 2 LPs de Mendelssohn dirigidos por Miguel Graça Moura

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Off Topic-
Ir para: