Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Armazenar e catalogar discos.

Ir para baixo 
+2
Luis Filipe Goios
Milton
6 participantes
AutorMensagem
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Armazenar e catalogar discos. Empty
MensagemAssunto: Armazenar e catalogar discos.   Armazenar e catalogar discos. EmptySáb Dez 17 2011, 22:27

Gostaria de perguntar aos ilustres foristas de que forma é que armazenam, catalogam ou listam a vossa música.
Por ordem alfabetica ?
Por genero ?
De alguma outra forma ?
Usam algum programa de computador ?

Obrigado .
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe Goios
Membro AAP
Luis Filipe Goios


Mensagens : 10506
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 65
Localização : Lanhelas - Minho

Armazenar e catalogar discos. Empty
MensagemAssunto: Re: Armazenar e catalogar discos.   Armazenar e catalogar discos. EmptySáb Dez 17 2011, 22:46

Orquestra
Caro Milton
não sendo eu exemplo para ninguém, aqui vai :
nas estantes ( prateleiras )
ordem alfabética, há portuguesa (?).
Jazz e clássica há parte.
Tenho uma listagem no computador ( existências ), por ordem alfabética.
Armazenar e catalogar discos. 317942
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Armazenar e catalogar discos. Empty
MensagemAssunto: Re: Armazenar e catalogar discos.   Armazenar e catalogar discos. EmptySáb Dez 17 2011, 22:48

Viva,
bom tópico, again...

Eu como ainda tenho poucos tenho-os todos na cabeça Armazenar e catalogar discos. 936335 ,

mas fica aqui uma sugestão fantástica:





é levar a coisa a outro nível Armazenar e catalogar discos. 491368

Abraços


Última edição por Ulrich em Sáb Dez 17 2011, 23:30, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Armazenar e catalogar discos. Empty
MensagemAssunto: Re: Armazenar e catalogar discos.   Armazenar e catalogar discos. EmptySáb Dez 17 2011, 23:25

Ulrich escreveu:
Viva,
bom tópico, again...

Eu como ainda tenho poucos tenho-os todos na cabeça Armazenar e catalogar discos. 936335 ,

mas fica aqui uma sujestão fantástica:





é levar a coisa a outro nível Armazenar e catalogar discos. 491368

Abraços
Essa é uma ideia.....curiosa pelo menos...
e se fosse um catalogo de emoções :
Os discos que me fazem rir
Os discos que me fazem chorar
Os discos que me fazem dançar
Os discos que me fazem pensar
Os discos que me fazem amar
Os discos que me fazem vomitar
Os discos que me fazem embebedar
Os discos que me fazem gastar mais dinheiro em discos
and so on
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Armazenar e catalogar discos. Empty
MensagemAssunto: Re: Armazenar e catalogar discos.   Armazenar e catalogar discos. EmptySáb Dez 17 2011, 23:34

Ordem alfabética, "sem tirar nem pôr" ... os The e afins, ficam de lado.

Existem alguns programas para catalogar, mas nunca lhes fiz caso. No


Cpts
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Armazenar e catalogar discos. Empty
MensagemAssunto: Re: Armazenar e catalogar discos.   Armazenar e catalogar discos. EmptySáb Dez 17 2011, 23:34

Milton escreveu:
...
Os discos que me fazem gastar mais dinheiro em discos...

esta é muito boa, o "Belo" que nos faz querer mais... Armazenar e catalogar discos. 58893

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Armazenar e catalogar discos. Empty
MensagemAssunto: Re: Armazenar e catalogar discos.   Armazenar e catalogar discos. EmptySáb Dez 17 2011, 23:38

Milton escreveu:
Gostaria de perguntar aos ilustres foristas de que forma é que armazenam, catalogam ou listam a vossa música.
Por ordem alfabetica ?
Por genero ?
De alguma outra forma ?
Usam algum programa de computador ?

Obrigado .

Boas,

Tenho todos os meus discos catalogados em várias folhas Excel sendo que uma delas, que designei por Master, engloba todas as unidades e é nessa que registo as datas de audição.
Os campos são os seguintes,

No. de Catálogo
Artista ● Compositor
Título
# (Nº de discos)
Tipo (Álbum, FoC, Set, Box, Booklet, etc...)
Data da edição
País de Origem
Estado do Vinil (Goldmine)
Estado da Capa (Goldmine)
Estado da Etiqueta
Capa Interior (Original, Protected 1003, MOFI, Nagaoka, etc...)
Notas da Edição (Túlipa, Wide Band, Direct-Cut, TAS, Promo, Teste, Mono, etc...)
Preço de Custo
Data de Aquisição
Datas de Escuta
Sistema de Escuta
Datas de Lavagem
Tipo de Lavagem
Origem da Aquisição (eBay, Feiras, Amazon, FNAC, oferta, furto, etc...)
Observações (Matriz, etc...)
Observações Áudio
Observações e Notas sobre Faixas
Observações Gerais

Abraço,
MJ
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Armazenar e catalogar discos. Empty
MensagemAssunto: Re: Armazenar e catalogar discos.   Armazenar e catalogar discos. EmptySáb Dez 17 2011, 23:42

A ordem alfabética que uso é do tipo,

BACH • Johann Sebastian

ou

BEACH BOYS • The

ou

MATTHEWS • Dave • Band


Cumprimentos,
MJC
Ir para o topo Ir para baixo
Cocharro
Membro AAP



Mensagens : 1688
Data de inscrição : 05/08/2011
Idade : 47
Localização : Alto Alges

Armazenar e catalogar discos. Empty
MensagemAssunto: Re: Armazenar e catalogar discos.   Armazenar e catalogar discos. EmptySáb Dez 17 2011, 23:52

Os meus estão nas prateleiras por estilo musical, mas comeco a ponderar organizar por ordem alfabetica. Alem disso tenho um excell para saber o que tenho e para se mais tarde pretender perder umas horitas e criar uma base de dados.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/pages/Vinyl-Garage/189844294473841
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Armazenar e catalogar discos. Empty
MensagemAssunto: Re: Armazenar e catalogar discos.   Armazenar e catalogar discos. EmptyDom Dez 18 2011, 00:14

MJC escreveu:
A ordem alfabética que uso é do tipo,

BACH • Johann Sebastian

ou

BEACH BOYS • The

ou

MATTHEWS • Dave • Band


Cumprimentos,
MJC
E não tens dificuldade em os localizar nas prateleiras?
Como é que estão distribuidos ? por essa ordem alfabetica tambem?
E se a prateleira correspondente à letra B ficar cheia, e recebes mais 20 discos para essa letra ? inicias uma nova prateleira a seguir à letra Z, ou arrumas tudo de novo ?
Desculpa a curiosidade, mas acho importante sabermos isso tambem.
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Armazenar e catalogar discos. Empty
MensagemAssunto: Re: Armazenar e catalogar discos.   Armazenar e catalogar discos. EmptyDom Dez 18 2011, 00:49

Boas,

1- Tenho os discos de clássica separados de todo o resto.
2- No final de cada prateleira deixo um espaço livre de discos da colecção e preenchido com, por exemplo, caixas de óperas repetidas, caixas de capas da Nagaoka. Quando chegam discos novos, vou retirando as »sobras«.
3- De três em três meses (mais coisa, menos coisa) faço uma re-arrumação geral. Por exemplo, se tiverem chegado 200 discos (àlbuns, duplos, caixas) pego nos 220 das últimas prateleiras e mudo-os para as próximas prateleiras livres. Depois, utilizando um registo que tenho, também em .xls vejo quntas novas entradas tenho em cada letra e vou movendo do Z para o A até ficar tudo ecrtinho. Sempre com mais ou menos 5 a 10 folgas por prateleira para arrumar de imediato aqueles que chegam, gosto, lavo, »encueco« e arquivo.
4- A ordem pela qual arrumo os discos é a mesma da base de dados.
5- Por vezes acontece que devido a factores estranhos, como por exemplo, aparecer um lorpa qualquer que se quer ver livre de uma bruta colecção de vinil, as coisas se complicam um pouco. Nesse caso, e partindo do princípio que estou abonado para deitar a mão à dita colecção, a ordenação leva um pouco mais de tempo, fica em espera, também por ordem alfabética, numa estante especial que tenho na sala, que me custou um balúrdio e a que o gajo que a construiu, não sei porquê, deu o nome de »chão«.

Com a projectada mudança da discalhada para a sala de música original, que o Sr. Admn. Milton já conhece, irei criar mais dois subgrupos,
Óperas
Bach (porque me apareceu um senhor alemão que gostava muito de Bach e me vendeu toda a sua colecção de vinil por… tenho vergonha de dizer)

Apesar de toda esta aparente organização, não são raras as vezes que não encontro um disco.

Abraço,
MJ

PS: A organização dos CDs é do mesmo tipo mas como são pouquinhos quase que sei a lista de cor...
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Armazenar e catalogar discos. Empty
MensagemAssunto: Re: Armazenar e catalogar discos.   Armazenar e catalogar discos. EmptyDom Dez 18 2011, 01:58

Milton escreveu:
... E se a prateleira correspondente à letra B ficar cheia, e recebes mais 20 discos para essa letra ? inicias uma nova prateleira a seguir à letra Z, ou arrumas tudo de novo ? ...
Essa é que é a m#@&a Armazenar e catalogar discos. 317942

Cpts
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Armazenar e catalogar discos. Empty
MensagemAssunto: Re: Armazenar e catalogar discos.   Armazenar e catalogar discos. EmptyDom Dez 18 2011, 18:43

Fran escreveu:
Milton escreveu:
... E se a prateleira correspondente à letra B ficar cheia, e recebes mais 20 discos para essa letra ? inicias uma nova prateleira a seguir à letra Z, ou arrumas tudo de novo ? ...
Essa é que é a m#@&a Armazenar e catalogar discos. 317942

Cpts

Caro Fran,

Resumindo o que escrevi no meu comentário anterior,

Tenho sempre uma estante livre onde guardo os discos por ouvir/lavar (neste momento, e como vou mudar o sistema e os discos para outra sala, essa estante é o chão).
De três em três meses, menos se tiver tempo livre e o número de discos assim o exigir, faço uma arrumação geral como acima descrevi.
Digamos que tenho sempre três tipos de arrumação:
Estantes Master (para parecer pomposo): Discos ouvidos e tratados.
Estantes Pendentes:
Estantes Pendentes 1: Discos entretanto chegados, ouvidos e tratados à espera da arrumação trimestral.
Estantes Pendentes 2: Discos entretanto chegados, por ouvir e tratar.

Sempre pela ordem alfabética mencionada. Sempre com o auxílio das folhas Excel onde tenho a minha base de dados.

As minhas primeiras estantes foram feitas à medida e têm todas portas de vidro (tenho um pó ao pó do caneco). A partir de uma certa altura, e como cada vez tenho mais dinheiro, passei a utilizar estantes da Ikea e é um pau (é mais aglomerado de lascas, mas é o que se arranja).

Já agora, acrescento, que uma vez por ano, a discalhada sai toda das prateleiras para inspecção das capas, humidades, bichinhos, etc...
Costuma coincidir com a altura do ano em que eu hiberno...

Estou sempre aberto a sugestões que possam melhorar este meu »arranjinho«.

Abraço para a Terceira,
MJ
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Armazenar e catalogar discos. Empty
MensagemAssunto: Re: Armazenar e catalogar discos.   Armazenar e catalogar discos. EmptyDom Dez 18 2011, 19:03

MJC escreveu:
Caro Fran,

Resumindo o que escrevi no meu comentário anterior,

Tenho sempre uma estante livre onde guardo os discos por ouvir/lavar (neste momento, e como vou mudar o sistema e os discos para outra sala, essa estante é o chão).
De três em três meses, menos se tiver tempo livre e o número de discos assim o exigir, faço uma arrumação geral como acima descrevi.
Digamos que tenho sempre três tipos de arrumação:
Estantes Master (para parecer pomposo): Discos ouvidos e tratados.
Estantes Pendentes:
Estantes Pendentes 1: Discos entretanto chegados, ouvidos e tratados à espera da arrumação trimestral.
Estantes Pendentes 2: Discos entretanto chegados, por ouvir e tratar.

Sempre pela ordem alfabética mencionada. Sempre com o auxílio das folhas Excel onde tenho a minha base de dados.

As minhas primeiras estantes foram feitas à medida e têm todas portas de vidro (tenho um pó ao pó do caneco). A partir de uma certa altura, e como cada vez tenho mais dinheiro, passei a utilizar estantes da Ikea e é um pau (é mais aglomerado de lascas, mas é o que se arranja).

Já agora, acrescento, que uma vez por ano, a discalhada sai toda das prateleiras para inspecção das capas, humidades, bichinhos, etc...
Costuma coincidir com a altura do ano em que eu hiberno...

Estou sempre aberto a sugestões que possam melhorar este meu »arranjinho«.

Abraço para a Terceira,
MJ

Obrigado MJC, eu realmente li a explicação toda, mas isso para mim, é "muita areia para a minha camioneta", pois sou bastante bandalho e não tenho tempo para esses "requisitos" todos Laughing

Sou um bocado "vai andando", mas tenho-os todos, por ordem alfabética e o meu grande problema (leia-se TRABALHO), é, quando tenho discos novos, ter de os pôr, no lugar a que correspodem alfabeticamente.

Por enquanto, a coisa ainda vai, pois não devem chegar a mil e quinhentos, os que aqui tenho nos Açores ... o pior vai ser quando trouxer o restante daí de Lisboa, aí sim, vou ficar ainda mais doido Armazenar e catalogar discos. 317942

Um abraço MJC


PS : menos mal que ainda tive guito, para mandar fazer algumas das minhas estantes para os discos que cá tenho, em contra-placado maritimo Armazenar e catalogar discos. 843159
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Armazenar e catalogar discos. Empty
MensagemAssunto: Re: Armazenar e catalogar discos.   Armazenar e catalogar discos. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Armazenar e catalogar discos.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Discos externos para armazenar Audio
» Troca de discos que não ouço por discos de Clássica
» Gira-Discos para idiotas ou... Gira-Discos idiota
» Compras do ano (discos)
» Discos 78 rpm

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: