Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade

Ir para baixo 
+2
Luis_vxd
PedroH
6 participantes
AutorMensagem
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptyQua Nov 17 2021, 00:05


Boas


A eletrónica sempre me fascinou embora nunca fosse a minha área, mas no passado cheguei a montar pequenos aparelhos eletrónicos, e tive há muitos anos a ideia de montar um amplificador coisa que nunca se concretizou.

Mas hoje pensei nisso, porque não?Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade 447836 a ideia podia ser começar por arranjar um esquema eletrónico de um amplificador de qualidade , tipo stereo de 40w por canal ou 30w ou mais ou menos mas com qualidade com transistores , ou já que é para a "loucura" quem sabe de válvulas... Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade 447836

Podia depois fazer uma caixa em madeira, colocar fichas e botões, enfim podia criar e delirar... Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade 491368 mas teria de começar por ter um projeto eletrónico bom, não quero fazer um amplificador da treta , mas que fosse viavél e não muito carro comprar os componentes e montar tudo.

O que dizem da ideia? alguem conhece um esquema bom de amplificador que me indique?

Abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Luis_vxd
Membro AAP
Luis_vxd


Mensagens : 102
Data de inscrição : 13/11/2021
Idade : 68
Localização : Bombarral

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptyQua Nov 17 2021, 09:47

Bom dia

Um amplificador de audio é composto de duas seções distintas: O pre-amplificador onde se faz o controle de tonalidade, volume etc., e o amplifcador de potencia que amplifica o sinal para alimentar as colunas.

Eu sugeriria que começasse pelo amplificadoer de potencia que é o mais simples de construir e depois avançar para o pre-amplificador que necessita de mais cuidado na construção.

Há muitos sites na internet com instruções para amplificadores, infelizmente a grande maioria em inglês. Como começo eu sugiro um website, mas como não tenho permissão para postar links, 'enfiei' o site completo numa pasta que junto (será que resulta?). O site é muito didático e aprende-se um pouco de eletronica no processo e a razão de existir dos componentes. Para além de que os componentes são acessíveis.
Eu construí este amplificador há alguns anos e foi o meu amplificador de preferência durante muito tempo. Recentemente construí uma variante baseada no mesmo CI e que tem um som de muito boa qualidade.

A este amplificador pode ligar o telefone, o computador etc.

Boa sorte

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://excel-applications.pt
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptyQua Nov 17 2021, 13:31

Luis_vxd escreveu:
Como começo eu sugiro um website, mas como não tenho permissão para postar links, 'enfiei' o site completo numa pasta que junto (será que resulta?). O site é muito didático e aprende-se um pouco de eletronica no processo e a razão de existir dos componentes. Para além de que os componentes são acessíveis.
Eu construí este amplificador há alguns anos e foi o meu amplificador de preferência durante muito tempo. Recentemente construí uma variante baseada no mesmo CI e que tem um som de muito boa qualidade.

A este amplificador pode ligar o telefone, o computador etc.

Boa sorte


Bom dia

Muito obrigado pelo seu comentário, mas fiquei com duas duvidas.

Eu sempre tiver amplificadores integrados, ou seja o pré amplificador e o amplificador de potência juntos.

A fazer como me sugeriu só o amplificador de potência ele sozinho funciona? e depois os botões de volume, dos graves e agudos para regular?


A outra duvida é que fiquei sem saber qual o link e o esquema do amplificador que me recomenda.

Mais uma vez obrigado e um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Luis_vxd
Membro AAP
Luis_vxd


Mensagens : 102
Data de inscrição : 13/11/2021
Idade : 68
Localização : Bombarral

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptyQua Nov 17 2021, 15:55

PedroH escreveu:
Luis_vxd escreveu:
Como começo eu sugiro um website, mas como não tenho permissão para postar links, 'enfiei' o site completo numa pasta que junto (será que resulta?). O site é muito didático e aprende-se um pouco de eletronica no processo e a razão de existir dos componentes. Para além de que os componentes são acessíveis.
Eu construí este amplificador há alguns anos e foi o meu amplificador de preferência durante muito tempo. Recentemente construí uma variante baseada no mesmo CI e que tem um som de muito boa qualidade.

A este amplificador pode ligar o telefone, o computador etc.

Boa sorte


Bom dia

Muito obrigado pelo seu comentário,  mas fiquei com duas duvidas.

Eu sempre tiver amplificadores integrados, ou seja o pré amplificador e o amplificador de potência juntos.

A fazer como me sugeriu só o amplificador de potência ele sozinho funciona?  e depois os botões de volume, dos graves e agudos para regular?


A outra duvida é que fiquei sem saber qual o link e o esquema do amplificador que me recomenda.

Mais uma vez obrigado e um abraço.

Olá Pedro

Infelizmente como sou novo aqui no Forum ainda não tenho permissão para fazer algumas coisas. Pedi ajuda ao Admin para lhe poder enviar o link. Aguardo resposta.

Na essencia um amplificador de audio é sempre constituído pelos andares de potencia e pre-amplificador. O que acontece é que, na maioria dos casos, comercialmente, o amplificador é vendido em conjunto, uma caixa só. Algumas marcas topo de gama vendem os andares separados, por várias razões entre elas a qualidade do som reproduzido.

Dado que não tem grande experiencia em electrónica, o que sugiro é que faça primeiro o mais simples que é o andar de potência. Este andar não tem grande necessidade de detalhes e é no fundo uma fonte de alimentação e um circuito integrado com alguns componentes ligados por cada canal (esquerdo e direito). Servirá para ganhar experiencia para depois construir o pré-amplificador.
A este amplificador, como disso anteriormente, pode ligar o telemovel, o computador, etc. e usar o controle de volume e tonalidade dos programas no telemovel, computador etc.. também pode ligar um gira discos atraves de um pre-amplificador adequado para gira-discos (RIAA).
Depois mais tarde, já com alguma experiencia, poderá então construir um pré-amplificador que incluirá multiplas entradas, botões de seleção, potenciómetros para volume, tonalidade e balanço, etc., etc..
Esta é a minha opinião. Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade 936335

Poderia inserir imagens de exemplos do que estou a falar mas infelizmente, por agora,, não me é permitido.

Obrigado e cumprimentos

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://excel-applications.pt
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptyQua Nov 17 2021, 17:14

Este será mais um tópico para acompanhar, não tenho jeito para construir, mas é sempre um gosto ver as criações dos outros.

Outra coisa, o Luís pode carregar imagens, se não estou em erro só links é que não.

Copie o endereço da imagem que quer e coloque via botão de imagem com o + (aparece em cima).

O endereço pode tentar partilhar com espaços, fica como texto. Wink

Luis_vxd gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Luis_vxd
Membro AAP
Luis_vxd


Mensagens : 102
Data de inscrição : 13/11/2021
Idade : 68
Localização : Bombarral

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptyQua Nov 17 2021, 17:25

José Miguel escreveu:
Copie o endereço da imagem que quer e coloque via botão de imagem com o + (aparece em cima).

Obrigado José Miguel, acho que percebi como funciona. Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade 22692
Ir para o topo Ir para baixo
https://excel-applications.pt
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptyQua Nov 17 2021, 17:30

No caso de querer partilhar imagens do computador ou telefone, siga pelo botão que tem uma imagem e disquete. Wink

Carregue as imagens, copie o link do meio e cole no espaço da mensagem.

Luis_vxd gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
subdias
Membro AAP



Mensagens : 34
Data de inscrição : 22/03/2016
Idade : 61
Localização : LEIRIA

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptyQua Nov 17 2021, 17:56

Olá Pedro
Há uns anos deu-me a mesma febre, enquanto não me passou montei dois amplificadores e um pré com os quais estou muitíssimo satisfeito.
Após alguma pesquisa fixei-me no site www.diyaudio.com, tem loja online (diyaudiostore.com) e forum.
Essencialmente a loja vende algum material para construção de amplificadores baseados em esquemas do engº. Nelson Pass (ninguém pirateia o trabalho do sr. ele mesmo os divulga para todos).
Os esquemas não são complicados e exceptuando dois transístores que eles também vendem já emparelhdos, não há nada muito exótico, (isto na minha opinião que só percebo de ferro de soldar e pouco mais)
Montei um amplificador F5 e um F4, este é o que está hoje em serviço juntamente com um pré BA3, trabalham ambos em classe A e tocam bem que se fartam.
Os watts não são muitos - 25 - mas são dos bons, conduzem a maioria das colunas com muita facilidade e sem necessidade de controlos de tonalidade.
Com o F5 nem era necessário pré, utilizava a saída variável de um DAC Topping e tocava bastante bem, embora com um pré dedicado fique melhor.
Dê uma vista de olhos pelo site e diga alguma coisa, moro na zona de Leiria mas posso tirar algumas duvidas.

masa, PedroH e Luis_vxd gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Luis_vxd
Membro AAP
Luis_vxd


Mensagens : 102
Data de inscrição : 13/11/2021
Idade : 68
Localização : Bombarral

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptyQua Nov 17 2021, 18:11

PedroH escreveu:
Luis_vxd escreveu:
Como começo eu sugiro um website, mas como não tenho permissão para postar links, 'enfiei' o site completo numa pasta que junto (será que resulta?). O site é muito didático e aprende-se um pouco de eletronica no processo e a razão de existir dos componentes. Para além de que os componentes são acessíveis.
Eu construí este amplificador há alguns anos e foi o meu amplificador de preferência durante muito tempo. Recentemente construí uma variante baseada no mesmo CI e que tem um som de muito boa qualidade.

A este amplificador pode ligar o telefone, o computador etc.

Boa sorte


Bom dia

Muito obrigado pelo seu comentário,  mas fiquei com duas duvidas.

Eu sempre tiver amplificadores integrados, ou seja o pré amplificador e o amplificador de potência juntos.

A fazer como me sugeriu só o amplificador de potência ele sozinho funciona?  e depois os botões de volume, dos graves e agudos para regular?


A outra duvida é que fiquei sem saber qual o link e o esquema do amplificador que me recomenda.

Mais uma vez obrigado e um abraço.

Pedro

Aqui vai um esquema exemplo do amplificador usando o LM3886:
Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade F01-lm10

Neste esquema está incluído um botão de volume.

Como vê é bastante simples, são na realidade meia dúzia de componentes. Este é um esquema básico mas que funciona bem e o LM3886 é reconhecido pela sua qualidade de som.

Este esquema é de um amplificador que eu construí e que foi o meu amplificador de preferencia durante muitos anos:
Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Screen10

Usei neste projecto componentes de qualidade (audio grade) especialmente nos condensadores e resistências de precisão (0.1% de tolerância). Gostei tanto do amplificador que acabei fazendo outro recentemente baseado no mesmo circuito.

Aqui ainda em fase de construção:
Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Img_0110

e aqui já pronto:
Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Img_0210

Estou também a acabar as colunas (2 vias) mas isso fica para outro forum.

neo_2018 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://excel-applications.pt
Luis_vxd
Membro AAP
Luis_vxd


Mensagens : 102
Data de inscrição : 13/11/2021
Idade : 68
Localização : Bombarral

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptyQua Nov 17 2021, 18:31

subdias escreveu:
Olá Pedro
Há uns anos deu-me a mesma febre, enquanto não me passou montei dois amplificadores e um pré com os quais estou muitíssimo satisfeito.

Essencialmente a loja vende algum material para construção de amplificadores baseados em esquemas do engº. Nelson Pass (ninguém pirateia o trabalho do sr. ele mesmo os divulga para todos).
Os esquemas não são complicados e exceptuando dois transístores que eles também vendem já emparelhdos, não há nada muito exótico, (isto na minha opinião que só percebo de ferro de soldar e pouco mais)
Montei um amplificador F5 e um F4, este é o que está hoje em serviço juntamente com um pré BA3, trabalham ambos em classe A e tocam bem que se fartam.
Os watts não são muitos - 25 - mas são dos bons, conduzem a maioria das colunas com muita facilidade e sem necessidade de controlos de tonalidade.
Com o F5 nem era necessário pré, utilizava a saída variável de um DAC Topping e tocava bastante bem, embora com um pré dedicado fique melhor.
Dê uma vista de olhos pelo site e diga alguma coisa, moro na zona de Leiria mas posso tirar algumas duvidas.

PassLab fabrica dos melhores amplificadores que eu conheço. Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade 22692
Ir para o topo Ir para baixo
https://excel-applications.pt
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptyQua Nov 17 2021, 18:38

A malta gostas de Projetos e de ouvir o resultado.
Boas partilhas.

Que tal participarem no próximo Áudio Vintage/Portugal áudio com os vosso trabalhos? ?Acho que seria fantástico
Fica lançado o repto.

PedroH gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Luis_vxd
Membro AAP
Luis_vxd


Mensagens : 102
Data de inscrição : 13/11/2021
Idade : 68
Localização : Bombarral

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptyQua Nov 17 2021, 19:56

Ruben Pinto escreveu:
A malta gostas de Projetos e de ouvir o resultado.
Boas partilhas.

Que tal participarem no próximo Áudio Vintage/Portugal áudio com os vosso trabalhos? ?Acho que seria fantástico
Fica lançado o repto.


Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade 22692

PedroH gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://excel-applications.pt
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptyQua Nov 17 2021, 23:36

Bem...eu alem de um obrigado por terem partilhado a vossa experiência e conhecimento, estou ainda em anestesiado Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade 2441895546

Realmente é muita informação vou ter de ver isto com calma, mas era isso mesmo que pretendo.


Terei de ver o link que o subdias me enviou e a excelente dica
e a do Luis tambem.

Adorei esse amplificador, com caixa, está muito profissional, com o seu nome e tudo Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade 874774 gostei da caixa, no meu caso faria uma em madeira.

Mas terei de arranjar maneira de fazer uma placa, no passado cheguei a desenhar uma para coisas simples, fazia o traçado com verniz e com acido retirava o cobre que não fazia falta, mas hoje já nem sei como fazer até isso vou ter de me debruçar

Mas o saber que esses amplificadores são bons e terem um esquema aparentemente acessível para eu montar que não percebo nada de eletrónica infelizmente mas tendo as peças identificadas sei monta-las, sei soldar, sei montar e fazer uma caixa. Quer dizer pelo menos acho que sei Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade 933723

Enfim toda essa informação é excelente Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade 874774 Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade 874774 Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade 874774 e o muito obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Luis_vxd
Membro AAP
Luis_vxd


Mensagens : 102
Data de inscrição : 13/11/2021
Idade : 68
Localização : Bombarral

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptyQui Nov 18 2021, 08:41

PedroH escreveu:

Adorei esse amplificador, com caixa, está muito profissional, com o seu nome e tudo gostei da caixa,  no meu caso faria uma em madeira.

Os amplificadores não podem ter caixa de madeira porque estão sempre sujeitos a interferencia electromagnéticas de outros apararelhos em casa e até de estações de rádio. Especialmente os pre-amplificadores que trabalham com uma voltagem muito baixa.

Mesmo durante a construção deve-se ter sempre atenção em afastar a zona de alimentação (transformador, retificadores, etc.) da entrada do sinal.
Ir para o topo Ir para baixo
https://excel-applications.pt
Luis_vxd
Membro AAP
Luis_vxd


Mensagens : 102
Data de inscrição : 13/11/2021
Idade : 68
Localização : Bombarral

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptyQui Nov 18 2021, 08:46

PedroH escreveu:
Mas terei de arranjar maneira de fazer uma placa,  no passado cheguei a desenhar uma para coisas simples, fazia o traçado com verniz e com acido retirava o cobre que não fazia falta, mas hoje já nem sei como fazer até isso vou ter de me debruçar

Se quiser fazer o amplificador com o LM3886 eu tenho placas extras que lhe posso dispensar. Os chineses só faziam o mínimo de 5 placas de cada layout, portanto tenho sobras.

PedroH gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://excel-applications.pt
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptyQui Nov 18 2021, 13:23

Luis_vxd escreveu:
PedroH escreveu:

Adorei esse amplificador, com caixa, está muito profissional, com o seu nome e tudo gostei da caixa,  no meu caso faria uma em madeira.

Os amplificadores não podem ter caixa de madeira porque estão sempre sujeitos a interferencia electromagnéticas de outros apararelhos em casa e até de estações de rádio. Especialmente os pre-amplificadores que trabalham com uma voltagem muito baixa.

Mesmo durante a construção deve-se ter sempre atenção em afastar a zona de alimentação (transformador, retificadores, etc.) da entrada do sinal.

Eventualmente, será possível criar a caixa de madeira como "segunda" caixa. Esteticamente ficará da forma que se gosta, mas sem perder o lado funcional (é necessário contar com os dissipadores e tal).
Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptyQui Nov 18 2021, 13:46

Luis_vxd escreveu:
PedroH escreveu:
Mas terei de arranjar maneira de fazer uma placa,  no passado cheguei a desenhar uma para coisas simples, fazia o traçado com verniz e com acido retirava o cobre que não fazia falta, mas hoje já nem sei como fazer até isso vou ter de me debruçar

Se quiser fazer o amplificador com o LM3886 eu tenho placas extras que lhe posso dispensar. Os chineses só faziam o mínimo de 5 placas de cada layout, portanto tenho sobras.


Sim a ideia é ter essas placas se me poder dispensar , eu compro-lhe e agradecia.

Mas fiquei na duvida ,  o amplicador para ser sterio ter 2 canais não tem de ter de ter mais placas, uma por canal ou até mais?  no seu amplificador vejo 5 placas.

Elas vieram da China mas já com o desenho do traçado? quem fez esse desenho? foram os chineses ou você é que fez e enviou para eles fazerem na placa?

Outra questão não bastava um dissipador de calor e estarem as 2 peças que aquecem nele? ou tem mesmo de 2 dois, até porque estão em placas diferentes.




Sobre caixas de madeira e amplificadores, eu tinha na minha ignorância  a ideia que podia,  mas na minha ideia referia-me a forrado a madeira.  Sei trabalhar com madeira e metais, a ideia era fazer um misto.

Alias um dos meus amplificadores (receiver) é todo forrado a madeira, é este da foto em cima de um dos meus móveis que mostrei noutro tópico.

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Whatsa37
Ir para o topo Ir para baixo
Luis_vxd
Membro AAP
Luis_vxd


Mensagens : 102
Data de inscrição : 13/11/2021
Idade : 68
Localização : Bombarral

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptyQui Nov 18 2021, 16:53

PedroH escreveu:
Luis_vxd escreveu:
PedroH escreveu:
Mas terei de arranjar maneira de fazer uma placa,  no passado cheguei a desenhar uma para coisas simples, fazia o traçado com verniz e com acido retirava o cobre que não fazia falta, mas hoje já nem sei como fazer até isso vou ter de me debruçar

Se quiser fazer o amplificador com o LM3886 eu tenho placas extras que lhe posso dispensar. Os chineses só faziam o mínimo de 5 placas de cada layout, portanto tenho sobras.


Sim a ideia é ter essas placas se me poder dispensar , eu compro-lhe e agradecia.

Mas fiquei na duvida ,  o amplicador para ser sterio ter 2 canais não tem de ter de ter mais placas, uma por canal ou até mais?  no seu amplificador vejo 5 placas.

Elas vieram da China mas já com o desenho do traçado? quem fez esse desenho? foram os chineses ou você é que fez e enviou para eles fazerem na placa?

Outra questão não bastava um dissipador de calor e estarem as 2 peças que aquecem nele? ou tem mesmo de 2 dois, até porque estão em placas diferentes.

Sobre caixas de madeira e amplificadores, eu tinha na minha ignorância  a ideia que podia,  mas na minha ideia referia-me a forrado a madeira.  Sei trabalhar com madeira e metais, a ideia era fazer um misto.

Alias um dos meus amplificadores (receiver) é todo forrado a madeira, é este da foto em cima de um dos meus móveis que mostrei noutro tópico.

As placas foram desenhadas por mim e mandadas fazer na China por ser onde encontrei mais barato. O amplificador leva na realidade uma placa por canal e uma para a fonte de alimentação. Eu vou fazer tópico com detalhes da construção e depois vai perceber o que são as outras e qual a sua funcionalidade. Serão talvez um perfecionismo meu...

Quanto à caixa, no fundo tudo depende do sítio onde mora e da sua vizinhança. Por exemplo se tiver um rádio-amador por perto terá que ter cuidado com ruído captado pelos cabos etc..

Este foi dos primeiros amplificadores integrados (sem transistores) que fiz à muitos anos. Como vê não tem caixa e nunca passou de um protótipo. Nunca tive qualquer problema com intereferencias eléctricas porque morava numa zona do interior.
Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Img_2310
Eu julgo que durante a fase de construção, quando ligar o amplificador pela primeira vez para testar vai perceber se precisa de se preocupar ou não. Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade 22692
Ir para o topo Ir para baixo
https://excel-applications.pt
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptyQui Nov 18 2021, 23:45

Luis_vxd escreveu:
subdias escreveu:
Olá Pedro
Há uns anos deu-me a mesma febre, enquanto não me passou montei dois amplificadores e um pré com os quais estou muitíssimo satisfeito.

Essencialmente a loja vende algum material para construção de amplificadores baseados em esquemas do engº. Nelson Pass (ninguém pirateia o trabalho do sr. ele mesmo os divulga para todos).
Os esquemas não são complicados e exceptuando dois transístores que eles também vendem já emparelhdos, não há nada muito exótico, (isto na minha opinião que só percebo de ferro de soldar e pouco mais)
Montei um amplificador F5 e um F4, este é o que está hoje em serviço juntamente com um pré BA3, trabalham ambos em classe A e tocam bem que se fartam.
Os watts não são muitos - 25 - mas são dos bons, conduzem a maioria das colunas com muita facilidade e sem necessidade de controlos de tonalidade.
Com o F5 nem era necessário pré, utilizava a saída variável de um DAC Topping e tocava bastante bem, embora com um pré dedicado fique melhor.
Dê uma vista de olhos pelo site e diga alguma coisa, moro na zona de Leiria mas posso tirar algumas duvidas.

PassLab fabrica dos melhores amplificadores que eu conheço. Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade 22692

Fiquei na duvida entre esses 2 esquemas, o que me aconselhou , foi o de cima mas o que fez e está na caixa foi o foi o debaixo, qual dos 2 o melhor? o esquema debaixo não tem botão de volume.

As placas que tem são do esquema do debaixo?
Ir para o topo Ir para baixo
Luis_vxd
Membro AAP
Luis_vxd


Mensagens : 102
Data de inscrição : 13/11/2021
Idade : 68
Localização : Bombarral

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptySex Nov 19 2021, 09:05

PedroH escreveu:
Luis_vxd escreveu:
subdias escreveu:
Olá Pedro
Há uns anos deu-me a mesma febre, enquanto não me passou montei dois amplificadores e um pré com os quais estou muitíssimo satisfeito.

Essencialmente a loja vende algum material para construção de amplificadores baseados em esquemas do engº. Nelson Pass (ninguém pirateia o trabalho do sr. ele mesmo os divulga para todos).
Os esquemas não são complicados e exceptuando dois transístores que eles também vendem já emparelhdos, não há nada muito exótico, (isto na minha opinião que só percebo de ferro de soldar e pouco mais)
Montei um amplificador F5 e um F4, este é o que está hoje em serviço juntamente com um pré BA3, trabalham ambos em classe A e tocam bem que se fartam.
Os watts não são muitos - 25 - mas são dos bons, conduzem a maioria das colunas com muita facilidade e sem necessidade de controlos de tonalidade.
Com o F5 nem era necessário pré, utilizava a saída variável de um DAC Topping e tocava bastante bem, embora com um pré dedicado fique melhor.
Dê uma vista de olhos pelo site e diga alguma coisa, moro na zona de Leiria mas posso tirar algumas duvidas.

PassLab fabrica dos melhores amplificadores que eu conheço. Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade 22692

Fiquei na duvida entre esses 2 esquemas, o que me aconselhou , foi o de cima mas o que fez e está na caixa foi o foi o debaixo, qual dos 2 o melhor?  o esquema debaixo não tem botão de volume.

As placas que tem são do esquema do debaixo?

Bom dia Pedro

Há aqui um pouco de confusão. :-)

Foi o companheiro Subdias que partilhou a experiencia dele com o equipamento que comprou em kit na internet. Estes amplificadores já trazem tudo o que é necessário e é só montar. Basicamente é um trabalho de ferro de soldar e chave de parafusos.
São bastante bons e é sem dúvida a maneira mais simples de construir um amplificador.

Eu optei por construir o amplificador à minha maneira, a fazer tudo de raiz. É um caminho mais dificil mas que me diverte mais.

Esclarecido? Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade 936335
Ir para o topo Ir para baixo
https://excel-applications.pt
subdias
Membro AAP



Mensagens : 34
Data de inscrição : 22/03/2016
Idade : 61
Localização : LEIRIA

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptySex Nov 19 2021, 10:49

Citação :
Bom dia Pedro

Há aqui um pouco de confusão. :-)

Foi o companheiro Subdias que partilhou a experiencia dele com o equipamento que comprou em kit na internet. Estes amplificadores já trazem tudo o que é necessário e é só montar. Basicamente é um trabalho de ferro de soldar e chave de parafusos.
São bastante bons e é sem dúvida a maneira mais simples de construir um amplificador.

Eu optei por construir o amplificador à minha maneira, a fazer tudo de raiz. É um caminho mais dificil mas que me diverte mais.

Esclarecido?
Bom dia.
Acho que o Sr. Luis tem umas ideias erradas do trabalho dos outros, não há kit algum à venda na internet. A únicas peças que comprei feitas foram as boards na diyAudio Store, os restantes componentes foram comprados um a um e montados, o próprio chassis fui eu que o fiz com recurso a chapa de alumínio e dissipadores reaproveitados, não o comprei pronto a utilizar com gravuras.
Não há caminhos fáceis para uns e difíceis para outros.
Esclarecido. LOL
Ir para o topo Ir para baixo
Luis_vxd
Membro AAP
Luis_vxd


Mensagens : 102
Data de inscrição : 13/11/2021
Idade : 68
Localização : Bombarral

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptySex Nov 19 2021, 13:06

subdias escreveu:
Citação :
Bom dia Pedro

Há aqui um pouco de confusão. :-)

Foi o companheiro Subdias que partilhou a experiencia dele com o equipamento que comprou em kit na internet. Estes amplificadores já trazem tudo o que é necessário e é só montar. Basicamente é um trabalho de ferro de soldar e chave de parafusos.
São bastante bons e é sem dúvida a maneira mais simples de construir um amplificador.

Eu optei por construir o amplificador à minha maneira, a fazer tudo de raiz. É um caminho mais dificil mas que me diverte mais.

Esclarecido?
Bom dia.
Acho que o Sr. Luis tem umas ideias erradas do trabalho dos outros, não há kit algum à venda na internet. A únicas peças que comprei feitas foram as boards na diyAudio Store, os restantes componentes foram comprados um a um e montados, o próprio chassis fui eu que o fiz com recurso a chapa de alumínio e dissipadores reaproveitados, não o comprei pronto a utilizar com gravuras.
Não há caminhos fáceis para uns e difíceis para outros.
Esclarecido. LOL

Bom dia

Obrigado pelo esclarecimento.
Eu não tenho ideias erradas acerca do trabalho dos outros, não me interprete mal.
Simplesmente pensei que tinha comprado algo como isto na diyaudiostore, que é um amplificador em kit do Nelson Pass:
Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Screen18
Parece-me que de acordo com o seu esclarecimento fez um bom trabalho.
Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade 22692
Ir para o topo Ir para baixo
https://excel-applications.pt
subdias
Membro AAP



Mensagens : 34
Data de inscrição : 22/03/2016
Idade : 61
Localização : LEIRIA

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptySex Nov 19 2021, 14:33

Boas tardes Luis.
Esse preço para Portugal é proibitivo, com portes, impostos e taxinhas ficava em 500 paus ou mais, isso não gastei no total no f4. Compras feitas na Mouser, Toroidy e Ebay, com muita prospecção de preços e componentes a utilizar.
Não estou a levar nada a mal, não vale a pena zangarmo-nos por tão pouco, "a vida são dois dias e o carnaval são três".
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptySex Nov 19 2021, 20:01


A Diyaudiostore informa os compradores da Comunidade Europeia de uma forma mais atractiva de comprar o kit completo:


A caixa - comprada em Itália
https://modushop.biz/site/index.php?route=product/product&product_id=790&tracking=HLqKu4dBLwbzQ2jIZkaWLyhxwIE53qmuLTIXSzQhA3AGZyEG7UlxEWfADUeEOars
125€

A electrónica - comprada nos USA (I'm sorry...)
https://diyaudiostore.com/products/amp-camp-amp-parts-kit-only
$129


A fonte de alimentação (24v - 5A) - comprada nos USA - mas eu preferiria a construção de uma um pouco mais personalizada:
https://diyaudiostore.com/products/meanwell-24v-5a-psu-with-power-cord
$49


A aquisição assim ficará aproximadamente 33,3% mais barata...
Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade EmptyDom Nov 21 2021, 01:27

Luis_vxd escreveu:


Bom dia Pedro

Há aqui um pouco de confusão. :-)

Foi o companheiro Subdias que partilhou a experiencia dele com o equipamento que comprou em kit na internet. Estes amplificadores já trazem tudo o que é necessário e é só montar. Basicamente é um trabalho de ferro de soldar e chave de parafusos.
São bastante bons e é sem dúvida a maneira mais simples de construir um amplificador.

Eu optei por construir o amplificador à minha maneira, a fazer tudo de raiz. É um caminho mais dificil mas que me diverte mais.

Esclarecido? Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade 936335


Boa noite

Estou a perguntar dos seus 2 esquemas que colocou , quais dos 2 me aconselha?


Eu tambem gosto de fazer e criar, no entanto em eletrónica não tenho conhecimento para projetar, tenho para montar e quando muito criarei a caixa, por isso a idfeia é partir de um esquema, mas como colocou 2 eu pergunto qual dos 2 me aconselha?

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade   Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Esquemas eletronicos para fazer um amplificador com qualidade
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Marceneiro para fazer plint TD 166 MKII
» Material e esquemas para a construção de colunas
» Fazer um (bom) amplificador a válvulas não é fácil...
» Problema de Novato - Nova aquisição Grafonola SOUNDMASTER NR917
» Para variar: Um pre a válvulas de grande qualidade e B A R A T O!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: