Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Cabo de corrente

Ir para baixo 
+6
Alexandre Vieira
neo_2018
Rui B.
agorgal
José Miguel
Manuel Almeida
10 participantes
AutorMensagem
Manuel Almeida
Membro AAP



Mensagens : 136
Data de inscrição : 29/06/2017

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyTer Ago 24 2021, 09:14

Viva

Acho que o meu sistema não tem fidelidade suficiente para o testar, e provavelmente os meus ouvidos também não, mas pelo preço pode ser que interesse a alguém.

https://tecnis.pt/compra/cabo-de-alimentacao-c13-em-cobre-para-audio-hi-fi-15-metros/#off-canvas-cart-summary
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyTer Ago 24 2021, 09:55

Bom dia!

Esse cabo que refere é muito parecido (se não é o mesmo) com este:
https://pt.aliexpress.com/item/32706794909.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.6e3a318dBSxaDJ&algo_pvid=78ce4d78-b676-4894-a633-85ee9a7a803d&aem_p4p_detail=202108240141172274275007851810028701434&algo_exp_id=78ce4d78-b676-4894-a633-85ee9a7a803d-9

Eu já testei esse cabo e não senti nada de especial no sistema, seguramente não é pior do que os cabos de origem, melhor no desempenho da função não sei dizer.

A descrição da Tecnis é muito interessante: "Este cabo de alimentação 220V AC de alta qualidade lida com alta corrente e reduz efetivamente o ruído de todo o sistema com dinâmica mais ampla, ritmo melhorado e ganhos globais, quando comparado com um cabo de alimentação regular. É uma combinação perfeita para filtro de energia, gira-discos, amplificador, leitor de cd, Dac e todos os equipamentos Hi-fi."


Visualmente o cabo é bem construído, grande diâmetro e algo rígido. Como para mim um bom cabo é aquele que não se faz presente ou se "ouve", eu recomendo a experiência (no AliExpress fica mais barato). Não perderá nada, pode ainda ganhar qualquer coisa, nem que seja a experiência - que em si é importante. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Manuel Almeida
Membro AAP



Mensagens : 136
Data de inscrição : 29/06/2017

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyTer Ago 24 2021, 12:15

Viva

Realmente o cabo parece idêntico, mas como moro no Porto e de vez em quando vou a Espinho em trabalho a diferença de preço de cabo com 1 mt + portes e + iva na alfandega não será significativa em relação a passar na loja.
No meu sistema só o Amp. Arcam A75 e o CD Denon DCD-100 têm aquele tipo de ficha mas o Denon não tem linha de terra. O mais lógico, para testar se consigo perceber alguma diferença, será ligar ao Amp.?
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyTer Ago 24 2021, 12:34

Manuel Almeida escreveu:
Viva

Realmente o cabo parece idêntico, mas como moro no Porto e de vez em quando vou a Espinho em trabalho a diferença de preço de cabo com 1 mt + portes e + iva na alfandega não será significativa em relação a passar na loja.
No meu sistema só o Amp. Arcam A75 e o CD Denon DCD-100 têm aquele tipo de ficha mas o Denon não tem linha de terra. O mais lógico, para testar se consigo perceber alguma diferença, será ligar ao Amp.?

Não sou o maior conhecedor das regras do AliExpress, mas eles agora enviam da Europa e o IVA já está no preço final - pode fazer a simulação e procure um vendedor com envio grátis.

No caso de querer mesmo comprar o cabo, o amplificador pode ser um bom aparelho para ele - não entendo a razão de dizer que não em sistema para notar diferenças, o seu amplificador é bom e há quem note com aparelhos bem piores...

Como lhe disse em cima, o cabo é bem construído, não sei se será o melhor, mas em minha casa nunca fez nada de errado, nunca pensei no cabo - é o melhor elogio que posso fazer a um cabo.
Ir para o topo Ir para baixo
Manuel Almeida
Membro AAP



Mensagens : 136
Data de inscrição : 29/06/2017

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyTer Ago 24 2021, 15:14

Viva

Vou então confirmar os valores e em principio vou adquiri-lo nem que seja, como disse, pela experiência.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyTer Ago 24 2021, 17:41

Manuel Almeida escreveu:
Viva

Realmente o cabo parece idêntico, mas como moro no Porto e de vez em quando vou a Espinho em trabalho a diferença de preço de cabo com 1 mt + portes e + iva na alfandega não será significativa em relação a passar na loja.
No meu sistema só o Amp. Arcam A75 e o CD Denon DCD-100 têm aquele tipo de ficha mas o Denon não tem linha de terra. O mais lógico, para testar se consigo perceber alguma diferença, será ligar ao Amp.?

Caro Daniel Almeida
O facto do Denon DCD não ter terra não impede a utilização de um cabo desse tipo. O pino de terra do cabo fica sem contacto no aparelho mas o condutor continua ligado à terra na instalação e isso poderá aportar alguma vantagem. Como em tudo sobre cabos as opiniões divergem de forma "bastante virulenta"...

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyTer Ago 24 2021, 18:35

agorgal escreveu:

(...)
Como em tudo sobre cabos as opiniões divergem de forma "bastante virulenta"...

Isto está tranquilo e a compra de um cabo destes não "aleija" ninguém. Laughing

Se for o do AliExpress, como parece, não é um mau cabo e faz tudo o que tem de fazer - bons contactos, boa secção e blindagem. Testar e verificar com os próprios ouvidos é o melhor remédio, eu elogio o facto dos cabos não se fazerem "presentes" e me possibilitarem não pensar neles, esse passou no teste (foram alguns meses sem problemas). Wink

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Manuel Almeida
Membro AAP



Mensagens : 136
Data de inscrição : 29/06/2017

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyQua Ago 25 2021, 19:41

Viva

Vou então fazer a encomenda e, espero, daqui a +- um mês dizer qualquer coisa.
Obrigado pelas opiniões.
Ir para o topo Ir para baixo
Rui B.
Membro AAP
Rui B.


Mensagens : 123
Data de inscrição : 04/11/2015

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyQua Ago 25 2021, 21:46

Atenção apenas à secção (e diâmetro) do cabo, 3x4mm2 é uma jibóia muito difícil de domar.
Tenho um idêntico - embora dyi - a alimentar a régua e precisa de muito espaço.
Ir para o topo Ir para baixo
Manuel Almeida
Membro AAP



Mensagens : 136
Data de inscrição : 29/06/2017

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyQui Ago 26 2021, 10:55

Viva

Sim, alem do José Miguel já ter referido que é de "grande diâmetro e algo rígido", 16 mm não deve ser fácil de lidar.
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyQui Ago 26 2021, 17:01

José Miguel escreveu:
Isto está tranquilo e a compra de um cabo destes não "aleija" ninguém. Laughing
Excepto a carteira Wink
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyQui Ago 26 2021, 17:38

neo_2018 escreveu:
José Miguel escreveu:
Isto está tranquilo e a compra de um cabo destes não "aleija" ninguém. Laughing
Excepto a carteira Wink

o Neo_2018 sabe que eu nem sou dos que se dá a testes de cabos, mas sou a favor de cabos bem feitos - neste caso, para o preço que custa, não me parece que a carteira saia "aleijada".

A experiência conduz-nos a algum conhecimento (eu acredito no uso de teoria, mal de mim, mas "entre o céu e a Terra há tanto..."), por vinte euros fica-se com uma ideia do que pode ou não pode fazer a troca de um cabo deste tipo e seguir a jornada neste mundo do Áudio em sossego. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyQui Ago 26 2021, 18:00

José Miguel escreveu:
A experiência conduz-nos a algum conhecimento (eu acredito no uso de teoria, mal de mim, mas "entre o céu e a Terra há tanto..."), por vinte euros fica-se com uma ideia do que pode ou não pode fazer a troca de um cabo deste tipo e seguir a jornada neste mundo do Áudio em sossego. Wink

Para que perder tempo e $$$ a resolver problemas que não existem?

O que referes teria sentido se ao comprar o referido cabo, se tentasse objectivamente verificar da eficácia do mesmo.
Algo tão simples como pedir a alguém que às escondidas troque o cabo pelo menos umas 10 vezes, coloque a mesma musica a tocar, e peça ao ouvinte que adivinhe qual o cabo que está a ser usado.
Repetir 3x, e determinar a percentagem de acertos, se acertar mais do que 65%, parece-me razoável que o cabo tenha efectivamente melhorado o sistema.

Não demora mais do que 30m, e permite seguir a jornada neste mundo do Áudio em sossego Wink
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyQui Ago 26 2021, 18:21

Essa atitude de teste está correcta, mas para isso é preciso ter pelo menos dois cabos. Wink


Como já disse várias vezes, se eu notar que um cabo altera o som, eu questiono-me e questiona a natureza da mudança. Deixo estar tudo sossegado durante muito tempo e depois... bem, depois a memória já se foi, mas se ainda assim tiver dúvidas, procuro as minhas referências.

O cabo certo para mim (digo para o meu caso e utilização) é o que não me faz pensar nele, nem por um segundo. Quando tive esse cabo de corrente cá por casa foi isso que aconteceu, gastei uns minutos a tentar trocar, fiz o teste à minha esposa (que gostas destas coisas e utiliza o sistema como eu), nenhum de nós ficou a pensar no cabo. Ficou uns meses, tempo mais do que suficiente para se fazer notar e nada, passou o teste da invisibilidade. Smile

Não sou técnico, mas o cabo (como já disse em cima) parece bem construído, as fichas fazem bem o seu trabalho. Creio que isso paga-se e por vezes os cabos de origem parecem algo "soltos" nos contactos, um cabo desses pode perfeitamente resolver problemas de dúvidas (construir um em casa não deverá custar menos).

Já me desloquei a um técnico por causa de fichas RCA que estavam a fazer mau contacto e o cabo não era mau, mas falhou ao fazer o seu trabalho e eu falhei por não duvidar dele. Desde que o troquei nunca mais aconteceu algo de errado (distorção em um dos canais na ligação ao Pré de Phono) e o que agora está ali até é de uma marca mal-amada: Monster M1000... nem penso nele, os contactos são o forte dele. Smile

jpinto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyQui Ago 26 2021, 18:25

José Miguel escreveu:
Essa atitude de teste está correcta, mas para isso é preciso ter pelo menos dois cabos. Wink
Um qualquer cabo de corrente não serve?
Eu uso sempre os cabos originais do equipamento, se o fabricante acredita que são o suficiente para que o produto funciona em perfeitas condições, é o suficiente para mim Smile
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyQui Ago 26 2021, 18:40

neo_2018 escreveu:
José Miguel escreveu:
Essa atitude de teste está correcta, mas para isso é preciso ter pelo menos dois cabos. Wink
Um qualquer cabo de corrente não serve?
Eu uso sempre os cabos originais do equipamento, se o fabricante acredita que são o suficiente para que o produto funciona em perfeitas condições, é o suficiente para mim Smile

Por princípio estou de acordo com o que diz, sem reparos. Wink

Que depois cada um queira personalizar, já é com quem utiliza e nesse campo eu não discuto - mente aberta, sempre afirmei que alterações informadas/avisadas não me parecem um erro, sejam elas no caminho da maior ou menor fidelidade. Por outro lado, não querendo ser chato, o que diz é a teoria e cada pessoa pode acreditar nela e seguir com a sua vida sossegada, mas se a experiência se possibilitar, eu acredito que vale a pena passar por ela e construir as suas próprias ideias em cima do muito que é o corpo de conhecimento colectivo (já se sabe que no caso de cabos há divisões, seja pelo que for).

No final pode encontrar-se algo mágico, melhor definição de imagem, maior palco, graves mais extensos e firmes, altas frequências super cristalinas e sem sinais de fadiga, ... isto pode dever-se ao momento de foco extra ou a uma alteração de facto, mas se fizer a pessoa ligar o sistema diariamente ou pensar melhor o posicionamento das colunas (pode acontecer), dou a experiência por ganha. Smile

Rui B. gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyQui Ago 26 2021, 19:01

É pena que quem compra este tipo de acessórios não perca 30m a fazer o simples procedimento que referi.
Certamente que se perdeu muito mais do que 30m a ler as características mágicas do acessório em revistas de especialidade ou em fóruns.

Mas, cada um justifica o seu precioso tempo da forma que quiser Smile

Ir para o topo Ir para baixo
Rui B.
Membro AAP
Rui B.


Mensagens : 123
Data de inscrição : 04/11/2015

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyQui Ago 26 2021, 21:04

Mas que os cabos (de corrente, neste caso) fazem diferença, fazem sim Sr Wink

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyQui Ago 26 2021, 21:12

Rui B. escreveu:
Mas que os cabos (de corrente, neste caso) fazem diferença, fazem sim Sr Wink

Claro que sim e suponho que usando um teste semelhante ao que propus, todos acertariam no cabo certo mais do que 70% das vezes Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyQui Ago 26 2021, 21:25

neo_2018 escreveu:
Rui B. escreveu:
Mas que os cabos (de corrente, neste caso) fazem diferença, fazem sim Sr Wink

Claro que sim e suponho que usando um teste semelhante ao que propus, todos acertariam no cabo certo mais do que 70% das vezes Wink

O teste é ouvir no nosso sistema! Se alguém que não conhece o sistema começar a fazer palpites de se muda o cabo ou não é bruxo e não audiofilo. O audiofilo a ouvir o seu sistema sente todas as diferenças, sabe que as colunas estão fora do sitio onde deviam estar, muitas vezes uns meros cêntimos ou graus no angulo. As diferenças que sente no seus sistema são depois escrutinadas como melhores ou piores. Para mim o acto de ouvir música é tão intimo e introspectivo que verdadeiramente sinto as varias cambiantes a serem alteradas. Falo do meu sistema ou dos amigos que me pedem a opinião, mas deixam-me ouvir música durante muitas horas, de modo a ter uma opinião.

Daqui a poucos dias vou receber um cabo de corrente de um amigo que os "fabrica" para no meu sistema (aquele que verdadeiramente conheço) me aperceber das alterações sónicas que ele provoca, porque é o único elemento que se altera.

E como disse existem alguns cabos que vêm com o aparelho que são os que melhores combinam com o mesmo. Mas existem casos em que a alteração do mesmo o piora e existem outros em que permitam equalizar o mesmo ao nosso gosto.

Tenho aqui mais de 5 bons cabos de corrente e todos eles introduzem elementos sónicos distintos.

Baseando-me no que diz o Fredy alguns gosta as alterações, outros não! Mas temos que ter sempre a cabeça aberta para estas coisas porque de facto não podemos fechar a porta a nada quando gostamos de evoluir os sistemas, ou pelo menos quando pensamos que o estamos a fazer. lol!

radamel gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyQui Ago 26 2021, 23:05

Um elemento que tenha um efeito tão pronunciado, certamente que será facilmente discernível no simples teste que mencionei, que pouco menos de 30m demorará.
O meu sistema é calibrado via Dirac, e eu consigo 10/10 vezes, às cegas, saber se está ligado ou não.
Estaria facilmente disposto a fazer o teste que referi e sei que com musicas/passagens de filme especificas, acertaria 10/10x.

Quanto aos acessórios, fico sempre com a sensação que não estamos a conversar sobre acústica, mas sim de fé.
E assim sendo, cada um acredita no que quiser ...

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyQui Ago 26 2021, 23:19

neo_2018 escreveu:
Um elemento que tenha um efeito tão pronunciado, certamente que será facilmente discernível no simples teste que mencionei, que pouco menos de 30m demorará.
O meu sistema é calibrado via Dirac, e eu consigo 10/10 vezes, às cegas, saber se está ligado ou não.
Estaria facilmente disposto a fazer o teste que referi e sei que com musicas/passagens de filme especificas, acertaria 10/10x.

Quanto aos acessórios, fico sempre com a sensação que não estamos a conversar sobre acústica, mas sim de fé.
E assim sendo, cada um acredita no que quiser ...


A fé move montanhas. Mas a experiência ajuda-nos a ter certezas. Cabo de corrente 22692
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyQui Ago 26 2021, 23:30

agorgal escreveu:


(...)

Como em tudo sobre cabos as opiniões divergem de forma "bastante virulenta"...


Com "bastante virulenta" eu pretendi significar "virulenta que baste"...

E todos entenderam! Não tem havido insultos do género "?@&%€#"

Cabo de corrente 936335

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyQui Set 02 2021, 21:33

Neste momento estou a experimentar um cabo de corrente. O mais bem construído que já me passou pelo sistema e tem passado alguma coisa.

Fabricado artesanalmente por um membro da nossa comunidade audiofila, desenvolvido durante 10 anos está a revelar-se um caso sério, pela coerência que introduz nos sistemas em que já o testei. Ainda só ando nisto faz quatro dias. Tira cabo, mete cabo e estou a viciar-me na equalização que ele induz.
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptySex Set 03 2021, 09:08

Olá

Citação :
Alexandre Vieira escreveu...
... Tira cabo, mete cabo e estou a viciar-me na equalização que ele induz.

Um equalizador decente é mais barato... e em vez de ter apenas uma equalização... tem multiplas...
Com isto não estou a dizer que o cabo não seja bom, eu próprio até já construi alguns cabos e sempre até hoje com melhores resultados que os cabos que vinham com o aparelhos onde fiz os testes, mas não tenho duvidas que o equalizador tem mais soluções e não venham dizer que é mais um aparelho e mais cabos etc... quando os aparelhos são de qualidade não há problema.

O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptySex Set 03 2021, 09:19

Alexandre Vieira escreveu:
Neste momento estou a experimentar um cabo de corrente. O mais bem construído que já me passou pelo sistema e tem passado alguma coisa.

Fabricado artesanalmente por um membro da nossa comunidade audiofila, desenvolvido durante 10 anos está a revelar-se um caso sério, pela coerência que introduz nos sistemas em que já o testei. Ainda só ando nisto faz quatro dias. Tira cabo, mete cabo e estou a viciar-me na equalização que ele induz.

O Alexandre estava inspirado. Smile

É caso para dizer que na essência fica tudo bem/igual, muda apenas a aparência!?! Laughing

(brincadeirinha, acordei bem disposto e agora vou trabalhar um pouco Smile )
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptySex Set 03 2021, 13:13

fredy escreveu:
Olá

Citação :
Alexandre Vieira escreveu...
... Tira cabo, mete cabo e estou a viciar-me na equalização que ele induz.

Um equalizador decente é mais barato... e em vez de ter apenas uma equalização... tem multiplas...
Com isto não estou a dizer que o cabo não seja bom, eu próprio até já construi alguns cabos e sempre até hoje com melhores resultados que os cabos que vinham com o aparelhos onde fiz os testes, mas não tenho duvidas que o equalizador tem mais soluções e não venham dizer que é mais um aparelho e mais cabos etc... quando os aparelhos são de qualidade não há problema.

O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...

Fredie

Não concordo de todo contigo. O Equalizador não faz o mesmo trabalho que o cabo na "equalização". O cabo não retira a transparência e a profundidade e largura do palco ao contrário do equalizador. Mas esta é a minha opinião. Vale o que vale...
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptySex Set 03 2021, 13:14

José Miguel escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Neste momento estou a experimentar um cabo de corrente. O mais bem construído que já me passou pelo sistema e tem passado alguma coisa.

Fabricado artesanalmente por um membro da nossa comunidade audiofila, desenvolvido durante 10 anos está a revelar-se um caso sério, pela coerência que introduz nos sistemas em que já o testei. Ainda só ando nisto faz quatro dias. Tira cabo, mete cabo e estou a viciar-me na equalização que ele induz.

O Alexandre estava inspirado. Smile

É caso para dizer que na essência fica tudo bem/igual, muda apenas a aparência!?! Laughing

(brincadeirinha, acordei bem disposto e agora vou trabalhar um pouco Smile )

LOL Cabo de corrente 265963

Sabe que eu gosto muito de brincar com cabos. Mas também gosto de ouvir verdadeiramente ouvir as obvias diferenças entre eles. Cabo de corrente 22692

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptySex Set 03 2021, 16:29

O Alexandre sabe que gosto de palavras e essas suas saíram numa sequência muito boa - não vou tentar aprofundar/analisar a sequência de palavras. dvil Wink

Eu creio na experiência e por isso partilhei a minha aqui, até aconselhei a compra de um cabo baratinho para se tirar dúvidas. É assim que se deve fazer, se no final se chegar a uma conclusão como essa a que chegou, a "coerência" a assinalar é a que nos reserva a nossa memória e não a dos outros - mas isto já seria para outro tópico. Smile

Não se esqueça de partilhar de que cabo fala, isto se for comercializado - pode ser de interesse público. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptySáb Set 04 2021, 10:55

Cabo de corrente Cable_10

Eu faço e vendo vàrios cabos de corrente, e outros, e isto desde hà 25 anos e no entanto não sou uma pessoa que diga ou dirà que os cabos de corrente, ou qualquer outro cabo, possa "complétamente mudar a sonoridade" pois no melhor dos casos um cabo de corrente pode diminuir ou eliminar uma certa forma de poluição electromagnética e por conseguinte modificar o som. O desempenho de um cabo, ou de um aparelho, està ligado à maneira como foi construido para realisar a sua função com um minimo de incovenientes...

Fazer um cabo de corrente com fios de 4mm² pode ser interessante se é para alimentar um posto de solda a arco que pode atingir os 200 amperes permanentes, mas para alimentar um amplificador que por intermitência vai atingir 1 ampere durante milisegundos pareçe-me descabido e ném sequer falo de um gira discos ou dac que vão consumir alguns miliamperes ... o diametro de um cabo de corrente (condutores) é um influenciador visual e não uma necessidade técnica. Jà a sua capacidade intrinseca assim que a blindagem que seja selectiva ou não pode ser uma mais valia em alguns casos...

Evidentemente, e como jà foi dito, nunca faz mal experimentar, bem ao contràrio, mas o ideal é de experimentar metodicamente afim de evitar o canto dos gambozinos. Os cabos a comparar devem ser de comprimento igual e estar igualmente afastados dos outros cabos e aparelhos afim de evitar de falsear os resultados, a polaridade deve ser sempre respeitada. Enfim, e isto pareçe-me ser pouco dito, num sistema perfeitamente afinado, mesmo nos mais pequenos detalhes, a comparação entre dois cabos técnicamente equivalentes não deve apresentar nenhuma diferença sonora notàvel, se não for o caso é mais que provavel que o sistema esteja mal afinado, ou que sejam as orelhas que o estão Laughing

cheers

Alexandre Vieira, masa, rjbv17 e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptySáb Set 04 2021, 13:22

José Miguel escreveu:
O Alexandre sabe que gosto de palavras e essas suas saíram numa sequência muito boa - não vou tentar aprofundar/analisar a sequência de palavras.  dvil Wink

Eu creio na experiência e por isso partilhei a minha aqui, até aconselhei a compra de um cabo baratinho para se tirar dúvidas. É assim que se deve fazer, se no final se chegar a uma conclusão como essa a que chegou, a "coerência" a assinalar é a que nos reserva a nossa memória e não a dos outros - mas isto já seria para outro tópico. Smile

Não se esqueça de partilhar de que cabo fala, isto se for comercializado - pode ser de interesse público. Wink  


Acho que o Construtor tem mais vida para além do Audio, mas é uma pena. De todas as tipologias, materiais e de diferentes marcas este foi o melhor que já passou aqui por casa.

Relativamente às escolhas do que gostamos estar como disse o Paulo tem que ser metódica. Eu apenas comparo com o que tenho, mas as diferenças são tão intensas que fácil é saber o que mais se apropria à nossa ideia do que está bem.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyTer Set 07 2021, 19:47

E pronto acabei por adquirir o Cabo de Corrente produzido por um Amigo que reside em Viseu e com quem mantenho amizade, mesmo que à distância faz mais de 10 anos. Faz 10 anos que me enviou o seu primeiro cabo que produziu para eu ouvir no meu sistema, 10 anos volvidos instalei a sua última versão do cabo. Um cabo com um diâmetro assinalável, sem por isso deixar de ser flexível, bem acabado, com fichas de qualidade e bem isolado.

Após várias audições com recurso ao meus SET´S que tenho em casa para ouvir música, concluo:

A minha mpressão geral é extremamente positiva, alterou o meu palco sonoro que ganhou dimensões quase surpreendentes, quer em largura quer em altura, sem que alterar aquilo que acho ser o correcto posicionamento dos instrumentos e vozes. Com enorme subtileza dos agudos, não ganhando o som brilho ou estridência apesar da sua transparência, tem uma assinalável musicalidade e uma maior extensão dos graves. Tudo isto sem perder a "informação".

Foi uma evolução notável no som do meu set principal que tem experimentado de tudo, mas até agora sem o acerto que julgo ser o mais correcto.

A minha Mulher ao ouvir os GNR no seu Defeitos Especiais disse-me, o Rui Reininho parece-me que está aqui. (melhor que isto é impossível, ela que não liga nenhuma ao som notou a sua alteração e esteve sempre atenta às várias alterações que fiz e testes com outros cabos). Qualquer dia ainda cria o seu próprio SET. Cabo de corrente 491368

Muito obrigado FERNANDO pela dispensa do Cabo e venham daí mais realizações e evoluções! Cabo de corrente 754215

radamel gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13337
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyTer Set 07 2021, 21:14

Alexandre Vieira escreveu:
A minha Mulher ao ouvir os GNR no seu Defeitos Especiais disse-me, o Rui Reininho parece-me que está aqui. (melhor que isto é impossível, ela que não liga nenhuma ao som)...

Apesar, da sua esposa não conceder importância ao som, é evidente que gosta de Reininho. Laughing

Alexandre Vieira e radamel gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Spock
Membro AAP



Mensagens : 30
Data de inscrição : 12/09/2021

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyDom Set 12 2021, 12:42

Alexandre Vieira escreveu:


Muito obrigado FERNANDO pela dispensa do Cabo e venham daí mais realizações e evoluções! Cabo de corrente 754215

Caro Alexandre,

Vi o(s) seu(s) comentário(s) e achei que depois do meu amigo me ter identificado não podia deixar de publicamente lhe agradecer as suas palavras e dizer que fico naturalmente muito feliz pelo efeito que o cabo produziu no seu sistema.
O efeito que relatou, junta-se a um pequeno mas já representativo grupo que experimentou e igualmente gostou imenso do resultado final, sinal que depois de muitas tentativas e erro, cheguei a algo bastante positivo. Aliás, as minhas experiencias com cabos resultaram também de alguma insatisfação com o que de marca foi passando cá por casa, a maior parte das vezes piorando ou desequilibrando a performance do sistema. Mas como sempre pensei, quando algo altera o som, ainda que para pior, deve existir um “outro algo” capaz de alterar para melhor. E assim lá fui porfiando nas tentativas.

Obrigado eu
Grande abraço

Alexandre Vieira, masa e radamel gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13337
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyDom Set 12 2021, 22:45

Cabo de corrente Spock-star-trek

Prezado Spock,

Vindo de tão célebre e respeitado ser, em nada é estranhável que esse acessório de corrente goze de vivência repleta de longevidade no sistema do ser verde, denominado Alexandre Vieira.

Cordeais cumprimentos fantasmagóricos,
What a Face

masa e radamel gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptySeg Set 13 2021, 14:43

Spock escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:


Muito obrigado FERNANDO pela dispensa do Cabo e venham daí mais realizações e evoluções! Cabo de corrente 754215

Caro Alexandre,

Vi o(s) seu(s) comentário(s) e achei que depois do meu amigo me ter identificado não podia deixar de publicamente lhe agradecer as suas palavras e dizer que fico naturalmente muito feliz pelo efeito que o cabo produziu no seu sistema.
O efeito que relatou, junta-se a um pequeno mas já representativo grupo que experimentou e igualmente gostou imenso do resultado final, sinal que depois de muitas tentativas e erro, cheguei a algo bastante positivo. Aliás, as minhas experiencias com cabos resultaram também de alguma insatisfação com o que de marca foi passando cá por casa, a maior parte das vezes piorando ou desequilibrando a performance do sistema. Mas como sempre pensei, quando algo altera o som, ainda que para pior, deve existir um “outro algo” capaz de alterar para melhor. E assim lá fui porfiando nas tentativas.

Obrigado eu
Grande abraço

Estimado Fernando

Conhecemo-nos faz já muitos anos, embora afastados presencialmente (infelizmente) sempre respeitamos a opinião de cada um embora ela fosse coincidente na maior parte dos casos. O que escrevi do seu trabalho é exatamente o que presenciei, e a sinergia com o cabo XLR produzido por um Companheiro deste fórum que me fez também esse favor e que faz o de ser um grande Amigo, resultou em absoluto.

Eu sei que existem muitos para os quais os cabos não fazem diferença, mas eu não prescindo de uma "boa" equalização baseada em cabos. Estas coisas não têm grande discussão porque são do domínio pessoal, ou seja, eu gosto mais de ouvir o sistema de um determinado modo ao invés de outro. Mas eu sei o que oiço e sei a vontade enorme que tenho em ir para casa para ouvir música.

Abraços e obrigado por tudo.

masa, radamel e Spock gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptySeg Set 13 2021, 17:15

Alexandre Vieira escreveu:
... Estas coisas não têm grande discussão porque são do domínio pessoal,...

Nesse caso, porque razão as falar por aqui, qual é o objectivo de as tornar publicas scratch

O que é publico num forum é para ser debatido, senão existém as MP's e mesmo os SMS...

Quando se abre uma porta é para encontrar alguém e não uma corrente de ar 2cclzes

cheers

reirato e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyTer Set 14 2021, 07:17

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
... Estas coisas não têm grande discussão porque são do domínio pessoal,...

Nesse caso, porque razão as falar por aqui, qual é o objectivo de as tornar publicas scratch

O que é publico num forum é para ser debatido, senão existém as MP's e mesmo os SMS...

Quando se abre uma porta é para encontrar alguém e não uma corrente de ar 2cclzes

cheers


Paulo não consigo entender o que queres dizer, e acredita que tentei. Mas vou tentar ser mais explícito. O que disse e reafirmo é que as diferenças que cada um sente na alteração do som provocada pelos cabos é uma coisa intima porque muitas vezes os outros não se apercebem, só o próprio é que alcança a extensão das alterações. Estar-se a debater (por exemplo) a alteração do som do meu sistema, sem os outros presenciarem a alteração é mero exercício retórico.

Goansipife e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyQua Set 15 2021, 08:19

Alexandre Vieira escreveu:
... Estar-se a debater (por exemplo) a alteração do som do meu sistema, sem os outros presenciarem a alteração  é mero exercício retórico.

Alexandre, um forum de audio, ou de vinho, é sempre um exercicio retorico... é por isso que podemos, e devemos, falar de tudo cheers

jpinto, Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyQua Set 15 2021, 12:36

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
... Estar-se a debater (por exemplo) a alteração do som do meu sistema, sem os outros presenciarem a alteração  é mero exercício retórico.

Alexandre, um forum de audio, ou de vinho, é sempre um exercicio retorico... é por isso que podemos, e devemos, falar de tudo cheers

Não deixas de ter razão! Cabo de corrente 754215

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Rui B.
Membro AAP
Rui B.


Mensagens : 123
Data de inscrição : 04/11/2015

Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente EmptyQui Jan 12 2023, 20:47

Viva

Já muito se disse aqui, objectivando e subjectivando como convém Cabo de corrente 936335

Aproveitando as facilidades de devolver on line (ou para os mais donos do seu tempo,  nas lojas do vício) tenho testado alguns cabitos, outros diy seguindo os gurus do tema.

Acontece que uma bela noite constatei que a QED se  envolveu nesta polémica novamente e pedi-lhes um XT3 por menos de uma centena de euros só para matar o vício da raspadinha... E não é que saiu cem vezes o que apostei!

Do melhor que ouvi! E daqueles que não é preciso A-B, apagar a luz ou chamar a mulher para ouvir Cabo de corrente 57537
Cabo de corrente 317942

Se puderem experimentem! Um V12 Lamborghini dos 70's a subir e descer de rotação, música para os ouvidos, coração latino, válvulas nas cames - nada no meio Cabo de corrente 809774

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cabo de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de corrente   Cabo de corrente Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cabo de corrente
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Cabos-
Ir para: