Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Limpeza de Agulhas

Ir para baixo 
+8
paulov
tomaz
Ghost4u
Ruben Pinto
Tankado
rjbv17
TD124
Alexandre Vieira
12 participantes
AutorMensagem
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQui Jan 20 2022, 12:24

Uma das coisas mais importantes para uma correcta leitura do disco é a limpeza das agulhas.

Tenho usado para o efeito este produto.

Limpeza de Agulhas 63e452c-vinylclean-2



Mas penso que poderei ter melhores resultados com outros produtos ou metodologias.

Quais são as vossas experiências e o que sugerem?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQui Jan 20 2022, 13:21

Alexandre Vieira escreveu:
... Quais são as vossas experiências e o que sugerem?...

Durante um certo tempo usei a esponja magica, antes utilisava uma pequena escova especial mas jà faz muito tempo que utiliso simplesmente a escova em carbono de limpeza dos vinis. Passo a escova de lado na agulha e jà està...

cheers

Alexandre Vieira e moreira gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQui Jan 20 2022, 13:36

Normalmente, utilizo um produto semelhante, o Dust Buster.
Limpeza de Agulhas Dust_b10

Esporadicamente, quando a primeira solução não resolve, o que é muito raro, utilizo o Nagaoka Hi Clean 801.
Limpeza de Agulhas Nagaok10

Previamente, os vinis são lavados na máquina ultrasónica, sobretudo os mais antigos.

Nunca tive de substituir qualquer ponta de leitura.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQui Jan 20 2022, 17:11

Boa tarde,

Dependendo do grau de sujidade ou da sua teimosia utilizo:
Pequena escova para a agulha;
Esponja mágica;

Quando a teimosia é muita a escova da agulha com um pouquinho de álcool isopropílico.
Até ver, nunca tive problemas com nenhum dos métodos...

Cumprimentos,
Rafael Silva

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQui Jan 20 2022, 17:51

Eu apenas utilizo a escova de limpeza de carbono dos vinis

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13351
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQui Jan 20 2022, 21:48

Limpeza de Agulhas Nagaok10
Possivelmente, esse produto Nagaoka também servirá como verniz para as unhas... Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
tomaz
Membro AAP



Mensagens : 355
Data de inscrição : 21/10/2010
Idade : 50
Localização : Vila Nogueira de Azeitão

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQui Jan 20 2022, 22:16

Esponja mágica e quando a sujidade é mais profunda um líquido audio-technicaLimpeza de Agulhas At60710

rjbv17 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQui Jan 20 2022, 23:44

Ghost4u escreveu:
Limpeza de Agulhas Nagaok10
Possivelmente, esse produto Nagaoka também servirá como verniz para as unhas... Laughing

Não dá, infelizmente.
Evapora rapidamente. Não é "multipropose", cumpre apenas o que se propõe: limpar a ponta de leitura. Limpeza de Agulhas 1f60b
Ir para o topo Ir para baixo
paulov
Membro AAP
paulov


Mensagens : 217
Data de inscrição : 19/03/2018
Idade : 46
Localização : Évora

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptySex Jan 21 2022, 10:04

Aproveitando este tópico estou a pensar em comprar uma escova de carbono para limpar os vinis mas tenho duvidas se vale a pena ou não.

Aconselham a comprar?
Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptySáb Jan 22 2022, 01:24

paulov escreveu:
Aproveitando este tópico estou a pensar em comprar uma escova de carbono para limpar os vinis mas tenho duvidas se vale a pena ou não.

Aconselham a comprar?

É o que também utilizo.

paulov gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
seven
Membro AAP



Mensagens : 810
Data de inscrição : 08/08/2011

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Limpeza de agulhas - era interessante manter o tópico   Limpeza de Agulhas EmptyDom Jan 30 2022, 21:28

Boa noite meus caros,

O tópico inicial era de grande interesse: LIMPEZA DE AGULHAS

Eu utilizei durante muitos anos, além de uma escovinha macia que vinha com uma das Dynavector que tive, o limpador por ultrasons da Audio Technica AT637.
A escovinha, se não detectar sujidade, usava ao fim de cada lado de lp tocado e no fim da sessão uma limpeza com o AT637.
Entretanto, começaram a circular uns rumores sobre os ultrasons poderem com o tempo soltar a agulha do cantilever...e eu comecei a usar menos frequentemente...
Nunca gostei das escovas mais duras que vêm com quase todas as células agora, Dynavector incluida...
Quando a sujidade era excessiva, utilizava uma gota de alcóol isopropílico no AT637.
Também experimentei com bastante sucesso o liquido para limpeza de agulha da Kirmuss.
Entretanto comprei um Onzow Zerodust que parecia uma boa solução e posteriormente um DS audio st50 que, mais baixo e mais rígido era ainda melhor pois permite usar apenas o elevador do braço para posicionar a agulha.
Este úlltimo, apesar de não ser barato, parecia a solução perfeita...

Até que estourou esta polémica:

https://www.analogplanet.com/content/time-put-away-onzow-zerodust

https://www.analogplanet.com/content/zerodust-saga-continues

Voltei ao AT637 e à escovinha, estou agora a por hipótese de comprar o FLUX HIFI SONIC ELECTRONIC STYLUS CLEANER...

Comentários vossos?
Esperiências com alguns destes produtos?

Abraço,

Seven

Ps: o site da Wallytools referido nas notícias da Analogplanet é fantástico, aconselho vivamente a visualização dos vídeos!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptySeg Jan 31 2022, 09:18

seven escreveu:
...Entretanto comprei um Onzow Zerodust ... Este úlltimo, apesar de não ser barato, parecia a solução perfeita...

Até que estourou esta polémica:
...
https://www.analogplanet.com/content/zerodust-saga-continues
...
Comentários vossos?...

Polémicas no audio é o que não falta... quando se vê a quantidade de acessorios ligados ao vinil que vão dos tapetes (mat) até às maquinas a lavar discos passando pelas pistolas antiestàticas, é normal que haja uma guerra aberta afim de protejer os interesses comerciais de uns e dos outros. Apresentar agulhas ampliadas ao microscopio e manchadas, ném digo sujas, como uma prova da eficiência dos diferentes produtos de limpeza pareçe-me ser abusar da inteligência do audiofilo que ao mesmo tempo é o cliente:

1) Uma agulha suja, ou seja, com particulas espessas de poeira, de fibras, ou de residuos plasticos vai aumentar a distorção de leitura, o ruido de superficie e mesmo falsear a pressão da agulha no sulco nas altas frequências... retirar estes residuos é benéfico para a leitura e audivel!

2) Uma agulha manchada ou descolorida não deve ser confundido com suja! Desde a primeira leitura, mesmo de um disco novo, a agulha vai se impregnar de micro particulas de plastico, de silicone de desmoldagem e ou das particulas microscopicas em suspensão no ar que são atraidas pelo efeito electroestatico natural do plastico ou criado pela frição de leitura. Estas micro particulas incrustam-se nas asperidades do diamante que nunca é 100% polido e dão-lhe um aspecto sujo mas que não modifica em nada a leitura pois a geometria do diamante não é modificada visto o caracter microscopico das particulas...

Então e falando concrétamente, uma pequena escova é mais do que suficiente para retirar as particulas grandes e assegurar uma leitura correcta do disco ora que "lavar" a agulha para que ela apareça ao microscopio como limpa e de origem não conduz a uma amelhoração da leitura. Aliàs, nessas polémicas apresentam-se fotografias das agulhas e não graficos de medição da distorção em função da sujidade feitas ciêntificamente... é então como acreditar que um carro anda melhor e consome menos quando està lavado Wink

moreira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
seven
Membro AAP



Mensagens : 810
Data de inscrição : 08/08/2011

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQua Fev 02 2022, 15:44

Olá caro TD124,

Também não me parece que seja assim tão simples, baseado na minha experiência.

Isso fez-me lembrar os tempos em que a Rega ou a Linn diziam que não era preciso limpar os discos nem a agulha...

Também diziam que o VTA ou, outros, que o antiskating não interessava...

Ou que a colagem dos braços Linn era tão forte que era mais resistente que o tubo único dos Rega!

Claro que há sempre marketing à mistura...

Mas, por vezes a agulha acumula detritos que não saem com a escovagem, como julgo que qualquer utilizador de vinil terá testemunhado.
Para esses detritos, é necessária uma solução de outra ordem. Claro que se pode escovar com mais força ou com uma escova mais dura, ou utilizar um liquido como o NAgaoka para dissolver esses detritos. Mas a solução de escovagem com escoas mais duras é sempre perigosa e os líquidos podem entrar em contacto com os elastómeros da suspensão causando a sua degradação...

A limpeza com ultrasons ou com o Zerodust ou com o DSAudio tem a vantagem de, se utilizada como deve ser, não esforçar mais a agulha do que o faz a reprodução do disco.

A diferença na qualidade sonora com uma agulha totalmente limpa é enorme...

Pelo que gostava de ouvir as vossas experiências!

E de facto, a nível microscópico, um carro anda melhor e consome menos quando está lavado porque vai ter menos atrito Wink



Abraço

Seven

rjbv17 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
seven
Membro AAP



Mensagens : 810
Data de inscrição : 08/08/2011

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQua Fev 02 2022, 15:47

Volto apenas a sublinhar que o site da Wallytools tem artigos sobre a reprodução analógica e o alinhamento de agulhas de grande interesse. Já alguém viu?

Abraço,

Seven
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQua Fev 02 2022, 16:44

Bom dia,

Limpeza de Agulhas 369139

seven escreveu:
Olá caro TD124,
(...)
Pelo que gostava de ouvir as vossas experiências!

E de facto, a nível microscópico, um carro anda melhor e consome menos quando está lavado porque vai ter menos atrito Wink

Abraço
(...)
Seven

As superfícies limpas, e com isso mais lisas e regulares têm menos atrito?
Então porque será que as bolas de golfe não são polidinhas?

Com o lixo, o carro poderá gastar mais, mas é pelo aumento de peso.
Quanto à economia devido á melhor aerodinâmica, vai depender do formato do lixo e da velocidade do veículo eheh
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQua Fev 02 2022, 16:54

seven escreveu:
... Mas, por vezes a agulha acumula detritos que não saem com a escovagem, como julgo que qualquer utilizador de vinil terá testemunhado.
Para esses detritos, é necessária uma solução de outra ordem...


...Pelo que gostava de ouvir as vossas experiências!.

Isso nunca me aconteçeu em muitos anos de escuta vinil... mas se um dia me aconteçer tenho um amigo alemão que trabalhou na Linn e diz que nada vale uma gota de whisky na escova, tentarei isso Wink

Pela minha parte nada mais posso dizer...
Ir para o topo Ir para baixo
seven
Membro AAP



Mensagens : 810
Data de inscrição : 08/08/2011

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQua Fev 02 2022, 16:56

OFF TOPIC IT IS! Limpeza de Agulhas 936335

E experiências de limpeza de agulhas?

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
seven
Membro AAP



Mensagens : 810
Data de inscrição : 08/08/2011

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQua Fev 02 2022, 17:01

TD124

Eu presumo que os meus discos tenham alguma humidade. Agora limpo-os sempre na máquina antes de ouvir, mas quando não o fazia tinha recorrentemente esse problema, daí a minha pergunta...

Claro que os discos novos podem vir tb com sujidade...

De qualquer maneira uma forma eficaz e segura de limpar a agulha não me parecia algo supérfluo...parecia-me de grande utilidade.

Quanto à gotinha de Whisky, prefiro-a na minha boca, e o sitema toca logo melhor!

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQua Fev 02 2022, 17:30

Tankado escreveu:

As superfícies limpas, e com isso mais lisas e regulares têm menos atrito?
Então porque será que as bolas de golfe não são polidinhas?

No que será provavelmente a maior tangente de sempre num fórum de áudio:

As bolas de golfe têm as pequenas depressões precisamente para ter mais 'atrito'. As rugusidades promovem o desenvolvimento de uma camada limite turbulenta mais madura, ao subir consideravelmente o número de Reynolds do escoamento em torno da bola. Isto faz com que a trajetória seja quase uma balistíca perfeita, que os jogadores podem controlar, ao invés de uma trajectória com desvios aleatórios provocados pela ejecção de vórtices muito coerentes, típicamente alternados, típicos de um escoamento mais lento ou laminar.

Ok, de volta à limpeza das agulhas. Uso a escova do disco, nunca experimentei mais nada. Sou feliz, quanto a isso pelo menos.

rjbv17 e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQua Fev 02 2022, 18:15

Boa tarde,

ricardo.canelas escreveu:
Tankado escreveu:

As superfícies limpas, e com isso mais lisas e regulares têm menos atrito?
Então porque será que as bolas de golfe não são polidinhas?

No que será provavelmente a maior tangente de sempre num fórum de áudio:

As bolas de golfe têm as pequenas depressões precisamente para ter mais 'atrito'. As rugusidades promovem o desenvolvimento de uma camada limite turbulenta mais madura, ao subir consideravelmente o número de Reynolds do escoamento em torno da bola. Isto faz com que a trajetória seja quase uma balistíca perfeita, que os jogadores podem controlar, ao invés de uma trajectória com desvios aleatórios provocados pela ejecção de vórtices muito coerentes, típicamente alternados, típicos de um escoamento mais lento ou laminar.

Ok, de volta à limpeza das agulhas. Uso a escova do disco, nunca experimentei mais nada. Sou feliz, quanto a isso pelo menos.

Eu estava apenas a brincar com o assunto, de qualquer forma isso não é totalmente verdade... claro que vai depender da velocidade da bola, bem como a forma como a mesma gira sobre si que pela tua resposta é algo que sei que também saberás.

Sem me alongar muito, e sem grandes explicações técnicas. (Já me arrependi de ter brincado com o assunto)

A bola assim que é batida com o taco "só" tem uma coisas a abranda-la o drag.
Se tens duas bolas que são "batidas" com a mesma força (Velocidade inicial) e angulo e uma chega bem mais longe que a outra, a que chega mais longe vai ter menos arrasto de forma geral. Agora não significa que tenha menos arrasto em todo o seu percurso... bem como o rácio energia potencial/cinética também não vai ser igual em cada instante para cada uma.

Limpeza de Agulhas Drag-coefficient-distribution-comparison

Quanto a isto, não há grande discussão possível.
Se me dizes que a bola de golfe sai com a mesma energia total da lisa, vai mais alto e vai mais longe, só pode ter menos arrasto/"atrito".
Uma camada limite "turbulenta", com maior número de reynolds, vai resistir melhor à separação do escoamento que é o principal causador do arrasto.

ontopic

ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQua Fev 02 2022, 20:28

Arrependimentos? Very Happy

Vou continuar no off-topic, não resisto.

Há uma diferença entre atrito e drag, embora macroscopicamente e na linguagem do dia a dia sejam facilmente confundiveis. Como se pode ver o drag de uma bola não lisa é menor durante uma boa parte da escala de números de Reynolds, e portanto vai mais longe, melhor (enquanto estiver nessa gama). No entanto o atrito, as tensões desenvolvidas na própria superficie da boa (não da aparente, por efeito da camada limite) é 'maior'. É por isso que temos a camada limite, que neste caso é usada como uma vantagem, principalmente por uma questão de estabilidade, o resto é bónus.

Não estou a discutir nada, estou só a achar piada à conversa!

Voltando ao tópico, vou procurar referências à perda de performance de uma agulha ao recolher resíduos do tipo de desmoldagem do disco e assim, mas não me parece que vá encontrar muito. A minha intuição é que não afectará muito, não acrescenta massa considerável, e nos pontos de contacto com o disco nada sobrevive, é tudo 'queimado'. Detritos sólidos maiores devem ser bem limpos com uma escova.
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQua Fev 02 2022, 21:04

Eu agora estou no telemóvel e elaborar algo exige um pouco mais de esforço.

ricardo.canelas escreveu:
Arrependimentos? Very Happy

Vou continuar no off-topic, não resisto.

Há uma diferença entre atrito e drag, embora macroscopicamente e na linguagem do dia a dia sejam facilmente confundiveis. Como se pode ver o drag de uma bola não lisa é menor durante uma boa parte da escala de números de Reynolds, e portanto vai mais longe, melhor (enquanto estiver nessa gama). No entanto o atrito, as tensões desenvolvidas na própria superficie da boa (não da aparente, por efeito da camada limite) é 'maior'. É por isso que temos a camada limite, que neste caso é usada como uma vantagem, principalmente por uma questão de estabilidade, o resto é bónus.

Não estou a discutir nada, estou só a achar piada à conversa!

Voltando ao tópico, vou procurar referências à perda de performance de uma agulha ao recolher resíduos do tipo de desmoldagem do disco e assim, mas não me parece que vá encontrar muito. A minha intuição é que não afectará muito, não acrescenta massa considerável, e nos pontos de contacto com o disco nada sobrevive, é tudo 'queimado'. Detritos sólidos maiores devem ser bem limpos com uma escova.

Penso que o comentário do carro sujo que deu origem a este aparte, não estava a ponderar o que acontece dentro da camada limite, mas no escoamento que há na sua fronteira e para além dela.

Claro que sim, há diferença..  um está associado às forças que acontecem entre camadas de um escoamento, outro está relacionado com algo "maior"como referes.

Nesta altura, parece-me que estamos de acordo eheh
A disparidade que pode haver numa análise, às vezes está relacionada com as dioptrias que cada um utiliza na hora...


Agora estou interessado em no que toca a performance da agulha, que disso, não percebo grande coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 464
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Limpeza de agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQua Fev 02 2022, 21:30

Ao percorrer as espiras sujas de um disco, a agulha "recolhe" parte dessa sugidade.
Se os detritos aderirem ao diamante, este já não penetra perfeitamente no sulco e daí não poder lêr toda a informação aí armazenada...
Humedecer a escova com qualquer liquido proposto pelos vários fabricantes, ou apenas com alcool isopropilico
e limpar a agulha muito suavemente...é benéfico, mas todo o cuidado é pouco.
Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQua Fev 02 2022, 23:09

... por isso a condição necessária para manter uma ponta de leitura sem (i.e., com pouco) lixo é manter os discos limpos e sem (i.e., com pouca) estática para não atrair mais lixo.

E quando necessária, a limpeza da ponta de leitura deverá ser efectuada com o mínimo de abrasão. Consegue-se com as massas (silicones) de limpeza. Para depósitos mais incrustados, os solventes do tipo do Nagaoka 801 ajudam a limpar a ponta de leitura (a utilizar com parcimónia).

Partindo do princípio que o braço e a célula estão devidamente alinhados.

É o que penso sobre este tema.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQui Fev 03 2022, 08:50

Os portugueses téem a reputação de ser um povo sério... pelo que leio aqui neste topico talvez sejam demasiadamente sérios, vamos là nos descontrair um pouco Laughing  A minha historia com o carro era uma brincadeira, uma forma de absurdo como pode ser para alguns os produtos de limpeza dos vinis. Eu admito que um carro lavado possa gastar um pouco menos mas... a economia em carburante compensa o gasto em lavagem? Cada um decide por si nesta resposta e vai de mesmo na limpeza dos vinis e ou das agulhas...

Eu jà disse vàrias vezes que nunca lavei um vinil e não é por provocação... simplesmente nunca tive ou senti a necessidade de o fazer. Tenho um amigo que tém uma Nitty Gritty hà anos e outro que tém uma maquina de ultrasons e reconheço a eficiência da lavagem no que diz respeito à diminuição do ruido de superficie, sobretudo nos discos muito sujos ou nalguns discos novos modernos mas... esse ganho nmho nunca me convençeu ao ponto de investir numa ou de querer lavar os meus discos preferidos e isto por duas razões diferentes:

Intelectualmente porque sou um amador da escuta vinil que açeita as suas limitações técnicas! A partir daqui, creio que a melhor maneira de ler um disco é de escolher as técnicas de leitura mais eficientes. Pareçe-me mais interessante de possuir um bom sistema de leitura do que discos ou agulhas limpas e até hoje nunca mudei de opinião. O ganho em ruido de superficie de um disco lavado pareçe-me marginal em relação ao obtido com uma agulha hipereliptica montada num braço leve... contento-me de guardar os meus discos em capas anti-estàticas e devidamente protegidos da poeira e escovar a agulha antes e apòs a leitura. È suficiente para que ninguém se queixe de um ruido de superficie anormal no sistema então chega e sobra nmho...

Musicalmente pois o ruido de superficie não é tudo e que contra o pior defeito do vinil nenhuma lavagem é eficaz! A nossa audição é selectiva durante uma escuta critica mas é global durante uma escuta de prazer e o ruido de superficie é açeite como uma constituinte da escuta, mesmo num disco novo a estrear! A Sony tinha provado e eu comprovei com um disco de teste que apòs dez leituras a banda alta reduz-se de 20Khz a 10 Khz e nenhuma lavagem pode remediar isso ora... um pouco de ruido de superficie dà a sensação de altas frequências intactas que depois da lavagem apareçem como faltando, um disco de piano acustico mostra bem este fenomeno...

Voilà! Não quero convençer ninguém e ainda menos dar a impressão que sou contra a lavagem dos discos e ou das agulhas, dou a minha experiência e o meu pragmatismo em relação a este assunto. No fundo, pois a subjectividade vai poluir o assunto, é a mesma escolha que o absurdo do carro: Entre economisar gasolina lavando o carro ou economisar em lavagem é a cada um de escolher... eu escolhi assim  Laughing

Ajsilva65 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQui Fev 03 2022, 09:06

Fernando Salvado escreveu:
... Humedecer a escova com qualquer liquido proposto pelos vários fabricantes, ou apenas com alcool isopropilico e limpar a agulha muito suavemente...é benéfico, mas todo o cuidado é pouco.

Caro amigo Fernando, o alcool isopropilico pode amolecer ou destruir a cola que liga o diamante ao estilete e alguns fabricantes insistiam nesse problema preferindo a agua distilada ou o alcool diluido... isto sendo ainda mais valido para os "bonded stylus" que possuem duas camadas de cola. O whisky pareçe-me melhor Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 464
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Limpeza de agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQui Fev 03 2022, 12:00

Obrigado Paulo...Magister Dixit...

Ao contrário do Paulo, eu tenho tido necessidade de limpar os discos que obtenho das mais variadas proveniências e que por vezes necessitam de " uma barrela..."
Ao longo dos anos tenho utilizado os mais variados liquidos de limpeza da agulha, desde o kit da Realistic que nos aos 70 importava da América convencido de que isto era a ...panaceia universal, até à mais recente proposta da Clearaudio.
Nunca tive problemas de maior pois, como disse, humedeço levemente ( e não encharco) a escova de limpeza
e limpo suavemente a agulha.
Limpeza de Agulhas Img_4718
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQui Fev 03 2022, 12:19

Fernando Salvado escreveu:
...Ao longo dos anos tenho utilizado os mais variados liquidos de limpeza da agulha, desde o kit da Realistic que nos aos 70 importava da América convencido de que isto era a ...panaceia universal, até à mais recente proposta da Clearaudio.
Nunca tive problemas de maior pois, como disse, humedeço levemente ( e não encharco) a escova de limpeza
e limpo suavemente a agulha.
...

2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
seven
Membro AAP



Mensagens : 810
Data de inscrição : 08/08/2011

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptySáb Fev 05 2022, 20:37

TD 124

Eu percebi e apreciei o humor!

Apenas respondi para não deixar morrer o tópico. Limpeza de Agulhas 936335

Estou de acordo que limpeza, apenas a necessária!

É melhor usar o tempo para ouvir música!

Presumo que a questão será mais importante para mim porque o meu sistema esteve numa cave e agora está num sotão, ambos sítios propícios à humidade. Mas no meu caso a agulhe ficava suja sempre antesdo fim de um lado do disco e era perfeitamente audível e irritante porque degradava imenso o som...ao ponto de para não ter de estar sempre a limpar quando tinha pouco tempo muitas vezes prefiria ouvir CD, sacrilégio!

Agora na agulha uso o sistema que descrevi; e nos discos uso o limpador enzimático e o Pure Record Rinse da Mobile Fidelity, máquina de aspiração, e depois capas novas interiores e exteriores da mesma marca.

E a agulha suja-se de facto muito menos!

Grande abraço

Ps:curioso o que dizes das altas frequências, um amigo meu mandou limparuns discos em ultra-sons e depois achou que ficaram com menos agudos. Eu atribui isso à discussão acerca das máquinasultra-sónicas danificarem os sulcos e tb ao debate para qual a frequência e potência mais adequada para o fazer...

Mais uma polémica para alguém comentar! Limpeza de Agulhas 1290056511
Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyQui Fev 10 2022, 23:41

Também para não deixar morrer o tópico, porque baseio, como norma, as opiniões na minha experiência, deixo-vos uma imagem da cuba de limpeza da máquina ultrasónica após a passagem de umas duas dezenas de discos, previamente passados pela Nitty Gritty.
Limpeza de Agulhas Img_0233
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyDom Fev 13 2022, 14:25

rjbv17 escreveu:
... deixo-vos uma imagem da cuba de limpeza da máquina ultrasónica após a passagem de umas duas dezenas de discos, previamente passados pela Nitty Gritty.
Limpeza de Agulhas Img_0233

A sua imagem é interessante e mesmo de uma certa maneira inquiétante... não que tema a quantidade de sujidade que pode existir num vinil mas é mais o reçeio da natureza propria desses residuos. Se é sujidade tudo bem mas se é micro fragmentos de sulco é destrutor... tenho uma historia estranha a proposito:

No ano passado um amigo que tém uma maquina a ultrasons disse-me que cada vez que limpava um vinil havia residuos na cuba, mesmo quando o disco era novo ou jà tinha sido lavado! Admirado levei-lhe a primeira reedição do Homogenic que é uma porcaria, o que eu tinha pelo menos, e que sò tinha ouvido duas vezes e estava destinado ao lixo. Lavà-mos o disco vàrias vezes e a cada vez havia residuos pretos como voçê mostra no fim... temo que se o tivessemos lavado vinte vezes ainda haveria residuos Rolling Eyes

A questão a muitos euros é; esses residuos são sujidade ou é a matéria mesmo do disco?... passadas duas lavagens não vejo a sujidade a se desenvolver como as bactérias numa caixa de petri scratch
Limpeza de Agulhas Micros10

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptySeg Fev 14 2022, 00:12

Caro Paulo,
Eu mesmo fiquei perplexo com a quantidade de lixo acumulado nos discos, tendo em atenção que tinham sido todos previamente passados pela máquina de aspiração.

Não tendo examinado os resíduos ao microscópio, fiz uma observação visual dos mesmos, tendo constatado que a maior parte eram fibras de vestuário e pelos/cabelos humanos (!!). Também posso confirmar a existência de pequenos pedaços de vinil nos resíduos mas em quantidades ínfimas (os visíveis a olho nu).

Tive de trocar as capas mais antigas (as dos anos 50, 60, 70, ...).

Depois da limpeza US não notei qualquer degradação na sonoridade, antes pelo contrário, passei a ouvir sons antes imperceptíveis. Melhoria em todo o espectro de frequências, agudos incluídos, e muito significativa redução do ruído de fundo. Salvo um único disco, uma limpeza por US foi suficiente. A limpeza é feita com água tépida (30ºC) destilada com o aditivo antiestático na proporção ligeiramente inferior ao recomendado pelo fabricante (Audiorevita).

Mas uma coisa devo deixar claro; a necessidade de limpeza da ponta de leitura reduziu de forma drástica. Posso ouvir 10 ou mais LP seguidos sem qualquer necessidade de limpeza da agulha.

TD124 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptySeg Fev 14 2022, 08:11

rjbv17 escreveu:
... Eu mesmo fiquei perplexo com a quantidade de lixo acumulado nos discos, tendo em atenção que tinham sido todos previamente passados pela máquina de aspiração.
...
Depois da limpeza US não notei qualquer degradação na sonoridade, antes pelo contrário, passei a ouvir sons antes imperceptíveis. Melhoria em todo o espectro de frequências, agudos incluídos, e muito significativa redução do ruído de fundo...

Mas uma coisa devo deixar claro; a necessidade de limpeza da ponta de leitura reduziu de forma drástica. Posso ouvir 10 ou mais LP seguidos sem qualquer necessidade de limpeza da agulha.

Amigo rjbv17, agradeço a intervenção que me ajuda assim como a todos os que estão na minha situação. Sendo eu um cético em relação às lavagens pelas razões que jà citei vàrias vezes... mas sendo também alguém que não tém a experiência pessoal para ser um detrator, talvez um destes dias experimente por mim mesmo esses processos afim de desaguar numa convição apoiada na experiência...

Parto do principio que os discos menos se toca e melhor eles se portam, sém jogo de palavras! Também parto do principio que se o ruido de superficie ou outros elementos sonoros favorisando o sinal musical podem ser amelhorados, seria pena de não o fazer. Um destes dias pedirei emprestadas as maquinas dos meus amigos e vou consagrar um fim de semana a fazer experiências alternadas por escutas com os dois processos de lavagem... algo vai sair de mais concreto e quém sabe vou ter uma revelação!...

2cclzes

rjbv17 e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas EmptyTer Fev 15 2022, 11:24

Não quero provocar um off-topic mas, confesso, também não sou radical na limpeza de discos de vinil nem de agulhas. Uso aquilo que está mais à mão e seja mais barato, até porque não tenho dinheiro para investir nessas coisas e não recebo em troca mais música, mesmo que venha muita gente, com grandes filosofias, dizer o contrário.

Sei que corro o risco de ver aqui quem já esteja a puxar os cabelos e a carregar as espingardas para me desferir uma qualquer rajada.

Contudo, para mim, investir numa máquina de lavar discos - de aspiração ou de ultra sons - para manter as agulhas mais limpas, por mais tempo, tem um valor comparável ou superior a adquirir um Dac do mercado high-end. Ora, prefiro cometer a “ousadia” de investir num equipamento destes.

Quando quero ouvir a minha música, não pretendo ouvir mais do que aquilo que foi gravado, sem “rsrsrsrs”, nem “zzzzzzzzzzz” nem estar no cinema a comer pipocas 🍿. Quero ouvir música com definição certa e a tempo.

TD124 e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Limpeza de Agulhas Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Agulhas   Limpeza de Agulhas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Limpeza de Agulhas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Limpeza de Agulhas
» Kit de limpeza de agulhas : OLX
» Agulhas
» Agulhas
» Células Grace

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Limpeza de discos e agulhas-
Ir para: