Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?

Ir para baixo 
+2
Mozarteano
gorogoro
6 participantes
AutorMensagem
gorogoro
Membro AAP
gorogoro


Mensagens : 536
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 45
Localização : Lisboa

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyQua Ago 31 2011, 10:37

Bons Dias..

Tenho-me deparado com um problema de rotação do disco..
Nas 45 RPM entao é notório que o disco acelera e desacelera, nao sendo possivel ouvir seja o que for.

Tenho um Project xpression1 com aquela caixinha mais pequenita da project para escolher a rotação do bicho este

Fazendo 'debug' à coisa compreendi o seguinte: ligando o gira gira directamente ao poder sem a caixinha, o problema desaparece. Ligado com a caixinha, mas a uma outra tomada com uma extensão o problema atenua bastante.

Julgo que a caixinha nao se aguenta quando a electricidade está uma bosta, mas o gira discos sim?
Que fazer para arranjar isto? Será que uma régua mais xpto acarreta melhorias? Será que deveria de ter a outra caixinha mais xpto da project?

Tirando isso, que outras melhorias (de baixo custo claro) poderei acrescentar ao gira?
Valerá a pena por um prato de acrilico ou vidro (isto com o problema da rotação resolvido claro)? Comprar a vossa Mat talvez?

PS:
tenho muita tralha ligada a uma tomada só (naquela parede só tenho uma tomada):
- gira discos
- norbert
- power
- pre
- leitor K7s
- box
- tv
- disco externo
- pc (futuramente)
- dac (futuramente)
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyQua Ago 31 2011, 11:23

gorogoro escreveu:
Bons Dias..

Tenho-me deparado com um problema de rotação do disco..
Nas 45 RPM entao é notório que o disco acelera e desacelera, nao sendo possivel ouvir seja o que for.

Tenho um Project xpression1 com aquela caixinha mais pequenita da project para escolher a rotação do bicho este

Fazendo 'debug' à coisa compreendi o seguinte: ligando o gira gira directamente ao poder sem a caixinha, o problema desaparece. Ligado com a caixinha, mas a uma outra tomada com uma extensão o problema atenua bastante.

Julgo que a caixinha nao se aguenta quando a electricidade está uma bosta, mas o gira discos sim?
Que fazer para arranjar isto? Será que uma régua mais xpto acarreta melhorias? Será que deveria de ter a outra caixinha mais xpto da project?

Tirando isso, que outras melhorias (de baixo custo claro) poderei acrescentar ao gira?
Valerá a pena por um prato de acrilico ou vidro (isto com o problema da rotação resolvido claro)? Comprar a vossa Mat talvez?

PS:
tenho muita tralha ligada a uma tomada só (naquela parede só tenho uma tomada):
- gira discos
- norbert
- power
- pre
- leitor K7s
- box
- tv
- disco externo
- pc (futuramente)
- dac (futuramente)

Penso que foi a mim até que me compraste o Deck de K7 da Technics há já algum tempo. Continuando o tópico.

O prato de acrílico não vai resolver a questão, se o problema fôr eléctrico o que é que isso resolve? nada em minha modesta opinião. Tem que se ir ao tutano do problema e não fazer remendos à coisa.

Eu não percebo nada de questões eléctricas, de qualquer forma vejo que está uma grande ''salganhada'' ligada à régua. Cada macaco no seu galho, e se ainda estás com ideia de acrescentar mais ligações á régua então melhor seria fazeres as ligações em em separado, ou seja uma régua melhorzinha para o audio e outra mais ou menos para ligares essa história dos DAC's muito agora na moda e PC's etc, etc.

Essa caixinha que referes do X-Expression penso ser ou o phono ou comutador de rotações do disco. Penso que deverá haver algum problema por aí, sugiro que o leves a um bom cirurgião, ou então quando receberes metade do subsidio de natal atira-te e compra um gira-discos melhorzinho mas sem muita ''ornamentação'', tudo depende, se usas muito ou pouco vinilo... é tudo uma questão de prioridades.

Ir para o topo Ir para baixo
gorogoro
Membro AAP
gorogoro


Mensagens : 536
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 45
Localização : Lisboa

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyQua Ago 31 2011, 11:30

Mozarteano escreveu:
gorogoro escreveu:
Bons Dias..

Tenho-me deparado com um problema de rotação do disco..
Nas 45 RPM entao é notório que o disco acelera e desacelera, nao sendo possivel ouvir seja o que for.

Tenho um Project xpression1 com aquela caixinha mais pequenita da project para escolher a rotação do bicho este

Fazendo 'debug' à coisa compreendi o seguinte: ligando o gira gira directamente ao poder sem a caixinha, o problema desaparece. Ligado com a caixinha, mas a uma outra tomada com uma extensão o problema atenua bastante.

Julgo que a caixinha nao se aguenta quando a electricidade está uma bosta, mas o gira discos sim?
Que fazer para arranjar isto? Será que uma régua mais xpto acarreta melhorias? Será que deveria de ter a outra caixinha mais xpto da project?

Tirando isso, que outras melhorias (de baixo custo claro) poderei acrescentar ao gira?
Valerá a pena por um prato de acrilico ou vidro (isto com o problema da rotação resolvido claro)? Comprar a vossa Mat talvez?

PS:
tenho muita tralha ligada a uma tomada só (naquela parede só tenho uma tomada):
- gira discos
- norbert
- power
- pre
- leitor K7s
- box
- tv
- disco externo
- pc (futuramente)
- dac (futuramente)

Penso que foi a mim até que me compraste o Deck de K7 da Technics há já algum tempo. Continuando o tópico.

O prato de acrílico não vai resolver a questão, se o problema fôr eléctrico o que é que isso resolve? nada em minha modesta opinião. Tem que se ir ao tutano do problema e não fazer remendos à coisa.

Eu não percebo nada de questões eléctricas, de qualquer forma vejo que está uma grande ''salganhada'' ligada à régua. Cada macaco no seu galho, e se ainda estás com ideia de acrescentar mais ligações á régua então melhor seria fazeres as ligações em em separado, ou seja uma régua melhorzinha para o audio e outra mais ou menos para ligares essa história dos DAC's muito agora na moda e PC's etc, etc.

Essa caixinha que referes do X-Expression penso ser ou o phono ou comutador de rotações do disco. Penso que deverá haver algum problema por aí, sugiro que o leves a um bom cirurgião, ou então quando receberes metade do subsidio de natal atira-te e compra um gira-discos melhorzinho mas sem muita ''ornamentação'', tudo depende, se usas muito ou pouco vinilo... é tudo uma questão de prioridades.


Olá Morzateano,
Sim o deck comprei-o a ti e funciona que é uma maravilha Very Happy.
Quanto à cena do prato é apenas melhorias a fazer depois de resolvido o problema principal, nao algo para dar a volta à coisa da má rotação do disco.

Sim, a minha fonte principal de audição de musica é o vinil. O que mais toca em casa é vinil.
Quanto a trocar o gira discos, nao pode ser para tao cedo..
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyQua Ago 31 2011, 11:37

gorogoro escreveu:
Mozarteano escreveu:
gorogoro escreveu:
Bons Dias..

Tenho-me deparado com um problema de rotação do disco..
Nas 45 RPM entao é notório que o disco acelera e desacelera, nao sendo possivel ouvir seja o que for.

Tenho um Project xpression1 com aquela caixinha mais pequenita da project para escolher a rotação do bicho este

Fazendo 'debug' à coisa compreendi o seguinte: ligando o gira gira directamente ao poder sem a caixinha, o problema desaparece. Ligado com a caixinha, mas a uma outra tomada com uma extensão o problema atenua bastante.

Julgo que a caixinha nao se aguenta quando a electricidade está uma bosta, mas o gira discos sim?
Que fazer para arranjar isto? Será que uma régua mais xpto acarreta melhorias? Será que deveria de ter a outra caixinha mais xpto da project?

Tirando isso, que outras melhorias (de baixo custo claro) poderei acrescentar ao gira?
Valerá a pena por um prato de acrilico ou vidro (isto com o problema da rotação resolvido claro)? Comprar a vossa Mat talvez?

PS:
tenho muita tralha ligada a uma tomada só (naquela parede só tenho uma tomada):
- gira discos
- norbert
- power
- pre
- leitor K7s
- box
- tv
- disco externo
- pc (futuramente)
- dac (futuramente)

Penso que foi a mim até que me compraste o Deck de K7 da Technics há já algum tempo. Continuando o tópico.

O prato de acrílico não vai resolver a questão, se o problema fôr eléctrico o que é que isso resolve? nada em minha modesta opinião. Tem que se ir ao tutano do problema e não fazer remendos à coisa.

Eu não percebo nada de questões eléctricas, de qualquer forma vejo que está uma grande ''salganhada'' ligada à régua. Cada macaco no seu galho, e se ainda estás com ideia de acrescentar mais ligações á régua então melhor seria fazeres as ligações em em separado, ou seja uma régua melhorzinha para o audio e outra mais ou menos para ligares essa história dos DAC's muito agora na moda e PC's etc, etc.

Essa caixinha que referes do X-Expression penso ser ou o phono ou comutador de rotações do disco. Penso que deverá haver algum problema por aí, sugiro que o leves a um bom cirurgião, ou então quando receberes metade do subsidio de natal atira-te e compra um gira-discos melhorzinho mas sem muita ''ornamentação'', tudo depende, se usas muito ou pouco vinilo... é tudo uma questão de prioridades.


Olá Morzateano,
Sim o deck comprei-o a ti e funciona que é uma maravilha Very Happy.
Quanto à cena do prato é apenas melhorias a fazer depois de resolvido o problema principal, nao algo para dar a volta à coisa da má rotação do disco.

Sim, a minha fonte principal de audição de musica é o vinil. O que mais toca em casa é vinil.
Quanto a trocar o gira discos, nao pode ser para tao cedo..

Olá goro,

Belo, o meu material é do melhor Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? 22692
Agora mais a sério, eh pá tens uma outra solução que talvez seja a melhor e a que nos dias de hoje é igualmente a mais procurada, e se de facto o analógico é a tua fonte de eleição para audição então porque não um gira nos usados, por aí aparecem coisas muito boas, até nos profissionais havia por aí um AVID de entrada que era 5***** e até a preço muito competitivo,ou então um Rega, esmiuça bem e depois faz contas à vida.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyQua Ago 31 2011, 11:46

Bom dia. Tenho tudo ligado a uma tomada, inclusive um amp a válvulas que é uma pequena besta Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? 933723 e não é por aí que o gato vai ás filhoses. O problema deverá estar na speedbox.
Mas antes de tudo, vê se a tomada principal e depois a régua que usas, tem todos os fios bem apertados. Abre tudo e revê os apertos mecânicos.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Pinho
Membro AAP



Mensagens : 467
Data de inscrição : 27/05/2011
Idade : 69
Localização : S.Domingos de Rana

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyQua Ago 31 2011, 12:06

bom dia
Desculpe mas o que quer dizer com

[citar]
Fazendo 'debug' à coisa compreendi o seguinte: ligando o gira gira directamente ao poder sem a caixinha, o problema desaparece. Ligado com a caixinha, mas a uma outra tomada com uma extensão o problema atenua bastante.

[/citar]
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.avosgts.blogspot.pt
gorogoro
Membro AAP
gorogoro


Mensagens : 536
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 45
Localização : Lisboa

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyQua Ago 31 2011, 12:54

Rui Pinho escreveu:
bom dia
Desculpe mas o que quer dizer com

[citar]
Fazendo 'debug' à coisa compreendi o seguinte: ligando o gira gira directamente ao poder sem a caixinha, o problema desaparece. Ligado com a caixinha, mas a uma outra tomada com uma extensão o problema atenua bastante.

[/citar]

Quer dizer que andei a tentar isolar o problema.
Ou seja quando tiro a speedbox (caixinha) e ligo a alimentação directamente ao gira discos o problema desaparece.
Depois liguei a speedbox a outra tomada com uma extensão (para não estar tudo ligado na mesma) e o gira discos à speedBox, as rotação já ficaram muito mais estaveis, no entanto não completamente estáveis.

Se o problema está na speed box, foi assim de repente, porque antes não fazia isto Sad. E esta já está fora da garantia. Raios..
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Pinho
Membro AAP



Mensagens : 467
Data de inscrição : 27/05/2011
Idade : 69
Localização : S.Domingos de Rana

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyQua Ago 31 2011, 13:10

Se o problema desaparece ligando directo ,então problema está na box
Pode abrir a box e verificar se existem maus contactos ou algum fio desligado
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.avosgts.blogspot.pt
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyQua Ago 31 2011, 20:08

Pelos vistos temos aqui um caso de avaria da speedbox. Pois é, isto de aparelhos sempre ligados!...
Eu para evitar ter a dita «caixinha» sempre ligada, fiz uma outra caixa onde coloquei o transformador e um interruptor.
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyQui Set 01 2011, 10:09

Eh pá, como disse se não se consegue solucionar o problema, o melhor é dar um saltinho ao médico, el melhor que ninguém poderá resolver o problema, mas atenção quando levares o gira ao médico não vás aqueles que têm o consultório cheio de diplomas Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? 57537 Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? 22692
Ir para o topo Ir para baixo
gorogoro
Membro AAP
gorogoro


Mensagens : 536
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 45
Localização : Lisboa

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyQui Set 01 2011, 13:01

Mozarteano escreveu:
Eh pá, como disse se não se consegue solucionar o problema, o melhor é dar um saltinho ao médico, el melhor que ninguém poderá resolver o problema, mas atenção quando levares o gira ao médico não vás aqueles que têm o consultório cheio de diplomas Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? 57537 Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? 22692

Pois, tenho de abrir aquilo e ver se é algo simples. Caso contrário terá de ir ao médico..
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyQui Set 01 2011, 21:00

Parece-me que em vez de andar com o GD para um lado e para outro, o melhor seria pegar na «caixinha» e numa loja que venda estes componentes tirar logo a dúvida e talvez mesmo, se for o caso, comprar outra - que nem é assim tão cara.
Ir para o topo Ir para baixo
gorogoro
Membro AAP
gorogoro


Mensagens : 536
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 45
Localização : Lisboa

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyQui Set 01 2011, 21:49

Stereo escreveu:
Parece-me que em vez de andar com o GD para um lado e para outro, o melhor seria pegar na «caixinha» e numa loja que venda estes componentes tirar logo a dúvida e talvez mesmo, se for o caso, comprar outra - que nem é assim tão cara.

Pois, bem visto! Mas comprar outra para se voltar a avariar :S...
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptySex Set 02 2011, 19:12

gorogoro escreveu:
Stereo escreveu:
Parece-me que em vez de andar com o GD para um lado e para outro, o melhor seria pegar na «caixinha» e numa loja que venda estes componentes tirar logo a dúvida e talvez mesmo, se for o caso, comprar outra - que nem é assim tão cara.

Pois, bem visto! Mas comprar outra para se voltar a avariar :S...

Bom, se estiver avariada, lá terá que ser, ou então a rotação deixará muito a desejar. para evitar o desgaste por estar sempre ligada, é ligar e desligar para evitar o problema.
Ir para o topo Ir para baixo
gorogoro
Membro AAP
gorogoro


Mensagens : 536
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 45
Localização : Lisboa

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptySeg Set 05 2011, 13:51

Este fim de semana abri a caixinha e nada de suspeito..
De qualquer maneira limpei e passei secador..
NAda tudo na mesma Sad..

entretanto lembrei-me se o problema nao poderá estar também no motor do gira discos? Ou seja sem a caixinha, para mudar a rotação tenho de mudar a correia de sitio, o motor mantem sempre a mesma rotação.. Com a caixinha, esta acelera a rotação do motor do gira discos, pode ser esse o problema também..

Se calhar tenho de levar o gira discos e a caixinha ao senhor doutor.
Ir para o topo Ir para baixo
gorogoro
Membro AAP
gorogoro


Mensagens : 536
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 45
Localização : Lisboa

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyTer Set 13 2011, 09:15

Como funcionam os motores de gira discos de correia?
Sei que os project são motores AC (corrente alternada?) a 16V penso que Rega também são AC mas a 24V, são todos assim motores AC?

No caso destes motores como é feita a alteração de rotação do prato? Já li que nestes motores a voltagem que recebem é sempre a mesma, mas a frequencia AC é que varia, também já li que a voltagem também influencia.. Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? 317942

Alguem que perceba da poda, pode-me dar umas luzes?? Smile
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyTer Set 13 2011, 13:54

gorogoro escreveu:
Como funcionam os motores de gira discos de correia?
Sei que os project são motores AC (corrente alternada?) a 16V penso que Rega também são AC mas a 24V, são todos assim motores AC?

No caso destes motores como é feita a alteração de rotação do prato? Já li que nestes motores a voltagem que recebem é sempre a mesma, mas a frequencia AC é que varia, também já li que a voltagem também influencia.. Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? 317942

Alguem que perceba da poda, pode-me dar umas luzes?? Smile

Aqui fica uma resposta simplificada de uma fonte inesgotável de conhecimentos que é o nosso amigo Joaquim Pinto. Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? 754215

Boas
resposta simplificada.
A nossa rede elétrica é de 230V 50Hz, pode-se reduzir para tensões menores utilizando os transformadores já conhecidos de todos. para 12, 16, 24 etc. o valor de saída depende da utilidade que lhe vamos dar, se for para motores que foram bobinados (calculados) para trabalhar com 16V, escolhemos um transf. com 16V de saída, lembro-me que o gira achado no lixo tinha um transf. de 16V.
Mas a sua velocidade de rotação não está pendente da tensão com que trabalham mas sim da frequência dessa tensão. (a tensão só influênciará se baixar ao ponto de ´não conseguir indução suficiente para manter a rotação, mas nesse caso o motor fica sem torque e a velocidade fica instável).
Se ligar-mos um motor de 16V 50Hz numa tensão de 16V 60Hz ele vai rodar com mais velocidade. Portanto se queremos alterar a velocidade nestes motores a única forma é fazer uma fonte de alimentação independente da rede e na qual possamos variar a frequência de saída.


E aqui fica um bom site onde se podem ver em ação os principais motores onde se inclui os dos gira discos que são maioritariamente AC synchronous.

http://www.animations.physics.unsw.edu.au/jw/electricmotors.html#ACmotors


Um obrigado ao nosso Joaquim Pinto pela disponibilidade.


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
gorogoro
Membro AAP
gorogoro


Mensagens : 536
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 45
Localização : Lisboa

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyTer Set 13 2011, 14:03

António José da Silva escreveu:
gorogoro escreveu:
Como funcionam os motores de gira discos de correia?
Sei que os project são motores AC (corrente alternada?) a 16V penso que Rega também são AC mas a 24V, são todos assim motores AC?

No caso destes motores como é feita a alteração de rotação do prato? Já li que nestes motores a voltagem que recebem é sempre a mesma, mas a frequencia AC é que varia, também já li que a voltagem também influencia.. Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? 317942

Alguem que perceba da poda, pode-me dar umas luzes?? Smile

Aqui fica uma resposta simplificada de uma fonte inesgotável de conhecimentos que é o nosso amigo Joaquim Pinto. Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? 754215

Boas
resposta simplificada.
A nossa rede elétrica é de 230V 50Hz, pode-se reduzir para tensões menores utilizando os transformadores já conhecidos de todos. para 12, 16, 24 etc. o valor de saída depende da utilidade que lhe vamos dar, se for para motores que foram bobinados (calculados) para trabalhar com 16V, escolhemos um transf. com 16V de saída, lembro-me que o gira achado no lixo tinha um transf. de 16V.
Mas a sua velocidade de rotação não está pendente da tensão com que trabalham mas sim da frequência dessa tensão. (a tensão só influênciará se baixar ao ponto de ´não conseguir indução suficiente para manter a rotação, mas nesse caso o motor fica sem torque e a velocidade fica instável).
Se ligar-mos um motor de 16V 50Hz numa tensão de 16V 60Hz ele vai rodar com mais velocidade. Portanto se queremos alterar a velocidade nestes motores a única forma é fazer uma fonte de alimentação independente da rede e na qual possamos variar a frequência de saída.


E aqui fica um bom site onde se podem ver em ação os principais motores onde se inclui os dos gira discos que são maioritariamente AC synchronous.

http://www.animations.physics.unsw.edu.au/jw/electricmotors.html#ACmotors


Um obrigado ao nosso Joaquim Pinto pela disponibilidade.


Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? 754215

Espectacular! Obrigado pela descrição, muito útil.
Ontem liguei o Multimetro à speedbox e notei uma variação de voltagem quando mudava de 33 para 45 rpms daí a minha dúvida. Talvez venha daí a tal flutuação de corrente.

O mais certo é ser a speedbox estragada indeed Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? 865586
Hoje à noite, se tiver tempo, votlo a meter o multimetro..
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Pinho
Membro AAP



Mensagens : 467
Data de inscrição : 27/05/2011
Idade : 69
Localização : S.Domingos de Rana

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyTer Set 13 2011, 19:05

Não conheço o gira disco em questão,no entanto parece-me ser um motor DC com controle básico em tensão.A velocidade é variável atráves da tensão de alimentação do motor
Pelo que vi na net, tem três velocidades de leitura (caso não tenha vi outro...)
O facto de ver a tensão variar quando seleciona uma velocidade diferente indica que é um DC
Terá 3 pot. de afinação um para cada velocidade

Se tem um multimetro de confiança ,poderá ver se tensão é estavel na vel. selecionada
Pode aumentar a carga sobre o motor .por exp. colocar 3 discos ou 4 e verificar se a tensão baixa .no caso de ...
.A fonte é sub dimensionada. Arranjar uma fonte de jeito
O controle está variado.Reparar
se não cair:
o motor é fraco Trocar
Ou então não é defeito é feitio ... Trocar tudo


Normalmente os motor AC com vel. /frequencia de rede,são de 220v ou 110v AC
Outros casos de motores DC com senso de velocidade ,tipo technics FG,daqueles beras que o ppl não gosta...

Num giradiscos como numa maquina de gravação/ leitura a precisão de velocidade e estabilidade são factores basicos para a qualidade




Ir para o topo Ir para baixo
http://www.avosgts.blogspot.pt
gorogoro
Membro AAP
gorogoro


Mensagens : 536
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 45
Localização : Lisboa

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyTer Set 13 2011, 21:10

Rui Pinho escreveu:
Não conheço o gira disco em questão,no entanto parece-me ser um motor DC com controle básico em tensão.A velocidade é variável atráves da tensão de alimentação do motor
Pelo que vi na net, tem três velocidades de leitura (caso não tenha vi outro...)
O facto de ver a tensão variar quando seleciona uma velocidade diferente indica que é um DC
Terá 3 pot. de afinação um para cada velocidade

Se tem um multimetro de confiança ,poderá ver se tensão é estavel na vel. selecionada
Pode aumentar a carga sobre o motor .por exp. colocar 3 discos ou 4 e verificar se a tensão baixa .no caso de ...
.A fonte é sub dimensionada. Arranjar uma fonte de jeito
O controle está variado.Reparar
se não cair:
o motor é fraco Trocar
Ou então não é defeito é feitio ... Trocar tudo


Normalmente os motor AC com vel. /frequencia de rede,são de 220v ou 110v AC
Outros casos de motores DC com senso de velocidade ,tipo technics FG,daqueles beras que o ppl não gosta...

Num giradiscos como numa maquina de gravação/ leitura a precisão de velocidade e estabilidade são factores basicos para a qualidade





O motor é AC definitivamente, alias só consigo medir voltagem quando tenho o multimetro para corrente alternada.

Aqui está alguem que também andou com o multimetro na speedbox..
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyTer Set 13 2011, 21:20

Eu não percebo grande coisa de electricidade, só mesmo o básico, a minha formação é em mecânica, mas essas speedbox não fazem variar a frequencia para fazer as duas velocidades? Pensei que fosse isso mas pelos vistos alterando a tensão tambem é possivel alterar a velocidade de rotação do motor.

Aparentemente essas speedbox teriam duas funções: a principal era permitir variar a velocidade de rotação do motor para não ser preciso mexer na correia para mudar a rotação e por outro lado permitiria que a velocidade fosse mais precisa reduzindo ruidos provenientes do motor...

Edit: entretanto li a explicação que vem confirmar a ideia que tinha.
Ir para o topo Ir para baixo
gorogoro
Membro AAP
gorogoro


Mensagens : 536
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 45
Localização : Lisboa

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyTer Set 13 2011, 21:36

JCF escreveu:
Eu não percebo grande coisa de electricidade, só mesmo o básico, a minha formação é em mecânica, mas essas speedbox não fazem variar a frequencia para fazer as duas velocidades? Pensei que fosse isso mas pelos vistos alterando a tensão tambem é possivel alterar a velocidade de rotação do motor.

Aparentemente essas speedbox teriam duas funções: a principal era permitir variar a velocidade de rotação do motor para não ser preciso mexer na correia para mudar a rotação e por outro lado permitiria que a velocidade fosse mais precisa reduzindo ruidos provenientes do motor...

Edit: entretanto li a explicação que vem confirmar a ideia que tinha.

Smile

Entretanto voltei a medir as coisas em 33RPM tenho leituras de 16.70V quando passo para 45RPM fico com 16.80V. Quanto à amperagem esta também sofre um aumento nas mesmas proporções. Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? 524928826
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Pinho
Membro AAP



Mensagens : 467
Data de inscrição : 27/05/2011
Idade : 69
Localização : S.Domingos de Rana

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyTer Set 13 2011, 22:37

gorogoro escreveu:
JCF escreveu:
Eu não percebo grande coisa de electricidade, só mesmo o básico, a minha formação é em mecânica, mas essas speedbox não fazem variar a frequencia para fazer as duas velocidades? Pensei que fosse isso mas pelos vistos alterando a tensão tambem é possivel alterar a velocidade de rotação do motor.

Aparentemente essas speedbox teriam duas funções: a principal era permitir variar a velocidade de rotação do motor para não ser preciso mexer na correia para mudar a rotação e por outro lado permitiria que a velocidade fosse mais precisa reduzindo ruidos provenientes do motor...

Edit: entretanto li a explicação que vem confirmar a ideia que tinha.

Smile

Entretanto voltei a medir as coisas em 33RPM tenho leituras de 16.70V quando passo para 45RPM fico com 16.80V. Quanto à amperagem esta também sofre um aumento nas mesmas proporções. Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? 524928826

Quando disse que variava tensão não mencionou que a variação era de 100 mv ,o que inf. importante

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.avosgts.blogspot.pt
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyTer Set 13 2011, 23:54

Realmente isso não é praticamente nada.
De facto se essa coisa é barata é capaz de nao compensar estar a mandar reparar. É capaz de ficar quase ela por ela e a nova sempre tem garantia.
Ir para o topo Ir para baixo
gorogoro
Membro AAP
gorogoro


Mensagens : 536
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 45
Localização : Lisboa

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyQua Set 14 2011, 08:43

JCF escreveu:
Realmente isso não é praticamente nada.
De facto se essa coisa é barata é capaz de nao compensar estar a mandar reparar. É capaz de ficar quase ela por ela e a nova sempre tem garantia.

Custa 100 e tal euros, nao acho nada barato! Vou ver se me inicio na electronica com esta brincadeira Very Happy.

A comprar nesse caso gastava mais um pouco comprava este:


Mas agora com o DAC e o computador, no money left..
Ir para o topo Ir para baixo
gorogoro
Membro AAP
gorogoro


Mensagens : 536
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 45
Localização : Lisboa

Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? EmptyTer Set 20 2011, 10:49

gorogoro escreveu:
JCF escreveu:
Realmente isso não é praticamente nada.
De facto se essa coisa é barata é capaz de nao compensar estar a mandar reparar. É capaz de ficar quase ela por ela e a nova sempre tem garantia.

Custa 100 e tal euros, nao acho nada barato! Vou ver se me inicio na electronica com esta brincadeira Very Happy.

A comprar nesse caso gastava mais um pouco comprava este:


Mas agora com o DAC e o computador, no money left..

Olhando com mais atenção, parece que tem dois diodos zener queimados.. A ver se os consigo substituir.. :S
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty
MensagemAssunto: Re: Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?   Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Rotacao flutuante e gerais melhorias - problema electrico?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Problema de estática
» Pulley 50/60 Hz
» Problema
» Thorens TD-160 com problema...
» Problema computador

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: