Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Colunas ás cegas

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Manuel Almeida
Membro AAP



Mensagens : 136
Data de inscrição : 29/06/2017

Colunas ás cegas Empty
MensagemAssunto: Colunas ás cegas   Colunas ás cegas EmptySáb Abr 15 2023, 19:48

Viva

Todos os conselhos dizem para antes de se comprar umas colunas se deve ouvir primeiro no sistema/sala onde vão tocar. Até aqui tudo bem.

Agora vamos pôr de parte a relativa dificuldade de realizar essa operação porque até se conseguiu com sucesso.

E como fazemos para termos umas colunas que queremos muito, mas que não podemos comprar e devolver porque afinal não era bem aquilo, vamos fazer de conta que são estas;
https://www.hasehiro.co.jp/
mero exemplo.

Será que nos podemos basear, mais ou menos, em especificações e outras medidas, mais um exemplo; https://www.youtube.com/watch?v=_Ah52kZQxG0
ou estamos limitados aquelas que podemos escutar?

Haverá mais alguma coisa que pode ser feita para minimizar o risco ou esse risco será sempre alto?
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Colunas ás cegas Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas ás cegas   Colunas ás cegas EmptyDom Abr 16 2023, 10:04

As audições antes da compra são a atitude mais coerente no que respeita a baixar o risco de uma desilusão.

No entanto, acho que ao longo destes anos todos, nunca ouvi umas colunas em casa antes de comprar. É verdade que na maior parte das vezes são material em segunda mão, logo mais barato e que pode ser revendido novamente se não agradar. Acho mais interessante ler, investigar e perguntar sobre, e depois ouvir pela primeira vez, no sistema. Já apanhei grandes galos e já fiquei muito espantado com colunas modestas com grandes desempenhos.
Apesar do risco ser maior, eu experimento colunas em casa, sem as ouvir, se já as conheço bem, tira-me parte da sensação de descoberta.
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Colunas ás cegas Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas ás cegas   Colunas ás cegas EmptyDom Abr 16 2023, 10:17

Em relação ás colunas que mostra no link (que não conheço, não faço ideia como tocam e não sei o preço), a primeira coisa que vêm à cabeça é o facto de serem full range. Devem ser muito sensíveis, ótimas para amplificadores a válvulas de baixa potência, e devem ser muito boas com vozes. A prestação do full range está muito dependente da qualidade do altifalante. Este tem, além do segundo cone para guiar as altas frequências, uma ogiva para atenuar as reflexões das mesmas.
No entanto e como está explicito na página do fabricante, boas para jazz, poderão não ser tão boas para outros géneros.
Estas colunas poderão compensar (depende do preço) mas o risco é alto, pela própria especificidade delas, o full range não agrada a toda a gente, e nós estamos muito habituados a ouvir tweeters e quando ouvimos uma coluna destas pela primeira vez, podemos confundir o som mais natural, com uma certa falta de agudos.
Ir para o topo Ir para baixo
Manuel Almeida
Membro AAP



Mensagens : 136
Data de inscrição : 29/06/2017

Colunas ás cegas Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas ás cegas   Colunas ás cegas EmptySeg Abr 17 2023, 15:31

galvaorod escreveu:
Em relação ás colunas que mostra no link (que não conheço,  não faço ideia como tocam e não sei o preço), a primeira coisa que vêm à cabeça é o facto de serem full range. Devem ser muito sensíveis, ótimas para amplificadores a válvulas de baixa potência, e devem ser muito boas com vozes. A prestação do full range está muito dependente da qualidade do altifalante. Este tem, além do segundo cone para guiar as altas frequências, uma ogiva para atenuar as reflexões das mesmas.
No entanto e como está explicito na página do fabricante, boas para jazz, poderão não ser tão boas para outros géneros.
Estas colunas poderão compensar (depende do preço) mas o risco é alto, pela própria especificidade delas, o full range não agrada a toda a gente, e nós estamos muito habituados a ouvir tweeters e quando ouvimos uma coluna destas pela primeira vez, podemos confundir o som mais natural, com uma certa falta de agudos.  

Viva

As colunas do link são mero exemplo da eventual grande dificuldade de comprar e devolver.
Realmente uma boa opção será o mercado de usados, embora, mesmo com toda a informação que se possa recolher sobre as colunas se desiludirem podem-se revender sem grande prejuízo, mas continuamos limitados.
Já se escreveu por aqui que ao adquirir um "equipamento" a lei diz que temos um determinado prazo de avaliação, tudo bem, mas não vamos passar a vida a adquirir e devolver, por isso a minha questão era a de confirmar, ou não, que tendo por base as especificações, opiniões, etc, se realmente seriam uma muito boa base para aquisição das colunas ou não servem de grande coisa pois só experimentando e ouvindo é que temos a certeza tendo elas a especificação x ou y.
Ir para o topo Ir para baixo
Manuel Almeida
Membro AAP



Mensagens : 136
Data de inscrição : 29/06/2017

Colunas ás cegas Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas ás cegas   Colunas ás cegas EmptySáb Set 30 2023, 09:56

Viva

Estando interessado em substituir as colunas que tenho no computador e em "matar" uma curiosidade há uns tempos atrás mandei o seguinte mail a uma conhecida casa da especialidade deste nosso Portugal.

"Bom dia

Permitam-me duas questões;

- Estou interessado na aquisição de um par de colunas para um pequeno sistema de escritório, colunas essas que seriam as DALI Spektor 1 ou as Acoustic Energy AE100². Seria possível ouvi-las para melhor decisão?
Naturalmente conto adquirir uma delas.

- Neste momento tenho num sistema o iFi Zen Phono que gostaria de comparar, sem compromisso mas com a possibilidade de aquisição, com o Pro-ject Tube Box S2. Como comercializam ambos seria possível fazer um comparativo?
A ser possível seria preferencialmente uma audição com auscultadores que eu levaria comigo.

Ambas as situações seriam para uma data a combinar, nas vossas instalações.

RESPOSTA

Boa tarde Sr. Manuel,

Obrigado por nos contactar. Tanto as AE como as Dali só costumamos ter por encomenda. Dentro estes valores as colunas que mais vendemos e recomendamos vivamente são as seguintes:

(coloco apenas a referencia sem o link)
elac-debut-b6-2
triangle-borea-br02
triangle-borea-br03

Estamos sempre ao dispor para qualquer esclarecimento ou pedido adicional.
Melhores cumprimentos,"


Na primeira parte estamos a falar de umas colunas que custam entre 250 e 280 euros, pelo que seria, penso eu, um pequeno investimento para a empresa encomenda-las referindo eu que adquiriria uma delas.
"Dentro estes valores" as recomendações referidas custam entre 360 e 450 euros o que representa um acréscimo de 40 a 60% o que na minha perspetiva não é "dentro estes valores".

Á segunda questão nem sequer respondem!!??

Nós bem queremos comprar mas á quem não queira vender.

Entretanto já comprei as Dali numa outra casa.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13395
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Colunas ás cegas Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas ás cegas   Colunas ás cegas EmptySáb Set 30 2023, 22:15

Ai o queixume dos lojistas!

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Rui B.
Membro AAP
Rui B.


Mensagens : 123
Data de inscrição : 04/11/2015

Colunas ás cegas Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas ás cegas   Colunas ás cegas EmptyTer Out 17 2023, 22:37

Nuestros hermanos...surpreenda-se
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Colunas ás cegas Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas ás cegas   Colunas ás cegas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Colunas ás cegas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» colunas bipolares MC-audio B3
» Colunas KH 502
» Colunas B&W CM9
» Continuo a gostar do analógico...
» Colunas KEf e B&W

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers-
Ir para: