Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

  1/4 parte de watt com um som maravilhoso

Ir para baixo 
+4
Mário Franco
TD124
Goansipife
JPEREIRA
8 participantes
AutorMensagem
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

 1/4 parte de watt com um som maravilhoso Empty
MensagemAssunto: 1/4 parte de watt com um som maravilhoso    1/4 parte de watt com um som maravilhoso EmptyTer Jul 28 2020, 21:25

Olá

Hoje foi dia de aprendizagem, tive uma experiência (não em minha casa) de ouvir um pré a válvulas a tocar com uns transformadores de saída, a debitar 1/4 de Watt .   1/4 parte de watt com um som maravilhoso 447836
Ligou-se umas colunas de 8 ohms JBL 4312 e o som era maravilhosamente limpo e belo, com uma transparência limpa e um palco sonoro todo arrumado e coerente, as linhas melódicas na proporção correta em função do volume que era o máximo que o pré dava, potenciómetro a fundo   1/4 parte de watt com um som maravilhoso 491368
A música fluía com um encanto e uma musicalidade que pôs o meu cérebro e pensar, como  zé da adiça, tudo o que vê cobiça  smedley
Por vias das dúvidas pedi para ligar umas Tannoy stradford, e lá estava o mesmo som delicioso .
Para musica de escritório ou ambiente de trabalho, ou mesmo leitura, é uma delícia aquele som, agora a minha interrogação ignorante   1/4 parte de watt com um som maravilhoso 2613325421

Como é possível tocar assim 1/4 de Watt   1/4 parte de watt com um som maravilhoso 524928826
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

 1/4 parte de watt com um som maravilhoso Empty
MensagemAssunto: Re: 1/4 parte de watt com um som maravilhoso    1/4 parte de watt com um som maravilhoso EmptyQua Jul 29 2020, 11:26

Pronto! Lá foste chatear a cabeça do Ti Joaquim.

Tu não para, Homem.

O Covid está mesmo a dar-te volta à cabeça!

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

 1/4 parte de watt com um som maravilhoso Empty
MensagemAssunto: Re: 1/4 parte de watt com um som maravilhoso    1/4 parte de watt com um som maravilhoso EmptyQua Jul 29 2020, 12:48

JPEREIRA escreveu:
Olá

Hoje foi dia de aprendizagem, tive uma experiência (não em minha casa) de ouvir um pré a válvulas a tocar com uns transformadores de saída, a debitar 1/4 de Watt . ... A música fluía com um encanto e uma musicalidade que pôs o meu cérebro e pensar ... Para musica de escritório ou ambiente de trabalho, ou mesmo leitura, é uma delícia aquele som, agora a minha interrogação ignorante ... Como é possível tocar assim 1/4 de Watt
 1/4 parte de watt com um som maravilhoso Arno_110

Caro Sir George, posso compreender a surpresa e mesmo o encanto que tal escuta produziu ... no entanto ela deve ser relativisada nmho pois o belo e o bom não são a mesma coisa, no mundo do audio pelo menos. Na foto acima està o aparelho do meu filho mais novo que voçê viu na casa do Gonçalo. Este aparelho que produz entre 1 e 1.5Watts (consoante a tensão da rede) seduz todas as pessoas que o escutam, mesmo com ProAc's Tablette que téem pouca sensibilidade e são reputadas dificeis a atacar. O som é fluido, homogéneo, coerente e muito justo nos timbres ... a musica deslisa sém esforço ném agressividade!

Mas, esta escuta "liquida" é o resultado de uma dinâmica comprimida que não permite o relevo e a fulgurância dos ataques de um sistema mais potente. A musica é equilibrada e bela mas padeçe de nervosismo e abertura quando comparada aos amplificadores a sério  Wink . È uma outra forma de escuta que pode seduzir ... mas não sei se é suficiente para casar! Talvez este exemplo o ajude a melhor compreender o que sentiu pois técnicamente 1/4 de watt é suficiente para fazer som, isso é uma certeza sobretudo se as colunas téem um pouco de sensibilidade...

Existe mesmo uma regra da escola audiofila japonesa que diz que: A potência é inversamente proporcional à musicalidade. Eis uma frase que mereçe de ser reflectida  Wink ...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

 1/4 parte de watt com um som maravilhoso Empty
MensagemAssunto: Re: 1/4 parte de watt com um som maravilhoso    1/4 parte de watt com um som maravilhoso EmptyQua Jul 29 2020, 14:58

TD124 escreveu:
JPEREIRA escreveu:
Olá

Hoje foi dia de aprendizagem, tive uma experiência (não em minha casa) de ouvir um pré a válvulas a tocar com uns transformadores de saída, a debitar 1/4 de Watt . ... A música fluía com um encanto e uma musicalidade que pôs o meu cérebro e pensar ... Para musica de escritório ou ambiente de trabalho, ou mesmo leitura, é uma delícia aquele som, agora a minha interrogação ignorante ... Como é possível tocar assim 1/4 de Watt
 1/4 parte de watt com um som maravilhoso Arno_110

Caro Sir George, posso compreender a surpresa e mesmo o encanto que tal escuta produziu ... no entanto ela deve ser relativisada nmho pois o belo e o bom não são a mesma coisa, no mundo do audio pelo menos. Na foto acima està o aparelho do meu filho mais novo que voçê viu na casa do Gonçalo. Este aparelho que produz entre 1 e 1.5Watts (consoante a tensão da rede) seduz todas as pessoas que o escutam, mesmo com ProAc's Tablette que téem pouca sensibilidade e são reputadas dificeis a atacar. O som é fluido, homogéneo, coerente e muito justo nos timbres ... a musica deslisa sém esforço ném agressividade!

Mas, esta escuta "liquida" é o resultado de uma dinâmica comprimida que não permite o relevo e a fulgurância dos ataques de um sistema mais potente. A musica é equilibrada e bela mas padeçe de nervosismo e abertura quando comparada aos amplificadores a sério  Wink . È uma outra forma de escuta que pode seduzir ... mas não sei se é suficiente para casar! Talvez este exemplo o ajude a melhor compreender o que sentiu pois técnicamente 1/4 de watt é suficiente para fazer som, isso é uma certeza sobretudo se as colunas téem um pouco de sensibilidade...

Existe mesmo uma regra da escola audiofila japonesa que diz que: A potência é inversamente proporcional à musicalidade. Eis uma frase que mereçe de ser reflectida  Wink ...
cheers

Esta questão tem muita amplitude.

Por um lado um som mais "imperfeito" pode produzir uma escuta agradável.

Por outro lado um som mais "perfeito" pode produzir uma escuta mais fatigante.

Isto origina uma antítese com a qual se pode viver mas para se viver harmoniosamente com ela é importante não esquecer que ela existe e portanto evitar expectativas infundadas.

Este "problema" é particularmente movediço para quem não tenha ouvido muitos aparelhos diferentes e chegue ao mundo do áudio na esperança de encontrar o "equipamento perfeito".

Por isso é que geralmente tenho dificuldades para aconselhar honestamente alguém numa escolha.

Cada um de nós que pretenda circular no mundo do áudio precisa em primeiro lugar de definir o seu objectivo de escuta, posicionando-se nesta realidade contraditória.

Muitas vezes a solução é encontrada mediante concessões.

(agora com um pouco de humor: também existem casos patológicos como o meu que convivem com amores diferentes, são os marialvas do som, amam uma lavadeira mas também amam uma burguesa e alem do mais também amam uma aristocrata  lol! )
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

 1/4 parte de watt com um som maravilhoso Empty
MensagemAssunto: Re: 1/4 parte de watt com um som maravilhoso    1/4 parte de watt com um som maravilhoso EmptyQua Jul 29 2020, 15:53

Mário Franco escreveu:
...
Por um lado um som mais "imperfeito" pode produzir uma escuta agradável. (Vinyl)

Por outro lado um som mais "perfeito" pode produzir uma escuta mais fatigante. (CD não digo Digital)
...

Esta intervenção é sò para brincar com a sua que me pareçeu pertinente Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

 1/4 parte de watt com um som maravilhoso Empty
MensagemAssunto: Re: 1/4 parte de watt com um som maravilhoso    1/4 parte de watt com um som maravilhoso EmptyQua Jul 29 2020, 16:12

Compadre Jorge,
confio nos seus dotes audiófilos ,mas , é necessário atenção à fonte porque a maioria das vezes as músicas são seleccionadas para "casarem" na perfeição e por vezes estes casamentos noutro enquadramento dão em divórcio .
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

 1/4 parte de watt com um som maravilhoso Empty
MensagemAssunto: Re: 1/4 parte de watt com um som maravilhoso    1/4 parte de watt com um som maravilhoso EmptyQua Jul 29 2020, 16:52

TD124 escreveu:
Mário Franco escreveu:
...

Por outro lado um som mais "perfeito" pode produzir uma escuta mais fatigante. (CD não digo Digital)
...


A brincadeira ainda pode ser desdobrada lol!

CD Multibit ou Bitstream ? (não é para responder é só para seguir o mote) Wink

cheers

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

 1/4 parte de watt com um som maravilhoso Empty
MensagemAssunto: Re: 1/4 parte de watt com um som maravilhoso    1/4 parte de watt com um som maravilhoso EmptyQua Jul 29 2020, 19:37

[quote="Mário Franco"][quote="TD124"]
Mário Franco escreveu:
...



CD Multibit ou Bitstream ?

cheers



O meu amigo é mau, muito mau, isso é um dos temas que mais mortos fez no mundo do audio, passei 30 anos a ler revistas acerca do tema e só agora sei a resposta!

Depende das "orelhas" do freguês!!!


smedley
Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

 1/4 parte de watt com um som maravilhoso Empty
MensagemAssunto: Re: 1/4 parte de watt com um som maravilhoso    1/4 parte de watt com um som maravilhoso EmptyQua Jul 29 2020, 19:56

Olá

Amigo Massa, como sabe o meu ouvido não se deixa enganar pelas primeiras impressões, essa coisa de ouvir um som ou um timbre muito bom logo na primeira música e dizer,  HÁ isto agora sim ,está muito melhor,também já fui assim, mas tinha 30 e poucos anos, isto do áudio é como a vida, mais idade, maior experiência e sabedoria, e eu cheguei a uma idade que já deixei de ouvir aparelhos e concentro-me na música, na qualidade musical, não é o mais importante os cabos ,os aparelhos mas qualidade musical que me chega aos ouvidos e o mestre Paulo (td124) percebeu na integra as minhas sensações ao ouvir tal musicalidade que era só fantástica 2cclzes
Vamos transportar esta emoção para o automóvel,possui-se dois automóveis, o de fim de semana para passear a familia com conforto e segurança  a velocidades de cruzeiro, durante a semana conduz-se  o desportivo, rápido, enérgico,fácil de conduzir e estacionar com potencia para andar-mos sempre com um sorriso na face de tanta satisfação   1/4 parte de watt com um som maravilhoso 933723

O formato de reprodução para mim em momentos de lazer, o vinyl , o mais fácil e rápido e menos complicado o CD ou Ficheiros.
Feliz daquele que sabe tirar prazer e satisfação na audição da música sem se importar com o formato ou o custo e marcas de aparelhos.
Agora começo a perceber aqueles que ouvem música com amplificadores de muito pouca potência, em colunas sensíveis e de alto rendimento  1/4 parte de watt com um som maravilhoso 447836
Sempre a aprender, e é-me difícil não querer um som daqueles para mim, quando estou a trabalhar no computador sem estar atento tipo audiófilo smedley
Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

 1/4 parte de watt com um som maravilhoso Empty
MensagemAssunto: Re: 1/4 parte de watt com um som maravilhoso    1/4 parte de watt com um som maravilhoso EmptyQua Jul 29 2020, 20:03

Olá

Alexandre Vieira escreveu:
Depende das "orelhas" do freguês!!!

Não Alexandre, depende o aparelho auditivo interno, as orelhas é só caixa acústica  1/4 parte de watt com um som maravilhoso 758687

Multibit ou Bitstream, cada um come do que gosta  1/4 parte de watt com um som maravilhoso 933723
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

 1/4 parte de watt com um som maravilhoso Empty
MensagemAssunto: Re: 1/4 parte de watt com um som maravilhoso    1/4 parte de watt com um som maravilhoso EmptyQua Jul 29 2020, 21:19

JPEREIRA escreveu:
Olá

Alexandre Vieira escreveu:
Depende das "orelhas" do freguês!!!

Não Alexandre, depende o aparelho auditivo interno, as orelhas é só caixa acústica  1/4 parte de watt com um som maravilhoso 758687

Multibit ou Bitstream, cada um come do que gosta  1/4 parte de watt com um som maravilhoso 933723


 1/4 parte de watt com um som maravilhoso 265963  1/4 parte de watt com um som maravilhoso 265963  1/4 parte de watt com um som maravilhoso 265963
Ir para o topo Ir para baixo
seven
Membro AAP



Mensagens : 810
Data de inscrição : 08/08/2011

 1/4 parte de watt com um som maravilhoso Empty
MensagemAssunto: Re: 1/4 parte de watt com um som maravilhoso    1/4 parte de watt com um som maravilhoso EmptyQui Ago 13 2020, 19:38

Mas, afinal, qual a marca ou modelo do amplificador em causa?

Um abraço,

Seven
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

 1/4 parte de watt com um som maravilhoso Empty
MensagemAssunto: Re: 1/4 parte de watt com um som maravilhoso    1/4 parte de watt com um som maravilhoso EmptySex Ago 14 2020, 00:53

seven escreveu:
Mas, afinal, qual a marca ou modelo do amplificador em causa?

… … ...

Eu aqui, uso este ICON AUDIO, antigo, da era british da marca…
 1/4 parte de watt com um som maravilhoso -4lwbh_PRQVO5kqceOQuj1xEQ5naPWSZlF0dGwU7oNOZ21-XMrGv4-WaAPxSVYprdBmQ_0LdhxH14dH65MbLp3ILbvkMcGS3mPHm_65R6A7Bh-74upC3C4gkcjlPSEKQOQaqb--1i8YpRzT-Ds230cBOBwQL9LvxjPxhN-MwgLyaxE7Qr8kKiAmmhxxQLoz2grVone2MOE7-OEP6UnKkIMvUX7GfGUht0qP0LL-vezSkaJn-EnyE4bNQa8nPH004mClhJEweWUM5O5D6MklH13BgLkmfbLZYp6ewfV3FQrr6CZUuTuWLzlLe5bHAgrPgNU4YK8cCsz2NvJfwlzWVk21DpuWRqoQt2t6DN2q8n1AnyRNXPNeFxCc4jo7ddcrhLWdgTU5AuarulnyF72a6aAQ545z0UVvv1h5OZrzmXcbt8aHIeVIzTCNpT0hU1SWcUURIG3glS78viDauhc9pXT5Xe_kMQUNdWRCmmdxImueTGFUKU-usNXP9hrfxaC9fJQS2cfLX-mlfKCDWQolI_hWYLFg9Fbqj1n8L8pwEICzyE76g_M07HL0caGk9or0EXPycVozBqQtgHsjLpfWVMaRj_KWgx9sp6j-HHc_vROkd6cFFmtf3gSGt3fJFkXjP1s9kWq7xMfCWL8-RahqfWiSR61hrk8fSKdUORYG9ZMj7lW1r8t44VHVQxl4K=w1344-h896-no?authuser=0

Para atacar estes CORAL, Beta 8 com sens. de 101 dB!?…
 1/4 parte de watt com um som maravilhoso 9afaAWcFGIO3xThDeEM4SqkvCMVO-sp_QrKyBcECiMNa7gzx4ftQBeSWGU9q7EJR18O1kUE5s7sdSO_DjM4pq-gucTtgLlf7551KkRTQg7HZIb-wkoTxv_Q8zT_xQj2IsoQic7kgpHOVA5jUomv5fh5CrAeSCtJOKCKoEfQFQLGcREKYn2265JVvZqOSqyWlEd6iIWFcGu-IB-5HxRkE2bRA16H0X23wRU7Ipn8DDL8nERFEAk5FhGqgHybM3GHYs_Zjztj8KiexLlQTAJK0JPmtfz5kfrGnxVaCXXvPp7_XVyzMqKRhkBAqchq6KwdQ78KBNsdsfDR5ZQdSGtKmt4G8CODlw0orNsuIVgrjl1MDLkcBygDbUBAJXG-Xmz1B_AqtwEC9kQZIm3KGNlHcY5M-Cm3DvKoefeem1yF7mx0eA0c7RfbcsgRmg3Ox3zalPzPFBspUJK0Mv7_4gynMObEKTFYrmvglGubm56I5qR9zUvjcuTO2OIKYwKpJsYdoq_eUUAHYRyH4yjsFI-MkH9wZBO67xaIGaOEuhJp6r_g_aqh9UOTLFziBpbaosUCMZ8SUDCv-voW1JTeS6ojavqgazSkbLjBJX3URU9KtTOjMKQN1_EJl9KAS3UH1xpLevuomPHcIcRZwkP5mpETygb1Q3ixqYqxI1JynM1e9aHkehfobarRDxoDNVfP6=w1344-h896-no?authuser=0

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Conteúdo patrocinado





 1/4 parte de watt com um som maravilhoso Empty
MensagemAssunto: Re: 1/4 parte de watt com um som maravilhoso    1/4 parte de watt com um som maravilhoso Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
1/4 parte de watt com um som maravilhoso
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Amplificador classe A First Watt F4 e preamplificador BA3.
» Despacio: The 50,000-watt sound system designed for discerning audiophiles
» Parte do meu sistema
» Maravilhoso UNO
» Um Pye maravilhoso

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "líquido" (válvulas)-
Ir para: