Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Indecisão na escolha de célula?

Ir para baixo 
+2
António José da Silva
honda
6 participantes
AutorMensagem
honda
Membro AAP



Mensagens : 66
Data de inscrição : 01/10/2011

Indecisão na escolha de célula? Empty
MensagemAssunto: Indecisão na escolha de célula?   Indecisão na escolha de célula? EmptySáb Dez 10 2011, 19:03

Boas,

Estou a pensar fazer um upgrade á minha célula, o GD é um Pro-ject e o braço um 9CC(carbono), neste momento tenho uma Ortofon Salsa MC, mas com a chegada do Lehmann Black Cube e querendo mudar para MM, estou indeciso entre outras na Goldring 2500, Ortofon 2M Bronze ou na Audio technica AT 120 embora receptivo a outras opções válidas?
Em relação ao preço a AT parece-me a melhor opção, em termos de reviews a Goldring bate tudo(mas as reviews valem o que valem...) e em termos de relação qualidade/preço a Ortofon é a melhor opção!
Peço desde já a vós, Utilizadores e verdadeiros reviewers a vossa opinião e quais as melhores lojas para comprar?
Como sou humilde e da zona de Lisboa, necessitava de um voluntário quando a compra for para a frente que me possa montar a célula no respectivo braço?

O tipo de música a ouvir será 50% Rock, 25% Blues e 25% Jazz

Obrigado

Honda
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Indecisão na escolha de célula? Empty
MensagemAssunto: Re: Indecisão na escolha de célula?   Indecisão na escolha de célula? EmptySáb Dez 10 2011, 19:15

Alguma razão especial para quereres mudar para MM?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Indecisão na escolha de célula? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
honda
Membro AAP



Mensagens : 66
Data de inscrição : 01/10/2011

Indecisão na escolha de célula? Empty
MensagemAssunto: Re: Indecisão na escolha de célula?   Indecisão na escolha de célula? EmptySáb Dez 10 2011, 19:17

A única razão é que para o valor que estou a pensar despender não compro nenhuma MC melhor do que uma MM, certo?

Abraço António
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Indecisão na escolha de célula? Empty
MensagemAssunto: Re: Indecisão na escolha de célula?   Indecisão na escolha de célula? EmptySáb Dez 10 2011, 19:22

Mas queres ficar com duas células?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Indecisão na escolha de célula? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Indecisão na escolha de célula? Empty
MensagemAssunto: Re: Indecisão na escolha de célula?   Indecisão na escolha de célula? EmptySáb Dez 10 2011, 19:23

Desculpa lá as perguntas chatas, mas falas em upgrade o que poderá não ser o caso.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Indecisão na escolha de célula? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Indecisão na escolha de célula? Empty
MensagemAssunto: Re: Indecisão na escolha de célula?   Indecisão na escolha de célula? EmptySáb Dez 10 2011, 22:50

honda escreveu:
A única razão é que para o valor que estou a pensar despender não compro nenhuma MC melhor do que uma MM, certo?

Abraço António
Quanto a mim pensamento muito correcto.. eu apostaria na AT 120, provavelmente não será inferior a ortofon Salsa.. apesar da disparidade de preços!
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Indecisão na escolha de célula? Empty
MensagemAssunto: Re: Indecisão na escolha de célula?   Indecisão na escolha de célula? EmptySáb Dez 10 2011, 23:57

Mas aconteceu algum acidente com a Salsa ?
Porque é que não a mantens ?
Ir para o topo Ir para baixo
honda
Membro AAP



Mensagens : 66
Data de inscrição : 01/10/2011

Indecisão na escolha de célula? Empty
MensagemAssunto: Re: Indecisão na escolha de célula?   Indecisão na escolha de célula? EmptyDom Dez 11 2011, 00:32

Amigos, posso estar enganado mas acho q a salsa não me consegue oferecer a sonoridade(vulgo ataque) que pretendo ouvir, penso q pelo que dizem com a MM ficava melhor servido! Digam de vossa justiça?

Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Indecisão na escolha de célula? Empty
MensagemAssunto: Re: Indecisão na escolha de célula?   Indecisão na escolha de célula? EmptyDom Dez 11 2011, 00:47

Ou talvez precises de ouvir outros prés de phono...

Digo isto porque parto do principio que já exploraste a possibilidade de jogar com as cargas/impedancias que esse pré de phono permite.
Ou não ?
Ir para o topo Ir para baixo
honda
Membro AAP



Mensagens : 66
Data de inscrição : 01/10/2011

Indecisão na escolha de célula? Empty
MensagemAssunto: Re: Indecisão na escolha de célula?   Indecisão na escolha de célula? EmptyDom Dez 11 2011, 07:46

Por acaso ainda não, Milton

Como se trata de uma MC Low output tenho posto a carga no pré phono a 100( posso escolher várias possibilidades de 10, 20, 50 47, 100, 200 ), está correcto, não está?
De qualquer forma voces pensam que seria um retrocesso mudar de uma MC para uma MM?

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Indecisão na escolha de célula? Empty
MensagemAssunto: Re: Indecisão na escolha de célula?   Indecisão na escolha de célula? EmptyDom Dez 11 2011, 08:06

honda escreveu:
Por acaso ainda não, Milton

Como se trata de uma MC Low output tenho posto a carga no pré phono a 100( posso escolher várias possibilidades de 10, 20, 50 47, 100, 200 ), está correcto, não está?
De qualquer forma voces pensam que seria um retrocesso mudar de uma MC para uma MM?


Há muitas MM's de qualidade mas a mim não me encantam como as MC's. Mas isto é como tudo, há muitas variáveis a ter em conta e nem sempre o "melhor" resulta.
Se queres experimentar uma MM tenta a AT440.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Indecisão na escolha de célula? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Indecisão na escolha de célula? Empty
MensagemAssunto: Re: Indecisão na escolha de célula?   Indecisão na escolha de célula? EmptyDom Dez 11 2011, 09:16

honda escreveu:
Por acaso ainda não, Milton

Como se trata de uma MC Low output tenho posto a carga no pré phono a 100( posso escolher várias possibilidades de 10, 20, 50 47, 100, 200 ), está correcto, não está?
De qualquer forma voces pensam que seria um retrocesso mudar de uma MC para uma MM?

Negativo!!A generalidade pensa que sim.. mas depois de ter já ouvido quase a generalidade de cabeças de médio preço acho que é melhor apostar numa MM de boa qualidade que uma MC de baixo preço...eu apostaria de longe nas AT..(as 440mla tem um defeito na blindagem - são muito susceptíveis ao Ruído exterior, mas nesse Project não deve ser problema).. mas é excepcional, muito melhor que a salsa!Mas como tudo opiniões .. são apenas opiniões!
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Indecisão na escolha de célula? Empty
MensagemAssunto: Re: Indecisão na escolha de célula?   Indecisão na escolha de célula? EmptyDom Dez 11 2011, 11:21

Uma boa opção para fazeres com o tempo e sem pressas, é andares à coca no Ebay de células MC de topo já com uns anitos, que estejam bastante usadas e assim vendidas como estragadas por uma bagatela para reconstrução (tens é de saber se é só o cantilever e o diamante que estão estragados e não as bobines).

Vais tentando até conseguires comprar uma, depois envias para a Alemanha para reconstrução de onde vem tão boa ou melhor do que nova, com uma chibatada num diamante novo, o António deve ter muito gosto em ajudar-te nisso se precisares de ajuda no alemão, ao que parece fica um trabalho bem feito e baratíssimo, com tudo incluido (compra no Ebay e reconstrução na Alemanha) consegues ficar com uma MC de topo por apenas uns 150 ou 200 euros...ou pouco mais, que tal ?

Em relação a células novas a DENON DL 103R é uma célula MC que consegues comprar nova no Ebay vinda do Japão a um preço relativamente acessível, e que é considerada ainda hoje uma célula fantástica para o preço, esta célula é muito boa na forma coerente como apresenta a música o que não é assim tão comum hoje em dia, algumas células hoje em dia têm uma maior separação dos instrumentos, imagem holográfica e detalhe, mas muitas vezes não conseguem apresentar música como um todo. A força da DENON é precisamente a de fazer com que as partes se fundam numa apresentação realmente musical e coerente.

Tirando a DENON não tou a ver mais nenhuma MC barata que mereça a pena, pois tal como o Nuno diz, é preferível uma boa MM barata do que uma MC barata...

Também é importante veres as capacidades de afinação que o teu pré tem em termos de adaptação à impedância da célula. E qual a compliance que a célula deve ter para ficar mais adaptada ao teu braço, e se dá para afinar a curvatura de overhang quando metes a célula no braço ou se tens de escolher a célula com base nas medidas da mesma.

Até podes chegar à conclusão que o teu gira discos, braço e pré-phono actuais não são os ideais para tirar partido de uma célula MC de topo e nessa altura optares por uma boa célula MM para já.

Eu gostei da célula MM mais barata da Rega, a rega Byas, que foi a primeira que eu tive há muitos anos atrás, mas agora eles têm muitas e bem mais caras. Mas no caso de quereres ir para uma célula barata MM as mais baratas da REGA talvez sejam ainda algo a considerar, pelo menos a REGA Byas era bastante musical.

E as células AT tal como o António e o Nuno dizem também acho que devias considerar.


Abraço,
Jorge Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Indecisão na escolha de célula? Empty
MensagemAssunto: Re: Indecisão na escolha de célula?   Indecisão na escolha de célula? EmptyDom Dez 11 2011, 15:46

Subscrevo o que o forista Jorge Ferreira escreveu (calculo que que muitos lamentos daqueles que julgariam que as trocas de posts entre o forista Jorge Ferreira e eu envolveriam sempre sangue...) e reiteraria a ideia de que o casamento da futura célula com os seus directos companheiros, será extremamente importante.

Quanto à sugestão da Denon DL-103, sabendo do meu fascínio por este bicho, diria que qualquer iteração revisitada/melhorada desta menina apresenta uma relação qualidade /preço imbatível. No entanto, e tendo em conta a massa do 9CC, desconfio que não seja o casamento ideal.

Saudações Analógicas,
MJ
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Indecisão na escolha de célula? Empty
MensagemAssunto: Re: Indecisão na escolha de célula?   Indecisão na escolha de célula? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Indecisão na escolha de célula?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» escolha de célula....
» Escolha de célula
» Ajuda com escolha de célula
» Ajuda na escolha de célula
» Vendo célula SHURE, M75 MG, Type 2 !!! Com célula N75 G2!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Células e Agulhas-
Ir para: