Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 AJUDA - upgrade ao meu setup

Ir para baixo 
+3
nbaptista
tomaz
LuisM
7 participantes
AutorMensagem
LuisM




Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/11/2022

AJUDA - upgrade ao meu setup Empty
MensagemAssunto: AJUDA - upgrade ao meu setup   AJUDA - upgrade ao meu setup EmptySáb Nov 19 2022, 12:12

Bom dia,

Quero atualizar o meu setup com o objetivo de melhorar a qualidade de som.

GD: Pioneer PL990
AMP: Cambridge TOPAZ AM5
SPEAKERS: Cambridge XS50

Sendo que não quero ultrapassar o valor de 1000€ e considerando que posso vender estes componentes para acrescentar a esse valor, qual acham que seria o primeiro componente a alterar? Ou acham que vendo tudo e monto um setup novo? Devo comprar um GD novo ou um bom usado? (sou fã dos technics dos anos 70-90)

Obrigado pela vossa ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
tomaz
Membro AAP



Mensagens : 355
Data de inscrição : 21/10/2010
Idade : 50
Localização : Vila Nogueira de Azeitão

AJUDA - upgrade ao meu setup Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA - upgrade ao meu setup   AJUDA - upgrade ao meu setup EmptySáb Nov 19 2022, 13:23

LuisM escreveu:
Bom dia,

Quero atualizar o meu setup com o objetivo de melhorar a qualidade de som.

GD: Pioneer PL990
AMP: Cambridge TOPAZ AM5
SPEAKERS: Cambridge XS50

Sendo que não quero ultrapassar o valor de 1000€ e considerando que posso vender estes componentes para acrescentar a esse valor, qual acham que seria o primeiro componente a alterar? Ou acham que vendo tudo e monto um setup novo? Devo comprar um GD novo ou um bom usado? (sou fã dos technics dos anos 70-90)

Obrigado pela vossa ajuda.

Bom dia,

O primeiro componente a alterar são as colunas e depois, eventualmente, um amplificador a condizer. Eu mantinha o gira-discos e investigava se vale a pena adquirir um phono exterior, uma vez que o Pioneer tem amplificação de phono incluída, resta saber se é de qualidade. Há amplificadores com boas seccões de phono. As colunas devem ser adequadas à dimensão da sala. Esse orçamento só para amplificador e colunas dá para adquirir excelentes equipamentos. Se for no mercado em 2ª mão pode-se até conseguir propostas de grande valor.
Ir para o topo Ir para baixo
LuisM




Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/11/2022

AJUDA - upgrade ao meu setup Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA - upgrade ao meu setup   AJUDA - upgrade ao meu setup EmptySáb Nov 19 2022, 13:56

tomaz escreveu:
LuisM escreveu:
Bom dia,

Quero atualizar o meu setup com o objetivo de melhorar a qualidade de som.

GD: Pioneer PL990
AMP: Cambridge TOPAZ AM5
SPEAKERS: Cambridge XS50

Sendo que não quero ultrapassar o valor de 1000€ e considerando que posso vender estes componentes para acrescentar a esse valor, qual acham que seria o primeiro componente a alterar? Ou acham que vendo tudo e monto um setup novo? Devo comprar um GD novo ou um bom usado? (sou fã dos technics dos anos 70-90)

Obrigado pela vossa ajuda.

Bom dia,

O primeiro componente a alterar são as colunas e depois, eventualmente, um amplificador a condizer. Eu mantinha o gira-discos e investigava se vale a pena adquirir um phono exterior, uma vez que o Pioneer tem amplificação de phono incluída, resta saber se é de qualidade. Há amplificadores com boas seccões de phono. As colunas devem ser adequadas à dimensão da sala. Esse orçamento só para amplificador e colunas dá para adquirir excelentes equipamentos. Se for no mercado em 2ª mão pode-se até conseguir propostas de grande valor.

Obrigado pela resposta Tomaz, consegue orientar-me na escolha de um bom aplificador e de colunas? Tinha um amp MARANTZ que queimou há uns anos mas gostava muito do equipamento, quanto a colunas tenho lido boas reviews relativas à marca DALI e à marca KLIPSCH. A minha sala tem 32m2, as colunas ficarão a 4,5m de distância, gostava de ter uma noção quanto à potência que devo escolher, obrigado pela sua ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

AJUDA - upgrade ao meu setup Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA - upgrade ao meu setup   AJUDA - upgrade ao meu setup EmptyDom Nov 20 2022, 04:47

Amplificadores tem o Rega Brio ou o IO, assim como o Marantz 6007.Aconselho a ouvir e depois vá olocando as suas opiniões e dúvidas aqui no fórum, que sempre aparece alguém para ajudar.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

AJUDA - upgrade ao meu setup Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA - upgrade ao meu setup   AJUDA - upgrade ao meu setup EmptyDom Nov 20 2022, 13:54

Boa tarde Luís!

Tendo em conta o que escreve sobre a sua sala e distância a que ficará das colunas, a primeira coisa a ponderar são as colunas.

Escutar a 4,5 metros não é coisa pouca, colunas pequenas vão revelar como funcionam as Leis da Física. Assim sendo eu pergunto: não pode aproximar-se das colunas? Ou afastar as colunas da parede e aproximar do seu sofá?

O mesmo se vai aplicar ao amplificador, dependendo das colunas escolhidas, pensa-se em que potência deverá ter.


Com 1000 euros de orçamento é preciso ter algum cuidado, tem colunas Dali de chão, ou pode tentar escutar estas em alternativa:
https://www.imacustica.pt/pt/catalogo/oportunidades-2/colunas/vandersteen-model-1-2-2/

No caso do gira-discos esteja atento, os Technics dos anos 70 vão aparecendo, também tem sempre os SL-1200 que parecem dessa década e existem de todas as décadas. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

AJUDA - upgrade ao meu setup Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA - upgrade ao meu setup   AJUDA - upgrade ao meu setup EmptyDom Nov 20 2022, 18:33

Nas oportunidades da Audioteam aparecem de vez em quando o Rega Brio por cerca de 400€ e garanto que tem força para umas colunas de chão, eu uso o Rega com umas Epos de chão.Tem nas oportunidades da Audioteam um Rega IO com um bom pré de phono por 369€, como novo.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

AJUDA - upgrade ao meu setup Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA - upgrade ao meu setup   AJUDA - upgrade ao meu setup EmptyDom Nov 20 2022, 21:52

nbaptista escreveu:
Nas oportunidades da Audioteam aparecem de vez em quando o Rega Brio por cerca de 400€ e garanto que tem força para umas colunas de chão, eu uso o Rega com umas Epos de chão.Tem nas oportunidades da Audioteam um Rega IO com um bom pré de phono por 369€, como novo.

A potência (/força) ou falta dela não se mede apenas pela percepção de volume, há colunas mais difíceis de controlar, de conseguir boa dinâmica, etc.

Não esquecer que neste caso falamos de uma sala de 32m² e distância de 4,5 metros para a posição de escuta apenas deixo esse alerta para que a escolha seja cuidada. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13351
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

AJUDA - upgrade ao meu setup Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA - upgrade ao meu setup   AJUDA - upgrade ao meu setup EmptyTer Nov 22 2022, 21:32

Prezado LuisM,

Em matéria de Meninas Falantes, a recomendação de José Miguel - Vandersteen Model 1 - em nada é descabida. Um bom parceiro para essas colunas é o clássico Pioneer A-400.

Melhores cumprimentos fantasmagóricos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Rui B.
Membro AAP
Rui B.


Mensagens : 123
Data de inscrição : 04/11/2015

AJUDA - upgrade ao meu setup Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA - upgrade ao meu setup   AJUDA - upgrade ao meu setup EmptySáb Dez 10 2022, 22:57

Eu começava pelas colunas.
Os critérios é que já torna a coisa menos fácil (mas muito mais do que andar mais tarde a "adaptar" o resto a estas).
Mas talvez, por esta ordem, digo eu:
- tamanho da sala
- tipo de música predominante (se aplicável Smile
- preferência sonora - detalhe, envolvencia, "ataque", "souplesse", som mais frio, ou mais aconchegante... Aqui os adjectivos deixam muito a desejar, enfim
- eventualmente estética
- eventualmente valor de revenda posterior

Abraço

Rui
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

AJUDA - upgrade ao meu setup Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA - upgrade ao meu setup   AJUDA - upgrade ao meu setup EmptyDom Dez 11 2022, 10:52

Se fosse eu, começava pelo amplificador, já tive esse Cambridge durante uns tempos, apesar de ser bem construído, tem um som medíocre, mesmo enfadonho. Não há colunas que o salvem.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





AJUDA - upgrade ao meu setup Empty
MensagemAssunto: Re: AJUDA - upgrade ao meu setup   AJUDA - upgrade ao meu setup Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
AJUDA - upgrade ao meu setup
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda no setup inicial do giradiscos
» Upgrade - Ajuda
» Ajuda com upgrade
» Upgrade Denon DP300F - Quais as Hipóteses de upgrade?
» o meu setup

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: