Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP

Ir para baixo 
+4
grilo488
Ferpina
luis lopes
MJC
8 participantes
AutorMensagem
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP Empty
MensagemAssunto: Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP   Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP EmptySeg Dez 12 2011, 19:37

Pierre

Na minha re-aproximação ao vinil, faço o seguinte método, que, funciona muito bem nalguns discos mas noutros já repassados e usados, mantêm sintomas de desgaste e aí não há nada a fazer.

- Uma tigela.
- Uma escova de cedras naturais (dos bébés).
- Água destilada.
- Detergente Fairy.
- Banheira (chuveiro).

-Duas ou três gotas de fairy para a tigela e encher com água corrente.

- Molho a escova na solução da tigela e passo suavemente em sentido dos ponteiros do relógio (faz o sentido da agulha), de um lado e doutro durante minuto e meio +ou- .

-Com o chuveiro (água fria) enxaguo em jacto moderado, o disco para sair bem o detergente.

- Enxaguo finalmente com água destilada.

- Deixo secar naturalmente.

Feito. santa
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4976
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP   Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP EmptySeg Dez 12 2011, 20:19

luis lopes

no meu caso, só tenho lavado:
-spray AM
-pano tipo dos oculos


Última edição por luis lopes em Ter Dez 13 2011, 20:10, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP   Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP EmptySeg Dez 12 2011, 21:45

Pois eu, até ter a Knosti, fazia-o quase como o Mário faz actualmente, isto é, com algumas, pequenas alterações.

Material necessário, não forçosamente por esta ordem:

- Uma banheira com chuveiro e água quente
- Um tapete bastante macio
- Um alguidar pequeno ou tijela grande
- Uma escova de cerdas naturais (dos bébés)
- Um tapete bastante macio
- Detergente Fairy ou de uma outra marca concorrente, desde que não abrasivo. Em sua substituição shampoo (daquele que não arde nos olhinhos)
- Água desmineralizada, destilada ou da chuva
- Um pano seco e muito macio.
- Mais um pano ou esponja muito macio
- Um escorredor de loiça (acho que é assim que se chama)

Método:

- Colocar o tapete macio no interior da banheira
- Colocar o disco de vinilo em cima do tapete
- Dentro do alguidar ou tijela fazer uma espécie de sabonária com o detergente ou shampoo e pôr lá dentro a escova. Bastam meia dúzia de gotas.
- Com o chuveiro ligado com água tépida (só porque sou friorento) molhar abundantemente o disco (sem me preocupar com labels e afins)
- Depois de desligar o chuveiro, passar a escova préviamente molhada na sabonária, em ambas as superfícies do disco, no sentido dos ponteiros do relógio, com movimentos suaves mas firmes. O tempo que for necessário, um minuto ou dois são mais que suficientes.
- Depois, mais uma vez com o chuveiro e água tépida (sou friorento), enxaguo o disco para fazer sair todo o detergente.
- Passo o disco pelo pano macio e seco (irá ficando mais húmido à medida que for lavando mais discos)
- Passo o disco por outro pano ou esponja préviamente embebido em água desmineralizada, destilada...
- Ponho a secar no escorredor de loiça (pratos) em cima da bancada da cozinha
- Abro a janela da cozinha para entrar ar e vou abrir outra janela para fazer corrente de ar.
- Espero
- Continuo a esperar até a minha mulher me dizer que aquela &€$@% tem que sair dali depressa ou...

E voilá! Uma dúzia de discos prontos a serem escutados.

Não utilizo este procedimento com discos acabados de comprar. Esses, ponho logo a tostar em cima do prato.

Curiosamente, lavava mais discos antigamente! Agora com Knosti, alcool isopropílico, liquido anti-estático e mais mordomias, não tenho tanta paciência para a higiéne!


_________________
Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP Signat10
Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP Vu-1_z10 Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
grilo488
Membro AAP
grilo488


Mensagens : 42
Data de inscrição : 28/09/2011
Idade : 50
Localização : Amadora

Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP   Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP EmptySeg Dez 12 2011, 21:50

Boas

Eu tenho usado a knosti não ficando 100% satisfeito Rolling Eyes
estou a pensar em copiar a diy do sr. Antonio José da Silva Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP 693932
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP   Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP EmptySeg Dez 12 2011, 22:01

Usando a minuta fornecida.


1- Método de lavagem

O método é a minha maquina diy de lavar e aspirar.

a- Líquido utilizado

O para mim magnifico Dr. Wack CW numa solução de 1:150

b- Forma de aplicação do líquido

Aplicação automática doseada por esguicho.

c- Rotina de aplicação do líquido

Depois de aplicada a quantidade que acho necessária, e sempre com o prato em rotação e a escova a ir espalhando, está o belo do disco a ser escovado em ambas as direções durante uns aprox. 3-4 min. No decorrer desse processo faço questão de ver que o disco está sempre com bastante humidade e se necessário leva mais produto. Depois retiro o braço de limpeza e avança o braço de aspiração inicio a sucção do liquido com uma rotação mais lenta do disco. Depois de totalmente seco, é empacotado numa inner sleeve nova.

2- Método de Secagem (quando aplicável)


b- Aspiração, rotina de aspiração

Aspiração em ambos os sentidos de rotação com máquina lenta.

3- Método de armazenamento do vinil depois da lavagem

Armazenamento logo a seguir à aspiração.

4- Rotina de manutenção aquando de futuras audições pós–lavagem

Limpeza com escova de carbono e quando vejo necessidade poderá voltar à máquina


5- Outras observações


Todas as sleeves levam uma etiqueta com a data da lavagem. Recebi um produto que ainda não usei e que dizem ser fantástico para retirar a tensão da água facilitando a mesma de entrar nas ranhuras. Há mais produtos idênticos, mas dizem que este é mesmo muito bom.
Nos discos com mais bedum, paro o prato e deixo o liquido ir amolecendo a porcaria entranhada antes de aspirar.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP   Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP EmptySeg Dez 12 2011, 22:27

Utilizei um metodo muito bom e que recomendo vivamente a quem tenha uma garagem ou o possa fazer ao ar livre :
Com uma vareta de inox que inseria no disco com os labels protegidos com rodelas de borracha, e essa vareta assente num balde.
Com um compressor (que tenha um filtro bom na saida do ar) e com a pistola de pintura.
Mete-se a mistela(agua destilada+ ILphotol+ alcool isopropilico, ou outra) no deposito da pistola e fogo á peça Laughing .
Depois secava com a mesma pistola, cujo gatilho tem uma posição que sai só ar...
Este é o metodo que ainda estou a pensar usar num caixote com perto de 200 discos usados que um amigo me deu. Basketball

Para os discos do dia a dia,coloco o disco no prato e para limpar apenas do pó uso a tal esponja "apagadora mágica", e de seguida a escova de carbono "tweakada" para remover a estática(esta escova é sempre utilizada em qualquer disco, antes de poisar a agulha).
Se forem discos com algum tempo sem uso e tenham batata frita, utilizo o detergente do Dr Wack (Antonio, estou a precisar Wink )dissolvido em água destilada, e pulverizado com um frasco de plastico do tipo dos de perfume. Passo com uma escova de feltro AC 015 da clearaudio no sentido inverso ao dos ponteiros do relogio(que é o sentido de leitura da agulha).Passo várias vezes e vou-a secando num guardanapo de papel, por vezes, quando o disco fica muito molhado passo diretamente com o papel, para tirar "a maior".
Por fim inicio a audição e como as batatas fritas Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Gois
Membro AAP
Gois


Mensagens : 255
Data de inscrição : 31/10/2010
Idade : 56
Localização : Espinho

Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP   Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP EmptySeg Dez 12 2011, 23:01

Caros Companheiros,

Venho desta forma partilhar as minhas e as experiências da Confraria do Vinil.

1º Lavagem manual, foi as nossa primeira forma com bons resultados. Defeito demora algum tempo a lavagem e depois temos o tempo de secagem do Vinil. Não retira maior parte do lixo das.

2º Maquina da knosti, supostamente melhor lavagem do Vinil, mas o resultado é praticamente o mesmo da lavagem manual! Tem a vantagem de ver o liquido sujo...quando os vinis estão sujos ! Defeitos, o custo do liquido, e muitas vezes vira o mesmo para a mesa. ( No meu caso foi mais de meio frasco para o chão...)

3º Maquina de lavagem com aspiração! Só digo o seguinte, Do melhor! Disco a rodar no prato, liquido feito com uma formula dada pelo vendedor da Nitty Gritty. Pois queria mandar vir duas embalagens da Alemanha, mas como era inflamável não enviava, pois podia ficar no Aeroporto..... Escova durante algumas voltas do vinil e depois, virar o vinil e aspirar o mesmo.... sai seco e pronto.

As qualidades da lavagem foram mais do que muitas! Digo que depois de sair da maquina, vai muitas vezes directo para o Giradiscos e a tocar a 100% sem deixar resíduos na agulha.

Só há uma coisa que a maquina não tira ou lava, o desgaste das agulhas danificadas ou mau uso causado no vinil!

vou tentar deixar aqui um video que fiz na altura.



Maquina de Lavar e aspirar Vinis

Gois
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/?ref=home#!/pages/Confraria-do-Vinil/10
Serpigo
Membro AAP
Serpigo


Mensagens : 335
Data de inscrição : 29/10/2010
Idade : 53
Localização : Carnaxide

Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP   Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP EmptySeg Dez 12 2011, 23:43


SERPIGO

Eu procedo do seguinte modo: (discos com muita sujidade)

- Com a rodela do meio da Knosti protejo o label.

- Depois com uma mistura de alcool isopro. + água destilada + fairy lavo os discos com algodão e escorro-os com água corrente da torneira
Se continuar a ver alguma gordura uso em conjunto sabão azul

- Depois de deixar-los escorrer um pouco passo na Knosti com liquido da mesma e ficam na cozinha a escorrer até secarem

Normalmente, como manutenção vou limpando com escova anti estática e uso para a agulha a esponja mágica (penso que é assim que se chama)

Antes de ter a knosti usava na segunda fase uma solução de água destilada + álcool isopropilico e deixava a escorrer.

Abraço e boas audições


Última edição por Serpigo em Ter Dez 13 2011, 10:20, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP   Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP EmptyTer Dez 13 2011, 10:15

Solicito o favor de cada forista editar o seu próprio post e acrescentar o seu nome em fonte grande tal como no post inicial dp colega Pierre.

Entretanto irei solicitar à Admn. que substitua o meu avatar pelo do forista Pierre, pois quando iniciei este tópico fiz um copy do referido post e, portanto, ficou como sendo eu o autor. As minhas desculpas ao Pierre.

Da mesma forma solicito que os comentários extra-tópico sejam transferidos para um tópico paralelo onde possamos trocar ideias sobre o que cada um aqui escreveu, ficando este tópico apenas para a descrição das rotinas.
Sugiro o título »Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP • Debate«

Este meu comentário será removido assim que as alterações e títulos nele referenciados forem executados.

Obrigado pela vossa participação e pela força que continuam a dar ao AAP.

Boas lavagens,
MJC
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP   Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» »Limpeza de Vinil • A Experiência dos Membros do AAP • Debat
» Limpeza de discos de vinil novos
» Ajuda em limpeza de vinil
» Limpeza vinil ultrasons
» limpeza de discos vinil

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Limpeza de discos e agulhas-
Ir para: