Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Pré passivo - volume control

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
rednef
Membro AAP
rednef


Mensagens : 730
Data de inscrição : 20/03/2012
Localização : Quinta do Conde

Pré passivo - volume control Empty
MensagemAssunto: Pré passivo - volume control   Pré passivo - volume control EmptyTer Nov 24 2020, 00:01

Meus caros, estou a ponderar experimentar ligar ao meu power amp um seletor e um controlo de volume fazendo assim um pré passivo, em substituição aos tradicionais prés ativos. Alguém já experimentou? Quais os conselhos?

estou a falar em algo deste género:

https://www.ebay.ie/itm/Mini-XLR-RCA-Audio-Splitter-Umschalter-Selector-Stereo-Switch-Box-Passive-Preamp/264297665502

mais algo deste género:

https://www.ebay.ie/itm/Nobsound-Passiver-Vorverstarker-mit-Lautstarkeregler-Mini-Stereo-Audio-Preamp/264228374972
Ir para o topo Ir para baixo
ruife
Membro AAP
ruife


Mensagens : 111
Data de inscrição : 01/03/2016
Idade : 66
Localização : Quiaios

Pré passivo - volume control Empty
MensagemAssunto: Re: Pré passivo - volume control   Pré passivo - volume control EmptyTer Nov 24 2020, 00:58

A primeira aparelhagem hifi, digna desse nome, que tive nos longínquos 80's do século passado, tinha como amplificador um power P150 da Musical Fidelity e um pré passivo PAS-01 Ben Duncan.
Penso que com fontes de saída de linha não é fácil um pré activo fazer muito melhor.
Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pré passivo - volume control Empty
MensagemAssunto: Re: Pré passivo - volume control   Pré passivo - volume control EmptyTer Nov 24 2020, 08:43

rednef escreveu:
... estou a ponderar experimentar ligar ao meu power amp um seletor e um controlo de volume fazendo assim um pré passivo, em substituição aos tradicionais prés ativos. Alguém já experimentou? Quais os conselhos? ...

Sim, jà tive vàrios e quando as condições são boas é uma escolha elegante e barata. Muitos dos integrados na realidade não são nada mais do que um préamplificador passivo com um power na mesma caixa...

Os conselhos para a escolha de um préamplificador passivo são sempre os mesmos:

A fonte deve ter uma impedância de saida dez vezes menor do que a de entrada do pré passivo...

O power deve ter uma impedância de entrada dez vezes superior do que a do pré passivo...

A fonte deve ter um nivel de saida que possa modular o power complétamente...

Dou um exemplo: Se o pré passivo estiver equipado com um potenciometro de 10Kohms então, a fonte deve ter uma impedância de saida inferior a 1Kohm e o power deve ter uma impedância de entrada superior a 100Kohms...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13411
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Pré passivo - volume control Empty
MensagemAssunto: Re: Pré passivo - volume control   Pré passivo - volume control EmptyTer Nov 24 2020, 15:00

Prezado rednef,

O segundo exemplar que indica, é vendável em Portugal: https://www.olx.pt/anuncio/unity-volume-control-IDFCTIg.html#a84ec42c00.
Quanto a pré-passivo, tive um com óptimos resultados, dispensando, por preferir ligar as fontes directamente ao amplificador de potência.

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
rednef
Membro AAP
rednef


Mensagens : 730
Data de inscrição : 20/03/2012
Localização : Quinta do Conde

Pré passivo - volume control Empty
MensagemAssunto: Re: Pré passivo - volume control   Pré passivo - volume control EmptyTer Nov 24 2020, 22:29

Obrigado pelos comentários. Tenho lido bastante ultimamente sobre este assunto e aqueles que realmente percebem da "poda" indicam como principal problema a falta de "punch" na música, isto verifica-se ainda mais quando existem duas circunstâncias associadas, o power não ter muita corrente na saída e as colunas serem pouco sensíveis. No meu caso será para ligar ao Adcom GFA-555 1ª versão e as colunas que tenho são sensíveis, o que me faz crer que o resultado seja positivo.
Existem ainda alguns utilizadores que À falta do dito punch colocam um buffer antes da entrada potenciómetro... mais uma vez, se resulta... não sei.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pré passivo - volume control Empty
MensagemAssunto: Re: Pré passivo - volume control   Pré passivo - volume control EmptyQua Nov 25 2020, 12:01

rednef escreveu:
... aqueles que realmente percebem da "poda" indicam como principal problema a falta de "punch" na música...

Quando as impedâncias de entrada e de saida não são adequadas existe sempre uma compressão dinamica e tonal, umas pessoas sentem isso e outras menos ou nada. A impedância de entrada do Adcom é de 22K então é demasiado baixa para um passivo e é provàvel que esse fenomeno seja audivel. È possivel de juntar um buffer (depois do potenciometro e não antes) mas deixa de ser passivo e torna-se num "mau" activo...

cheers

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pré passivo - volume control Empty
MensagemAssunto: Re: Pré passivo - volume control   Pré passivo - volume control Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pré passivo - volume control
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Amplificador sem control de graves e agudos
» JBL COntrol ONE Pro
» Control á distancia
» Primary Control Tonearm
» Restauro de Colunas JBL Control One

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "sólido" (transístores)-
Ir para: