Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 As desventuras de um Internauta

Ir para baixo 
+2
paulov
Evan Oliveira
6 participantes
AutorMensagem
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira


Mensagens : 183
Data de inscrição : 15/11/2017
Idade : 63
Localização : Capital... da Bairrada!

As desventuras de um Internauta Empty
MensagemAssunto: As desventuras de um Internauta   As desventuras de um Internauta EmptySex Abr 29 2022, 12:23

Todos nós somos internautas.

Umas das finalidades, é comprar bens que posteriormente recebemos em casa em pacotes, e claro,
ficamos sempre naquela ânsia da sua chegada. Muitas vezes corre bem, mas por vezes, imprevistos acontecem,
entre eles recebermos as caixas danificadas. Pois foi o que me aconteceu desta vez.

As desventuras de um Internauta YC0n5Nl


O meu coração palpitou quando vi a caixa num estado lastimoso. A preocupação era muita e maior ficou quando ao pegar,
ouvia claramente ruídos vindos lá de dentro que indiciava algo partido ou solto…

Analisados os estragos, havia de facto danos consideráveis na peça. Uma parte do Chassi partido e mais alguns danos,
mas felizmente nada de muito grave que não justificasse a reparação.

Foi feita a reclamação junto do vendedor que acabou por aceitar devolver metade do valor pago, ficando eu com a peça.
Pelos meus cálculos, daria para compensar os danos.

As desventuras de um Internauta XOprWJx


As desventuras de um Internauta ObD1Hvd


Afinal, acabei por adquirir por um preço muito interessante, um maravilhoso Deck de Bobines:


                                               REVOX B-77.

As desventuras de um Internauta NZpsbq0


O meu critério ao comprar estas coisas é basicamente preço e estado cosmético.
O Estado técnico é secundário, já que normalmente todos precisam de mimos, mesmo aqueles que são anunciados
em bom estado técnico.

A verdade, é que quando chegam, precisam sempre de algo... pela minha experiência.
Este foi comprado avariado, portanto o passo seguinte, claro, foi desmontar o menino...

Continua..... Smile

pedrolopes, Fernando Salvado e paulov gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
paulov
Membro AAP
paulov


Mensagens : 217
Data de inscrição : 19/03/2018
Idade : 46
Localização : Évora

As desventuras de um Internauta Empty
MensagemAssunto: Re: As desventuras de um Internauta   As desventuras de um Internauta EmptySex Abr 29 2022, 20:20

Infelizmente é algo que estamos sujeitos a poder acontecer. Felizmente que ainda não me aconteceu um caso semelhante mas um dia pode suceder.

Não sei se foi o seu caso, mas infelizmente já ouvi casos semelhantes nomeadamente com compras no eBay.
Compro equipamentos no eBay fico sempre com muita ansiedade cada vez que chega a casa algum equipamento. O receio é grande.

Já no início deste ano comprei um receiver Technics e quando vi a caixa meio aberta, fiquei bastante preocupado. Afinal a encomenda tinha sido aberta por ordem da GNR por causa de uma rusga que fizeram no armazém da transportadora. Nunca tinha me acontecido tal coisa mas felizmente que tudo correu bem.

Desejo que possa recuperar o seu aparelho e desfrutar dele por muitos e bons anos.
Ir para o topo Ir para baixo
Mellowship

Mellowship


Mensagens : 24
Data de inscrição : 22/10/2018
Idade : 45
Localização : Porto

As desventuras de um Internauta Empty
MensagemAssunto: Re: As desventuras de um Internauta   As desventuras de um Internauta EmptySáb Abr 30 2022, 21:05

Um belo dia recebi um pacote de 4 EL34 vindo do UK, que parecia que os CTT tinham sentado um elefante em cima.
Felizmente vinha tão bem embalado que as válvulas sobreviveram. Mas é um susto do caraças.
Ir para o topo Ir para baixo
edmararj
Membro AAP



Mensagens : 79
Data de inscrição : 16/06/2013
Idade : 65
Localização : Brasil/Rio de Janeiro

As desventuras de um Internauta Empty
MensagemAssunto: Re: As desventuras de um Internauta   As desventuras de um Internauta EmptySáb Abr 30 2022, 23:05

Eu também já passei por situação semelhante, porém um prejuízo apenas estético.
Comprei um amplificador Bryston 4BSST (22kg), usado, de um vendedor do nordeste do Brasil e eu moro no Rio de Janeiro (aproximadamente 2.000km de distância). O vendedor já não tinha a embalagem original do aparelho e assim fez uma de papelão e o infeliz preencheu os espaços vazios com bolinhas de papel. Provavelmente, a transportadora deixou o aparelho cair no chão. Por sorte, causou apenas um amassado no painel frontal. O aparelho está, por alguns anos, funcionando perfeitamente.

As desventuras de um Internauta 20220410

Edmar
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13395
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

As desventuras de um Internauta Empty
MensagemAssunto: Re: As desventuras de um Internauta   As desventuras de um Internauta EmptyDom maio 01 2022, 00:27

Prezado Evan Oliveira,

Aguardamos o desossar desse jurássico leitor/gravador de bobines.

Cordeais cumprimentos fantasmagóricos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

As desventuras de um Internauta Empty
MensagemAssunto: Re: As desventuras de um Internauta   As desventuras de um Internauta EmptyDom maio 01 2022, 09:51

edmararj escreveu:
Eu também já passei por situação semelhante, porém um prejuízo apenas estético.
Comprei um amplificador Bryston 4BSST (22kg), usado, de um vendedor do nordeste do Brasil e eu moro no Rio de Janeiro (aproximadamente 2.000km de distância). O vendedor já não tinha a embalagem original do aparelho e assim fez uma de papelão e o infeliz preencheu os espaços vazios com bolinhas de papel. Provavelmente, a transportadora deixou o aparelho cair no chão. Por sorte, causou apenas um amassado no painel frontal. O aparelho está, por alguns anos, funcionando perfeitamente.

As desventuras de um Internauta 20220410

Edmar

Uma vez aconteceu-me parecido com um sub da sony, a caixa vinha ja a desfazer-se com as fitas soltas, foi um milagre não se ter estragado. A malta embala muito mal as coisas.

Mas ainda pode dar um ar novo ao seu amp
https://www.avitech.at/en/startseite/328-bryston-4b-st-front-plate-17.html
Ir para o topo Ir para baixo
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira


Mensagens : 183
Data de inscrição : 15/11/2017
Idade : 63
Localização : Capital... da Bairrada!

As desventuras de um Internauta Empty
MensagemAssunto: As desventuras de um Internauta   As desventuras de um Internauta EmptySeg maio 02 2022, 15:33

Eu gostava de poder continuar o artigo onde iniciei, mas parece que não dá... ou não sei dar...!!?
Então é assim:



Continuação... Smile


Sendo um aparelho comprado avariado, apenas para peças sem direito a retorno,
temos apenas a informação do tipo de avarias que é visível nas fotos:

- Três switchs partidos no painel frontal
- A asa partida
- A caixa com arranhões e mau aspecto geral.

As desventuras de um Internauta 6rdtfmz


Este Deck tem uma construção soberba, pensada sobretudo para uso profissional.
Toda a máquina é assente num chassi em alumínio maciço fundido o que proporciona grande rigidez ao conjunto.
A caixa é construída numa espécie de fibra/plástico também bastante robusta.

As placas que compõem a parte electrónica, estão separadas uma a uma consoante a sua especificidade e colocadas
de maneira a que sejam bastante acessíveis em caso de intervenção técnica.

As desventuras de um Internauta CVn2CI1


Estão conectadas electronicamente por fichas de pins a uma placa colocada por baixo do painel de comando principal do aparelho
onde todos os comandos de funcionamento estão colocados.

As desventuras de um Internauta Cbxvs1i

As desventuras de um Internauta ZmiCaKw

As desventuras de um Internauta GibN0PU


Os Switchs diversos de comando, são feitos na própria placa através de pequenas patilhas que se movem internamente e em ligação directa
com a mesma, fazendo desta a placa mãe de comando.
Todos estes contactos têm que estar limpos e polidos de maneira a fazer um contacto electrónico perfeito.  

As desventuras de um Internauta ZOMlxG5


Uma das avarias que trazia eram eixos dos Switchs partidos, como é vulgar nestes aparelhos.

As desventuras de um Internauta UjOidFD


Existe no entanto casas na Alemanha que vendem só os eixos novos o que torna a reparação muito mais económica.
Cada switch destes, mesmo usado, custa uns euros consideráveis.
Digamos que comprei os três eixos pelo valor de um único switch... mais ou menos.

As desventuras de um Internauta Hv9vQGZ


As desventuras de um Internauta Pv4z2Nd

Este Deck possui três brutos motores: Um para o cabrestante e mais dois, um para cada bobine.
São motores eternos, a única coisa que podem alguma vez precisar, são os rolamentos. De resto é só lubrificar.
Foi o caso, já que os rolamentos estavam impecáveis.

As desventuras de um Internauta SryTiI0



A verdade, é que ao contrário de alguns decks iguais que já me passaram pelas mãos, este deck tinha muito pouco desgaste.
As cabeças e trilho de fita, tudo muito novo, coisa rara pelo menos do que tenho visto... diria que teve apenas uso doméstico...!!!

As desventuras de um Internauta W4cM4bI

A limpeza de todos os internos do aparelho do pó que se foi acumulando ao longo dos anos é necessária.
Devolver a áurea de novo ao velho dinossauro impõe-se.

As desventuras de um Internauta AhBmL66


As desventuras de um Internauta OXncbEM


As desventuras de um Internauta AIyqubc


Entretanto chegaram as peças do chassi para substituir as partidas.
Não encontrei apenas a partida... tive que comprar o conjunto.

As desventuras de um Internauta WzP1KuF


Para substituir a lateral partida, também tive que comprar o par.
Mas nada de preocupante, foram baratas. São o tipo de peças que raramente se vendem,
porque não são coisa de partir facilmente...

As desventuras de um Internauta KyblvN1


Antes de começar a montar, é preciso verificar o estado das cintas dos travões.
Os travões é um mecanismo de extrema importância que fica situado por detrás dos pratos de bobine.

A verdade é que ao longo dos anos, as cintas ficam ressequidas e desgastas, perdendo a eficácia.
Em alguns casos chegam mesmo a fazer chiadeira, ao parar a bobinagem, o que é bastante desagradável.
Além disso, podem deixar descontrolar o movimento das duas bobines, danificando as fitas.
Trata-se daquela tela branca que se vê por baixo...

Aqui foram retiradas as velhas e colocadas as novas.

As desventuras de um Internauta KZgPPEO

De seguida, foi feita a montagem e verificação... que fica para o próximo capitulo...


Continua... Smile

Fernando Salvado e paulov gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira


Mensagens : 183
Data de inscrição : 15/11/2017
Idade : 63
Localização : Capital... da Bairrada!

As desventuras de um Internauta Empty
MensagemAssunto: Re: As desventuras de um Internauta   As desventuras de um Internauta EmptyQui maio 12 2022, 12:08

Continuando…




Entretanto foram montadas todas peças que compõem a estrutura da máquina.

As desventuras de um Internauta EBmbugd


A asa partida foi colada e a caixa que estava em bastante mau estado, do transporte e não só,
contra  a minha vontade, mas…  teve que ser pintada..!

As desventuras de um Internauta TaJC0fK


As desventuras de um Internauta FZJFIOt


Os motores também foram lubrificados. Usei para o efeito um óleo muito fino,
Idêntico ao usado nas máquinas de costura… apenas ligeiramente mais grosso.

As desventuras de um Internauta Zuf5Fyd


As placas electrónicas, foram todas cuidadosamente limpas e os reóstatos (ou “ trim pots” como lhe queiram chamar) foram desoxidados.
Já tenho visto trocarem estes reóstatos por novos. Acontece que os reóstatos que se vendem por aí (do que tenho visto) têm uma qualidade muito duvidosa. Os que equipam este aparelho são de alta qualidade. Depois de limpos e medidos, funcionaram perfeitamente, e ficaram com um aspecto de novos, por isso optei por manter os originais.

Quase todos os condensadores electrolíticos que estão instalados, são os FRAKO alemães, cuja qualidade, ao contrário do que o nome sugere, é inquestionável. Sendo um componente que com os anos está sujeito a fraquejar, foram todos medidos e tinham bons valores, por isso, optei também por manter os originais.

Há quem não concorde com esta prática…. ah e tal… os electrolíticos… recap e não sei quê…?!
Ok, tudo bem, são opiniões que podem tecnicamente ser explicadas e que eu aceito, claro.
Mas eu, não gosto de alterar a originalidade dos aparelhos e mantenho sempre que possível aquela máxima: o que está bom, não se mexe.

As desventuras de um Internauta QKAHSxy


E chegou a hora de ligar, ouvir e testar o aparelho.
Colocadas as bobines, Play…. e logo começou a cantar… mas… hummm… o lado direito? nada??!!

Alguns testes para diagnosticar a avaria, trocando os cabos de sinal que vinham da cabeça, mais uns testes… mas nada. O canal direito, não dá.
Virei-me para a placa de pré amplificação. Foi retirada para medir o que não tinha sido medido anteriormente: As resistências, os transístores e os condensadores de tântalo. Comecei pelos de tântalo que são os mais óbvios.
Não demorou muito até encontrar um avariado. Desconfiado destes componentes, acabei por medir todos os outros do aparelho,
não encontrando mais nada de relevo.

Já agora, a propósito destes componentes, gostava de ouvir a opinião acerca do seguinte:
Até 1979, a Revox montou na placa de pré, condensadores (os de baixa voltagem) de tântalo. A partir de cerca de 1980 estes foram substituídos por electrolíticos equivalentes. Eu tenho as duas versões, que ouvi neste mesmo aparelho e sinceramente não notei diferença nenhuma no som.
Fiquei na dúvida: Será dos meus ouvidos ou haverá alguma razão técnica?

Entretanto foi substituído este condensador e o do outro canal simétrico, à cautela…

As desventuras de um Internauta KBtEdS6


Remontada a placa, voltar ao “Play” e ok. Funcionou perfeitamente. Feito.

As desventuras de um Internauta Oam2Yrj


Testado em todas as funções mecânicas, reprodução, gravação… perfeito.
Reconstrução terminada.  Máquina….!!

As desventuras de um Internauta Kis6tA4



                                      REVOX B-77 (4 Pistas)

Specifications:

Track system: stereo system
Motors: 3 (2 x reel, 1 x capstan)
Reel size: up to 10.5 inch reel
Tape speeds: 3 3⁄4  7 1⁄2 ips
Wow and flutter: 0.08% (7 1⁄2 ips)
Frequency response: 30Hz to 20kHz (7 1⁄2 ips)
Signal to Noise Ratio: 67dB
Total harmonic distortion: 0.5%
Input: 40mV (line), 0.15mV (mic)
Output: 1.55V (line)
Semiconductors: 11 x IC, 1 x opto-coupler, 4 x triacs, 60 x transistors, 33 x diodes, 5 x LED, 2 x full wave rectifiers.
Dimensions: 563 x 475.5 x 233mm
Weight: 17kg

paulov gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





As desventuras de um Internauta Empty
MensagemAssunto: Re: As desventuras de um Internauta   As desventuras de um Internauta Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
As desventuras de um Internauta
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: