Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park?

Ir para baixo 
+5
pitadavespa
analog_sa
Ghost4u
TD124
rjbv17
9 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
TD124
Membro AAP



Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010

Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park?   Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 EmptyQui Out 13 2022, 14:25

José Miguel escreveu:
Por vezes pergunto-me se o Paulo compreende o que eu digo... scratch

Fora de brincadeira é uma verdade!... não é raro que eu utilise a tradução Google para ver se compreendi bem o que dizes... mas neste caso o Google raramente é o meu amigo, infelismente, e estou consciente que é a minha culpa não é tua  Crying or Very sad

José Miguel escreveu:
O Paulo acaba de validar o que eu disse, mas sem o "não vejo o interesse" não seria a mesma coisa. Laughing  

Compreendo, mas é o que dà de responder a uma questão incompreendida... my fault!  Wink

José Miguel escreveu:
Sabe onde quer chegar (já respondeu ao que vale para si a reprodução) e altera o ponto de partida para lá chegar de várias formas ou encontrar a forma...imagino se desse valor a estas questões. Smile

Desta vez compreendi penso!... a resposta continua a ser a mesma! Não me vou questionar "filosoficamente" sobre o meu trabalho quando tenho valores bem mais reais e concretos a respeitar! Pragmatismo ???...

José Miguel escreveu:
É por isto que este tópico me fez escrever, vejo duas posições que são diferentes e que chegam a chocar, mas que na forma (entenda-se forma como os princípios sem conteúdo) não são assim tão diferentes. Por vezes temos de despir as coisas de conteúdo para ver melhor. Wink

O observador estàtico tém obrigatoriamente uma visão diferente do actor dinamico! No teu espaço de visão tu vês pontos comuns entre mim e o amigo rjbv17, eu também, mas não são os mesmos que os teus! O ponto que me liga intimamente ao amigo rjbv17 é-te estranho e finalmente (naturalmente?) inacessivel pois nòs estamos dentro da "coisa" e tu fora... Idea
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park?   Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 EmptyQui Out 13 2022, 15:26

rjbv17 escreveu:
... Estas actualizações são equivalentes a, por exemplo, quando troca os pneus do carro, não vai colocar pneus antigos (até porque agora têm prazo de validade) e, se puder melhorar o sistema de ignição do carro, pode utilizar uma solução electrónica na vez dos velhos platinados. O carro continua a ser o mesmo mas, terá um desempenho melhorado.

Esta sua frase é uma faca de dois gumes e finalmente toca ao mais grande pecado da audiofilia classica nmho que é o "pecado de orgulho"!...

Da mesma maneira que voçê diz que em mudando os platinados por uma ignição electronica o carro fica na mesma mas com um melhor desempenho... eu posso lhe dizer que agarro no seu leitor Philips e no lugar dos chips TDA1540 meto uns PCM5102A e posso afirmar: O leitor Cd continua a ser o mesmo mas, terá um desempenho melhorado... para mim serà evidente, para voçê muito menos de certeza Wink

O "pecado de orgulho" da audiofilia classica é de escolher quém é "melhoravel" ou não em função de um resultado final sonoro esteriotipado... a audiofilia classica està associada a um som e ela é incapaz de desembaraçar dos seus proprios fundamentais que a imobilisam! Não é por acaso que voçê tém um Full Range da Lowther... não é por acaso que tém SE de triodos americanos... não é por acaso que tém um Philips CD104... não é por acaso que se orgulha desse caminho! Voçê não busca a encontrar algo de novo, de surpreendente e de desafiante... voçê busca o reconforto do existente, a tranquilidade do conhecido! Tal é o caminho e a essência da "audiofilia classica"... ela não cria nada, ela fabrica mumias!...

Isto é a principal diferença entre nòs e forma um no man's land separador nitido... o "classicismo" é o aconchego do passado e o "modernismo" é o risco, o desconhecido! Respeito a defesa dos valores ancestrais mas sei também até que ponto eles são esclerosantes... temos razão ambos pois em frente do cruzamento fizemos a nossa escolha, oposta é verdade mas foi a nossa escolha! Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park?   Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 EmptyQui Out 13 2022, 19:51

TD124 escreveu:


... eu posso lhe dizer que agarro no seu leitor Philips e no lugar dos chips TDA1540 meto uns PCM5102A e posso afirmar: O leitor Cd continua a ser o mesmo mas, terá um desempenho melhorado... para mim serà evidente, para voçê muito menos de certeza Wink

Eu catalogaria isso mais como uma aldrabice (desculpe-me a franqueza). É, infelizmente, o que vejo fazer há muitos anos no áudio, felizmente com algumas excepções (poucas). Embrulha-se muito bem o produto e, lá dentro, não está nada de jeito. Muitas vezes é lixo.
A essência destes leitores primitivos é o TDA1540. Esse continua lá e a mostrar o que vale.

TD124 escreveu:

O "pecado de orgulho" da audiofilia classica é de escolher quém é "melhoravel" ou não em função de um resultado final sonoro esteriotipado... a audiofilia classica està associada a um som e ela é incapaz de desembaraçar dos seus proprios fundamentais que a imobilisam! Não é por acaso que voçê tém um Full Range da Lowther... não é por acaso que tém SE de triodos americanos... não é por acaso que tém um Philips CD104... não é por acaso que se orgulha desse caminho! Voçê não busca a encontrar algo de novo, de surpreendente e de desafiante... voçê busca o reconforto do existente, a tranquilidade do conhecido! Tal é o caminho e a essência da "audiofilia classica"... ela não cria nada, ela fabrica mumias!...

Eu busco o som que mais me agrada. Eu passei toda a minha vida a trabalhar com protótipos, equipamentos únicos. Com o áudio apenas procuro a melhor reprodução possível. Não ando atrás de modas, como já tentei explicar.
E concordo consigo; não é por acaso que tenho o equipamento que refere. Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 1f60e

TD124 escreveu:

Isto é a principal diferença entre nòs e forma um no man's land separador nitido... o "classicismo" é o aconchego do passado e o "modernismo" é o risco, o desconhecido! Respeito a defesa dos valores ancestrais mas sei também até que ponto eles são esclerosantes... temos razão ambos pois em frente do cruzamento fizemos a nossa escolha, oposta é verdade mas foi a nossa escolha! Wink

cheers

Ao menos estes clássicos são originais. E como diz o ditado bem português, "albarde-se o burro à vontade do dono"
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park?   Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 EmptySex Out 14 2022, 10:59

rjbv17 escreveu:
TD124 escreveu:
... agarro no seu leitor Philips e no lugar dos chips TDA1540 meto uns PCM5102A e posso afirmar: O leitor Cd continua a ser o mesmo mas, terá um desempenho melhorado... para mim serà evidente, para voçê muito menos de certeza Wink

Eu catalogaria isso mais como uma aldrabice (desculpe-me a franqueza). É, infelizmente, o que vejo fazer há muitos anos no áudio, felizmente com algumas excepções (poucas). Embrulha-se muito bem o produto e, lá dentro, não está nada de jeito. Muitas vezes é lixo...

Caro rjbv17, respeito a sua franqueza mas não posso deixar passar a ideia subjacente às linhas que escreveu acima... voçê està a afirmar o contrario da realidade e ainda por cima persuadido de ter razão! Como qualquer leitor deduzo das suas linhas que o audio não evoluiu e que ao contrario està em regressão. Todo o seu sistema é o espelho dessa sua convição e isso leva-nos até duas formas de absurdo:

Ou voçê tém razão e nesse caso podemos deduzir que apòs o TDA1540 nada de melhor apareçeu e que os "chips" desenvolvidos nos ultimos quarenta anos são uma regressão tecnologica...

Ou voçê não tém razão e nesse caso a preferência sistematica pelos aparelhos primitivos nas diferentes categorias, digital incluso, sò pode ser o resultado de um fetichismo tecnologico e sonoro...

Para finalisar, lembro que as expressões do tipo "nada de jeito" ou "lixo" sém argumentação não téem nenhum valor qualquer! Para mim, os piores mitos do audio não são ném os cabos ném os acessorios mas a persistente convição que o peso, as peças em metal, as normas militares e as construções robustas são indicadores de "qualidade audiofila". O audio domestico, como o seu nome indica, é feito para trabalhar em ambientes protegidos e não intensivos... o plastico devidamente utilisado desempenha perfeitamente esse papel e permite de baixar o preço (democratisação), baixar o peso (transporte) e nalguns casos aumentar o desempenho (vibrações) sém prejudicar a fiabilidade. O corpo do EMT930 era feito em plastico fenolico e um dos melhores leitores de Cd (som e fiabilidade) era a PlayStation One também em plastico... é sempre bom de lembrar certas coisas Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13392
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park?   Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 EmptySex Out 14 2022, 11:29

TD124 escreveu:
(...) o plastico devidamente utilisado desempenha perfeitamente esse papel e permite de baixar o preço (democratisação), baixar o peso (transporte) e nalguns casos aumentar o desempenho (vibrações) sém prejudicar a fiabilidade.

Apesar de muitíssimo modificado, agora tornou-se intendível o grau de confiança garantido pelo meu Sinclar ZX Spectrum 128K+3, com o qual desenho estas palavras. Gracias! Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park?   Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 EmptySex Out 14 2022, 18:38

TD124 escreveu:

(...)
Ou voçê tém razão e nesse caso podemos deduzir que apòs o TDA1540 nada de melhor apareçeu e que os "chips" desenvolvidos nos ultimos quarenta anos são uma regressão tecnologica...

Ou voçê não tém razão e nesse caso a preferência sistematica pelos aparelhos primitivos nas diferentes categorias, digital incluso, sò pode ser o resultado de um fetichismo tecnologico e sonoro...
(...)

O Paulo disse um coisa em cima que é verdade: a forma como vemos as coisas é diferente. Wink Contudo escolheu mal as palavras que antecedem esta afirmação: estático e dinâmico. Por exemplo, vê um absurdo entre essas duas posições, mas para mim o absurdo não existe e imagino que para muita gente que compreende as dinâmicas das coisas.

Qual é a diferença do ponto de vista formal entre usar um chip do passado ou uma válvula do passado?
Qual é a diferença do ponto de vista formal entre usar um leitor de CDs do passado ou um gira-discos do passado?
Qual é a diferença do ponto de vista formal entre usar um vinil do passado ou um ficheiro do passado?

A resposta é complexa e muito menos clara do que aquela que o Paulo gostaria de encontrar. Do ponto de vista formal não há grandes diferenças, pois a utilização das várias peças foi despida de conteúdo para se poder actualizar.


Um dos maiores problemas que se encontra em Filosofia e teorias do passado é a incapacidade de ver para lá do conteúdo muitas vezes ultrapassado. A forma que subsiste ao conteúdo é muitas vezes válido e apenas necessita de actualização. Wink

O observador dinâmico ou o estático não se mede pelo muito que se move... há quem se mova muito e observe pouco. As actualizações de equipamentos do passado podem ser resposta a muitas coisas, por vezes representam evoluções pois existe a tal consciência de uma forma pertinente que subsiste.

Ah! eu não escrevo para defender que o Philips é o melhor leitor de CDs, nunca o ouvi, escrevo pela pertinência que observo. Não faltam exemplos de aplicações do passado bem actualizadas, pois bem compreendidas - hoje sabemos mais do que sabíamos ontem, logo poderemos aplicar melhor. Wink

rjbv17 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park?   Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 EmptySex Out 14 2022, 22:44

TD124 escreveu:

... Como qualquer leitor deduzo das suas linhas que o audio não evoluiu e que ao contrario està em regressão. Todo o seu sistema é o espelho dessa sua convição e isso leva-nos até duas formas de absurdo:

Ou voçê tém razão e nesse caso podemos deduzir que apòs o TDA1540 nada de melhor apareçeu e que os "chips" desenvolvidos nos ultimos quarenta anos são uma regressão tecnologica...

Ou voçê não tém razão e nesse caso a preferência sistematica pelos aparelhos primitivos nas diferentes categorias, digital incluso, sò pode ser o resultado de um fetichismo tecnologico e sonoro...


Caro TD124, as questões que formula pressupõem um entendimento diverso daquilo que eu quis transmitir.

Retenha, apenas, que eu gosto da sonoridade do vinil (por isso participo neste fórum chamado AUDIO ANALÓGICO) e, até hoje, o único leitor de cd que se aproximou (e em alguns aspectos até bateu o vinil) foi este Philips primitivo (e seus derivados - são dezenas de aparelhos, alguns de marcas sonantes que sempre esconderam que estavam a utilizar integralmente a tecnologia Philips). Foi esta a mensagem que tentei passar com esta experiência que aqui estou a tentar partilhar.

Do resto que afirmei, não retiro uma palavra. Você que é/foi profissional do (negócio) áudio sabe, perfeitamente, ao que me refiro. Não me vou alongar mais porque não quero e, não faz parte do objecto deste post.


Última edição por rjbv17 em Sáb Out 15 2022, 21:51, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park?   Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 EmptySáb Out 15 2022, 10:53

José Miguel escreveu:
...A resposta é complexa e muito menos clara do que aquela que o Paulo gostaria de encontrar. Do ponto de vista formal não há grandes diferenças, pois a utilização das várias peças foi despida de conteúdo para se poder actualizar.

Um dos maiores problemas que se encontra em Filosofia e teorias do passado é a incapacidade de ver para lá do conteúdo muitas vezes ultrapassado. A forma que subsiste ao conteúdo é muitas vezes válido e apenas necessita de actualização. Wink ...

Fui ao tradutor Google e continuei a não compreender mas... o importante é que te compreendas a ti mesmo! No seguimento do topico fiquei a pensar na frase do colega rjbv17 que disse ontém: ... eu gosto da sonoridade do vinil (por isso participo neste fórum chamado AUDIO ANALÓGICO) e, até hoje, o único leitor de cd que se aproximou (e em alguns aspectos até bateu o vinil) foi este Philips primitivo (e seus derivados...)...

Eu neste momento estou a finalisar um Dac que vai ser o companheiro do amplificador Arno e lembro-me que quando faço um novo Dac a maioria das pessoas analisam estes aparelhos sob dois pontos que são a "maciez" e a "transparência"... como se o resto não fosse discriminante. No passado tinha feito um Dac que açeitava vàrios dacs (chips) de fabricantes diferentes sempre com o mesmo andar de saida e tinha chegado à conclusão que é muito dificil de diferenciar o som intrinseco do "chip" fora em casos particulares! Os dacs "ladder" como o do amigo Ricardo Canelas e alguns de tipo "serial" são aqueles que apareçem como mais diferenciados nmho! Sém fazer a comparação entre o digital e o vinil constato que este dac Philips tém um som diferente do seu sucessor TDA1541 ou do TDA1543 que conheço muito bem e ainda mais diferenciado em relação aos dacs modernos! Perguntei-me se seria os dois bits a menos ou a arquitectura de saida o responsavel desta particularidade sonora...

Comparei os diferentes datasheets e de repente pensei à dinâmica! A relação sinal ruido teorica de um dac (chip) é calculada pela formula: (SNR = (6.02 × NB + 1.76) dB) o que nos dà para os dacs da Philips citados: TDA1540 (14NB) = 86dB  TDA1541 (16NB) = 98dB  TDA1543 (16NB) = 98dB

Apareçe uma diferença (teorica) de 12dB que pode explicar as sensações ressentidas e mesmo a importância que a "maciez sonora" toma para algumas pessoas. A associação sensitiva entre "dinamica" e "maciez" nunca me tinha passado pela cabeça mas até nem a acho tão parva quanto isso... fica a reflexão  Idea

rjbv17 e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park?   Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 EmptyQua Nov 09 2022, 14:21

Só para actualizar as intervenções (necessárias) neste leitor ante-diluviano (TD124 dixit), ficam algumas imagens da intervenção na polia do sistema de abertura/fecho da gaveta porta-cd. De tanto trabalhar (agora) não se aguentou. A idade não perdoa ...
Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 Img_0235

Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 Img_0236

Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 Img_0237

A polia estava disponível em "várias cores" no ebay, algumas na Europa e, a maior parte, na China. Optei por um fornecedor da Polónia que garantia que o produto que fornecia era fabricado em poliuretano/PU e não uma simples impressão em 3D.

Fiquei curioso de saber que materiais são hoje passíveis de ser impressos em 3D e fiquei surpreso. Isto evoluiu muito ...
https://www.sharrettsplating.com/blog/materials-used-3d-printing/
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park?   Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 EmptyQua Nov 09 2022, 15:17

rjbv17 escreveu:
Só para actualizar as intervenções (necessárias) neste leitor ante-diluviano (TD124 dixit), ficam algumas imagens da intervenção na polia do sistema de abertura/fecho da gaveta porta-cd. ... Optei por um fornecedor da Polónia que garantia que o produto que fornecia era fabricado em poliuretano/PU e não uma simples impressão em 3D.
Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 Img_3510

Aplicando o "principio da impermanência" ao audio diria: O que funciona tém que avariar um dia ou outro! Uma das coisas boas da net é a facilidade com que se encontra hoje peças supelentes que no passado eram muito mais dificeis a arranjar. Assim a boca do dinossauro jà està funcional de novo e pode papar Cd's com fartura Laughing Bravo pelo trabalho e fotos que podém ajudar um outro colega que encontre um problema similar cheers
Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park?   Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 EmptyTer Ago 22 2023, 15:32

Bom, isto de andar à procura de dinossauros às vezes dá frutos e encontra-se um T Rex.

Resolvi "experimentar" um CD 204, que se distingue do CD 104 por não ter SMD.

Após as habituais castrações/amputações e acrescentos (alimentações trabalhadas) fui brindado com uma sonoridade ainda mais orgânica, como eu gosto, apesar de se dizer que os SMD têm muitas vantagens.

Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 20230810

TD124 e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13392
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park?   Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 EmptyTer Ago 22 2023, 22:35

Prezado rjbv17,

A sua postura empreendedora, em realizar trabalhos de beneficiação em fontes de outros tempos, não passa despercebida ao fantasma.

Cumprimentos deveras fantasmagóricos,
What a Face

rjbv17 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park?   Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 EmptyQui Ago 24 2023, 15:42

rjbv17 escreveu:
... fui brindado com uma sonoridade ainda mais orgânica, como eu gosto, apesar de se dizer que os SMD têm muitas vantagens.

Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 20230810

A estética do bicho leva a minha mente até outras épocas... velhos tempos nos quais esse aparelho era novo, e nòs também Wink

Ele continua a ser como era... mas nòs ???

Abç

rjbv17 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park?   Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 EmptyQui Ago 24 2023, 17:08

TD124 escreveu:


A estética do bicho leva a minha mente até outras épocas... velhos tempos nos quais esse aparelho era novo, e nòs também Wink

Ele continua a ser como era... mas nòs ???

Abç

Nós estamos cada vez piores como se pode verificar (falo por mim ...)
Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 265963
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park?   Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park? - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Leitor Philips de 14 bits: Jurassic Park?
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos semelhantes
-
» Leitor cd Philips cd 614
» Bye,Bye Vinil !!!
» downloads 24 bits gratis até ao natal:D
» FLACs de 24 bits para cassete
» Simon e Garfunkel tocaram no Central Park há 30 anos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: