Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 O Adeus à Áudio e Cinema em Casa

Ir para baixo 
+4
Spock
Ruben Pinto
galvaorod
Goansipife
8 participantes
AutorMensagem
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

O Adeus à Áudio e Cinema em Casa Empty
MensagemAssunto: O Adeus à Áudio e Cinema em Casa   O Adeus à Áudio e Cinema em Casa EmptySex Nov 12 2021, 08:52

Bom dia a Todos,

Ontem, com um sentimento de tristeza, nostalgia e, porque não dizê-lo, surpresa que fui apanhado pela notícia da Newsletter da Ajasom, anunciando o fim da revista nacional Áudio e Cinema em Casa, em formato físico.
O Adeus à Áudio e Cinema em Casa 0b202710

Subscrevendo em absoluto a homenagem feita pela Ajasom e pelo seu responsável máximo- António José Almeida - não posso deixar de reforçar o quanto de importante esta revista foi para a formação de uma vasta maioria de audiófilos portugueses ao longo destes 33 anos de edição, bem como, através da responsabilidade de organização do Audioshow de Lisboa, durante 30 edições, encontrando ecos de prestígio nos 5 continentes.

Relembro que muitos dos fabricantes mais pequenos ou maiores de Alta-fidelidade, encontraram representações em Portugal, através deste evento, onde todos, sem exceção, queriam participar e de forma unânime elogiavam a organização, o esforço de trabalho e a grande paixão pelo hobby.

Também eu, espero o chegar rápido da edição digital e mesmo, sem o objecto físico, possamos continuar a desfrutar desta revista.

Ao Engº Jorge Gonçalves um enorme Muito Obrigado, Grande Abraço e até já.

jpinto, anibalpmm, masa e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

O Adeus à Áudio e Cinema em Casa Empty
MensagemAssunto: Re: O Adeus à Áudio e Cinema em Casa   O Adeus à Áudio e Cinema em Casa EmptySex Nov 12 2021, 22:24


Não tenho nada a dizer do Sr. Jorge Gonçalves, que é uma pessoa simpática, e ao qual agradeço os audioshows.

Mas a Áudio e cinema em casa é o equivalente a uma picada pela mosca tsé tsé.

Cada vez que comprava esta revista, arrependia-me, os textos eram escritos de uma maneira tão chata e repetitiva que dava sono. Uma seca descomunal ao longo dos anos.
Se fossem mais criativos, tinham tirado espaço às revistas estrangeira, que são as que as pessoas compram.


Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

O Adeus à Áudio e Cinema em Casa Empty
MensagemAssunto: Re: O Adeus à Áudio e Cinema em Casa   O Adeus à Áudio e Cinema em Casa EmptySáb Nov 13 2021, 11:40

Nunca acompanhei esta revista.
Nos anos 90 havia a What Hifi Portuguesa e ela deu me a conhecer o mundo do Hifi.
Houve outras mas para mim não era a mesma coisa.
Gostava da revista. Todos sabemos que a isenção nas criticas é questionável, mas passados estes anos todos reconhecem-se grandes qualidades nos equipamentos que por essa revista passaram. Certamente nas outras revistas também.
É de louvar a coragem de se aventurar a fazer algo em Portugal naqueles tempos. O mercado éra Pequeno.
Felizmente a revista não acabou de vez, apenas em papel e os seguidores da revista e de quem escreve pode continuar a desfrutar da sua edição.
Ir para o topo Ir para baixo
Spock
Membro AAP



Mensagens : 30
Data de inscrição : 12/09/2021

O Adeus à Áudio e Cinema em Casa Empty
MensagemAssunto: Re: O Adeus à Áudio e Cinema em Casa   O Adeus à Áudio e Cinema em Casa EmptySáb Nov 13 2021, 18:53

Uma pena embora fosse uma morte anunciada como ainda a propósito da última edição conversava com um amigo audiófilo. Entre dar 4 euros pela Audio ou dar 7,5 pela Haute Fidelité, preferi gastar mais e recordar o meu fraco francês no muito mais amplo conteúdo da revista francesa. A Audio foi progressivamente perdendo qualidade, e apenas o Eng Jorge Gonçalves se esforçava estoicamente por apresentar artigos de análise completa e capazes de captar a nossa atenção do princípio ao fim.
Podem não ter sido a primeira causa deste fim agora anunciado, mas as fervorosas críticas on line, muitas delas anteriores a este declínio obvio dos últimos tempos, muitas feitas por pessoas que nem a revista liam mas que lhe atiravam com imensa lama para cima, certamente contribuíram para este final. Aí está mais um sinal dos tempos, que nos dizem que nada será nunca mais como dantes. Os audiófilos há muito que estão a destruir o seu próprio hobby.
E agora? Será que também os audioshows que tanto gostávamos vão deixar de existir?
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 464
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

O Adeus à Áudio e Cinema em Casa Empty
MensagemAssunto: O Adeus à Áudio e Cinema em Casa   O Adeus à Áudio e Cinema em Casa EmptyDom Nov 14 2021, 20:54

Uma palavra de muito apreço pelo imenso trabalho que o Engº Jorge Gonçalves tem vindo a desenvolver para nos dar a conhecer mensalmente as tendências e novidades do mercado de áudio. Leitor (e colecionador) desde o primeiro número, vou ter saudades da revista em papel, pelas mesmas razões que continuo a apreciar o vinil ainda que reconheça a superior qualidade do digital mas..."burro velho, não aprende linguas"...e eu continuo a preferir mexer, folhear, apalpar, afagar etc. etc. etc. coisas impossíveis no ecran...
música em ficheiros...não é comigo assim como não consigo lêr um poema num ecran; o livro ainda é insubstituível.
...e só tenho pena que nenhum museu, nenhuma biblioteca queira receber, acondicionar e colocar à fruição pública os milhares de revistas de áudio que tenho adquirido desde meados dos anos 60 até hoje.
Revistas americanas, russas, alemãs, chinesas, italianas, francesas, japonesas etc.etc. Todas li...ou apenas vi...com muito prazer e ainda hoje revejo com satisfação.O Adeus à Áudio e Cinema em Casa Img_4511
O Adeus à Áudio e Cinema em Casa Img_4512

SPL gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Spock
Membro AAP



Mensagens : 30
Data de inscrição : 12/09/2021

O Adeus à Áudio e Cinema em Casa Empty
MensagemAssunto: Re: O Adeus à Áudio e Cinema em Casa   O Adeus à Áudio e Cinema em Casa EmptyDom Nov 14 2021, 22:58

Fernando Salvado escreveu:
Uma palavra de muito apreço pelo imenso trabalho que o Engº Jorge Gonçalves tem vindo a desenvolver para nos dar a conhecer mensalmente as tendências e novidades do mercado de áudio.

O Adeus à Áudio e Cinema em Casa 754215

Fernando Salvado escreveu:


...e eu continuo a preferir mexer, folhear, apalpar, afagar etc. etc. etc. coisas impossíveis no ecran...
música em ficheiros...não é comigo assim como não consigo lêr um poema num ecran; o livro ainda é insubstituível.

Já somos 2!

Fernando Salvado escreveu:

...e só tenho pena que nenhum museu, nenhuma biblioteca queira receber, acondicionar e colocar à fruição pública os milhares de revistas de áudio que tenho adquirido desde meados dos anos 60 até hoje.

Guarde-as bem guardadas. Um dia alguem as vai querer! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

O Adeus à Áudio e Cinema em Casa Empty
MensagemAssunto: Re: O Adeus à Áudio e Cinema em Casa   O Adeus à Áudio e Cinema em Casa EmptySeg Nov 15 2021, 08:36

Bom dia a tod@s
Espero que esteis todos bem sobretudo de saúde.
Eu pessoalmente não conheço a revista mas uma questão de fundo se coloca.
É a revista que desapareçe ou somos nós que desapareçemos ?
Há uma mudança de tendencia e uma mudança de geração e as nossas referencias, se vêm passar pela corrente que leva o rio ao mar.
Por muita adaptação que queiramos, quem vai querer continuar a representar umas peças de museu como nós ainda senciveis a um bom Timbre?
Hoje, quantos são ainda os que têm critério e sencibilidade Timbrica?
A oferta de hoje é para consumo rápido de um mercado cada vez mais desrregulado,(melhor dito, regulado pelas corporações) que nos dizem o que consumir, usar e deitar, consumir e morrer sem pedir nada. Bom pedir ainda se pode mas não serve de nada.
Somos uma geração residual e essa é a crua verdade.
O audio nos cautiva enquanto a musica nos identifica. Agora que a sociedade já perdeu a identidade.....a musica (musica, dita musica e não pulsos de sincronização) como arte ou como assunto não se divulga nem dáda.
Isso diz muito sobre onde vai esta sociedade mas isso é outro assunto. Voltaremos á musica de certeza mas na geração dos nossos netos.
Um bom vinho (um bom malte também) se aprecia quando se está sóbrio não em estado de embriaguez e o pessoal anda todo bebado e não de vinho.
Total senhores, fica ainda a satisfação dos nossos encontros para recordarmos os velhos Timbres.

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
mango
Membro AAP
mango


Mensagens : 647
Data de inscrição : 04/10/2010

O Adeus à Áudio e Cinema em Casa Empty
MensagemAssunto: Re: O Adeus à Áudio e Cinema em Casa   O Adeus à Áudio e Cinema em Casa EmptySeg Nov 15 2021, 09:36

Spock escreveu:
Uma pena embora fosse uma morte anunciada como ainda a propósito da última edição conversava com um amigo audiófilo. Entre dar 4 euros pela Audio ou dar 7,5 pela Haute Fidelité, preferi gastar mais e recordar o meu fraco francês no muito mais amplo conteúdo da revista francesa. A Audio foi progressivamente perdendo qualidade, e apenas o Eng Jorge Gonçalves se esforçava estoicamente por apresentar artigos de análise completa e capazes de captar a nossa atenção do princípio ao fim.
Podem não ter sido a primeira causa deste fim agora anunciado, mas as fervorosas críticas on line, muitas delas anteriores a este declínio obvio dos últimos tempos, muitas feitas por pessoas que nem a revista liam mas que lhe atiravam com imensa lama para cima, certamente contribuíram para este final. Aí está mais um sinal dos tempos, que nos dizem que nada será nunca mais como dantes. Os audiófilos há muito que estão a destruir o seu próprio hobby.
E agora? Será que também os audioshows que tanto gostávamos vão deixar de existir?

subscrevo em parte aquilo que escreveu.
Confesso que há muito que deixei de ler a revista.
As coisas estão a mudar e nem sempre a mudança é para melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
applesnowleo
Membro AAP



Mensagens : 32
Data de inscrição : 29/12/2020

O Adeus à Áudio e Cinema em Casa Empty
MensagemAssunto: Re: O Adeus à Áudio e Cinema em Casa   O Adeus à Áudio e Cinema em Casa EmptySeg Nov 15 2021, 10:39

A revista áudio era uma das revistas que pedia para guardar um exemplar todos os meses no quiosque em frente ao meu trabalho desde que o meu interesse pelo áudio surgiu à muitos anos. No dia em que a levantava e nos momentos mortos do escritório lia a mesma por vezes as escondidas deliciado com as fotos dos produtos e escrita sobre os mesmos.

Por largos anos moldou pelos seus artigos muitos dos sistemas que possui e os desejos do que sonhava ter um dia, e também me deu a conhecer muitos das marcas e equipamentos que chegavam ao nosso mercado. Será na minha memória uma revista sempre associada à paixão que o áudio despertou em mim.

O formato físico não é o fim, porque o digital pode ser uma nova realidade, mesmo neste momento é no digital que estamos a comentar e lembrar a revista Áudio.

Os tempos mudaram, o método de consumir conteúdos e média também, os nossos filhos veem apenas YouTube as redes sociais são a sua vida, na maior parte dos casos os auriculares são as suas colunas, o telefone o seu sistema de áudio, a câmara fotográfica, computador e televisão.

É com alguma tristeza que li esta noticia, mas também há alguma esperança que surjam fortes em formato digital.


Última edição por applesnowleo em Seg Nov 15 2021, 14:14, editado 1 vez(es)

Zé Carlos gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

O Adeus à Áudio e Cinema em Casa Empty
MensagemAssunto: Re: O Adeus à Áudio e Cinema em Casa   O Adeus à Áudio e Cinema em Casa EmptySeg Nov 15 2021, 14:06

Para quem quiser adquirir alguns numeros desta revista
https://www.olx.pt/d/anuncio/audio-hi-fi-revistas-IDGkE8x.html#dd97bd0a99
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 464
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

O Adeus à Áudio e Cinema em Casa Empty
MensagemAssunto: O Adeus à Áudio e Cinema em Casa   O Adeus à Áudio e Cinema em Casa EmptySeg Nov 15 2021, 23:56

...Mea Culpa...

As minhas desculpas a todos os que interpretaram...à letra...a minha expressão " milhares de revistas"...
Na realidade são muitas mas...não aos milhares !...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O Adeus à Áudio e Cinema em Casa Empty
MensagemAssunto: Re: O Adeus à Áudio e Cinema em Casa   O Adeus à Áudio e Cinema em Casa Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O Adeus à Áudio e Cinema em Casa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Audio e Cinema em Casa - Uma Desilusão e um Lamento
» projector cinema em casa Sanyo Z4 HD
» Sistema de Cinema em Casa e gravador de CD´s
» Um dia nas salas de cinema ou em casa, vai ser assim... Um SHOW!!!
» O Audio é uma grande muleta para o... HOME CINEMA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Áudio Geral :: Manuais * Revistas * Catálogos-
Ir para: