Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Primeiras edições, quem as tem, como são?

Ir para baixo 
+26
nbunuel
anibalpmm
Manel
Luis Filipe
Rui Mendes
Bluegirl
Fernando Mota
EMCS
BladeRunner
Pierre
Luis Filipe Goios
luis lopes
zaratustra
afonso
stardrake
José Carvalho
chicosta
Jorge Ferreira
Mozarteano
Ferpina
Ulrich
Cocharro
Fran
António José da Silva
Milton
fjbl
30 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
AutorMensagem
António José da Silva
Membro AAP



Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQui Jun 27 2013, 00:05

Eu vejo-as em todo o seu esplendor.
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQui Jun 27 2013, 00:13

António José da Silva escreveu:
Eu vejo-as em todo o seu esplendor.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 447836Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 447836

_________________
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Signat10
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Vu-1_z10 Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQui Jun 27 2013, 00:46

António José da Silva escreveu:
Eu vejo-as em todo o seu esplendor.
Me 2 Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQui Ago 29 2013, 00:32

JOE WALSH – BUT SERIOUSLY, FOLKS
ASYLUM  RECORDS    6E 141     1978   USA
Matriz;
6E 141  A     SP   “ LUNCHEON COUNTER OF THE DELI  KIND”   STERLING   TJ
6E 141  B1     SP    “CALL IT IN THE AIR”         STERLING   TJ

Normalmente tenho edições UK, mas neste caso tenho a 1ª prensagem da edição original USA
A edição original tem a curiosidade de ter na matriz aquelas frases peculiares. A masterização foi na Sterling Sound por Ted Jensen, que assina as bolachas com TJ.
Capa dupla em cartão laminado, capa interior em padrão “toalha de mesa”.
Os rótulos são em tom azulado, “céu com nuvens” .
Acho que os Nirvana conhecem esta capa.
Joe Walsh é um dos músicos da banda Eagles e utiliza aqui a maioria dos seus companheiros  neste trabalho a solo. .Musicalmente foi uma agradável surpresa, gosto bastante do albúm. O trabalho tem também  muito boa qualidade sonora.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1986068-1376262975-9277
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1986068-1376262992-7901
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1986068-1376263008-2620
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1986068-1376263026-5321
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptySex Ago 30 2013, 18:25

ELECTRIC  LIGHT  ORCHESTRA – OUT OF THE BLUE
UNITED ARTISTS   JET RECORDS       JT-LA 823 L2    USA     1977
MATRIZ;
JTLA 823     SIDE A         SR/2
JTLA 823     SIDE B        SR/2
JTLA 823     SIDE C         SR/2
JTLA 823     SIDE D         SR/2

Este é o único trabalho que conheço desta banda britânica (sinceramente pensei que eram americanos) e o trabalho foi editado pela Jet Records, também britânica, pelo que o original será da ilha monárquica. Segundo a ficha técnica a gravação e mixagem foi realizada na Alemanha, quanto à masterização da edição UK não consegui encontrar informação quanto à autoria. No caso desta edição USA (penso que é a 1ª prensagem) não há dúvidas quanto ao cut do vinil uma vez que as bolachas estão assinadas (SR/2), ou seja, Stan Ricker e a masterização utilizou o sistema de “1/2 speed mastering”.

Capa dupla, de excelente qualidade gráfica (nesse aspecto as edições USA são imbatíveis), capas interiores com as líricas e ficha técnica em tom de azul. Os rótulos são da Jet Records. Esta edição ainda seria acompanhada de um poster da banda e de um modelo  em papel da nave para montar… mas nicles, não tenho esses artefactos.

O balanço sónico do álbum é estranho; não sei se o problema foi da gravação, da mixagem ou quiçá da masterização, mas falta o impacto das baixas frequências, se o baixo por vezes é omisso, então o pedal de bateria não é audível,  se é que existe !? O facto de o som da banda ter muito instrumentação na área da gama média alta e alta dá a sensação de um som “fininho”. Pode no entanto ser uma opção estética deliberada, ou será desta prensagem?

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-342681-1356796270-8952
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-342681-1344112404-8001
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-342681-1338906917-3037
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptySex Ago 30 2013, 20:28

Só posso falar do álbum TIME, que para mim é um álbum que ainda ouço muitas vezes, pois foi dos discos que eu punha mais a tocar quando tinha 6 anos.
É claro que está num lugar de destaque na minha colecção de LP's. Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 22692 
Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptySáb Ago 31 2013, 10:46

fernando3728 escreveu:
Só posso falar do álbum TIME, que para mim é um álbum que ainda ouço muitas vezes, pois foi dos discos que eu punha mais a tocar quando tinha 6 anos.
É claro que está num lugar de destaque na minha colecção de LP's. Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 22692 
Um abraço

Comprei-o quando saiu e ainda hoje gosto.


Quanto à minha edição do OUT OF THE BLUE, é britanica e nas espiras de saida diz,

Kev Arthur, UAS 1100 A-1U e B 1U parao primeiro disco.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQua Set 04 2013, 19:07

BRAND X   -  UNORTHODOX   BEHAVIOUR
PASSAPORT RECORDS    PPSD 98019    USA  1976

MATRIZ;    PPSD  98019  A      STERLING    /    PPSD   98019   B     STERLING

Mais uma vez, ando com as voltas trocadas, o original (Charisma) será UK. Esta é (penso eu) a 1º prensagem da edição USA, embora com a reserva devida, na medida que não consegui muita informação e o sistema das matrizes utilizado nas terras do tio Sam é por vezes confuso e existem muitas vezes masterizações e prensagens espalhadas por todos os Estados. Neste a masterização e cut é da responsabilidade da Sterling Sound  NY. Como a ficha técnica é omissa não sei se a edição britânica tem uma masterização diferente.

Capa simples, de boa qualidade, folheto informativo de uma folha. Os rótulos são em tom mostarda claro.

Se em relação ao trabalho dos ELO, me pareceu que o mesmo era um tanto omisso em matéria de baixas frequências, este então é muito satisfatório nesse capítulo. Muito boa gravação do trabalho de baixo e bateria, aliás Phil Collins toca muito bem. As minhas monitoras é que certamente “não chegam lá”, em colunas com outro arcaboiço o “sopro” deve ser avassalador.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1948254-1338396268-8599
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1948254-1338396270-4274
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1948254-1338396279-6781
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQua Set 04 2013, 19:11

A minha prensagem é UK (Charisma) e o som é fantástico.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQua Set 04 2013, 19:28

António José da Silva escreveu:
fernando3728 escreveu:
Só posso falar do álbum TIME, que para mim é um álbum que ainda ouço muitas vezes, pois foi dos discos que eu punha mais a tocar quando tinha 6 anos.
É claro que está num lugar de destaque na minha colecção de LP's. Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 22692 
Um abraço
Comprei-o quando saiu e ainda hoje gosto.


Quanto à minha edição do OUT OF THE BLUE, é britanica e nas espiras de saida diz,

Kev Arthur, UAS 1100 A-1U e B 1U parao primeiro disco.
É certamente a 1ª prensagem UK, mas que raio será Kev Arthur!!?

Em relação aos Brand X, tem mais algum álbum do projecto? E também são acompanhados desta qualidade sonora?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQua Set 04 2013, 19:41

Tenho uns 5 trabalhos (tenho que conferir) deles e se bem me lembro, de boa qualidade, mas este em analise acho que é o sonoramente mais bem conseguido. Tenho que voltar a ouvir para ter mais certeza.

Quanto ao Kev, não conheço o gajo de lado nenhum. lol! 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQui Set 05 2013, 09:57

Estou neste momento a ouvir o Masques dos Brand X (Passport Records, 1979), e também é absolutamente excelente.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQui Set 05 2013, 19:45

JOE  JACKSON -  LOOK  SHARP!
A&M   RECORDS     AMLH  64743    1979  UK

MATRIZ;
AMLH 64743 A1    SP 5223   A&M   SP 5211 (RE-1)  M4 INT   (MR)  > 24044 (TROMPETE)  Eng?
AMLH 64743 B1    SP 5224   A&M   SP 5212 (RE-1)  M4 INT  (MR)  > 24044-X (TROMPETE)  Eng?


A cópia que possuo é de uma edição de demonstração da A&M records para o mercado britânico, que penso será minimamente similar com a 1ª prensagem, do original deste trabalho de Joe Jackson. As matrizes são ricas em informação que vamos tentar decifrar.

AMLH 64743 A1/B1, não levanta qualquer dúvida, é o nº de catálogo da edição UK, 1º “cut”.
As letras SP são utilizadas nas edições USA, e o discogs tem na sua base de dados  um “test pressing” que apareceu no mercado americano com a matriz  SP 5223/4 (RE-2) M3, bastante similar a uma parte da matriz desta edição à qual acresceu SP 5211/2 INT (penso que o INT significa Internacional).
A parte final da matriz é no entanto a mais esclarecedora; MR (dentro de um círculo) > (signo delta)  24044 acrescido de um X no lado B corresponde ao tipo de codificação utilizado pela Monarch Pressing Plant, Los Angeles, USA. A Monarch tinha capacidade para executar toda a cadeia de produção de vinil .  O (trompete) corresponde ao desenho de um trompete que faz parte do logotipo da A&M . O Eng (ou algo parecido) não sei o que significa, pode ser a assinatura do masterizador, mas não a reconheço.

Resumindo; esta edição promocional foi basicamente produzida nos USA. Não sei se terá sido utilizada na edição regular UK.

Capa simples, texturada, fabricada por Robor Ltd. Na contra-capa tem estampado em dourado “ Property of A&M , Demonstration only , Not For Sale. No interior da capa vinham duas curiosidades; uma cópia da página 24 do jornal (revista?) SOUNDS, com uma critica ao disco pelo jornalista Giovanni Dadomo, e um conjunto de de três folhas com a biografia de Joe Jackson, em papel com marca de água, e com a seguinte notação em rodapé  “ Kit Buckler, Publicity Director,  A&M Records.

À falta de melhor, as fotografias  são da edição Holandesa, mas é similar.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1839411-1262903797
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1839411-1262904479
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1839411-1262903828
Ir para o topo Ir para baixo
Bluegirl
Membro AAP
Bluegirl


Mensagens : 300
Data de inscrição : 24/04/2013
Idade : 40
Localização : Lisboa

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptySáb Set 07 2013, 15:03

Eu tenho o "London Calling" dos The Clash, e por acaso gostaria de saber ( se alguém me puder ajudar) se é 1ª edição, penso que sim, visto que é disco duplo e data de lançamento indica 1979 pela CBS Records.

Como posso ter a certeza?
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptySáb Set 07 2013, 15:25

Bluegirl escreveu:
Eu tenho o "London Calling" dos The Clash, e por acaso gostaria de saber ( se alguém me puder ajudar) se é 1ª edição, penso que sim, visto que é disco duplo e data de lançamento indica 1979 pela CBS Records.

Como posso ter a certeza?
Eu diria que para um album desses bem conhecido, haverá muita informação que após alguma pesquisa poderá ser validada. Dito isto vou tentar ajudar Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptySáb Set 07 2013, 15:26

Penso que este diálogo é bom...

http://forums.stevehoffman.tv/threads/the-clash-london-calling-uk-vs-us-pressing.46838/

Ir para o topo Ir para baixo
Bluegirl
Membro AAP
Bluegirl


Mensagens : 300
Data de inscrição : 24/04/2013
Idade : 40
Localização : Lisboa

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptySáb Set 07 2013, 18:38

Rui Mendes escreveu:
Penso que este diálogo é bom...

http://forums.stevehoffman.tv/threads/the-clash-london-calling-uk-vs-us-pressing.46838/

Obrigado, sim ajudou bastante Smile as diferenças são minimas, dizem que o original não tem o codigo de barras e o meu tem..e também nao tem nenhuma assinatura de Tintom Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptySáb Set 07 2013, 18:46

Deixa lá.

Deve tocar na mesma Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 438006128 
Ir para o topo Ir para baixo
Bluegirl
Membro AAP
Bluegirl


Mensagens : 300
Data de inscrição : 24/04/2013
Idade : 40
Localização : Lisboa

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptySáb Set 07 2013, 18:49

pois toca e bastante! Laughing  ainda no outro dia eram 9h da manha e já estava acordar os vizinhos:twisted: 

Rui Mendes escreveu:
Deixa lá.

Deve tocar na mesma Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 438006128 
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptySáb Set 07 2013, 22:19

Lembrei-me que tinha colocado o texto que está abaixo num outro local do fórum. E realmente como já foi referido a 1ª prensagem do original tem a assinatura do masterizador (timtom ou ty), assim como algumas reprensagens  e edições fora do UK. São tidas como as melhores sónicamente. Qualquer edição é audível assim como todos os televisores dão imagens. 

Na verdade as diferenças são ténues nuns casos e bem notórias noutros.



THE CLASH - LONDON CALLING
CBS (Portugal) 88478 (CLASH3)

Tenho este duplo à séculos, penso que o comprei na altura em que saiu ou pouco depois, e já rodou muitas vezes no meu gira. Sempre achei que tinha um grande som, tudo o que saía das colunas era energia, emergência, visceralidade e autenticidade, um autêntico chuto nos tom.... e absolutamente brilhante. Na altura a única coisa que notava era que o disco era (sónicamente) mais satisfatório que muitos outros que na altura rodavam lá por casa. Recentemente, quando comecei a perceber que o vinil não nasce todo igual e apesar de achar o som muito satisfatório, achei que era altura de melhorar a performance de um dos trabalhos que mais aprecio e que é incontornável na história do rock.
Após alguma pesquisa parecia que o mais consensual era ir direito à fonte; edição original UK, de preferência 1º prensagem, e fiquei a saber também que a citada primeira prensagem ( e não só) foi assinada pelo masterizador Tim Young (cuja assinatura sónica costuma ser tintom, ou ty). É claro que a meio do processo fui ver a matriz da edição que tinha... e que é:
CBS 88478 A CBS S CLASH 3 A3 CL-1-2-A3 ty cbs
CBS 88478 B CBS S CLASH 3 B3 CL-1-2-B3 ty cbs
CBS 88478 C CBS S CLASH C3 CL-3-4-A3 tinton cbs
CBS 88478 C CBS S CLASH D3 CL-3-4-B3 track 5 is train in vain ty cbs

Bem... mais uma situação confusa porque à parte o nº de catalogo (CBS 88478, que foi atribuída a vários países europeus) o resto da matriz é muito similar à edição UK e mais surpreendente é a assinatura das bolachas por Tim Young (tinton-ty).
Duas hipoteses; os laquers ou stampers são britânicos (masterização e cut de Tim Young)...ou se o cut foi feito em Portugal (não me parece) a rapaziada dava-se ao desplante de copiar a assinatura do masterizador o que me parece inverossímel. Seja como for o som é de grande qualidade pelo que deixei de procurar um original UK... mas se aparecer um edição audiófila... bem isso é outra coisa .... este vale a pena musicalmente.
Quanto à parte gráfica não há dúvida, foi feita em Portugal pois na contra capa tem "Fabricado e distribuído em Portugal por Rádio Triunfo lda." e " Litoarte Oli. Douro". Nas capas interiores também consta Litoarte.
Ninguém que espiolhar a matrizes das edições que tem?
Já agora curiosa é também a participação de Tim Young que iniciou carreira em 71, entrou na CBS em 74, como engenheiro assistente (onde permaneceu até 93), e este trabalho foi das primeiras masterizações que assinou...correu bem, e é sempre bom ter o nome ligado a um dos grandes albuns da história do rock.
Ir para o topo Ir para baixo
Bluegirl
Membro AAP
Bluegirl


Mensagens : 300
Data de inscrição : 24/04/2013
Idade : 40
Localização : Lisboa

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptySeg Set 09 2013, 11:17

Bem, obrigado por toda a explicação Shocked se me ajudares a ver a matriz do meu, confesso que nunca liguei a isso, nem sei do que se trata Embarassed 
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptySeg Set 09 2013, 12:37

Bluegirl escreveu:
Bem, obrigado por toda a explicação Shocked se me ajudares a ver a matriz do meu, confesso que nunca liguei a isso, nem sei do que se trata Embarassed 

Está gravado no vinil na zona das espiras de saída. Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 491368 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyTer Set 17 2013, 16:01

JOE JACKSON  -  I`M THE MAN
A&M   RECORDS     AMLH 64794   1979   UK

MATRIZ:
A&M  SP O4794A (RE-1)  E2   AMLH 64794 A2
A&M SP 04794B SF2 INT   + WIS + ENGLAND (AMLH 64794 B1 -maquinado)

Original do 2º álbum de Jackson, quanto ao “cut”, e pelo menos no que diz respeito ao lado A, tenho algumas dúvidas, uma vez que pertence a um segundo laquer -  A2. Todo o processo de gravação e mixagem foi realizada no UK, mas atendendo ao facto das matrizes apresentarem a codificação utilizada nos EUA (SP 04794) poderá indicar que a masterização e o cut terão sido realizado nos EUA. No que diz respeito ao lado B parece mais certo ser o 1º laquer para o UK, uma vez que é utilizado o código de matriz AMLH 64794 B1 (maquinado). Não sei o que significa o WIS (ou SIM) inscrito no lado B.

Capa simples, por Robor Lda (a indicação está na lombada), capa interior com fotografia da banda, líricas e informação técnica. Os rótulos são em castanho e prateado.
Tal como no exemplar anterior, o disco é acompanhado pelo mesmo tipo de “ press released “ assinada por um director de marketing da A&M e é também uma cópia promocional, mas em vez dessa indicação já vir gravada pela tipografia na contra-capa, foi colocado um autocolante dourado, com a indicação “ promotional copy, not for sale” .

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1423721-1331778641

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1423721-1373750547-1991

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1423721-1311417295
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptySex Out 04 2013, 20:08

THE ROLLING  STONES  -  SOME  GIRLS
ROLLING STONE RECORDS         1978

De acordo com o discogs os primeiros lacquers são de origem USA e têm as seguintes matrizes;

Rolling Stones Records ‎ COC 39108
Matrix / Runout (Side 1 Hand Etched): ST RS 784080 G 0-1
Matrix / Runout (Side 2 Hand Etched): ST RS 784079 G 0-1
Matrix / Runout (Stamped, TJ (PR) SP Hand Etched Both Sides): STERLING TJ (PR) SP

A 1ª prensagem UK têm o nº de catálogo CUN 39108, as matrizes também contêm STERLING TJ e os laquers (pelo que tenho observado) aparecem misturados desde o A1U/B1U a pelo menos A3U/B3U. Isto é foram realizados vários “cuts”, o que é natural, face às expectativas de vendas.
Nas primeiras prensagens, as capas utilizadas foram posteriormente modificadas por questões de utilização indevida de direitos de imagem.
Assim sendo, em termos de puro colecionismo a procura deve recair na edição USA e UK. E em termos sónicos? Claro, também, porque não? Mas haverá outras soluções?
Bem, eu tenho a edição nacional, Rolling Stone Records, 8E 072 – 61 016, fabricado em Portugal por Valentim de Carvalho, que penso que foi adquirido por volta de 78 ou 79, com as seguintes matrizes;

CUN 39108  A1U  STERLING (Maquinado) TJ
CUN 39108  B1U  STERLING (Maquinado) TJ

Como vêm, foram em príncipio utilizados os stampers destinados também ao mercado britânico, ou talvez tenham sido feitos stampers  directos para o nosso país. De qualquer maneira os stampers são da Sterling e assinados pelo masterizador e engenheiro das primeiras prensagens; Ted Jensen (TJ). As prensagens de vinil terão sido realizadas nos diversos países, mas os stampers das primeiras prensagens serão todos da Sterling Sound, NY. A capa nacional não tem os recortes que permitem visualizar “as caras” da capa interior, mas, neste caso, ainda tem as celebridades que posteriormente a contestaram.
Portanto pessoal, quando forem vasculhar nas lojas de vinil em 2ª mão, olhem para as matrizes, vale sempre a pena.

Já me esquecia, a edição é muito competente sónicamente.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1814188-1342888804-9103

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1814188-1349087497-2711

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1814188-1370702421-2469
Ir para o topo Ir para baixo
stardrake
Membro AAP
stardrake


Mensagens : 679
Data de inscrição : 29/01/2012
Localização : Cascais

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptySex Out 04 2013, 22:34

Tenho a edição nacional exatamente com as referências que
referes. Preço: 290 escudos lol! 
Mário
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQui Out 10 2013, 19:19

ROBIN TROWER -  TWICE REMOVED FROM YESTERD
CHRYSALIS   CHR 1039         1973 UK

MATRIZ:
CHR 1039   A1U   /     CHR 1039  B1U

Original e 1º prensagem do 1º trabalho a solo de Robin Trower que alia a voz cheia de alma de Dewar à sua guitarra bem “Hendrixiana”
Capa por Robor Limited, os rótulos são os Chrysalis “cor de ervilha”. A capa interior é a típica branca com “patente nº”.
Nem a parca ficha técnica da contra capa, nem as espiras de saída dão qualquer indicação da masterização.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1806250-1331845035
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1806250-1331845066
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1806250-1331845126
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptySex Out 11 2013, 18:59

CARAVAN  -  FOR GIRLS WHO GROW PLUMP IN THE NIGHT
DERAM  SDL R 12                            1973  UK

MATRIZ;
ZAL   12551 P 3U     /    ZAL   12552 P 3U  

Quinto trabalho da banda Caravan,  uma das boas representantes da chamada Canterbury Scene.  Existem diversas indicações de que esta  é a 1ª prensagem da edição original, apesar das matrizes 3U/3U serem um pouco contraditórias. A capa interior está datada; 12 – 73,  ano de edição do albúm.
Nem a ficha técnica nem o “dead wax” fornecem informações sobre a masterização.
Capa dupla laminada, fabricada por Robert Stace, os rótulos da Deram são em branco e vermelho. Muito competente sonicamente.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1343615-1211312935

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1343615-1380377626-4943
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptySex Out 11 2013, 20:28

fjbl escreveu:
CARAVAN  -  FOR GIRLS WHO GROW PLUMP IN THE NIGHT
DERAM  SDL R 12                            1973  UK

MATRIZ;
ZAL   12551 P 3U     /    ZAL   12552 P 3U  

Quinto trabalho da banda Caravan,  uma das boas representantes da chamada Canterbury Scene.  Existem diversas indicações de que esta  é a 1ª prensagem da edição original, apesar das matrizes 3U/3U serem um pouco contraditórias. A capa interior está datada; 12 – 73,  ano de edição do albúm.
Nem a ficha técnica nem o “dead wax” fornecem informações sobre a masterização.
Capa dupla laminada, fabricada por Robert Stace, os rótulos da Deram são em branco e vermelho. Muito competente sonicamente.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1343615-1211312935

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1343615-1380377626-4943

Esse mora cá na versão UK, mas tenho que ir ver a matriz. Já volto....

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptySáb Out 12 2013, 23:56

STEELY DAN  -  PRETZEL LOGIC
PROBE  SPBA  6282             UK   1974

MATRIZ;
 SPBA  6282  A1  /   SPBA  6282  B1

O original será USA, esta é a 1º prensagem UK, foi editada pela Probe que era uma sub label da ABC. As prensagens seguintes já sairiam com o selo da casa mãe. Nada de relevante se consegue descortinar das espiras de saída.
Capa dupla, fabricada por Garrod & Lofthouse, a capa interior é a típica patente nº. Os rótulos são da Probe, em tom creme.

O som é muito bom, tal como praticamente todos os trabalhos dos Steely Dan. Embora goste musicalmente da banda, não posso dizer que seja um fã incondicional, mas sonicamente são realmente um caso sério de excelência.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1445355-1316539276

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1445355-1358809266-5419
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptySex Out 18 2013, 13:32

THE THE – INFECTED
EPIC   EPC 26770            UK
MATRIZ;
EPC 26770   A1     JA     /    EPC 26770  B2    JA

Edição limitada, a edição original tem uma capa diferente. Penso que terão sido utilizados os mesmos laquers na 1ª prensagem. Não sei se existe o laquer B1, ou se foi feito mais de um “cut” para a primeira prensagem. O  “JA”, manuscrito, aparece em mais algumas bolachas que tenho, mas ainda não consegui descobrir o seu significado.
Não consigo descortinar o fabricante da capa, a capa interior além das líricas inclui a ficha técnica. Os rótulos são em preto, com grafia em branco.
O som é excelente, o que aliás é deveras comum nesta banda.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-523575-1128952559

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1456586-1330413594

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1456586-1357048852-4241
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptySex Fev 28 2014, 23:01

Está na altura de dar um pouco de gás.

ROBIN TROWER  -  LIVE
CHRYSALIS     CHR 1089   1975 UK

Matrizes:     CHR  1089   A2U   /     CRH   1089  B1U

Edição original  e em principio 1ª prensagem deste albúm ao vivo de R. Trower. Não tenho conhecimento da existência do “laquer”  A1. A informação da matriz é parca, além do descrito apenas contem a numeração dos stampers.  A remistura ficou a cargo de Geoff Emerick nos Air London Studios.

Capa simples por Shorewood Packaging, capa interior é típica branca patente nº…. os rótulos são da Chrysalis,  cor de ervilha.

Gravação ao vivo do concerto realizado no Stockholm Concert Hall em fevereiro de 75. Era a época dos álbuns ao vivo.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-150-1706421-1254908059
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptySáb Mar 01 2014, 11:37

Acho que não tenho nada desse senhor, uma situação a repensar.  Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 447836 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptySeg Mar 03 2014, 13:23

ROBIN TROWER  -  LONG MISTY DAYS
CHRYSALIS   CRH 1107     1976 UK

MATRIZ:  CHR 1107 A1U  /  CHR 1107  B1U

Além do descrito não há mais nenhuma informação interessante na matriz. Engenharia e produção de Geoff Emerick, gravado no Air London studios.

Capa simples por Robor Limited, capa interior branca. Os rótulos são da Chrysalis,  cor de ervilha.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-150-1731336-1290352648
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQua Mar 26 2014, 13:28

JULIAN COPE  -  SAINT JULIAN
ISLAND RECORDS  ILPS 9861        UK 1987

MATRIZ,
DISCO1     ILPS 9861  A2U   TY1    /     ILPS 9861   B2U   TY1        
DISCO2      JCC LP 1  A1U    /     JCC LP 1    B1U

Edição limitada em duplo álbum do terceiro trabalho a solo do cantor, autor e músico britânico Julian Cope, ex Teardrop Explodes. Esta edição completa o álbum com um segundo LP, gravado de um show de rádio com dialogos e a versão integral de algumas faixas.
Tendo em conta a matriz do primeiro disco, a masterização e cut do vinil foi da responsabilidade do engenheiro Tim Young (TY1).
Não sei se existe o laquer A1 B1, ou se este foi utilizado na edição normal, ou se foram produzidos mais de que um para a primeira prensagem da edição original. Apesar da edição ser de 87 e de haver já o lançamento simultâneo  em digital ( CD) , a gravação e mixagem foram em ainda realizadas em analógico, para tal conclusão basta verificar que na edição europeia do CD consta a sigla AAD.

Capa simples com acabamento brilhante, as capas interiores são em papel preto e a edição vem acompanhada de um folheto em “gatefold” com as líricas. Os rótulos do 2º Lp são em branco, do 1º são os típicos Island da época.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1783946-1289329480

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1783946-1325540042
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQua Dez 10 2014, 22:29

STEVE HACKETT           VOYAGE OF THE ACOLYTE
CHARISMA     CAS 1111     UK       1975

CAS 1111   A1  ARUN   /     CAS 1111  B1

Original , primeira prensagem do primeiro álbum a solo do ainda membro dos Genesis, Steve Hackett. De acordo com as matrizes a masterização e corte do vinil  foram da responsabilidade de Arun Chakraverty ( ARUN). Capa dupla em tons de azul claro, fabricada por Howards Printers. Os rótulos são os conhecidos “chapeleiro louco” em tom rosado.

O trabalho musical é tipicamente “ Genesiano”, conta com a participação de P. Collins e M. Rutherford, e já agora também de Sally Oldfield.
É agradável, e eu sou um grande apreciador dos Genesis  da, digamos, 1ª fase.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1433178-1238262508.jpeg

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1433178-1386531578-5474.jpeg


http://cdn.discogs.com/WIEcdDKBhWeTYn0RxABup46dxUs=/fit-in/300x300/filters:strip_icc():format(jpeg):mode_rgb()/discogs-images/R-1433178-1395243017-6741.jpeg.jpg
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQua Dez 10 2014, 23:19

fjbl escreveu:

É agradável, e eu sou um grande apreciador dos Genesis  da, digamos, 1ª fase.



Também eu, excelentes álbuns de uma grande banda que depois (infelizmente) se banalizou. E ainda por cima, com a mágica Sally Oldfield. Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe
Membro AAP
Luis Filipe


Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 62
Localização : Serra D'Aire & Serra de Bornes

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQua Dez 10 2014, 23:35

CORPO DIPLOMÁTICO Música Moderna

DA NOVA 6001 Portugal 1979

Original, primeira e única prensagem do álbum do grupo de Pedro Aires de Magalhães, pré Heróis do Mar e pós Faíscas, gravado nos estúdios Rádio Triunfo em julho de 79 tendo como técnicos Rui Novaes e J. M. Fortes. Capa simples em tons de vermelho (bem ao jeito e gosto da maioria dos foristas) com agradecimento à Associação de Amizade Portugal - R. P. China.

A prensagem não faz jus ao som produzido pela banda não por culpa dos técnicos envolvidos, talvez pela editora enfim.

minhas desculpas pela falta de imagem, de momento
Ir para o topo Ir para baixo
http://luisgomes@agostinhos.com.pt
Luis Filipe
Membro AAP
Luis Filipe


Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 62
Localização : Serra D'Aire & Serra de Bornes

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQua Dez 10 2014, 23:53

The WRAY GUNN Amateur

Lux Records Luxep09 Portugal 2008


Original, edição 027 de 250 exemplares, álbum de uma dos projectos do Legendary Tiger Man - Paulo Furtado.
Trabalho agradável bem ao jeito dos vários e diferentes projectos a que o músico nos vem agraciando sempre com a sua entrega e genialidade. boa gravação.

www.luxrecords.com.pt

mais uma vez as minhas desculpas pelas imagens, ou melhor, a falta delas
Ir para o topo Ir para baixo
http://luisgomes@agostinhos.com.pt
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQui Dez 11 2014, 00:16

Uma pequena ajuda ao meu novo "parceiro".

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-1446007-1347050578-7742.jpeg

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-4281603-1360596504-6842.jpeg
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe
Membro AAP
Luis Filipe


Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 62
Localização : Serra D'Aire & Serra de Bornes

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQui Dez 11 2014, 00:27

GO GRAAL BLUES BAND Go Graal Blues Band

Imavox IM - 30.702 Portugal 1979

IM 30702 A1 IM 30702 B1

Original, primeira prensagem do 1º álbum de talvez o melhor e mais consistente projecto de Blues a nível Nacional, gravado nos estúdios Arnaldo Trindade, excelentemente gravado e misturado por Moreno Pinto, sendo duma modesta editora nacional, presenteia-nos com uma qualidade superior, talvez ao nível do que melhor se fazia pelo Mundo a essa data, senão superior. Capa dupla com esquema de quem toca por faixa e em que canal. Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 843159
Ir para o topo Ir para baixo
http://luisgomes@agostinhos.com.pt
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQui Dez 11 2014, 00:37

MARILLION        MISPLACED  CHILDHOOD
EMI   EJ 2403401, MRL 2           UK       1985

EJ 2403401    A1U     ABI        /        EJ 2403401    B1U      ABI

Original, primeira prensagem do 4º album desta banda Britãnica de prog rock. Não há uma indicação clara da masterização e desconheço o significado da sigla ABI.
Capa dupla, com acabamento brilhante, fabricante desconhecido. Rótulos em fundo negro com texto em prateado.

Nesta altura o prog rock era um estilo amaldiçoado, remetido para a prateleira dos estilos obsoletos, mas este album rompeu esse estigma com uma exposição massiva e de certa forma transportou de novo para as rádios a sonoridade prog. É um excelente trabalho, muito “Genesiano”, também.

Ainda estamos na época analógica, a primeira edição em CD contem a sigla  ADD.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-4833382-1376927659-1887.jpeg

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-4833382-1376927677-3067.jpeg

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-4833382-1377857935-7394.jpeg
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQui Dez 11 2014, 00:40

fjbl escreveu:

Nesta altura o prog rock era um estilo amaldiçoado, remetido para a prateleira dos estilos obsoletos, mas este album rompeu esse estigma com uma exposição massiva e de certa forma transportou de novo para as rádios a sonoridade prog. É um excelente trabalho, muito “Genesiano”, também.


Estigmatizaram do melhor que o Rock tem, infelizmente. E este álbum prova (se é que seria necessário), que mesmo dentro do mais "comercial" existem coisas muito boas.

Não sei qual é a minha edição, mas sei que é UK e os lables são como os da imagem.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe
Membro AAP
Luis Filipe


Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 62
Localização : Serra D'Aire & Serra de Bornes

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQui Dez 11 2014, 00:59

...ói ói
Os meus agradecimentos ao companheiro fjbl pelas imagens gentilmente cedidas ( felizmente não tenho que pagar direitos autorais).
Bem, mas continuando...
BLUINDO Minnemann & Amigos

Radio Triunfo 10018 Portugal 1982

RT 10.018 A 16/8/82 RT 10.018 B 16/8/82

Original, 1ª prensagem de outro excelente álbum do Blues Nacional, onde pontifica por empréstimo um Rui Veloso ainda com ar de "Chico Fininho" de bigode e óculos garrafais. Capa dupla com fotos e letras na parte interior, acompanhada de folheto explicativo sobre o Blues e tb das músicas apresentadas. Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 22692









Ir para o topo Ir para baixo
http://luisgomes@agostinhos.com.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQui Dez 11 2014, 01:07

Luis Filipe escreveu:
...ói ói
Os meus agradecimentos ao companheiro fjbl pelas imagens gentilmente cedidas ( felizmente não tenho que pagar direitos autorais).
Bem, mas continuando...
                                             BLUINDO            Minnemann & Amigos
                                             
                                             Radio Triunfo 10018      Portugal 1982

                                             RT 10.018 A  16/8/82    RT 10.018 B  16/8/82

Original, 1ª prensagem de outro excelente álbum do Blues Nacional, onde pontifica por empréstimo um Rui Veloso ainda com ar de "Chico Fininho" de bigode e óculos garrafais. Capa dupla com fotos e letras na parte interior, acompanhada de folheto explicativo sobre o Blues e tb das músicas apresentadas.  Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 22692  






Esse também cá canta. Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQui Dez 11 2014, 01:08

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-6036767-1409430517-3773.jpeg

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 R-6036767-1409430516-5095.jpeg
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe
Membro AAP
Luis Filipe


Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 62
Localização : Serra D'Aire & Serra de Bornes

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQui Dez 11 2014, 01:41

...bom e para terminar por hoje:

CHARLIE HADEN / CARLOS PAREDES DIALOGUES

VERVE 843 445-1 Polydor S.A. France 1990

843445.1.A1 11.4.91 843445.B1 11.4.91 C.HADEN/C.PAREDES VERVE e + 1 rúbrica que não identifico

Original, 1ª edição desta dupla de " Carlos/Charlie" que dispensa apresentação, excelentemente produzida por Jean- Philippe Allard, tal como a editora sobejamente conhecida nos meandros jazzísticos. Bela capa brilhante de Jean-Marie Lambert. Peca para os mais "puristas" ter sido gravado digitalmente. Já estou a imaginar o nosso Administrador Mor a desistir da sua aquisição ou, caso já o tenha adquirido, a fazer dele um disco voador e os não tão "puristas" a fazer filas para o conseguir apanhar em pleno voo. Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 265963
Ir para o topo Ir para baixo
http://luisgomes@agostinhos.com.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQui Dez 11 2014, 02:11

Luis Filipe escreveu:
...bom e para terminar por hoje:

              CHARLIE HADEN / CARLOS PAREDES             DIALOGUES
         
              VERVE 843 445-1      Polydor S.A. France     1990

               843445.1.A1  11.4.91     843445.B1  11.4.91     C.HADEN/C.PAREDES  VERVE e + 1 rúbrica que não identifico

Original, 1ª edição desta dupla de " Carlos/Charlie" que dispensa apresentação, excelentemente produzida por Jean- Philippe Allard, tal como a editora sobejamente conhecida nos meandros jazzísticos. Bela capa brilhante de Jean-Marie Lambert. Peca para os mais "puristas" ter sido gravado digitalmente. Já estou a imaginar o nosso Administrador Mor a desistir da sua aquisição ou, caso já o tenha adquirido, a fazer dele um disco voador e os não tão "puristas" a fazer filas para o conseguir apanhar em pleno voo. Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 265963

Em LP, até perdoa a menos valia da gravação digital. Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQui Dez 11 2014, 16:32

Quem é que dá aqui uma ajuda a perceber isto?
Os meus álbuns dos Pink Floyd são na maioria edições Japonesas e UK. Entre alguns "made in UK" tenho por exemplo o Wish You Were Here (EMI SHVL-814). No site "pinkfloydarchives.com" refere que a primeira edição é da "Harvest Records" que eu penso que pertencia à EMI.
Ora como encontrei este anuncio no ebay fiquei confuso.

http://www.ebay.co.uk/itm/PINK-FLOYD-WISH-YOU-WERE-HERE-RARE-UK-ISSUE-HARVEST-SHVL-814-A1B5-/301429780767?pt=UK_Records&hash=item462e9d711f

Será que é treta do vendedor????
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQui Dez 11 2014, 16:46

Manel escreveu:
Quem é que dá aqui uma ajuda a perceber isto?
Os meus álbuns dos Pink Floyd são na maioria edições Japonesas e UK. Entre alguns "made in UK" tenho por exemplo o Wish You Were Here (EMI SHVL-814). No site "pinkfloydarchives.com" refere que a primeira edição é da "Harvest Records" que eu penso que pertencia à EMI.
Ora como encontrei este anuncio no ebay fiquei confuso.  

http://www.ebay.co.uk/itm/PINK-FLOYD-WISH-YOU-WERE-HERE-RARE-UK-ISSUE-HARVEST-SHVL-814-A1B5-/301429780767?pt=UK_Records&hash=item462e9d711f

Será que é treta do vendedor????


Existem muitas prensagens com o EMI SHVL-814 estampado no lable. Vai depender de que prensagem se trata. A primeira UK acho que tem no dead wax do lado 1 estampado "A-1" e no lado 2 "B-3".
O que ele apresenta parece ser a segunda prensagem.


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQui Dez 11 2014, 17:06

O que não percebo é a diferença entre as edições da Harverst e as da EMI, ambas UK.
Será que se destinavam a mercados diferentes?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 EmptyQui Dez 11 2014, 17:10

Manel escreveu:
O que não percebo é a diferença entre as edições da Harverst e as da EMI, ambas UK.
Será que se destinavam a mercados diferentes?


Mas o álbum do link é Harvest? Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 447836

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 6 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Primeiras edições, quem as tem, como são?
Ir para o topo 
Página 6 de 8Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Vendo - Alguns discos usados muito interessantes... primeiras edições, Out Of Print... etc
» Rookie
» Sala do Luke
» As primeiras compras
» Novas edições

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: