Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 cabo de coluna em cobre

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

cabo de coluna em cobre Empty
MensagemAssunto: cabo de coluna em cobre   cabo de coluna em cobre EmptyQua Jun 15 2022, 21:39

Alguém já experimentou com bons resultados o cabo de cobre simple tipo 2*2.5 mm ou 4mm? Pergunto pq estava a pensar passar por uma casa de eletronica e comprar aquele cabo de cobre que vendem a 2€ o metro, mas não sei se será boa ideia!A ideia surgiu-me pq usava cabos de IC Qed e mudei para um rega Couple 3 e o som para mim melhorou muito, menos"artificial" típico dos cabos de marca!E será que 2*2,5 mm serve ou necessito de 2*4 mm?
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

cabo de coluna em cobre Empty
MensagemAssunto: Re: cabo de coluna em cobre   cabo de coluna em cobre EmptyQua Jun 15 2022, 23:11

Eu uso o cabo de coluna que se vende na worten, dá para fazer cabos simples ou de bicablagem e gosto muito do som. O cabo vermelho e preto do AKI / Leroy Merlin também é bom.

Eu não tenho a certeza se serão de cobre puro, ou alumínio banhado a cobre. No entanto, o som desses cabos é muito agradável.

Eu tenho uns cabos Kinber 8tc com bananas Supra e não noto diferença nenhuma. Mas eu uso segmentos relativamente curtos e ouço muito perto das colunas, pode ser por isso que acho que os cabos de áudio têm duas categorias, ou são maus, ou são bons, e entre os bons eu não noto grandes diferenças.

PS: Para quem não dispõe de grandes orçamentos para interconects, os cabos da mitsai da worten, também são muito bons, custa 10 euros por 1,5mt. Foi com esses que substituí os meus Audio Technica dos anos 80.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

cabo de coluna em cobre Empty
MensagemAssunto: Re: cabo de coluna em cobre   cabo de coluna em cobre EmptyQua Jun 15 2022, 23:35

Sim, mas depois é necessário terminar os cabos, e aí o preço “dispara”.
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

cabo de coluna em cobre Empty
MensagemAssunto: Re: cabo de coluna em cobre   cabo de coluna em cobre EmptyQui Jun 16 2022, 01:07

nbaptista escreveu:
Sim, mas depois é necessário terminar os cabos, e aí o preço “dispara”.

Se a instalação for permanente, podemos excluir as terminações e usar apenas o cabo diretamente, poupa-se dinheiro e evitam-se mais pontos de contacto.

Alexandre Vieira e EuricoB gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

cabo de coluna em cobre Empty
MensagemAssunto: Re: cabo de coluna em cobre   cabo de coluna em cobre EmptyQui Jun 16 2022, 10:48

galvaorod escreveu:
nbaptista escreveu:
Sim, mas depois é necessário terminar os cabos, e aí o preço “dispara”.

Se a instalação for permanente, podemos excluir as terminações e usar apenas o cabo diretamente, poupa-se dinheiro e evitam-se mais pontos de contacto.

O conselho é bom mas tém um mas... quando o cobre não està banhado, ném acabado por soldadura numa banana..., ele vai se oxidar pouco a pouco nos terminais. Ora o oxido de cobre é um semicondutor e vai diminuir a condução do cabo com os inconvenientes auditivos conhecidos. Nesse caso é "higiénico" de todos os anos cortar a ponta do cabo nu e desnudar um novo pedaço (10mm) e limpar os terminais das colunas e do amplificador com alcool. Assim o cabo faz o seu trabalho perfeitamente e sém necessidade de terminais soldados ném as despesas associadas...

Como o cobre é um metal macio também é recomendado de verificar regularmente que a pressão de aperto dos terminais esteja forte e constante Wink

Alexandre Vieira, EuricoB e rjbv17 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

cabo de coluna em cobre Empty
MensagemAssunto: Re: cabo de coluna em cobre   cabo de coluna em cobre EmptyQui Jun 16 2022, 13:06

TD124 escreveu:
galvaorod escreveu:
nbaptista escreveu:
Sim, mas depois é necessário terminar os cabos, e aí o preço “dispara”.

Se a instalação for permanente, podemos excluir as terminações e usar apenas o cabo diretamente, poupa-se dinheiro e evitam-se mais pontos de contacto.

O conselho é bom mas tém um mas... quando o cobre não està banhado, ném acabado por soldadura numa banana..., ele vai se oxidar pouco a pouco nos terminais. Ora o oxido de cobre é um semicondutor e vai diminuir a condução do cabo com os inconvenientes auditivos conhecidos. Nesse caso é "higiénico" de todos os anos cortar a ponta do cabo nu e desnudar um novo pedaço (10mm) e limpar os terminais das colunas e do amplificador com alcool. Assim o cabo faz o seu trabalho perfeitamente e sém necessidade de terminais soldados ném as despesas associadas...

Como o cobre é um metal macio também é recomendado de verificar regularmente que a pressão de aperto dos terminais esteja forte e constante Wink

Conselho absolutamente essencial!
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1314
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

cabo de coluna em cobre Empty
MensagemAssunto: Re: cabo de coluna em cobre   cabo de coluna em cobre EmptyQui Jun 16 2022, 16:41

nbaptista escreveu:
Alguém já experimentou com bons resultados o cabo de cobre simple tipo 2*2.5 mm ou 4mm? Pergunto pq estava a pensar passar por uma casa de eletronica e comprar aquele cabo de cobre que vendem a 2€ o metro, mas não sei se será boa ideia!A ideia surgiu-me pq usava cabos de IC Qed e mudei para um rega Couple 3 e o som para mim melhorou muito, menos"artificial" típico dos cabos de marca!E será que 2*2,5 mm serve ou necessito de 2*4 mm?

A Amazon espanhola (para não ir mais longe) tem cabos (não daqueles muito especiais, óbvio) de vários fabricantes à venda e os preços são convidativos. Por exemplo:
https://www.amazon.es/KabelDirekt-Altavoces-Altavoz-indicaci-C3-B3n-polaridad-dp-B098NQJP59/dp/B098NQJP59/ref=dp_ob_title_ce?th=1

O cabo de alumínio banhado a cobre (Copper Clad Alluminium) reconhece-se facilmente: muito quebradiço (comparado com o cobre o alumínio não é nada maleável) e, cortado, apresenta as pontas dos filamentos brancas. O ser muito quebradiço impede uma boa fixação nas bananas ou no aperto direto aos bornes das colunas. Quanto à condução do sinal, o alumínio não é tão bom condutor quanto o cobre. Na minha opinião: evitar os CCA!
Quanto aos 2,5mm2 ou 4mm2: dependerá das potências usadas, do comprimento dos cabos...
Em princípio 2,5mm bastam, eu prefiro 4mm, menor resistência... (sendo que esta diferença é negligenciável dados os comprimentos em questão) mas fico com a sensação que tenho um pouco de melhores graves, talvez devido a essa ínfima menor resistência.

EuricoB gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

cabo de coluna em cobre Empty
MensagemAssunto: Re: cabo de coluna em cobre   cabo de coluna em cobre EmptyDom Ago 07 2022, 17:51

nbaptista escreveu:
Alguém já experimentou com bons resultados o cabo de cobre simple tipo 2*2.5 mm ou 4mm? Pergunto pq estava a pensar passar por uma casa de eletronica e comprar aquele cabo de cobre que vendem a 2€ o metro, mas não sei se será boa ideia! A ideia surgiu-me pq usava cabos de IC Qed e mudei para um rega Couple 3 e o som para mim melhorou muito, menos "artificial" típico dos cabos de marca! E será que 2*2,5 mm serve ou necessito de 2*4 mm?

Fiz a experiência no mês passado com fio de cobre monofilar de 2,5 mm2 (2 mm de diâmetro/AWG12) comprado no Leroy. Fio de electricidade (H07V-U) como se costuma dizer; 20 metros custaram €12,29.

Fica tudo "mais calmo" e o detalhe está lá, sem artifícios nem perdas; só me ocorre dizer que o som é neutro/natural e, muito agradável.

Anteriormente estavam instalados os Siltech LS100 G3 (como utilizo os FR DX4 da Lowther directamente ligados à saída do amplificador, ou seja, sem qualquer filtragem, os Siltech deveriam chamar-se ... ssssiltech).

Outras experiências foram feitas com os QED XT-400 e com os Supra Classic 1.5 (tinned copper) mas não convenceram. Também experimentei os Jentzem monofilar, com resultados satisfatórios, mas eram de secção reduzida (1 mm2) resultando um som mais vivo/dinâmico com os Lowther.

Tenho um sistema tri-amplificado e todos os cabos de ligação entre amplificadores e altifalantes foram já substituídos pelo "fio eléctrico". Os ouvidos e a carteira agradecem.

galvaorod e nmafb666 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

cabo de coluna em cobre Empty
MensagemAssunto: Re: cabo de coluna em cobre   cabo de coluna em cobre EmptyDom Ago 07 2022, 18:54

rjbv17 escreveu:
nbaptista escreveu:
Alguém já experimentou com bons resultados o cabo de cobre simple tipo 2*2.5 mm ou 4mm? Pergunto pq estava a pensar passar por uma casa de eletronica e comprar aquele cabo de cobre que vendem a 2€ o metro, mas não sei se será boa ideia! A ideia surgiu-me pq usava cabos de IC Qed e mudei para um rega Couple 3 e o som para mim melhorou muito, menos "artificial" típico dos cabos de marca! E será que 2*2,5 mm serve ou necessito de 2*4 mm?

Fiz a experiência no mês passado com fio de cobre monofilar de 2,5 mm2 (2 mm de diâmetro/AWG12) comprado no Leroy. Fio de electricidade (H07V-U) como se costuma dizer; 20 metros custaram €12,29.

Fica tudo "mais calmo" e o detalhe está lá, sem artifícios nem perdas; só me ocorre dizer que o som é neutro/natural e, muito agradável.

Anteriormente estavam instalados os Siltech LS100 G3 (como utilizo os FR DX4 da Lowther directamente ligados à saída do amplificador, ou seja, sem qualquer filtragem, os Siltech deveriam chamar-se ... ssssiltech).

Outras experiências foram feitas com os QED XT-400 e com os Supra Classic 1.5 (tinned copper) mas não convenceram. Também experimentei os Jentzem monofilar, com resultados satisfatórios, mas eram de secção reduzida (1 mm2) resultando um som mais vivo/dinâmico com os Lowther.

Tenho um sistema tri-amplificado e todos os cabos de ligação entre amplificadores e altifalantes foram já substituídos pelo "fio eléctrico". Os ouvidos e a carteira agradecem.


Absoluta verdade e absoluta honestidade em dizer isso aqui no fórum, onde a maior parte das pessoas jura a pés juntos pelos seus placebos em forma de cabo.
Fiz a experiência com resultados semelhantes, mas eu uso fio com 1mm Ø para não ter tanta dificuldade nas zonas em que o cabo tem que dobrar um pouco. Na altura tinha uma mangueira QED Genesis banhado a prata e apenas notava os agudos mais irritantes no QED, de resto só mesmo a diferença de preço.
Fiz a experiência recentemente com os cabos do leroy e uns kimber 8tc, com os mesmos resultados, o som é igual, desde que tudo bem feito e em condições semelhantes.

Os cabos audiófilos extremos são o maior barrete do universo, e o mais irónico é o facto de nem sequer serem usados nos estúdios, nem nas editoras reconhecidas pela qualidade de som.
E ainda, os cabos de interconecção com fichas RCA super apertadas e de grande volume para encher o olho, apena partem os terminais internos dos amplificadores, uma praga que os técnicos que fazem revisão a aparelhos desses já conhecem há muito.

rjbv17 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

cabo de coluna em cobre Empty
MensagemAssunto: Re: cabo de coluna em cobre   cabo de coluna em cobre EmptySeg Ago 08 2022, 22:13

Um artigo interessante sobre o tema: https://www.waldonell.com/static/documents/Science%20Behind%20Speaker%20Wires.pdf

masa, Fernando Salvado e neo_2018 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





cabo de coluna em cobre Empty
MensagemAssunto: Re: cabo de coluna em cobre   cabo de coluna em cobre Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
cabo de coluna em cobre
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cabo de coluna 2*4 mm
» Cabo de coluna, Qed Revelation
» Cabo Coluna Supra Classic 4.0
» Extensão Cabo de coluna.
» Comprimento Cabo Coluna

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Cabos-
Ir para: