Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie

Ir para baixo 
+2
Ghost4u
nbaptista
6 participantes
AutorMensagem
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie Empty
MensagemAssunto: Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie   Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie EmptySex Nov 06 2020, 14:02

Viva,
Tenho aqui uma solução de limpeza(um liquido) que por estranho que pareça causa-me algum ruido de superficie. Estas solução era suposto eliminar a eletrostática, o que diminuiria o ruido, mas não é o que se passa. Será que tenho que deixar secar o disco? Eu uso um pano de feltro que limpo o disco depois de colocar a solução no mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13337
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie Empty
MensagemAssunto: Re: Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie   Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie EmptySex Nov 06 2020, 14:57

Tente a secagem normal, sem utilização do trapo de feltro.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie Empty
MensagemAssunto: Re: Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie   Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie EmptySex Nov 06 2020, 15:48

nbaptista escreveu:
Viva,
Tenho aqui uma solução de limpeza(um liquido) que por estranho que pareça causa-me algum ruido de superficie. Estas solução era suposto eliminar a eletrostática, o que diminuiria o ruido, mas não é o que se passa. Será que tenho que deixar secar o disco? Eu uso um pano de feltro que limpo o disco depois de colocar a solução no mesmo.

Vou tentar ajudar! Wink

Que solução usa e como a aplica?

Se estiver a limpar o disco na horizontal com a ajuda de um pano ou escova, pode muito bem estar a empurrar lixo para as espiras.

Atenção a isto: ruído de superfície e ruído de estática não são a mesma coisa, já lhe tinha dito isso no outro tópico. A estática até pode desaparecer com essa solução que usa, mas o ruído de superfície não sairá - normalmente deve-se à prensagem.

Outra coisa: nos discos que limpa fica lixo na agulha?

Se sim, esse lixo pode provocar distorções e mais ruído.


Caso pense usar mais vinil, aconselho uma Knosti. Está longe de ser perfeita, mas é melhor do que limpar na horizontal.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie Empty
MensagemAssunto: Re: Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie   Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie EmptySex Nov 06 2020, 17:27

Sim, estou a limpar na horizontal. A ideia de adquirir uma Knosti é bem vinda, provavelmente será o meu próximo passo.
A solução é um líquido que adquiri numa loja de discos, o record cleaner, com álcool isopropilico.
A agulha limpo de vez em quando a seco com uma escova da Clearaudio.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie Empty
MensagemAssunto: Re: Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie   Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie EmptySex Nov 06 2020, 17:42

nbaptista escreveu:
Sim, estou a limpar na horizontal. A ideia de adquirir uma Knosti é bem vinda, provavelmente será o meu próximo passo.
A solução é um líquido que adquiri numa loja de discos, o record cleaner, com álcool isopropilico.

O resíduo que muita vezes deixam as soluções é terrível. Eu deixo-os secar normalmente ao ar, demora cerca de 30 a 40 minutos para ficarem impecáveis.

O liquido que já tive melhores experiências é mesmo a solução lavante que vem com a Knosti. Vou usando-o e filtrando-o e quando acaba (doí o preço) mas compro um frasco novo.

Atenção que após a lavagem e depois de secar passo-os com uma escova das antigas de veludo e a coisa funciona.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie Empty
MensagemAssunto: Re: Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie   Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie EmptySex Nov 06 2020, 17:49

Alexandre Vieira escreveu:


O resíduo que muita vezes deixam as soluções é terrível. .
Penso que aí é que estará o problema!É que realmente o ruído aumenta após passar o líquido e secar com o pano de feltro.
Ir para o topo Ir para baixo
joevalve
Membro AAP
joevalve


Mensagens : 226
Data de inscrição : 02/08/2010
Localização : marquês - porto

Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie Empty
MensagemAssunto: Re: Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie   Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie EmptyQua Nov 11 2020, 13:27

podes ver aqui, num forum que já não existe, algumas soluções.

a que eu usava e ainda uso a titulo excepcional dá bons resultados

https://www.audiopt.net/t9951-como-remover-ruidos-de-estatica-do-vinil?highlight=limpeza+vinil

há muito que abandonei o vinil mas quando aparece uma compra de algum disco raro vem cheio de lixo e há que aplicar o ilford ilfotol com sucesso.

espero ter ajudado

jose

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie Empty
MensagemAssunto: Re: Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie   Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie EmptySáb Nov 14 2020, 15:33

joevalve escreveu:
podes ver aqui, num forum que já não existe, algumas soluções.

a que eu usava e ainda uso a titulo excepcional dá bons resultados

https://www.audiopt.net/t9951-como-remover-ruidos-de-estatica-do-vinil?highlight=limpeza+vinil

há muito que abandonei o vinil mas quando aparece uma compra de algum disco raro vem cheio de lixo e há que aplicar o ilford ilfotol com sucesso.

espero ter ajudado

jose

Caro José,
Também dei o meu contributo, na altura, à discussão no, infelizmente, moribundo Fórum.
Mantenho todas as fontes (com excepção do digital de altíssima resolução que, não consigo tolerar) no meu cardápio. Cada uma com a sua característica específica. Gosto de todas.
Mas, nada me tinha preparado, em relação ao vinil, para a audição dos discos após a lavagem ultrassónica. Nada, mesmo.
Utilizo o aditivo recomendado pelo fornecedor da máquina e, pelos vistos, contém o Ilford Ilfotol. Coincidência? Parece-me que não.

P.S. - Já agora, "hambanini", como se dizia na terra onde nasci
Ir para o topo Ir para baixo
joevalve
Membro AAP
joevalve


Mensagens : 226
Data de inscrição : 02/08/2010
Localização : marquês - porto

Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie Empty
MensagemAssunto: Re: Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie   Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie EmptyQui Fev 04 2021, 20:50

só agora me apercebi da resposta.

eu não nasci na terra do hambanini mas um pouco mais acima, na 1ª capital de moçambique, hoje património da humanidade.

se eu tivesse investido no vinil teria certamente explorado essa vertente da limpeza por ultra sons pois funcionou na experiência que fizemos eu e o messias novais, com os problemas inerentes àquela história da tentativa e erro.

rjbv17 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie Empty
MensagemAssunto: Re: Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie   Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: