Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Subwoofer passivo Dúvida

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Rufas
Membro AAP
Rufas


Mensagens : 266
Data de inscrição : 07/01/2018

Subwoofer passivo Dúvida Empty
MensagemAssunto: Subwoofer passivo Dúvida   Subwoofer passivo Dúvida EmptyQua Dez 30 2020, 15:19

Ola! Pessoal estou com uma dúvida, será que posso adicionar um subwoofer para acrescentar mais grave ao meu conjunto. Tenho um power da Sony TA -N86B que tem o som muito detalhado, dinâmico e natural, soam muito bem nas colunas Proac studio une mk ii mas parece-me que falta algum grave que não tem haver com as colunas mas sim com o power. Acham que posso ligar um subwoofer passivo para realçar mais os graves e se posso ligar como fazer?
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Subwoofer passivo Dúvida Empty
MensagemAssunto: Re: Subwoofer passivo Dúvida   Subwoofer passivo Dúvida EmptyQua Dez 30 2020, 22:51

Eis a solução.
Subwoofer passivo Dúvida Velody10
É o MicroVee. Soberbo!
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Subwoofer passivo Dúvida Empty
MensagemAssunto: Re: Subwoofer passivo Dúvida   Subwoofer passivo Dúvida EmptyQui Dez 31 2020, 00:46

Podes detalhar o restante equipamento?
Presumo que não tenhas um AV nesse sistema, nem nenhum aparelho com uma saída LFE dedicada e respectivo Bass-Management.

Nesse caso, terias de usar um subwoofer com ligação High-Level, o que poderá não ser fácil de integrar.
Além disso, sem possibilidade de equalização, ficarias sujeito aos modos da sala, o que poderá resultar em graves anémicos ou exagerados ...

@rjbv17, o MicroVee usa um driver de 6.5", e mesmo que seja um driver com bastante excursão, pouco acrescentará driver do mesmo tamanho das Proac Smile


Última edição por neo_2018 em Qui Dez 31 2020, 01:20, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Subwoofer passivo Dúvida Empty
MensagemAssunto: Re: Subwoofer passivo Dúvida   Subwoofer passivo Dúvida EmptyQui Dez 31 2020, 00:55

Rufas escreveu:
Ola! Pessoal estou com uma dúvida, será que posso adicionar um subwoofer para acrescentar mais grave ao meu conjunto. Tenho um power da Sony TA -N86B que tem o som muito detalhado, dinâmico  e natural, soam muito bem nas colunas Proac studio une mk ii mas parece-me que falta algum grave que não tem haver com as colunas mas sim com o power. Acham que posso ligar um subwoofer passivo para realçar mais os graves e se posso ligar como fazer?
Obrigado

Pelo que diz, creio que já ouviu essas colunas dar-lhe mais nas baixas frequências, certo?

Caso assim seja, não será melhor solução trocar de amplificador e deixar de lado a trabalheira de tentar integrar o subwoofer?
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Subwoofer passivo Dúvida Empty
MensagemAssunto: Re: Subwoofer passivo Dúvida   Subwoofer passivo Dúvida EmptyQui Dez 31 2020, 01:27

José Miguel escreveu:
... não será melhor solução trocar de amplificador e deixar de lado a trabalheira de tentar integrar o subwoofer?
Tocar o amplificador pouco ou nada resultará.

As Proac têm 88db@8ohms de sensibilidade e o Power debita 80W@8ohms.
Isso dá cerca de 104db a 2m, o que é mais do que suficiente para ser desconfortavel.

No entanto, há limites ao que um driver de 6.5" pode fazer.

O subwoofer é uma excelente opção, mas dados os constrangimentos, poderá ser de difícil integração.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Subwoofer passivo Dúvida Empty
MensagemAssunto: Re: Subwoofer passivo Dúvida   Subwoofer passivo Dúvida EmptyQui Dez 31 2020, 01:33

Eu compreendo o seu ponto, acredite, por isso fiz as perguntas. Wink

Se o problema das baixas frequências não se deve às colunas, é por que elas conseguem entregar algo satisfatório para quem as escuta. Sendo o problema do amplificador, somar o subwoofer não vai resolver o problema do amplificador - seguindo o princípio expresso no problema colocado.
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Subwoofer passivo Dúvida Empty
MensagemAssunto: Re: Subwoofer passivo Dúvida   Subwoofer passivo Dúvida EmptyQui Dez 31 2020, 01:44

José Miguel escreveu:
Se o problema das baixas frequências não se deve às colunas ...
O "problema" das baixas frequências é que é fisicamente impossível que um driver de 6.5" com excursão limitada, consiga reproduzir adequadamente as frequências abaixo dos 40Hz Smile

Pode-se adicionar o amplificador mais potente do mundo, mas estaremos sempre limitados pelos parâmetros do driver de 6.5", nomeadamente Fs, Sd, Mms, xmax, etc.
Já para não falar que o crossover da coluna têm um HPF para limitar a excursão do driver, e evitar que este entre em sobre-excursão, pelo que a coluna simplesmente não conseguirá reproduzir as notas mais baixas (< 35Hz), por mais potência que se lhe entregue.

A unica forma de resolver o problema, sem trocar de colunas, é adicionar um subwoofer.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Subwoofer passivo Dúvida Empty
MensagemAssunto: Re: Subwoofer passivo Dúvida   Subwoofer passivo Dúvida EmptyQui Dez 31 2020, 01:53

É difícil contrariar toda essa informação! Wink

As colunas possivelmente começam a rolar as baixas frequências nos 70/80... mas o amplificador não entrega apenas potência, também entrega a sua "voz". Pela forma como o problema está colocado, acredito que as colunas já tenham sido ligadas a um amplificador de "voz" mais grave, que podia dar a sensação de maior alcance nas frequências mais baixas.

Isto sou eu a pensar a partir das premissas colocadas no problema. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Rufas
Membro AAP
Rufas


Mensagens : 266
Data de inscrição : 07/01/2018

Subwoofer passivo Dúvida Empty
MensagemAssunto: Re: Subwoofer passivo Dúvida   Subwoofer passivo Dúvida EmptyQui Dez 31 2020, 12:40

Em princípio apenas posso usar um subwoofer passivo, mesmo assim como faria?
O amplificador poder só tem saída para dos colunas, como ligaria o subwoofer?

DESCRIÇÃO:
O amplificador de potência TA-N86 é um amplificador de áudio poderoso e tecnicamente avançado que oferece desempenho superior.
Cada estágio do TA-N86 emprega um amplificador DC, e usando pares combinados de transistores, uma característica de temperatura consideravelmente melhor e um ponto de operação estável em todas as condições de sinal são obtidos.
O amplificador diferencial não usa capacitores de acoplamento e é adequado para a amplificação de baixas frequências.
Técnicas de pulso são utilizadas na seção de fonte de alimentação, as quais, ao reduzir o peso dos componentes da fonte de alimentação, contribuem para uma redução geral do peso, além de fornecer uma fonte de alimentação altamente regulada em todas as condições de entrada de sinal ou flutuação de tensão de linha.
O TA-N86 emprega um transistor Hi-fT recém-desenvolvido com excelente linearidade em altas frequências e altos níveis de corrente. Este transistor reduz bastante a distorção de comutação em altas frequências.
Além disso, o TA-N86 inclui um amplificador diferencial de três estágios na seção do amplificador de tensão e uma configuração Darlington de três estágios na seção do amplificador de potência, todos os quais ajudam a fornecer características de distorção superiores.
Cada circuito dos canais direito e esquerdo é organizado individualmente. Isso contribui para a excelente separação do canal.
O TA-N86 pode ser operado como um amplificador classe A, um amplificador classe B ou um amplificador mono por meio da chave de operação.
Especificações
86B
Saída de energia: 80 watts por canal em 8Ω (estéreo), 180 watts em 8Ω (mono)
Resposta de frequência: 1Hz a 200kHz
Distorção harmônica total: 0,007%
Fator de amortecimento: 70
Ganho: 27,4 dB
Sensibilidade de entrada: 1,1 V
Relação sinal-ruído: 120dB
Impedância de carga do alto-falante: 4Ω a 16Ω
Dimensões: 480 x 80 x 380 mm
Peso: 8 kg
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Subwoofer passivo Dúvida Empty
MensagemAssunto: Re: Subwoofer passivo Dúvida   Subwoofer passivo Dúvida EmptyQui Dez 31 2020, 14:01

A ligação teria de ser feita via high-level.

Em principio um subwoofer que permita este tipo de ligação terá uma entrada para fichas Speakon:

Subwoofer passivo Dúvida RJ7kt90

A REL e a BK Electronics disponibilizam este tipo de entrada nos seus subwoofers.

Há varios inconvenientes em ligar via High-Level, nomeadamente não permitir um Bass-Management efectivo, e como nenhum dos restantes componentes permite equalizar o subwoofer, dependendo da interacção com a sala, o resultado final poderá ser anémico ou vigoroso Smile

A solução poderia passar por adicionar um Antimode 8033S-II, que penso permitir este tipo de ligação, e que faz a equalização automatica.



Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13337
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Subwoofer passivo Dúvida Empty
MensagemAssunto: Re: Subwoofer passivo Dúvida   Subwoofer passivo Dúvida EmptyQui Dez 31 2020, 18:57

O veterano JPW System Sub-woofer constitui um bom exemplar passivo. Recordo que o companheiro fredy, apresentou um em funcionamento no Audio Vintage 2020.

Ruben Pinto escreveu:
(...) Qualidade sem sombra de duvidas.Subwoofer passivo Dúvida 2020_074Subwoofer passivo Dúvida 2020_076
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Subwoofer passivo Dúvida Empty
MensagemAssunto: Re: Subwoofer passivo Dúvida   Subwoofer passivo Dúvida Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Subwoofer passivo Dúvida
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers-
Ir para: