Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ariston Audio - RD 11

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ariston Audio - RD 11 Empty
MensagemAssunto: Ariston Audio - RD 11   Ariston Audio - RD 11 EmptySáb maio 01 2021, 14:17

Ariston Audio - RD 11 Ariston-rd11

Ariston Audio RD 11. O gira-discos que deu origem ao Linn Sondek LP12, as semelhanças entre eles, as peças utilizadas são também quase todas compatíveis, de tal forma que existiu uma enorme querela judicial entre as duas marcas.

Fica aqui registada a curiosidade.

miguelbarroso gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ariston Audio - RD 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston Audio - RD 11   Ariston Audio - RD 11 EmptySáb maio 01 2021, 17:27

Alexandre Vieira escreveu:
... Ariston Audio RD 11. O gira-discos que deu origem ao Linn Sondek LP12, as semelhanças entre eles, as peças utilizadas são também  quase todas compatíveis, de tal forma que existiu uma enorme querela judicial entre as duas marcas.

Fica aqui registada a curiosidade.

Jà tinha escrito hà muitos, muitos anos isto nos "dez giras para a historia":

... Em 1970, Hamish Robertson um designer inglês um pouco alcolico (como muitos génios do reino da sua majestade), desenhou um GD que é o expoente absoluto do Thorens TD150. Ele compreendeu o que a Thorens/EMT não quizeram ou não puderam ver. Utilizar um eixo tecnicamente do nivel do TD124, acompanhado de materiais para a contraplaca de muito alta qualidade, vai ser a assinatura da marca Ariston criada por ele. Um jovem escoçês vai apresentar o H. Robertson  ao seu pai que possui uma empresa de torneio de péças de precisão (a Castle Precision Engineering). Isto vai permitir à firma Ariston de produzir um GD a contreplaca suspendida de muito alta qualidade, trata-se do Ariston RD11 (RD = référence deck / 11 = primeiro modelo da primeira série) que é uma maravilha esquecida. Dois anos mais tarde esse jovem escoçês que se chama Ivor Tienfenbrun vai produzir a fotocopia (quase idêntica) do RD11 sobre o seu proprio nome. Este serà o segundo GD mais vendido, mas certamente o mais controversado do mundo, pois é ou adulado ou detestado. Trata-se do LINN LP12 que serà o nosso proximo GD a ser analisado. O Hamish Robertson abandonou a Ariston e morreu um ano mais tarde em condições desconhecidas que alimentam a lenda, pois a duvida subsiste entre o suicidio ou um assassinato. Para a eternidade o pai legitimo do « tipo LP12 » serà o Ivor Tienfenbrun e a LINN. ...

2cclzes

miguelbarroso gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13341
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Ariston Audio - RD 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston Audio - RD 11   Ariston Audio - RD 11 EmptySáb maio 01 2021, 18:55

Prezado Alexandre Vieira,

Conheço uma individualidade que possui um exemplar Ariston Audio RD11 Superieur, equipado com braço Linn Ittok e Goldring Excel VX. Vive feliz, sem pensar em mudanças.

Com melhores cumprimentos,
What a Face

reirato e Alexandre Vieira gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Ariston Audio - RD 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston Audio - RD 11   Ariston Audio - RD 11 EmptySeg maio 03 2021, 09:37

Ariston Audio - RD 11 Ariston-rd11

Ariston Audio - RD 11 1024px10

Adivinha

Qual é melhor? Original ou a cópia?

Ariston Audio - RD 11 447836

Claro, o original é sempre a escolha acertada!!! Ariston Audio - RD 11 843159

smedley

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ariston Audio - RD 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston Audio - RD 11   Ariston Audio - RD 11 EmptySeg maio 03 2021, 11:42

Goansipife escreveu:
Adivinha

Qual é melhor? Original ou a cópia?

Ariston Audio - RD 11 447836

Claro, o original é sempre a escolha acertada!!!  Ariston Audio - RD 11 843159...

Ès tão mauzinho com os LP12  lol!

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ariston Audio - RD 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston Audio - RD 11   Ariston Audio - RD 11 EmptySeg maio 03 2021, 11:46

Eu disse que o LP12 "é uma fotocopia (quase idêntica) do RD11" e não igual! São as diferenças entre os dois aparelhos que explicam a força do LP12 nmho...

Mas isso é outra historia  Laughing

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Ariston Audio - RD 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston Audio - RD 11   Ariston Audio - RD 11 EmptySeg maio 03 2021, 12:19

TD124 escreveu:
Eu disse que o LP12 "é uma fotocopia (quase idêntica) do RD11" e não igual! São as diferenças entre os dois aparelhos que explicam a força do LP12 nmho...

Mas isso é outra historia  Laughing

Claro! A fotocópia nunca é o Original. Quanto à força do LP12, depende...

Não sei qual de nós dois tem mais força de braço para o atirar para o Caixote do Lixo. Com violência

Ariston Audio - RD 11 265963 Ariston Audio - RD 11 265963

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ariston Audio - RD 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston Audio - RD 11   Ariston Audio - RD 11 EmptySeg maio 03 2021, 14:28

Isto parece quase um concurso de incendiário... Ariston Audio - RD 11 265963


Eu só conheço o Linn e gosto de o ouvir em casa dos outros! É como a piscina e o barco, em casa dos outros é sempre bom ! lol!

reirato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ariston Audio - RD 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston Audio - RD 11   Ariston Audio - RD 11 EmptyTer maio 04 2021, 12:13

Alexandre Vieira escreveu:

Eu só conheço o Linn e gosto de o ouvir em casa dos outros!... 

Visto os giras que tens deverias adorar o Linn na tua casa ... ao menos é um verdadeiro gira  cheers

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
edmararj
Membro AAP



Mensagens : 79
Data de inscrição : 16/06/2013
Idade : 65
Localização : Brasil/Rio de Janeiro

Ariston Audio - RD 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston Audio - RD 11   Ariston Audio - RD 11 EmptySex maio 07 2021, 20:16

A respeito do Ariston RD-11, Linn Sondek LP12 antigo e novas evoluções:
https://www.analogplanet.com/content/linn-lp-playing-system

Edmar

Alexandre Vieira e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ariston Audio - RD 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston Audio - RD 11   Ariston Audio - RD 11 EmptySex maio 07 2021, 21:54

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:

Eu só conheço o Linn e gosto de o ouvir em casa dos outros!... 

Visto os giras que tens deverias adorar o Linn na tua casa ... ao menos é um verdadeiro gira  cheers

lol!

Eu acho que para ouvir um vinil em condições mínimas não preciso de muito mais. Mas já tive tentado no Roksan Xerxes várias vezes. Bem sei que é frágil, mas eu gosto tanto dele...
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ariston Audio - RD 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston Audio - RD 11   Ariston Audio - RD 11 EmptySáb maio 08 2021, 10:52

Alexandre Vieira escreveu:

Eu acho que para ouvir um vinil em condições mínimas não preciso de muito mais. Mas já tive tentado no Roksan Xerxes várias vezes. Bem sei que é frágil, mas eu gosto tanto dele...

Efectivamente para ouvir em "condições minimas" não é necessario mais, estou de acordo ... mas pareçe-me desiquilibrado de possuir um amplificador e colunas de qualidade sém ter uma fonte que seja do mesmo nivel, pessoalmente prefiro mesmo uma fonte impecàvel em primeiro lugar pois os elementos musicais que a fonte não lê não são os outros aparelhos que os vão inventar  Wink

Não sei quém disse que o Xerxes é fragil pois complicado a afinar sim estou de acordo, fràgil não! Fui depositario durante dez anos da marca e não me lembro de nenhum problema e tenho dois amigos aqui à volta equipados com Roksan Xerxes e rodam hà muito mais de dez anos sém problema nenhum, são belos mas também bons gira discos...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ariston Audio - RD 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston Audio - RD 11   Ariston Audio - RD 11 EmptySáb maio 08 2021, 13:32

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:

Eu acho que para ouvir um vinil em condições mínimas não preciso de muito mais. Mas já tive tentado no Roksan Xerxes várias vezes. Bem sei que é frágil, mas eu gosto tanto dele...

Efectivamente para ouvir em "condições minimas" não é necessario mais, estou de acordo ... mas pareçe-me desiquilibrado de possuir um amplificador e colunas de qualidade sém ter uma fonte que seja do mesmo nivel, pessoalmente prefiro mesmo uma fonte impecàvel em primeiro lugar pois os elementos musicais que a fonte não lê não são os outros aparelhos que os vão inventar  Wink

Não sei quém disse que o Xerxes é fragil pois complicado a afinar sim estou de acordo, fràgil não! Fui depositario durante dez anos da marca e não me lembro de nenhum problema e tenho dois amigos aqui à volta equipados com Roksan Xerxes e rodam hà muito mais de dez anos sém problema nenhum, são belos mas também bons gira discos...

cheers

Penso que Se a evolução que fiz de dois deles (o Thorens e o Telefunken) tornam-os minimamente competentes. Mas pessoalmente acho que as melhores evoluções que tenho feito e as que têm tido mais evolução no som, são mesmo as dos pré-phono que de facto fazem enorme diferença. O gira gosto deles antigos e com história. Mas um dia destes se achar que devo fazer uma evolução, será um modelo novo e não a recuperação actualização de um modelo antigo. Mas para já estou a saborear o resultado do meu percurso sem sentir a necessidade de fazer um novo.

Repara que já não compro um cabo novo faz mais de 3 meses! Ariston Audio - RD 11 265963 Ariston Audio - RD 11 265963 Ariston Audio - RD 11 265963

reirato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ariston Audio - RD 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston Audio - RD 11   Ariston Audio - RD 11 EmptySáb maio 08 2021, 13:37

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:

Eu acho que para ouvir um vinil em condições mínimas não preciso de muito mais. Mas já tive tentado no Roksan Xerxes várias vezes. Bem sei que é frágil, mas eu gosto tanto dele...



Não sei quém disse que o Xerxes é fragil pois complicado a afinar sim estou de acordo, fràgil não! Fui depositario durante dez anos da marca e não me lembro de nenhum problema e tenho dois amigos aqui à volta equipados com Roksan Xerxes e rodam hà muito mais de dez anos sém problema nenhum, são belos mas também bons gira discos...

cheers

De facto tenho lido muito por aí que a "tabuinha" que serve de base ao braço com o tempo perde características que tornam o conjunto frágil. Eu ouvi este gira em imensos eventos faz cerca de 30 anos, e sempre fiquei com a melhor impressão dele. Mas porventura até esteja muito ultrapassado por outras coisas novas ou mesmo menos novas que por aí rolem. Mas é um dos que está sempre presente na minha pequena lista.

reirato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13341
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Ariston Audio - RD 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston Audio - RD 11   Ariston Audio - RD 11 EmptySáb maio 08 2021, 21:28

Alexandre Vieira escreveu:
Eu acho que para ouvir um vinil em condições mínimas não preciso de muito mais. Mas já tive tentado no Roksan Xerxes várias vezes. Bem sei que é frágil, mas eu gosto tanto dele...

Entre o LP12 e o Xerxes, prefiro o Roksan. O X foi o meu segundo gira-bolachas, com o qual convivi aprazivelmente.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ariston Audio - RD 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston Audio - RD 11   Ariston Audio - RD 11 EmptyTer Jul 20 2021, 21:08

https://www.hi-fi.ru/auction/detail/1134260?refsource=hifishark

Para quem possa e queira está um a ser vendido na Rússia. Apenas 50.000 rublos, ou seja 570 euros, mais coisa menos coisa....


Deixo aqui as indicações do vendedor e comentários à peça:

Снижение цены:
Продаю проигрыватель Ariston RD11, укомплектованный тонармом SME 3009-II с фиксированным шеллом. Могу укомплектовать головкой Shure V15-III (игла с малым пробегом, сейчас стоИт в комплекте) за отдельную цену. Одна скорость 33 об./мин, как и у первого поколения Linn LP-12. Проигрыватель начал производиться в 1971 г. на том же предприятии в Шотландии (Castle Engineering), что и в дальнейшем Linn Sondek LP-12 и, таким образом, был его предшественником. Покупался в Англии. В прекрасном рабочем и косметическом состоянии, за исключением того, что при транспортировке немного треснула крышка (см. фото) около крепёжного шарнира.

Комплект с головкой 65.000 руб., без головки 50.000 руб.

Проверка, самовывоз.

8-903-683-2642 Александр

Контактное лицо : Alexander (на сайте с 2003 г.)
Контактный телефон : 8-903-683-2642
Город :
Тип объявления : Продам

Se é Alexander é boa gente: lol!

reirato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ariston Audio - RD 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston Audio - RD 11   Ariston Audio - RD 11 EmptyQua Jul 21 2021, 14:34

Alexandre Vieira escreveu:
https://www.hi-fi.ru/auction/detail/1134260?refsource=hifishark

Para quem possa e queira está um a ser vendido na Rússia. Apenas 50.000 rublos, ou seja 570 euros, mais coisa menos coisa....

Um preço que me pareçe justo para uma peça historica Ariston Audio - RD 11 491368
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ariston Audio - RD 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston Audio - RD 11   Ariston Audio - RD 11 EmptyQua Jul 21 2021, 19:15

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
https://www.hi-fi.ru/auction/detail/1134260?refsource=hifishark

Para quem possa e queira está um a ser vendido na Rússia. Apenas 50.000 rublos, ou seja 570 euros, mais coisa menos coisa....

Um preço que me pareçe justo para uma peça historica Ariston Audio - RD 11 491368

Paulo enviei-te uma MP vê por favor

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ariston Audio - RD 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Ariston Audio - RD 11   Ariston Audio - RD 11 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ariston Audio - RD 11
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ariston RD80
» Ariston RD-80
» Ariston RD-80
» ARISTON RD80 + SME 3009 IMPROVE SÉRIE II + SHURE V15 III
» Audio Vintage/ Audio Experience - Facebook

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: