Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Tangenciais por dentro

Ir para baixo 
+12
rcarreira
Mozarteano
JCF
jmrmonteiro
Milton
longplay
Ajgarcia
nbunuel
MJC
Vodoo
António José da Silva
Rui Pinho
16 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Rui Pinho
Membro AAP



Mensagens : 467
Data de inscrição : 27/05/2011
Idade : 69
Localização : S.Domingos de Rana

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptySáb Out 08 2011, 16:58

pioneer PL1000
Tangenciais por dentro Dsc08757
Tangenciais por dentro Dsc08758
Tangenciais por dentro Dsc08759

Yamaha PX3
Tangenciais por dentro Dsc08760
Tangenciais por dentro Dsc08761
Tangenciais por dentro Dsc08762
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.avosgts.blogspot.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptySáb Out 08 2011, 17:17

Impressionante obra de engenharia. Tangenciais por dentro 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tangenciais por dentro 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptySáb Out 08 2011, 19:01

Tangenciais por dentro 447836

Realmente foram, mas essa do Tangencial com motorização é que para mim não obrigado !!!
Agora os braços tangenciais modernos de movimento livre são outra loiça Wink
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptySáb Out 08 2011, 19:09

Vodoo escreveu:
Tangenciais por dentro 447836

Realmente foram, mas essa do Tangencial com motorização é que para mim não obrigado !!!
Agora os braços tangenciais modernos de movimento livre são outra loiça Wink

De vez em quando tens umas afirmações muito sábias. Cuidado! Se te topam, ainda vais a ministro.

Abraço,
MJ

Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptySáb Out 08 2011, 19:22

Vodoo escreveu:
Tangenciais por dentro 447836

Realmente foram, mas essa do Tangencial com motorização é que para mim não obrigado !!!
Agora os braços tangenciais modernos de movimento livre são outra loiça Wink
E exactamente o contrário my friend...!Os de movimento livre .. nem vê-los! Tangenciais por dentro 57537
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptySáb Out 08 2011, 19:45

É bom ver a unanimidade entre a malta. Tangenciais por dentro 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tangenciais por dentro 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptySáb Out 08 2011, 19:49

Tangenciais por dentro 265963

Tangenciais por dentro 5

Ops, enganei-me este por acaso é tangencial mas não é linear !!!
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptySáb Out 08 2011, 20:02

É curiosa a afirmação do Nuno e como mais uma vez não estou minimamente de acordo resolvi investigar aquele que é considerado o melhor braço de todos quêr se queira quêr não o airtangent, e qual o meu espanto que o airtangent não têm assistência motorizada.
Que estranho será que quêm o desenvolveu se esqueceu desse pormenor !!! Tangenciais por dentro 265963

Tangenciais por dentro 1b

Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptySáb Out 08 2011, 20:14

nbunuel escreveu:
Vodoo escreveu:
Tangenciais por dentro 447836

Realmente foram, mas essa do Tangencial com motorização é que para mim não obrigado !!!
Agora os braços tangenciais modernos de movimento livre são outra loiça Wink
E exactamente o contrário my friend...!Os de movimento livre .. nem vê-los! Tangenciais por dentro 57537

Boa noite ilustre nbunuel.

Sempre que te deparares com um tangencial não-assistido, envia-me uma MP que eu vou ter contigo e poupo-te a árdua tarefa de o deitares para o lixo.

Beijos e abraços,
MJ

PS: Beijinhos ao PR. Não, não é a esse porque eu sou monárquico. É ao que interessa.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptySáb Out 08 2011, 20:27

Se sobrar algum é para mim sff (e eu pedi educadamente).

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tangenciais por dentro 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptySáb Out 08 2011, 21:26

MJC escreveu:
nbunuel escreveu:
Vodoo escreveu:
Tangenciais por dentro 447836

Realmente foram, mas essa do Tangencial com motorização é que para mim não obrigado !!!
Agora os braços tangenciais modernos de movimento livre são outra loiça Wink
E exactamente o contrário my friend...!Os de movimento livre .. nem vê-los! Tangenciais por dentro 57537

Boa noite ilustre nbunuel.

Sempre que te deparares com um tangencial não-assistido, envia-me uma MP que eu vou ter contigo e poupo-te a árdua tarefa de o deitares para o lixo.

Beijos e abraços,
MJ

PS: Beijinhos ao PR. Não, não é a esse porque eu sou monárquico. É ao que interessa.
Tens para aí dois PL 1000 tenho muito prazer em recebe-los (ou melhor a assisti-los) já que ao que parece és muito mau pai!(mas bom avô)
Beijinhos devidamente entregues!Só ao suiço, pois apesar de ser repúblicano detesto o actual PR, mas o pretendente ao trono não é melhor!e ao menos este daqui a 4 anos pode ser posto fora, democraticamente!


Última edição por nbunuel em Sáb Out 08 2011, 22:02, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptySáb Out 08 2011, 21:29

Vodoo escreveu:
É curiosa a afirmação do Nuno e como mais uma vez não estou minimamente de acordo resolvi investigar aquele que é considerado o melhor braço de todos quêr se queira quêr não o airtangent, e qual o meu espanto que o airtangent não têm assistência motorizada.
Que estranho será que quêm o desenvolveu se esqueceu desse pormenor !!! Tangenciais por dentro 265963

Tangenciais por dentro 1b

David.. aquele que é considerado o melhor braço do mundo.Por quem? Ainda acreditas no pai Natal?
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptySáb Out 08 2011, 21:47

Caro Nuno cada um por enquanto ainda é livre de acreditar no que quizer e eu até me creio algo incrédulo, mas para alêm da qualidade da sua construção já tive a oportunidade de ouvêr um a tocar graciosamente para não dizêr mais com uma ZYX MC não sei das quantas japonesa e garanto que é uma experiência única e a bomba de ar é altamente silênciosa e o tocar no braço e fazê-lo regredir é algo fantástico.
Mas pronto é assim infelizmente não posso têr um para te mostrar o que é, e porque é !!!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptySáb Out 08 2011, 21:54

Mas apesar de provavelmente não ser o sistema ideal, estou convencido que aqueles motorizados da Sony (e outros japonocas) deveriam de ser uma coisa muito bem feita e será uma das razões porque tocam tão bem e agradam a tanta gente.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tangenciais por dentro 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptySáb Out 08 2011, 22:06

António quanto a isso sêm dúvida, e até porque o aparecimento de taís aberrações desnecessárias foi uma maneira de tornar os giras de produção em massa mais atractivos no mercado numa altura em que o CD com todos aqueles mecanismos electrónicos começavam a tomar o lugar dos giras e os giras cada vez mais perdiam em relação ás cassetes, e vai os Japas lembraram-se disto tudo automático e sei lá mais o quê para tornarem os giras mais modernassos.
Nessa altura quase todos os fabricantes tinham tangênciais deste os topos de gama até aos aparelhos tudo em um, e até os havia verticais e sei lá mais o quê !!!

Tangenciais por dentro Vertical_turntable_01

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Ajgarcia
Membro AAP



Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 62
Localização : Portalegre

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptySáb Out 08 2011, 22:42

Foi pena que, com o aparecimento do cd, as grandes marcas de electrónica ( na maioria japonesas) deixassem de investir a sério nos giradiscos. A partir daqui a história dos giras levou outro rumo. Nunca mais foram tão sofisticados.
Ir para o topo Ir para baixo
longplay
Membro AAP
longplay


Mensagens : 396
Data de inscrição : 04/07/2010
Localização : Centro

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptySáb Out 08 2011, 23:17

Pessoalmente, o gira deve ser manual. Especialmente por haver menos probabilidades de ter avarias. No entanto, por coincidência, outro dia pensava nisso mesmo. Após tantos anos de evolução, seria de supor que neste momento através de um comando fosse possível alterar o peso da célula, ajustar o vta, posição da célula... e se não fosse pedir muito: célula MM ou MC ao toque de um botão... Tangenciais por dentro 3832313845 Tangenciais por dentro 3832313845 Tangenciais por dentro 3832313845
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptySáb Out 08 2011, 23:37

Tangenciais por dentro 265963
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptySáb Out 08 2011, 23:41

nbunuel escreveu:


Tens para aí dois PL 1000 tenho muito prazer em recebe-los (ou melhor a assisti-los) já que ao que parece és muito mau pai!(mas bom avô)
Beijinhos devidamente entregues!Só ao suiço, pois apesar de ser repúblicano detesto o actual PR, mas o pretendente ao trono não é melhor!e ao menos este daqui a 4 anos pode ser posto fora, democraticamente!

Caro nbunuel,

1- Não »tenho para aqui« dois PL-L1000. Não estão desprezados. Estão muito bem guardados e escondidos que é para eu não passar pela vergonha de ter que justificar como um dia fui comprar dois trambolhos daqueles.

2- Se o caro amigo está tão interessado nos mamarrachos, irei levá-los a a alguém que trata os PL-L1000 por tu para uma afinação competente. A partir daí, estará o caro senhor livre para me fazer propostas de troca com os desprezados do seu lado.
Apenas duas condições:
a- Não podem ser direct-drive.
b- Não podem ter qualquer tipo de filiação ou associação partidária dentro do espectro político actual do nosso (por enquanto) ainda país.

Respeitosamente e aguardando as suas notícias,
MJC

PS: Já que não me disseste nada acerca do PR-99 também não te empresto uma única fita Master (repito, Master, nada de cópias de 1ª geração, geração à rasca ou geração espontânea que aqui tenho.) Toma!!!
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptySáb Out 08 2011, 23:46

Ajgarcia escreveu:
Foi pena que, com o aparecimento do cd, as grandes marcas de electrónica ( na maioria japonesas) deixassem de investir a sério nos giradiscos. A partir daqui a história dos giras levou outro rumo. Nunca mais foram tão sofisticados.

Boa noite Ajcarcia.

Concordo com a sua afirmação acerca da sofisticação, enquanto entendido no sentida literal da palavra.

Não serão tão sofisticados, mas tocam bastante melhor. Pena é o aproveitamento comercial que tem sido feito através do ressurgimento, ou melhor dizendo, do não desaparecimento do vinil.

Cumprimentos,
MJC
Ir para o topo Ir para baixo
Ajgarcia
Membro AAP



Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 62
Localização : Portalegre

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyDom Out 09 2011, 10:46

Isso de tocar melhor é relativo. Acho que há modelos actuais que tocam melhor que muitos dos antigos, como há modelos antigos que tocam melhor que muitos dos actuais.


Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyDom Out 09 2011, 12:27

MJC escreveu:
Ajgarcia escreveu:
Foi pena que, com o aparecimento do cd, as grandes marcas de electrónica ( na maioria japonesas) deixassem de investir a sério nos giradiscos. A partir daqui a história dos giras levou outro rumo. Nunca mais foram tão sofisticados.

Boa noite Ajcarcia.

Concordo com a sua afirmação acerca da sofisticação, enquanto entendido no sentida literal da palavra.

Não serão tão sofisticados, mas tocam bastante melhor. Pena é o aproveitamento comercial que tem sido feito através do ressurgimento, ou melhor dizendo, do não desaparecimento do vinil.

Cumprimentos,
MJC
Tocam mais....é relativo take II!
Não é despiciendo perguntar ao Rui Pinho, homem a quem já passou dezenas, para não dizer centenas, de gira discos, porque é que continua a utilizar dois tangênciais - dos motorizados.. Será que o homem é surdo!ou será que é o nosso amigo Mário que está a ficar uma pedra audiófila face à óbvia gritaria dos netos!
PS. Mário... acho que sei quem quer ficar com um dos teus trambolhos! É um amigo comum que até percebe do assunto!Eu não me importo ficar com o outro!
E que tal um swing de bobines heim??
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyDom Out 09 2011, 13:16

Tenho aqui um tangencial não assistido, prato idler drive, que troco por um desses motorizados PL1000....
Ir para o topo Ir para baixo
jmrmonteiro
Membro AAP
jmrmonteiro


Mensagens : 136
Data de inscrição : 09/03/2011
Idade : 74
Localização : Queluz

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyTer Out 11 2011, 15:44

longplay escreveu:
Pessoalmente, o gira deve ser manual. Especialmente por haver menos probabilidades de ter avarias. No entanto, por coincidência, outro dia pensava nisso mesmo. Após tantos anos de evolução, seria de supor que neste momento através de um comando fosse possível alterar o peso da célula, ajustar o vta, posição da célula... e se não fosse pedir muito: célula MM ou MC ao toque de um botão... Tangenciais por dentro 3832313845 Tangenciais por dentro 3832313845 Tangenciais por dentro 3832313845

Amigo, os gira discos são e serão sempre como os limpa brizas dos carros, uns melhores outros piores mas o principio basico, ta la.
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyTer Out 11 2011, 23:46

Uma avaliação superficial leva-nos a crer que um braço tangencial representa uma grande vantagem em relação aos pivot, mas será mesmo assim?

Não querendo ser desmancha prazeres creio que não foi por acaso que os braços tangenciais não tiveram grande sucesso. De facto para resolverem um "falso problema" acabam por criar outros problemas bem mais relevantes para alem de que representam um aumento exponencial dos custos e da complexidade sem que isso traduza uma real vantagem.

O pessoal aqui sabe qual o erro de alinhamento associado a um braço de pivot? Vejam o grafico extraido do site da Stereophile

Tangenciais por dentro 310arc.fig1

Como se pode ver o erro maximo num braço de 9'' correctamente alinhado é de apenas 1.5 graus sendo este valor atingido no inicio no meio e no fim do disco. Nos "null points" e à volta deles o erro é sensivelmente igual a zero.

Contrariamente ao que se pensa num braço tangencial tambem ha erros. Nos motorizados o motor avança ou recua o braço quando detecta um desalinhamento do mesmo ou seja quando ha erro.

Basta olhar para as imagens que o Rui Pinho colocou para verificar o grau de complexidade destes mecanismos. Não digo que de um ponto de vista puramente técnico e de engenharia não tenham o seu interesse, têm com certeza e muito. Agora do ponto de vista da pureza do som e da fidelidade na reprodução são um investimento que na minha opinião não tras reais dividendos.
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 00:52

Será por coincidência que pelo menos três dos melhores braços chamados de ClassA (KUZMA AIR LINE, NORD AIR TANGENT, FORSELL) sejam tangênciais lineares??
Por coincidência não é pois não, na verdade é assim que as espiras dos discos é cortada ou não ??
E tambêm é verdade que os tangências finalmente têm evoluido muito nos ultimos 15 anos a esta parte ou pelo menos mais do que os pivot, e a razão de sêr é que realmente quando bêm feitos são superiores.

Tangenciais por dentro 804kuzma

Mas já que se falou no gráfico da Stereophille, valerá a pena lêr algo da mesma sobre isso no ano de 2004:

" The lacquers from which LPs are pressed are cut in a straight line, and that's how the LP groove should be traced. Even when set up perfectly, a pivoted arm describes an arc across the disc surface, maintaining tangency to the groove at only two points on that arc. Yet despite numerous attempts at building and selling linear-tracking tonearms, few remain on the market, and most are fraught with technical problems. Linear-tracking arms can be anything but linear, committing more sins of geometry as they meander across the record surface than do their pivoted brethren."

http://www.stereophile.com/tonearms/804kuzma

Tangenciais por dentro 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 06:27

Um braço de pivô bem alinhado, é o mesmo que dizer que distorção que possa existir não é audível. Eu pelo menos, e apesar de achar muita piada aos tangenciais, não me preocupo com isso visto que sempre ouvi discos com satisfação sem qualquer distorção. É sem dúvida um problema bem mais teórico (apesar de existir) do que real (audível). Os braços de pivô existem à décadas e os grandes fabricantes sempre o preferiram. Os tangenciais foram e são mais a exceção do que a regra. E não é por razões de custo pois podem-se fazer braços tangenciais de todos os preços tal como os seus irmãos pivotados.
Mas seja com um sistema ou com o outro, em ambos os casos dá para ouvir os nossos discos com satisfação.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tangenciais por dentro 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte


Última edição por António José da Silva em Qua Out 12 2011, 09:41, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 09:27

Vodoo referes-te ao texto a preto ou a azul? Tangenciais por dentro 447836
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 10:36

António José da Silva escreveu:
Um braço de pivô bem alinhado, é o mesmo que dizer que distorção que possa existir não é audível. Eu pelo menos, e apesar de achar muita piada aos tangenciais, não me preocupo com isso visto que sempre ouvi discos com satisfação sem qualquer distorção. É sem dúvida um problema bem mais teórico (apesar de existir) do que real (audível). Os braços de pivô existem à décadas e os grandes fabricantes sempre o preferiram. Os tangenciais foram e são mais a exceção do que a regra. E não é por razões de custo pois podem-se fazer braços tangenciais de todos os preços tal como os seus irmãos pivotados.
Mas seja com um sistema ou com o outro, em ambos os casos dá para ouvir os nossos discos com satisfação.
Não é bem assim António....è que os tangênciais tem muito mais custos de produção - e exigem muito mais investimento tecnológico o que faz necessáriamente baixar a margem de lucro dos fabricantes! Não é por acaso que não conheço nenhum exemplar de qualidade fabricado no UK!
Ir para o topo Ir para baixo
Ajgarcia
Membro AAP



Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 62
Localização : Portalegre

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 10:44

O que acho é que os braços tangenciais passivos obrigam a que seja o próprio disco a empurrar o braço, o que, óbviamente, trás problemas. Os braços tangenciais activos (como os de alguns modelos japoneses antigos)) exigem um nível de sofisticação que não está ao alcance dos actuais fabricantes de giradiscos, ou seja trata-se de um problema de falta de capacidade, digamos, técnico-industrial.
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 10:46

Ajgarcia escreveu:
O que acho é que os braços tangenciais passivos obrigam a que seja o próprio disco a empurrar o braço, o que, óbviamente, trás problemas. Os braços tangenciais activos (como os de alguns modelos japoneses antigos)) exigem um nível de sofisticação que não está ao alcance dos actuais fabricantes de giradiscos, ou seja trata-se de um problema de falta de capacidade, digamos, técnico-industrial.
Nem mais! Tangenciais por dentro 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 10:56

Seria tudo muito mais simples, se eles projetassem uma máquina de corte que, em vez de se deslocar tangencialmente, o fizesse descrevendo um arco...digo eu...
Isso devia ser impensável quando essas máquinas surgiram , mas hoje em dia estou certo que a tecnologia já permitia fazer isso, o problema é que as editoras de hoje utilizam as máquinas de ontem.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 10:59

nbunuel escreveu:

Não é bem assim António....è que os tangênciais tem muito mais custos de produção - e exigem muito mais investimento tecnológico o que faz necessáriamente baixar a margem de lucro dos fabricantes! Não é por acaso que não conheço nenhum exemplar de qualidade fabricado no UK!




Nem sempre o preço de um produto tem a ver com a dificuldade de execução do mesmo mas sim com a quantidade de vendas. Se um fabricante se decidir a fazer um braço tangencial que venda em massa, o preço por unidade pode baixar consideravelmente. Nos anos 70/80 houve esse tipo de produção e os braços baratos eram ao preço dos braços baratos de pivô. Na industria existe muito esse paralelo. Substituo muito material que não tem nada de especial, mas como é de uso exclusivo para a aplicação que é feito, custa uma fortuna.
Contrariamente ao que alguns dizem, não me parece que o braço tangencial tenha uma dificuldade técnica assim tão grande, e só porque estamos habituados a ver os braços de pivô, também não se pode deduzir que sejam assim tão menos difíceis de executar.
Mesmo hoje onde os braços tangenciais são os menos vendidos, existem produtos bem falados a preços dentre do razoável.

Estes são usados por muita malta a volta do mundo e dizem maravilhas dele e a um preço de braço de pivô

http://adanalog.com/index.php?Itemid=30&id=27&option=com_content&task=view


Este é outro cada vez mais usado.

http://www.trans-fi.com/terminatortonearm.htm

Continuo na minha. Poderão ser teoricamente melhores não vejo necessidade obrigatória para os usar visto que os de pivô servem bem o seu propósito.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tangenciais por dentro 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 11:03

Ajgarcia escreveu:
O que acho é que os braços tangenciais passivos obrigam a que seja o próprio disco a empurrar o braço, o que, óbviamente, trás problemas. Os braços tangenciais activos (como os de alguns modelos japoneses antigos)) exigem um nível de sofisticação que não está ao alcance dos actuais fabricantes de giradiscos, ou seja trata-se de um problema de falta de capacidade, digamos, técnico-industrial.

Ora que essa está boa, então nos pivot não é o próprio disco a empurrar o braço ??
Sobre a tecnologia dos fabricantes de braços tangênciais assistidos basta lêr a parte do texto a azul !!!

Mas é como diz o António. agora que os outros são superiores não há dúvida.

E a minha nova bicicleta é assim:

Tangenciais por dentro Bicis



Tangenciais por dentro 933723
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 11:10

[quote="Vodoo"]
Ajgarcia escreveu:


E a minha nova bicicleta é assim:

Tangenciais por dentro Bicis



Tangenciais por dentro 933723

Passastes para uma bicicleta tangencial. Tangenciais por dentro 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tangenciais por dentro 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 11:22

António José da Silva escreveu:
nbunuel escreveu:

Não é bem assim António....è que os tangênciais tem muito mais custos de produção - e exigem muito mais investimento tecnológico o que faz necessáriamente baixar a margem de lucro dos fabricantes! Não é por acaso que não conheço nenhum exemplar de qualidade fabricado no UK!




Nem sempre o preço de um produto tem a ver com a dificuldade de execução do mesmo mas sim com a quantidade de vendas. Se um fabricante se decidir a fazer um braço tangencial que venda em massa, o preço por unidade pode baixar consideravelmente. Nos anos 70/80 houve esse tipo de produção e os braços baratos eram ao preço dos braços baratos de pivô. Na industria existe muito esse paralelo. Substituo muito material que não tem nada de especial, mas como é de uso exclusivo para a aplicação que é feito, custa uma fortuna.
Contrariamente ao que alguns dizem, não me parece que o braço tangencial tenha uma dificuldade técnica assim tão grande, e só porque estamos habituados a ver os braços de pivô, também não se pode deduzir que sejam assim tão menos difíceis de executar.
Mesmo hoje onde os braços tangenciais são os menos vendidos, existem produtos bem falados a preços dentre do razoável.

Estes são usados por muita malta a volta do mundo e dizem maravilhas dele e a um preço de braço de pivô

http://adanalog.com/index.php?Itemid=30&id=27&option=com_content&task=view


Este é outro cada vez mais usado.

http://www.trans-fi.com/terminatortonearm.htm

Continuo na minha. Poderão ser teoricamente melhores não vejo necessidade obrigatória para os usar visto que os de pivô servem bem o seu propósito.
António o custo não é o braço... é o sistema motorizado para fazer esses braços (tangênciais) deslizar sem atrito e na altura/forma correcta!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 11:27

nbunuel escreveu:

António o custo não é o braço... é o sistema motorizado para fazer esses braços (tangênciais) deslizar sem atrito e na altura/forma correcta!

Acredita no que te digo. Nada disso é complicado e há suficiente maquinaria e conhecimento para (querendo) fazer isso com uma perna as costas, e não é só de hoje, é ó uma questão de se querer.


Este foi um de renome e já é velhote. Ainda hoje apreciado e.....motorizado.

http://www.soundfountain.com/amb/ttrabco.html


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tangenciais por dentro 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 16:04

Assim que possa irei apanhar outro velho Lenco para Modificar e será muito mais ambicioso e porque não uma coista destas, como mostra o António:

http://adanalog.com/index.php?Itemid=30&id=27&option=com_content&task=view

Tangenciais por dentro 933723
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 16:13

Vodoo escreveu:
Assim que possa irei apanhar outro velho Lenco para Modificar e será muito mais ambicioso e porque não uma coista destas, como mostra o António:

http://adanalog.com/index.php?Itemid=30&id=27&option=com_content&task=view

Tangenciais por dentro 933723

Assim?????? Tangenciais por dentro 491368

Tangenciais por dentro Lenco





_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tangenciais por dentro 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 16:16

Tangenciais por dentro 491368

Assim, mais ou menos.
É ou não é uma beleza ??

Tangenciais por dentro 693932
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 16:17

Ou assim?


Tangenciais por dentro Lenco1

Não sei se sabes, mas há um tempo atrás estive mesmo, mesmo para enveredar por essa aventura, mas houve uns conhecedores (dos a serio) da matéria que me desaconselharam fortemente dizendo que seria um passo atrás em relação ao meu 125

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tangenciais por dentro 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 17:08

Nada melhor que um bom braço manual, levantá-lo e deitá-lo pelas nossas próprias mãos ou dedinhos, é bem mais estimulante, é mais intimista, é como nos pre-eliminares, ou no pré-aquecimento com boa mulher, ou com uma mulher boa. é preferível sermos nós a fazê-lo do que os outros, é ou não é verdade? lol!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 17:10

Mozarteano escreveu:
Nada melhor que um bom braço manual, levantá-lo e deitá-lo pelas nossas próprias mãos ou dedinhos, é bem mais estimulante, é mais intimista, é como nos pre-eliminares, ou no pré-aquecimento com boa mulher, ou com uma mulher boa. é preferível sermos nós a fazê-lo do que os outros, é ou não é verdade? lol!

Tudo ao natural. A beleza do analógico. Tangenciais por dentro 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tangenciais por dentro 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 17:11

António José da Silva escreveu:
Mozarteano escreveu:
Nada melhor que um bom braço manual, levantá-lo e deitá-lo pelas nossas próprias mãos ou dedinhos, é bem mais estimulante, é mais intimista, é como nos pre-eliminares, ou no pré-aquecimento com boa mulher, ou com uma mulher boa. é preferível sermos nós a fazê-lo do que os outros, é ou não é verdade? lol!

Tudo ao natural. A beleza do analógico. Tangenciais por dentro 491368

Sem corantes nem conservantes Tangenciais por dentro 933723
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 18:21

Passei recentemente de um gira-discos minimalista inglês com braço pivot para um tangencial motorizado japonês... Assim a primeira reacção foi que o tangencial toca bem de forma uniforme, desde a primeira à ultima espira do disco, enquanto o inglês dá o seu melhor ali nas faixas do meio e em alguns discos a última faixa ficava a modos que um bocado distorcida. Tudo bem, menos nos discos em que gosto particularmente da última faixa Smile
Segundo a literatura da Sony, o braço detecta e corrige desvios mínimos, de forma a que o erro máximo é de +-0.07º, o erro de 1,5º dos braços pivot é 20x maior e representa, em termos de distorção (teórica), perto de 1%. Na prática este valor deve ser maior, à medida que a agulha tenta seguir as modulações em espiras cada vez mais apertadas e com uma velocidade linear menor, originando o a famosa "inner groove distortion".

Quanto à complexidade é um bocado relativo. Na altura em que os Pioneer, Sony, Yamaha e outros tangenciais destes se fabricavam as coisas eram construídas de outra forma, as marcas "grandes" ainda investiam no analogico e as coisas eram feitas para durar. Actualmente seria caríssimo fazer uma coisa dessas e se alguém o tentasse fazer barato seria como as impressoras manhosas que duram menos do que os tinteiros... Nos ultimos 20 anos o fabrico de gira-discos ficou quase exclusivamente nas mãos de fabricantes de "nicho", que embora com inegaveis qualidades na mecânica de precisão provavelmente não terão a capcidade financeira para desenvolver e produzir sistemas de controlo complicados para braços tangenciais (que não existem na prateleira, como os mecanismos dos CD's). Um rega de agora é mais ou menos igual a um de há 25 anos e não é muito diferente de um pro-ject ou de outro qualquer daqueles que são um rectangulo com um braço
e um motor ligado por uma correia a um prato. Mesmo as máquinas mais caras, pesadas e sofisticadas são quase todas variações deste tema.
Há sempre o argumento de que a simplicidade compensa, mas há certos problemas que não se resolvem de forma "simples", daí os tangenciais...


De uma forma mais filosófica é mais ou menos o mesmo que se passa com outros campos da engenharia e da ciência. Vivemos um bocado na ilusão do progresso por causa dos nossos computadores e telemoveis ficarem "obsoletos" a cada 2 anos e serem cada vez mais pequenos e com mais funções, já há máquinas fotográficas que reconhecem se estou a sorrir, mas o certo é que as únicas naves espaciais que restam foram concebidas nos anos 60, já não se vai de Londres a NY em 3h30 e muito menos à Lua. Os limites para o que se pode fazer deixaram de ser a imaginação e passaram a ser ditados pela esponja que absorve toda a riqueza que ainda produzimos...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 18:27

Por acaso a analogia da impressora foi muito boa para demonstrar o que acontece quando um equipamento complexo e de precisão ao centésimo de milímetro (senão mais) é vendido em massa. Não é por falta de tecnologia e conhecimentos cientifico que os tangencias são caros, é mais pelos números de venda muito reduzidos.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tangenciais por dentro 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 18:35

Vodoo escreveu:
Ajgarcia escreveu:
O que acho é que os braços tangenciais passivos obrigam a que seja o próprio disco a empurrar o braço, o que, óbviamente, trás problemas. Os braços tangenciais activos (como os de alguns modelos japoneses antigos)) exigem um nível de sofisticação que não está ao alcance dos actuais fabricantes de giradiscos, ou seja trata-se de um problema de falta de capacidade, digamos, técnico-industrial.

Ora que essa está boa, então nos pivot não é o próprio disco a empurrar o braço ??
Sobre a tecnologia dos fabricantes de braços tangênciais assistidos basta lêr a parte do texto a azul !!!

Mas é como diz o António. agora que os outros são superiores não há dúvida.

E a minha nova bicicleta é assim:

Tangenciais por dentro Bicis



Tangenciais por dentro 933723

se fosse com rodas quadradas era bem pior porque dáva mais um solavanco por volta
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 18:40

jpamplifiers escreveu:


se fosse com rodas quadradas era bem pior porque dáva mais um solavanco por volta

Mas seriam solavancos mais pequenos e confortáveis. Tangenciais por dentro 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tangenciais por dentro 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 19:29

Boa tarde rapaziada.

Enquanto não tenho os meus dois mamarrachos devidamente afinados pelo ilustre Rui Pinho (espero que ele não fique zangado comigo pelo facto de eu chamar mamarracho ao PL-L1000) de forma a que os amantes deste tipo de GDs me possam fazer ofertas tendentes à aquisição dos mesmos, deixo aqui este pequeno extracto de um texto publicado por alguém que deve perceber umas tretas do assunto,

»Tangential tracking tone arms are recognized as ideal because they have no tracking distortion and provide good tracking ability. The motion of the stylus in tangential tracking tone arms during reproduction is identical to that of the stylus of a recording head during recording. The most important point in the design of a tangential tracking tone arm is the structure which creates the linear motion of the stylus. In the conventional tangential tracking tone arm, the linear motion is provided by a conventional motor through a rotary-to-linear conversion mechanism, typically a screw. Such a tone arm is not satisfactory for high fidelity reproduction because it is under the influence of noise and vibration produced by the motor. Since the linear motion of the newly developed tangential tracking tone arm is produced by a linear servo-motor, a very high signal-to-noise ratio of 78 dB (DIN Cool has been achieved.«

Poderemos mais à frente debater as desvantagens dos braços lineares/tangencias assistidos por servo-motor.

Beijos e (a)braços lineares, pivotados, e o que mais houver,
MJ
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro EmptyQua Out 12 2011, 19:38

MJC escreveu:

Beijos e (a)braços lineares, pivotados, e o que mais houver,
MJ

C(u)(o)mprimentos, alturas e larguras lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tangenciais por dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tangenciais por dentro
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: