Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 "Tapete" acrilico no GD

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

"Tapete" acrilico no GD Empty
MensagemAssunto: "Tapete" acrilico no GD   "Tapete" acrilico no GD EmptySeg Set 26 2011, 13:22

Viva Todos

Novo episodio da novela Dual 505 , desta feita mandei cortar um acrilico negro com 3 mm de espessura e 30 cm de diãmetro(apanha o LP na totalidade) e substitui o tapete de borracha que vinha com o Dual.

O resultado visual é satisfatório e o sonoro tambem me parece embora com poucas audições.

Os graves mais firmes e parece-me haver mais informação retirada do disco embora nos intervalos das faichas noto mais ruido de batatas fritas e um som de fundo (quase imperceptivel) que curiosamente não sei donde vem, será do lado inverso ?
Tambem noto nos interva-los que a agulha apresenta um toque mais duro no disco.
chovam comentários
"Tapete" acrilico no GD 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

"Tapete" acrilico no GD Empty
MensagemAssunto: Re: "Tapete" acrilico no GD   "Tapete" acrilico no GD EmptySeg Set 26 2011, 13:50

Ainda bem que estás satisfeito.
Não achas que seria melhor o tapete ser um pouco mais pequeno que o disco para facilitar o retirar do prato?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  "Tapete" acrilico no GD 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

"Tapete" acrilico no GD Empty
MensagemAssunto: Re: "Tapete" acrilico no GD   "Tapete" acrilico no GD EmptySeg Set 26 2011, 14:17

tens razão mas na altura nao me ocorreu esse pormenor...arranjei uma boa solução para isso...deixei de roer as unhas... Smile)__((:

E quanto ao som de fundo?
Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

"Tapete" acrilico no GD Empty
MensagemAssunto: Re: "Tapete" acrilico no GD   "Tapete" acrilico no GD EmptySeg Set 26 2011, 15:41

BAILOTE escreveu:
tens razão mas na altura nao me ocorreu esse pormenor...arranjei uma boa solução para isso...deixei de roer as unhas... Smile)__((:

E quanto ao som de fundo?

Infelizmente isso está relacionado com o material acrílico utilizado...

Eu comprei o Absorbmat à confraria do vinil e pouco depois mandei vir um outro tapete acrílico (por sinal, com excelentes acabamentos) para fazer um comparativo directo.

Apesar dos problemas que já tive oportunidade de apontar ao Absorbmat (ex: 300mm de diâmetro; não tem recessão para a label do disco) o que é facto é que seja a nível sonoro, seja a nível do ruído de fundo, o Absorbmat apresenta melhorias face ao tapete de origem do Dual.
Já com o outro tapete acrílico que comprei não acontece o mesmo...em termos sonoros a diferença é mínima (diria mesmo irrelevante) em relação ao tapete de origem, mas o ruído de fundo é claramente superior.

Portanto, daqui se conclui que apesar de serem ambos acrílicos (ambos com 3mm de espessura) o tipo de acrílico utilizado desempenha um papel crítico!

No meu caso, logo que tenha tempo vou levar o Absorbmat a uma oficina de acrílicos para me fazerem 2 alterações: a recessão para a label do disco e reduzir o diâmetro para os 293mm. E já tenho tapete para a vida!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

"Tapete" acrilico no GD Empty
MensagemAssunto: Re: "Tapete" acrilico no GD   "Tapete" acrilico no GD EmptySeg Set 26 2011, 15:55

Uma ideia que era muito usada antigamente e que quanto a mim faz sentido, é o mat (ou o próprio prato) ser ligeiramente côncavo para o interior, o que permite que o disco fique sobre tensão quando usado com um bom clap ou puck. Essa tensão permite que o peso exercido pressione o disco e o torne mais plano.
Talvez seja uma ideia a ter em conta.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  "Tapete" acrilico no GD 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

"Tapete" acrilico no GD Empty
MensagemAssunto: Re: "Tapete" acrilico no GD   "Tapete" acrilico no GD EmptySeg Set 26 2011, 17:53

OK, fica a ideia do concavo

E quanto á redução do diâmetro a solução fácil é deixar crescer ligeiramente as unhas... "Tapete" acrilico no GD 265963 porque sempre ouvi dizer quem tem unhas é que toca...a tirar o disco "Tapete" acrilico no GD 933723

A serio eu consigo tirar mais ou menos bem o disco e ainda não cresceram o ideal...as unhas "Tapete" acrilico no GD 491368

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

"Tapete" acrilico no GD Empty
MensagemAssunto: Re: "Tapete" acrilico no GD   "Tapete" acrilico no GD EmptySeg Set 26 2011, 17:56

BAILOTE escreveu:
OK, fica a ideia do concavo

E quanto á redução do diâmetro a solução fácil é deixar crescer ligeiramente as unhas... "Tapete" acrilico no GD 265963 porque sempre ouvi dizer quem tem unhas é que toca...a tirar o disco "Tapete" acrilico no GD 933723

A serio eu consigo tirar mais ou menos bem o disco e ainda não cresceram o ideal...as unhas "Tapete" acrilico no GD 491368


Ou deixas sempre um pau de gelado para servir de alavanca. "Tapete" acrilico no GD 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  "Tapete" acrilico no GD 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

"Tapete" acrilico no GD Empty
MensagemAssunto: Re: "Tapete" acrilico no GD   "Tapete" acrilico no GD EmptySeg Set 26 2011, 18:05

depois já posso dizer que ouço discos a dar com um pau... Smile)__((: "Tapete" acrilico no GD 265963
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





"Tapete" acrilico no GD Empty
MensagemAssunto: Re: "Tapete" acrilico no GD   "Tapete" acrilico no GD Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
"Tapete" acrilico no GD
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cola para acrilico
» Tapete/mat rígido (em acrílico, vinil, grafite, ...) para um Thorens
» Tampa em acrílico
» tampa nova para gira discos ITT-606
» ACRILICO PARA O PRATO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: