Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 O Meu Sistema (Lich_King)

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Lich_King

Lich_King


Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/03/2023

O Meu Sistema (Lich_King) Empty
MensagemAssunto: O Meu Sistema (Lich_King)   O Meu Sistema (Lich_King) EmptyQui Mar 09 2023, 03:32

Olá a todos. Sou novo por aqui, e acabei de fazer a minha apresentação no tópico para esse efeito.

Venho aqui apresentar o meu primeiro sistema próprio, e dessa forma aproveitar para deixar uma série de dúvidas e questões, pois preciso de algumas ajudas no assunto.

É de frisar que sou totalmente leigo em matéria hi-fi. Gosto bastante do tema, por um lado porque cresci no meio de familiares com as suas aparelhagens, e por outro lado porque sou apaixonado por música, e sempre ambicionei poder ter um bom sistema para desfrutar do som de forma minimamente aceitável, mas nunca me aprofundei o suficiente para ser um bom conhecedor das várias questões sobre o mundo do hi-fi. Apesar de ouvir imensa música, considero-me um utilizador casual no sentido em que domino muito pouco do assunto, e sei que nunca passarei muito disso.

A minha intenção era apenas ter um sistema minimamente decente, e julgo que só por ter adquirido algo que se poderá considerar vintage (perdoem-me os entendidos se não for o termo correcto), isso já deve ser o suficiente para considerar que tenho um som aceitável, visto que tenho ideia de que as poucas coisas que se vê hoje em dia dedicadas à alta qualidade de som, além de serem poucas, também não são tão boas quanto as antigas. Desculpem-me se isto for uma ideia errada, mas realmente é a impressão que tenho.

De qualquer das formas, não me vale a pena ambicionar demais em termos de sistema hi-fi, porque a partir de um certo ponto eu sei que também não irei conseguir fazer distinção, até porque também não tenho termos de comparação. Então acho que a máquina que comprei, mesmo que possa não ser a maior maravilha do mundo, deverá ser o suficiente para o uso que lhe sei dar com os ouvidos que tenho.

Passando ao meu sistema, seguem-se agora as fotos. Não liguem ao VHS Player, está ali porque tenho dois, e como este é mais antigo e com um ar mais retro, e ainda por cima é preto, achei que ficava ali bem (e ainda foi uma forma de gerir o meu espaço disponível em casa). O gira-discos está fora do sítio dele, por cima da tampa do móvel, porque está em manutenção e assim é mais fácil para lhe mexer, e as colunas ainda não foram limpas entre a "rede" e a caixa, até porque preciso de arranjar um pincel macio para limpar os altifalantes, pois penso ser a melhor forma de o fazer, daí terem aquele pó que podem ver no "interior".

O Meu Sistema (Lich_King) Img_2012
O Meu Sistema (Lich_King) Img_2014
O Meu Sistema (Lich_King) Img_2013
O Meu Sistema (Lich_King) Img_2017
O Meu Sistema (Lich_King) Img_2016
O Meu Sistema (Lich_King) Img_2015
O Meu Sistema (Lich_King) Img_2018
O Meu Sistema (Lich_King) Img_2019
O Meu Sistema (Lich_King) Img_2020
O Meu Sistema (Lich_King) Img_2021
O Meu Sistema (Lich_King) Img_2022

Aos entendidos na matéria, o que acham da marca Tensai? Podem dizer sem papas na lingua, mesmo que não valha a ponta de um bigode. E já agora, alguém sabe o ano deste aparelho?

Como eu disse, sou tão leigo na matéria que consegui comprar isto mesmo não tendo os tweeters a funcionar. 🤦🏼
Só consegui identificar isso em casa. Pelo que me parece, uma coluna tem ambos os tweeters queimados, e a outra tem apenas um deles, mas também não estou confiante em relação ao estado que o tweeter sobrevivente está a apresentar. Além de que, se mudo os tweeters de um lado, acho q o mais lógico é mudar de ambos os lados, para o som ser homogéneo.

-Então, posto isto, a primeira questão que vos coloco é: os tweeters têm reparação? Em caso negativo, onde posso encontrar uns tweeters p substituir estes? São os dois tweeters e os super tweeters, como ali está descrito na foto das colunas. Não quero uma coisa rasca em termos de som, mas também não quero gastar uma fortuna, visto que já gastei qualquer coisa neste sistema.

-Os tweeters são fáceis de substituir? É apenas tirar os parafusos da coluna e encaixar fios/fichas, ou é preciso soldar?

-Em relação aos woofers, o seu estado estará confiável? De que forma pode um leigo como eu tentar perceber se estão em condições? Pergunto isto porque a ideia que tenho é que normalmente os tweeters é que dão o berro, mas não estou certo de que isso não possa acontecer também com os woofers.

-Quando ligo e desligo o Compact Disc, ouve-se um grande estalo (som explosivo) nas colunas. Qual poderá ser o motivo disto? É como se o amp e as colunas levassem uma descarga do CD player. Ao início pensei que esse som estrondoso fosse por causa dos tweeters queimados, mas quando fiz o teste ligando a TV, o Rádio, e o Tape Deck, esse estalo não acontece. É só mesmo quando carrego no power do CD Player, tanto para ligar como para desligar. Alguma dica de como resolver isto?

-Ainda em relação ao CD Player, ele tem dificuldade em ler alguns CDs. Alguns papa praticamente sempre à primeira, outros tem que ser com várias tentativas, e alguns praticamente nunca consegue ler mesmo. Não sei se tem alguma relação, mas tenho uns quantos CDs de Iron Maiden que têm conteúdo multimédia para computador, e de todos esses CDs ainda só consegui reproduzir um deles, e foi uma única vez. Foi difícil, e nunca mais consegui voltar a reproduzi-lo. O facto do leitor ter muito mais dificuldade em ler os CDs com multimédia será apenas coincidência, ou esse tipo de CD poderá ter características que dificultam o trabalho de uma lente que já não esteja nas melhores condições? Será apenas uma questão de trocar a lente? Isso é coisa relativamente fácil de se fazer? E por fim, existem lentes com diferentes qualidades ou vai tudo dar ao mesmo? É possível gastar um pouco mais numa lente e ter uma coisa que consegue ler melhor qualquer tipo de CD sem espinhas (tal como esses com multimédia), e ainda ter uma esperança de vida maior? Pergunto isto porque a minha mídia preferida é o CD, e queria dar bastante uso a esse módulo.

-De resto, tenho a correia e a agulha do gira-discos para mudar, e o Tape Deck enrola a fita das cassetes. Alguma dica de como resolver isso? Ainda não lhe fiz uma limpeza, mas estou desconfiado que não será por isso. Tenho tendência a ser um bocado pessimista e a pensar sempre o pior.

Obrigado a todos pela atenção e desculpem o testamento.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Meu Sistema (Lich_King) Empty
MensagemAssunto: Re: O Meu Sistema (Lich_King)   O Meu Sistema (Lich_King) EmptyQui Mar 09 2023, 10:04

Tem em mãos um sistema que me parece ser dos anos 80, tem cara disso. Também tem em mãos uma série de problemas que vão precisar de algumas decisões suas. A primeira decisão, se me permite a frontalidade, será a de ponderar trocar já de colunas... ou melhor, deixar essas de lado e partir para a compra de umas novas.
Entre o investimento a fazer e a procura por soluções (os drivers poderão ter salvamento), creio que tem um caminho que o poderá levar a melhores colunas - pondere.

Actualmente há muita coisa boa e a preços interessantes para quem se quer iniciar, provavelmente mais caro do que pagou por todo o sistema, mas não caia na tentação de pensar que apenas antigamente é que se faziam coisas boas. No mercado de usados aparecem peças com poucos anos que podem ser muito boas opções, é preciso paciência na hora da procura, mas estou certo que se consegue chegar mais longe.

Diz que o gira-discos está fora do lugar, mas assim está muito melhor. Não coloque o gira-discos em cima dos restantes aparelhos, separe-o. O gira-discos é sensível a todas as vibrações, da forma que está acaba por ficar mais isolado e em melhor suporte. Wink

Não sou a pessoa certa para o ajudar com reparações, caso tenha essa habilidade tente limpar tudo e, no limite, poderá procurar ajuda de um técnico.
Esse estalo de que fala vindo do leitor de CDs não deveria acontecer, os cabos RCA estão bem ligados?
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

O Meu Sistema (Lich_King) Empty
MensagemAssunto: Re: O Meu Sistema (Lich_King)   O Meu Sistema (Lich_King) EmptyQui Mar 09 2023, 13:13

Seja bem vindo
Curiosamente a minha primeira aparelhagem comprada com o meu dinheiro foi uma Tensai Compo 120. Era uma compacta.
Voltando a sua questão.
Desculpe a frontalidade mas deveria ter optado por uma aparelhagem que estivesse a tocar em pleno. A não ser que fosse uma bagatela.
Reparações neste material saem sempre caro.
A questão do leitor ter dificuldade em ler alguns cd´s pode ser indicio de laser estar em fim de vida.
Quanto aos cd´s multimédia pode ser esse fator que não consegue ser lido.
Tenho também cd's iron maiden multimédia.
Ja experimentou ligar o leitor de cd's numa entrada diferente? Não pode ser no phono. Faz o mesmo barulho.
Quanto aos tweeters são sempre de difícil reparação e algo caros. É difícil arranjar quem o faça.
Quanto á qualidade sonora que o satisfaz só mesmo você para saber.
Será que aquilo que tem já chega mesmo depois de resolvido os problemas?


Dê uma vista de olhos pelos tópicos do fórum e veja o que muitos de nós pergunta sobre um primeiro sistema.
Fica com uma ideia do passos que devemos dar para ir montando um sistema que va de encontro as nossas pretensões.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O Meu Sistema (Lich_King) Empty
MensagemAssunto: Re: O Meu Sistema (Lich_King)   O Meu Sistema (Lich_King) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O Meu Sistema (Lich_King)
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Apresentação :: O meu sistema-
Ir para: