Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Recomendação colunas/amplificador

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Jmacedo




Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/10/2021
Idade : 38
Localização : Barcelos

Recomendação colunas/amplificador  Empty
MensagemAssunto: Recomendação colunas/amplificador    Recomendação colunas/amplificador  EmptySex Out 01 2021, 10:01

Bom dia a todos!

bendita hora, que numa busca no google por colunas deparei me com este magnifico fórum onde nestes últimos dias “devorei” posts e posts, mas percebi que por muito que lê se a escolha de colunas e amplificador vai de acordo com o nosso espaço e gosto musical, por tanto vou ter que vos chatear com as minhas perguntas 😊

Comprei um gira discos SONY PSLX310BT pois cá em casa temos colunas por Bluetooth como da Marshall, etc mas á medida que a compra de vinis aumentou percebi que aquilo era mesmo muito fraquinho, dito isto estou a pensar investir numas boas colunas e amplificador.

Procuro em 2º mão, no olx já vi algumas coisas que me parecem interessantes mas não tenho conhecimentos para poder ter a certeza. ( por exemplo: Kef Q55, Kef Q35, Acoustic Energy Aegis 2, B&W vision DS3), amplificadores nem me atrevo pois não percebo nadinha do assunto.

O meu estilo musical varia muito; rock, metal, jazz, blues, live concerts, etc

Espaço da sala: 4.8 x 5.7metros

Atualmente será para ouvir os vinis no gira discos mas mais tarde estou também a pensar investir num leitor de cds.

Estive a ver vários anúncios no olx, mas parece que quanto mais procuro mais baralhado fico.

O que me aconselham?

Grande abraço da terra do Galo
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Recomendação colunas/amplificador  Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendação colunas/amplificador    Recomendação colunas/amplificador  EmptySáb Out 02 2021, 10:38

Caro JMacedo, para que a ajuda venha de forma mais eficiente, partilhe algumas informações desde a terra dos Galos! Wink

Que orçamento geral tem?
- Em princípio a maior fatia do orçamento deverá ir para as colunas.

Como pensa a disposição das colunas?
- A sua sala tem umas dimensões interessantes, se pensar escutar Música a 2/2,5 metros delas, talvez possa ficar bem servido com colunas do tipo monitoras (necessita de comprar os standes para elas).

Pensa escutar em volume generoso?
- Isto vai pesar na escolha das colunas e amplificador, por mais que digam que 1 watt é isto e aquilo, na hora de tocar Música sem distorção, os números vão contar.


Posto isto, para deixar uma alternativa ao olx desta vida... que tal espreitar aqui:
https://www.imacustica.pt/pt/catalogo/oportunidades/

Aí tem umas Rogers LS 4a/2 por 190 Euros, tocam bem todo o tipo de Música. Tem ainda umas DALI Zensor 1 por 250 Euros... pode sempre tentar negociar qualquer coisa.

Para amplificador, deixo a sugestão:
https://www.olx.pt/d/anuncio/amplificador-integrado-nad-3020i-IDGyrXq.html#9afd34d98c

Pode ir para um clássico e não ficará mal servido. Eventualmente até pode tentar ouvir com as colunas que o anunciante diz ter (não conheço as colunas).

Ou algo novo, como este:
https://www.joselopesmarques.com/product-page/nad-c-316bee-v2


Para o fim deixo uma outra sugestão: pense em trocar de gira-discos.

Não sei que orçamento tem, se as sugestões que deixo vão ao encontro do que quer ou espera ter, mas se existir a oportunidade de encaixar, pense num gira-discos. (acabo de ver que o Rega Planar 1 está em promoção aqui: https://www.joselopesmarques.com/product-page/rega-planar-1-1)

O segredo para o sistema está no equilíbrio, não precisa de se precipitar e comprar o Rega já, nada disso! Pode tentar vender o Sony que tem e apostar numa compra com calma. Wink

Alexandre Vieira e Jmacedo gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Jmacedo




Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/10/2021
Idade : 38
Localização : Barcelos

Recomendação colunas/amplificador  Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendação colunas/amplificador    Recomendação colunas/amplificador  EmptyDom Out 03 2021, 16:13

antes de mais muito obrigado José pela resposta/ajuda  Recomendação colunas/amplificador  843159

José Miguel escreveu:


Que orçamento geral tem?

estava a ver se com uns 400/500 euros fazia a festa para amplificador e colunas, claro que a ideia não é comprar agora para vender daqui a uns meses.

José Miguel escreveu:

Como pensa a disposição das colunas?
- A sua sala tem umas dimensões interessantes, se pensar escutar Música a 2/2,5 metros delas, talvez possa ficar bem servido com colunas do tipo monitoras (necessita de comprar os standes para elas).

estava a pensar coloca las lateralmente ao móvel da TV na qual fico a cerca de 4 metros de distancia.
tenho espaço para colocar colunas de chão se achar que se adequam mais ao meu espaço, não percebo bem a diferencia de características entre as monitoras e as de chão, se é so uma questão de tamanho ou também funcionalidade.

José Miguel escreveu:

Pensa escutar em volume generoso?

moro num apartamento, por isso acho que volume elevado não irá acontecer por muito que me custe.

José Miguel escreveu:

Para amplificador, deixo a sugestão:
amplificador-integrado-nad-3020i
Este sem perceber nada de amplificadores gosto do preço e do facto de ser aqui ao lado

José Miguel escreveu:

Para o fim deixo uma outra sugestão: pense em trocar de gira-discos.

este foi comprado pelo facto de ter BT mas ja percebi que depois ao nivel da qualidade perde, mas mais tarde irei para a sua sugestão do Rega P1.

apos ver as suas sugestões de colunas vi também estas, acha que valem a pena?
admito que também fui pela estética acho as lindíssimas  Razz

colunas-passivas-kef-q55-150w-udio-premium

colunas-par-acoustic-energy-modelo-aegis-two

espetaculares-colunas-hi-fi-kef-q35

ps: tive que cortar o link completo pois estava a dar erro

estou disposto a fazer uns km para ir buscar estas beldades caso se adequem ao que procuro.

Se alguém aqui do forum tivesse umas para venda é que era  Recomendação colunas/amplificador  693932
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Recomendação colunas/amplificador  Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendação colunas/amplificador    Recomendação colunas/amplificador  EmptyDom Out 03 2021, 18:35

Boa tarde!

Permita-me começar por aquilo que não custa dinheiro, o posicionamento das colunas. Wink

Recomendação colunas/amplificador  Stereo-speaker-placement-cropped

A imagem é meramente ilustrativa, mas como falou em móvel de TV, creio que funcionará.

A distância entre as colunas deverá ser semelhante à distância que as colunas têm do sofá. Ou seja, fala em 4 metros, se estou a perceber bem, quer dizer que o sofá está a 4 metros do tal móvel, certo?
Isso parece-me muito...

Eu também vivo num apartamento e por ter cuidado com os vizinhos, raramente escuto Música acima dos 65 DBs (pode colocar uma aplicação no seu telefone e medir, Decibelímetro). A 4 metros, eu teria que estar a escutar bem mais alto, ou as passagens mais silenciosas desapareceriam todas - a Música é dinâmica, tem momentos que ficam perto do silêncio e momentos em que sobe bastante.

Espero que isto ajude a pensar o posicionamento, pois não custa dinheiro nenhum. As colunas também não devem estar encostadas à parede traseira. Wink


Agora vamos falar das colunas e amplificador.

As colunas de chão ou de stand (vulgarmente chamadas de monitoras) têm a mesma função, tal e qual. O que muda é a caixa e a caixa conta. Colunas maiores costumam ter maiores drivers (autofalantes) ou com drivers do mesmo tamanho permitem ganhar mais nas baixas frequências (nos graves). Esta é a regra geral, mas há colunas pequenas que "descem" mais e melhor (reproduzem melhor os graves) do que colunas grandes.

Acredite que eu compreendo a questão da estética e durante muito tempo aqui em casa compramos pela estética... depois compreendemos que o mais importante é a função (consegue-se comprar algo que faça bem as coisas e agrade aos olhos). O seu actual sistema pode ser agradável aos olhos e ficar bem na decoração da casa, mas quer mais e quer mudar - compreende!?!

Eu não conheço essas colunas que refere, por isso não posso ajudar muito. Aviso desde já: nunca compre sem experimentar.  Esta regra é de ouro, mais ainda para quem está a começar.

O amplificador é bom e se está perto de si, vá ouvir. Pergunte ao vendedor se pode experimentar e se gostar reserve por uns dias. Tente ouvir algumas colunas... em Vila do Conde tem a VilaSound, visite a loja e peça para escutar algumas colunas que fiquem dentro do seu orçamento. Assim fica a perceber o que pode esperar das colunas, do sistema.
Leve Música que conheça muito, muito bem e escute de forma atenta, procure um pormenor que saiba estar algo escondido - o sistema deve reproduzir o máximo possível.

Bem sei que seria mais fácil dizer-lhe "compre o que gosta", mas para não se gastar dinheiro sem razão, é preciso fazer este caminho mais longo. Wink


Entretanto, espero que mais alguém apareça e pode ser que conheça as colunas.

Alexandre Vieira e Jmacedo gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Jmacedo




Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/10/2021
Idade : 38
Localização : Barcelos

Recomendação colunas/amplificador  Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendação colunas/amplificador    Recomendação colunas/amplificador  EmptyTer Out 26 2021, 19:18

muito obrigado pela ajuda José.

a semana passada nasceu o meu filho e tem sido a loucura Recomendação colunas/amplificador  3832313845 mal as coisas acalmem aqui por casa vou garantidamente investir mais algum tempo a pesquisar, ouvir alguns sistemas e avançar com a compra.

grande abraço,

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Recomendação colunas/amplificador  Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendação colunas/amplificador    Recomendação colunas/amplificador  EmptyTer Out 26 2021, 19:37

Muitos parabéns pela paternidade!! Recomendação colunas/amplificador  843159

Faz muito bem dedicar algum tempo à pesquisa e experiências, ando a escrever alguns textos num tópico dedicado à iniciação precisamente por já ter passado pelo ponto em que está. Wink

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Recomendação colunas/amplificador  Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendação colunas/amplificador    Recomendação colunas/amplificador  EmptyQua Out 27 2021, 10:27

Jmacedo escreveu:
muito obrigado pela ajuda José.

a semana passada nasceu o meu filho e tem sido a loucura Recomendação colunas/amplificador  3832313845 mal as coisas acalmem aqui por casa vou garantidamente investir mais algum tempo a pesquisar, ouvir alguns sistemas e avançar com a compra.

grande abraço,


Muitos parabéns, saude e felicidade!
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13351
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Recomendação colunas/amplificador  Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendação colunas/amplificador    Recomendação colunas/amplificador  EmptyQua Out 27 2021, 19:03

Prezado Jmacedo,

Felicito pela oferenda do nascimento do filhote, desejando que desfrutem o melhor que puderem dessa benção.

Com cordeais saudações fantasmagóricas,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Recomendação colunas/amplificador  Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendação colunas/amplificador    Recomendação colunas/amplificador  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Recomendação colunas/amplificador
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Recomendação de amplificador
» Recomendação colunas e cápsula de agulha
» Amplificador modesto procura colunas para relação séria!!!
» Amplificador + colunas ???
» Amplificador e Colunas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: