Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
carrots99




Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/10/2020

Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático Empty
MensagemAssunto: Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático   Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático EmptySeg Out 26 2020, 17:33

Boa tarde,

Este vai ser o meu primeiro post no forum.

Há pouco mais de um ano a minha esposa (na altura ainda namorada) ofereceu-me pelo Natal uma daquelas malas/gira-discos da Vinyl Styl, dado que passei a minha infância a ouvir discos em casa dos meus pais e há muito tempo que falava que gostava de poder voltar a usufruir desse prazer.

Eis que gostava de fazer um upgrade, nao necessariamente para algo novo, mas um upgrade a nivel auditivo e adquirir uma mesa vintage usada (sem querer para já gastar mais do que 200€ senao levo um tiro da esposa).

Nao sou nenhum expert na matéria, nem nada que se pareça (sou sim um leigo com muito a aprender) mas pelo que já andei a investigar e a ler, as minhas preferências recairam nos seguintes modelos, sendo que uns sao automáticos e outros manuais (com as devidas consequências dos automáticos, nomeadamente a complexidade para arranjar algo em caso de avaria, etc, pelo que já li a respeito dos Dual's por exemplo):

- Dual 1218
- Dual 1228
- Elac Miracord 630
- Pioneer PL-12D (ou PL-12AC)
- Kenwood (Trio) KD-1033

Portanto as questoes que gostaria de colocar, além de qual o modelo entre estes que aconselham, se sugerem ir para um modelo automático ou manual (nao me estou aqui sequer a focar nas cabeças e nas agulhas, que tambem influenciam e muito a qualidade sonora), e no caso dos automáticos, sendo estes idler drive, o "ruido" por estes gerado é relevante ou nem por isso?

Dado que muitos destes modelos vi à venda no Ebay, acham demasiado perigoso encomendar além fronteiras (com os riscos associados a isso, como é o caso de estragos no transporte) ou é preferivel comprar por cá, nomeadamente no OLX e afins?

Obrigado desde já.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático   Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático EmptySeg Out 26 2020, 19:00

Boa tarde!

Seja muito bem-vindo e desde já os parabéns por querer deixar essa "mala" de lado e partir para algo mais sério e capaz. Wink


Dito isto, ao comprar um gira-discos ele vai ser ligado a que amplificador e colunas?

Pessoalmente prefiro gira-discos mais simples, sem automatismos - em princípio menos é mais - menos problemas e mais fiabilidade.

Para comprar, mesmo que sejam esses os modelos, eu aconselho a comprar em Portugal e a experimentar sempre - experimentar é "obrigatório", ainda mais para quem diz ter pouca experiência.

Ao experimentar vai perceber várias coisas, uma delas é que todos os gira-discos soam diferentes. Se conseguir experimentar com o seu amplificador e colunas, tanto melhor. Outra coisa que vai perceber é se udo bem, principalmente em gira-discos com funções automáticas - depois os arranjos não são simples, ou nem sempre são.

Sem saber de onde é, deixo as seguintes sugestões:

https://www.olx.pt/anuncio/gira-discos-pioneer-pl-12d-IDG0TOB.html#2a8aafd3a8
Tente encontrar uma headshell com agulha emprestada e leve para experimentar, no telefone coloque uma aplicação capaz de medir "rpm" e verifique se as velocidades estão bem.

https://www.olx.pt/anuncio/gira-discos-cec-IDFpOmE.html#973b8f67d8
A C.E.C. fez gira-discos para muitas marcas, por isso não se admire com a estética similar. Negociando, talvez entre no orçamento.

https://www.olx.pt/anuncio/gira-discos-thorens-td-165-IDFTwWK.html#4949639409
Tentar negociar esse Thorens, é um bom gira-discos.

Para já deixo assim, depois diga de onde é para ser mais fácil deixar sugestões.

Outra coisa, limitei-me a deixar sugestões que seguem os modelos que partilhou. Se alargar as questões estéticas, poderão surgir direct-drives... que para o orçamento poderão ser boas opções.
Como este:
https://www.olx.pt/anuncio/gira-discos-e-equalizador-technics-IDFrPnN.html#ff3c6c5a93

Ou os mais recentes Rega e Pro-ject...


DChaves e carrots99 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático   Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático EmptySeg Out 26 2020, 19:08

carrots99 escreveu:
Boa tarde,

Este vai ser o meu primeiro post no forum.

Há pouco mais de um ano a minha esposa (na altura ainda namorada) ofereceu-me pelo Natal uma daquelas malas/gira-discos da Vinyl Styl, dado que passei a minha infância a ouvir discos em casa dos meus pais e há muito tempo que falava que gostava de poder voltar a usufruir desse prazer.

Eis que gostava de fazer um upgrade, nao necessariamente para algo novo, mas um upgrade a nivel auditivo e adquirir uma mesa vintage usada (sem querer para já gastar mais do que 200€ senao levo um tiro da esposa).

Nao sou nenhum expert na matéria, nem nada que se pareça (sou sim um leigo com muito a aprender) mas pelo que já andei a investigar e a ler, as minhas preferências recairam nos seguintes modelos, sendo que uns sao automáticos e outros manuais (com as devidas consequências dos automáticos, nomeadamente a complexidade para arranjar algo em caso de avaria, etc, pelo que já li a respeito dos Dual's por exemplo):

- Dual 1218
- Dual 1228
- Elac Miracord 630
- Pioneer PL-12D (ou PL-12AC)
- Kenwood (Trio) KD-1033

Portanto as questoes que gostaria de colocar, além de qual o modelo entre estes que aconselham, se sugerem ir para um modelo automático ou manual (nao me estou aqui sequer a focar nas cabeças e nas agulhas, que tambem influenciam e muito a qualidade sonora), e no caso dos automáticos, sendo estes idler drive, o "ruido" por estes gerado é relevante ou nem por isso?

Dado que muitos destes modelos vi à venda no Ebay, acham demasiado perigoso encomendar além fronteiras (com os riscos associados a isso, como é o caso de estragos no transporte) ou é preferivel comprar por cá, nomeadamente no OLX e afins?

Obrigado desde já.

Bem Vindo o José Miguel deixo-lhe boas dicas, desses que aí mencionou pessoalmente gosto muito do Dual 1228 e do Pioneer.

É natural que todos precisem de lubrificação e talvez um ou outro acerto, mas são máquinas lindas que tocam discos com competência. Tenho tido boas experiências no EBay normalmente o que os vendedores apregoam é verdade. Arrisque e escolha aquele que mais lhe enche as medidas, eu escolheria o Thorens indicado pelo José Miguel ou outro equivalente como o TD- 166 ou 160. São máquinas lindas, competentes e não é difícil arranjar-lhes peças substitutas.

carrots99 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
carrots99




Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/10/2020

Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático   Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático EmptySeg Out 26 2020, 19:53

Obrigado pelas sugestoes.

Esqueci-me entao de mencionar que sou da zona da Amadora e que a ideia será ligar a um Pioneer A-616 Mark II
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático   Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático EmptySeg Out 26 2020, 20:32

carrots99 escreveu:
Obrigado pelas sugestoes.

Esqueci-me entao de mencionar que sou da zona da Amadora e que a ideia será ligar a um Pioneer A-616 Mark II


Esse amplificador é ótimo. Que maqinão! Ouvimos faz uns tempos a tocar num "show" com um Pioneer PL 12 e um Rotel 850 como fontes (ambos gira discos) e com as belas Rogers LS4a e fez um figurão!

A única coisa que alteramos foi acrescentar um outro andar de phono. Não que o que tem não valha a pena, mas na minha opinião beneficia bastante com um externo "menos doce". Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático 22692
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático   Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático EmptySeg Out 26 2020, 20:46

Realmente... passar de uma "mala" para um amplificador desses e gira-discos a condizer é obra!! Wink

Já agora, partilhe que colunas irá usar.

Como é da zona da capital, esse Thorens merece uma boa negociação.
Ir para o topo Ir para baixo
carrots99




Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/10/2020

Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático   Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático EmptyTer Out 27 2020, 12:20

José Miguel escreveu:
Realmente... passar de uma "mala" para um amplificador desses e gira-discos a condizer é obra!! Wink

Já agora, partilhe que colunas irá usar.

Como é da zona da capital, esse Thorens merece uma boa negociação.

Quanto a colunas ainda é um assunto a estudar, dado que "apenas" tenho um sistema de som da Logitech (Z5500 5.1), e uma Soundbar da LG. Já andei a ver umas colunas, nomeadamente umas Edifier e umas Mission 700, mas como digo, é um assunto que ainda tenho que estudar melhor.

Tenho uma dúvida acerca dos pré-amplificadores: é mesmo relevante ou desnecessária a sua utilizaçao?

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
carrots99




Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/10/2020

Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático   Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático EmptyTer Out 27 2020, 12:27

José Miguel escreveu:
Boa tarde!

(...)

Outra coisa, limitei-me a deixar sugestões que seguem os modelos que partilhou. Se alargar as questões estéticas, poderão surgir direct-drives... que para o orçamento poderão ser boas opções.
Como este:
https://www.olx.pt/anuncio/gira-discos-e-equalizador-technics-IDFrPnN.html#ff3c6c5a93

Ou os mais recentes Rega e Pro-ject...



...vi hoje e li umas coisas acerca do Pro-ject Primary E. Embora a minha preferência para já recaia num clássico, este despertou o meu interesse e parece ter boas reviews. Alguém tem referências acerca do mesmo?
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático   Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático EmptyTer Out 27 2020, 13:48

Permita-me o conselho: tente saltar a gama de entrada.

Assim sendo, deixo as seguintes sugestões:
https://www.olx.pt/anuncio/gira-discos-pro-ject-carbon-debut-IDFTbis.html#0cfa87a2f7

Eu sei que é usado, mas fica mais barato do que o Primary e é superior, repare na construção geral e braço, perceberá.

Caso tente negociar esse que deixei, pergunte pelo peso do anti-skating - eu não o vejo nas imagens, mas ele deve andar por lá.

Em alternativa, poderá tentar negociar este Rega P2:
https://www.olx.pt/anuncio/gira-discos-rega-planar-2-IDFYte6.html#82eefb278d

Esse Rega já tem um bom braço, possível regular o anti-skating e capaz de permitir evoluir para outras células - a que está montada tem boa fama.


Só para lhe colocar alternativas e ocupar o pensamento. Wink

carrots99 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático   Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Gira discos CEC BD 4200 automático
» Manual gira-discos Pioneer PL-Z85
» Aquisição de Gira-Discos
» duvidas com gira discos raro
» Gira discos, nova aquisição

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: