Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono

Ir para baixo 
+3
Ferpina
José Miguel
David Bernardino
7 participantes
AutorMensagem
David Bernardino
Membro AAP
David Bernardino


Mensagens : 43
Data de inscrição : 24/03/2020
Idade : 45
Localização : Lisboa

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty
MensagemAssunto: Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono   Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono EmptyQua 1 Abr 2020 - 23:51

DESABAFO EM TOM DE PREFÁCIO:

Boas noites a todos!
Antes de ir diretamente aonde pretendo chegar com este tópico…
Uma frase que me ficou na memória, dita por um qualquer sábio que por mim tenha passado algures na duração dos meus 41 anos de existência, foi…

"Quanto mais inteligente menos se fala"

Infelizmente, este vosso amigo ainda que gostando de pensar que goza de alguma inteligência, sofre por vezes de um mal conhecido por "verborreia". Tentarei que a mesma seja tão inteligente, divertida, e, imagine-se, tão concisa quanto que me for possível! Wink

Digo tudo o que acabei de dizer na sequência, de ao ter colocado questões sobre eventuais células ou agulhas a adquirir, para além de bastantes respostas/ajuda que recebi dos vários membros que tiveram a amabilidade de, de diferentes formas, me ensinar (o que não me ofende de forma alguma, parvo seria eu se achasse que percebia ou sabia muito sobre este assunto).
Acrescento aliás que me trataram como me têm habituado no pouquíssimo tempo que tenho tido o gosto de convosco aqui estar, bem!

Sem falar de todos, a quem desde já peço desculpa, falo dos amigos José Miguel que me "pôs a pulga atrás da orelha" com o facto de eventualmente poder, antes de pensar em adquirir um pré-phono, fazer "experiências com o phono integrado no meu amplificador o Audiolabs 8000A (a quem aviso desde já que se envolver químicos perigos… Esqueça! Razz)...
E Alexandre Vieira que foi quem "levantou a lebre" de antes de me pôr a procurar novas células, deveria ponderar a aquisição de um pré-phono…

Como referi antes, detesto aquelas situações habituais em alguns fóruns em que vemos "30" tópicos exatamente iguais porque "dava muito trabalho procurar se as respostas a duvidas alheias responderiam à próprias perguntas"...

Então antes de criar este tópico, pus-me à procura de topicos sobre o assunto e encontrei uma "Pérola" que "despoletou esta verborreia que há em mim"!

Passo a explicar…

Deste tópico, que de si morreu muito bem fechado pelo administrador Milton, acho importante para quem como eu é recente neste fórum leia e tire algumas elações:

1. Os meus mais sinceros parabéns!!! A todos os membros que interagiram no referido tópico, que tanta volta me deu ao estômago, o vosso jogo de cintura é impressionante. Posso apenas almejar um dia conseguir dar uma volta graciosa como TODOS deram mesmo sendo constantemente alvejados por aquela "ETAR" de reações daquele "membro" que criou o tópico.

2. Até agora "marquei uns golitos" e "tive os meus falhanços" e, em altura alguma recebi alguma atitude menos boa por parte dos membros com quem já interagi, duvido que tenha apenas tido/sido sorte! É impossível para mim não criar ligação com "esses para já estranhos" que por um interesse que nos liga, dispensem do seu tempo para me dar uns minutos do seu saber e atenção… Chamem-me lamechas, mas não sou um lambe-botas, apenas fui ensinado a respeitar e a querer ser respeitado.. E brincar como já tenho feito com alguns membros é, se assim podemos dizer, nada menos que uma questão de bastante respeito pois brincadeiras só se tem com quem nos sentimos minimamente à vontade para isso!

3. Ninguém aqui tem o direito de julgar a bolsa de ninguém, seja esta "para cima" ou "para baixo", pelo que partir do principio que neste fórum é tudo a partir de €€€ é simplesmente ridículo… Já o fizeram comigo, refiro-me a dar-me dicas de equipamento que fugia para já às minhas possibilidades e peço-vos que nunca deixem de o fazer desde que entendam que eventualmente eu possa pôr logo essa possibilidade de lado.. Afinal um homem para sonhar precisa de saber que existe melhor Wink

Por último para não me alongar mais neste assunto...
4. Espero que desde 2018, altura em que o tópico se passou, esse "membro" tenha aprendido a não bater no pikachu, rachar o pião, cuspir no Linn (ainda que para dar lustro pelo "dinheirão" que gastou… mas depois quer bom e barato de forma arrogante… e não se esqueçam.. NOVO!)  Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 447836
Que viva bem… E longe
E que eu aprenda o jogo de cintura que os meus caros companheiros demonstraram, pois a minha tolerância para este tipo de "maus tratos" a quem tenta ajudar é no mínimo ínfima! Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 43034

E reparei ainda agora que já ostento, com orgulho, o facto de aparecer Membro AAP logo debaixo do meu nome a cada post... Devo ter feito algo bem! Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 22692
Ir para o topo Ir para baixo
David Bernardino
Membro AAP
David Bernardino


Mensagens : 43
Data de inscrição : 24/03/2020
Idade : 45
Localização : Lisboa

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono   Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono EmptyQui 2 Abr 2020 - 0:02

Agora sim, ao que venho…

O amigo José Miguel falou-me sobre antes de pensar em comprar um pre-phono, fazer experiências com o phono do amp 8000A..
Alguém me consegue explicar o que podemos fazer/alterar neste phono?

O amigo reirato também me tentou ajudar com umas belas máquinas, MMP3 e MMP4, infelizmente ainda que sem um orçamento bem definido ficarão longe dos "por volta" de 300€ que no máximo conseguirei justificar para aquisição de um pre-phono

Aos que me possam elucidar, pois isto é um novo mundo para mim, digo que a comprar um pre-phono será para usar com:

-Amplificador Audiolab 8000A
-Gira Technics SL-1700 mk1 com o braço original (tão velhinho como eu e provavelmente a funcionar melhor hehe)
-Célula M95ED com agulha original

Se alguém me conseguir explicar de forma simples a questão dos pF da célula vs. phono agradecia Wink (pelo que entendi da minha célula seria +- 400pF e no caso dos equipamentos que o amigo reirato me indicou teriam 100pF... Isso é incompatível?)

Caso necessitem mais dados para me tentar ajudar/esclarecer/confundir:P , é só pedir!

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono   Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono EmptyQui 2 Abr 2020 - 0:08

E com tudo isso dito, quer mesmo gastar dinheiro num pré de phono ou em jantaradas!?! Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 933723


Quando falei em experiências, referia-me a comparar o pré interno com alguns externos... Porque poderá verificar que esse está num nível que obrigue a gastar um pouquinho... Sei lá, mais vale experimentar! Wink


https://www.olx.pt/anuncio/pr-phono-brutus-mm-IDFzG0C.html

Para dar já início à confusão... E basta procurar pelo nome "brutus" no campo de pesquisa aqui do Fórum.
Ir para o topo Ir para baixo
David Bernardino
Membro AAP
David Bernardino


Mensagens : 43
Data de inscrição : 24/03/2020
Idade : 45
Localização : Lisboa

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono   Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono EmptyQui 2 Abr 2020 - 0:14

José Miguel escreveu:
E com tudo isso dito, quer mesmo gastar dinheiro num pré de phono ou em jantaradas!?! Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 933723

Se for uma boa tasquinha Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 447836 Pronto, 200€ para o pré de phono e 100€ para jantaradas?... Inverto as despesas? Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 843159
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono   Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono EmptyQui 2 Abr 2020 - 0:16

David Bernardino escreveu:
José Miguel escreveu:
E com tudo isso dito, quer mesmo gastar dinheiro num pré de phono ou em jantaradas!?! Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 933723

Se for uma boa tasquinha Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 447836 Pronto, 200€ para o pré de phono e 100€ para jantaradas?... Inverto as despesas? Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 843159

É tentar negociar o Brutus à bruta... Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 933723
Ir para o topo Ir para baixo
David Bernardino
Membro AAP
David Bernardino


Mensagens : 43
Data de inscrição : 24/03/2020
Idade : 45
Localização : Lisboa

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono   Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono EmptyQui 2 Abr 2020 - 0:21

Eu tinha acabado de estar a ver o Brutus MM por causa do amigo Fredie, quando respondeu ao Alexandre Vieira o equipamento que estava a usar e referiu esse pre de phono… Sinceramente quando vi o "ar daquilo" desisti um bocado pensado que seria bem mais caro, mas pelo que o José Miguel me acabou de mostrar está mesmo dentro do valor… hmmmmm!
Será que o amigo Joaquim Pinto lhe poderia pôr uma plaquinha com AAP? Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 693932

Pelo que li, é só malta a louvar aquele equipamento... E que dentro do valor não há melhor Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 447836
Ir para o topo Ir para baixo
David Bernardino
Membro AAP
David Bernardino


Mensagens : 43
Data de inscrição : 24/03/2020
Idade : 45
Localização : Lisboa

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono   Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono EmptyQui 2 Abr 2020 - 0:27

José Miguel, este anúncio do olx que colocou, sendo que também é de Rio de Mouro como a "fábrica" destes pre de phonos, é usado de um particular ou será do próprio, faz ideia?
Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono   Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono EmptyQui 2 Abr 2020 - 0:34

Será particular...

O Joaquim Pinto, pelo que sei, só vende novos por encomenda.

Eu não posso dizer que conheço o Brutus, por isso só partilho pelo que leio aqui...
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono   Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono EmptyQui 2 Abr 2020 - 1:44

David Bernardino escreveu:
José Miguel, este anúncio do olx que colocou, sendo que também é de Rio de Mouro como a "fábrica" destes pre de phonos, é usado de um particular ou será do próprio, faz ideia?
Obrigado!

Se é de Rio de Mouro, posso suspeitar de quem seja o nickname já que tem também open-baffle em venda. Se for quem penso, está inscrito aqui no fórum.
Os "zingarelhos" JP estão aqui pelo fórum amiúde "falados" e com boas referências. Não custa nada dar uma telefonadela ao vendedor...

_________________
Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Signat10
Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Vu-1_z10 Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono   Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono EmptyQui 2 Abr 2020 - 1:54

Estimado David

Agora sem qualquer brincadeira.

De facto por aquele preço é muito pouco provável que compre um pré-phono com a mesma qualidade e com a particularidade de ser "made-in Portugal" e uma peça de culto.

Eu nunca ouvi aquele em questão mas já ouvi muitos outros do Joaquim Pinto e garanto que é um pré-phono muito compretente e muitíssimo melhor que o andar de phone que vem no Audiolab.

O vendedor não é o Joaquim e aquele foi "fabricado" à medida do cliente.

Penso até que o ouvi faz uns 3 anos em um evento nosso do Audio Vintage/ Portugaudio.

Atenção que é uma aparelho a válvulas, uns gostam mais que outros, mas é de facto uma belíssima peça, com uma sonoridade, muito agradável, que se ajusta perfeitamente ao seu orçamento. Se é de Lisboa, é uma excelente oportunidade de compra. Peça ao vendedor para o ouvir para confirmar se o som é do seu agrado.

Eu pessoalmente (mas isto sou eu, outros dirão outras coisas) gosto de um pré-phono a válvulas com um amplificador a transistores, como é o seu caso, e menos válvulas em pré e amplificador a válvulas. Mas isto é o meu gosto e é discutível. Por isso não o deixe de ouvir se conseguir.

As propostas do Reirato são também de considerar, pois são peças muitíssimo bem valoradas (eu nunca ouvi).

Se quiser a proposta para um novo, dentro do nível de preço que pretende, recomendo este:

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono H16NEyX

É uma peça muito versátil, com uma sonoridade que me deixou espantado para o nível de preço e que tem a capacidade de ajustar-se às especificidades de cada célula e ainda tem um filtro que pode ser desativado.

Tem em promoção na Supersonido:

https://www.supersonido.es/p/pro-ject-phono-box-ds-black

Abraços e boa caça.





Ir para o topo Ir para baixo
David Bernardino
Membro AAP
David Bernardino


Mensagens : 43
Data de inscrição : 24/03/2020
Idade : 45
Localização : Lisboa

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono   Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono EmptyQui 2 Abr 2020 - 3:12

José Miguel escreveu:
Será particular...

O Joaquim Pinto, pelo que sei, só vende novos por encomenda.

Eu não posso dizer que conheço o Brutus, por isso só partilho pelo que leio aqui...
Obrigado José Miguel Wink

Ferpina escreveu:
David Bernardino escreveu:
José Miguel, este anúncio do olx que colocou, sendo que também é de Rio de Mouro como a "fábrica" destes pre de phonos, é usado de um particular ou será do próprio, faz ideia?
Obrigado!


Se é de Rio de Mouro, posso suspeitar de quem seja o nickname já que tem também open-baffle em venda. Se for quem penso, está inscrito aqui no fórum.
Os "zingarelhos" JP estão aqui pelo fórum amiúde "falados" e com boas referências. Não custa nada dar uma telefonadela ao vendedor...
Obrigado amigo Ferpina, eu moro próximo de Porto Salvo, daqui a Rio de Mouro são 10 minutinhos de carro não custa experimentar... E se se confirmar ser alguém aqui do fórum ainda inspira mais confiança Wink

Alexandre Vieira escreveu:
Estimado David

Agora sem qualquer brincadeira.

De facto por aquele preço é muito pouco provável que compre um pré-phono com a mesma qualidade e com a particularidade de ser "made-in Portugal" e uma peça de culto.

Eu nunca ouvi aquele em questão mas já ouvi muitos outros do Joaquim Pinto e garanto que é um pré-phono muito compretente e muitíssimo melhor que o andar de phone que vem no Audiolab.

O vendedor não é o Joaquim e aquele foi "fabricado" à medida do cliente.

Penso até que o ouvi faz uns 3 anos em um evento nosso do Audio Vintage/ Portugaudio.

Atenção que é uma aparelho a válvulas, uns gostam mais que outros, mas é de facto uma belíssima peça, com uma sonoridade, muito agradável, que se ajusta perfeitamente ao seu orçamento. Se é de Lisboa, é uma excelente oportunidade de compra. Peça ao vendedor para o ouvir para confirmar se o som é do seu agrado.

Eu pessoalmente (mas isto sou eu, outros dirão outras coisas) gosto de um pré-phono a válvulas com um amplificador a transistores, como é o seu caso, e menos válvulas em pré e amplificador a válvulas. Mas isto é o meu gosto e é discutível. Por isso não o deixe de ouvir se conseguir.

As propostas do Reirato são também de considerar, pois são peças muitíssimo bem valoradas (eu nunca ouvi).

Se quiser a proposta para um novo, dentro do nível de preço que pretende, recomendo este:

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono H16NEyX

É uma peça muito versátil, com uma sonoridade que me deixou espantado para o nível de preço e que tem a capacidade de ajustar-se às especificidades de cada célula e ainda tem um filtro que pode ser desativado.

Tem em promoção na Supersonido:

https://www.supersonido.es/p/pro-ject-phono-box-ds-black

Abraços e boa caça.

Amigo Alexandre

Avisar-me que "agora sem brincadeira" é para mim um elogio que desde já agradeço, querendo dizer que existe bom ambiente para que geralmente possamos discutir as coisas em tom de boa disposição Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 22692 Mas asseguro-lhe que já muita informação util me tem dado mesmo com umas "chalaças" pelo meio Wink

Tocou em bons pontos, para além de não fazer ideia do valor habitual em novo "parece-me" bem mais caro que o valor pedido no anúncio.
O Brutus é, para mim, lindo e o ser nacional é dar valor ao que por cá temos daí acho bem que seja peça de culto. Tenho de o ouvir!
E claro que acredito quando diz que será muito melhor que o integrado no 8000A, para além de ser um equipamento dedicado à função é ainda um que se destaca pelo que li.

Quanto às propostas do amigo reirato… Ao ver os valores pelos links que o próprio me enviou para dar a conhecer o equipamento, o mais "barato" que era o MMP4 apresentava um valor de 599 dólares… Eu não o quis ofender apresentado o valor que dei agora como limite de orçamento, mesmo com câmbios 300€ ainda fica a um longo passo dos 600$... Fico agora a pensar se terei ofendido por recusar sem sequer perguntar valores de facto Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 447836 Amanhã tentarei saber o valor pretendido pelo MMP4 Wink

Quanto ao pre de phono da Project que indicou… Fiquei na dúvida quanto à necessidade de uma fonte de alimentação "como deve ser"... Isso não iria aumentar bastante o valor total? Ou não percebi bem e trás também fonte de alimentação?

Ainda não referi uma questão que também falou, o facto de ter ou não ter válvulas… Pessoalmente nunca tive nenhum equipamento que utilizasse válvulas, e que pelo menos tenha tido conhecimento não creio já ter ouvido nada que usasse válvulas… Pelo que terei de o fazer. As questões que também me ficaram foram relativas ao preço habitual destas válvulas para os equipamentos que referiu e sua disponibilidade… E exigem algum cuidado especial que ponha a cabeça de um iniciante à roda?

Outra questão que referiu foi o facto de aquele Brutus em particular ter sido "fabricado à medida do cliente"... Isso pode ser mau para mim?
Qualquer pre-phono pode ser utilizado ou devemos ter algum dado em atenção?

Num outro tópico o amigo Paulo referiu uma situação que me deixou com a pulga atrás da orelha, neste caso ele referia-se à Shure M75-6S…
TD124 escreveu:
(...)A Shure necessita uma carga capacitiva à volta de 400/500pF e a Ortofon 150/300pf ... é provàvel que o teu phono tenha uma capacidade fixa de 150pF, como todos então mais uma vantagem de capacidade para a Ortofon …(…)


A minha M95ED, que não sei se será também os 400/500pF, poderia ser uma má conjunção com por exemplo o MMP4 que refere ter 100pF?
Ou será isto possível de ser contornado?

Desculpem-me todas estas questões.
Se me quiserem redirecionar para trabalhos/leituras que me consigam tirar alguma destas dúvidas não se inibam Wink pois pergunto porque já fiz busca e não encontrei nada de específico que me ajudasse Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 317942
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono   Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono EmptyQui 2 Abr 2020 - 9:02

Bom dia!!

David, esse Brutus foi feito à medida porque está numa caixa só. Normalmente ele vem em duas, a fonte de alimentação separada do pré... Esteticamente até acho bem.

As válvulas têm uma vida longa e tem a vantagem de viver perto do criador da peça, trocar será quando necessário e pode pedir ao Joaquim Pinto para ver o estado desse pré quando achar necessário.

Nós não temos o Brutus, mas temos um pré de outro criador nacional, como não havia informações, antes da compra falamos com ele, depois da compra ele viu que estava tudo bem...


O David tem outra vantagem, poder testar/experimentar.

Se possível, em sua casa, é importante!!

Tente ouvir calmamente faixas que conhece bem, muito bem. Cuidado com o nível do som, verifique com uma aplicação de telefone. Digo isto porque, é quase certo, o ganho do Brutus será superior e apresentará um nível de som superior para o mesmo volume (posição do botão)... Isso cria uma falsa sensação de "qualidade" imediata, mas é preciso ter calma.

Escute uma faixa com o gira-discos ligado ao Audiolab, a mesma com o gira-discos ligado ao pré externo, mesmo nível de som, ... Procure o que lhe agradar mais: pormenor, rapidez, largura de espectro (chega mais baixo nos graves, mais alto nos agudos), equilíbrio das várias frequências (sem excessos numa ou várias), transparência, imagem/palco, ... O ideal seria tudo, mas nós não gostamos todos do mesmo e os equipentos têm sempre a sua "assinatura".

Questões muito técnicas não é comigo... O tópico mais completo sobre Shures é este:
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t6349-shure-m75?highlight=Shure

Creio que aí se explica o que quer saber, mas os Brutus são todos semelhantes, por isso algum proprietário pode indicar valores e há proprietários de Brutus a usar células Shure.


Ah! Cuidado com essas questões técnicas, pode acabar a mudar cabos, ... E só há um debate maior do que esse sobre cabos, o do tipo de tapete que se deve colocar no chão. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono   Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono EmptyQui 2 Abr 2020 - 9:38

Esse brutus vai desaparecer rapidamente.
Não hesite
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono   Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono EmptyQui 2 Abr 2020 - 10:46

David Bernardino escreveu:
... A minha M95ED, que não sei se será também os 400/500pF, poderia ser uma má conjunção com por exemplo o MMP4 que refere ter 100pF?
Ou será isto possível de ser contornado? ...

Não pode ser contornado (se quer tirar o melhor da célula) mas pode ser adiado ... eu vou-me explicar!

Jà verifiquei e a Shure M95ED necessita exactamente a mesma capacidade total que a M75 6s, entre 400 e 500pF! Isto quer dizer que a soma da capacidade da cablagem do braço, do cabo phono e da capacidade instalada no phono deve fazer um total de 450pF. Vamos dizer 50pF para o braço e 100pF para o cabo ... então seria necessario 300pF instalados no phono para que a coisa esteja super afinada, qualquer técnico faz isso no instante e é barato !!!...

No entanto penso que seja prematuro pensar nisso, concentre-se na evolução que quer fazer, se é a agulha và para a agulha ... se é o phono và para o phono. Escute sém preconçeito nenhum (se conseguir Wink ) os phonos que lhe pareçem corresponder às suas exigências e faça a sua escolha. Os vinhos não se escolhém pelo rotulo, os produtos de audio é a mesma coisa ... aquele que tiver melhor paladar para si é o bom. Uma vez o phono escolhido, ou a agulha é tempo de verificar a afinação do conjunto gira/braço/célula. Assegurar-se que tudo està bem, que não hà folgas, a geometria angular do braço, o oleo no eixo e o estado geral da coisa. Isto é mais importante do que a capacidade total neste momento ...

Depois é verificar a boa montagem da célula e afinà-la para que ela lhe corresponda. No caso de uma agulha nova serà necessario esperar uma semana para que a suspensão amacie e o som se estabilize. Depois é afinar consoante o equilibrio sonoro que lhe agradar mais ... apòs isto tudo pode passar à capacidade total !!!...

Deixo-lhe um conselho: Começe pela agulha pois voçê não sabe o estado da actual e isto é um elemento fundamental no resultado sonoro. Com uma M95ED e uma agulha da Thakker voçê jà tém uma célula que é equivalente a uma nova à volta dos 100/150€ ... é um excelente começo! A partir desse ponto a escolha do phono serà feita nas melhores condições e não vai haver grandes erros. No começo deste hobby é facil gastar muito dinheiro para pouco resultado ou gastar pouco e avançar à velocidade de um caracol. Se conseguir um equilibrio entre estes pontos jà se pode sentir um felizardo Wink

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono   Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono EmptyQui 2 Abr 2020 - 12:44

David Bernardino escreveu:

Quanto ao pre de phono da Project que indicou… Fiquei na dúvida quanto à necessidade de uma fonte de alimentação "como deve ser"... Isso não iria aumentar bastante o valor total? Ou não percebi bem e trás também fonte de alimentação?


A fonte de alimentação vem no próprios aparelho. Não me lembro de ter escrito nada a esse respeito. Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 447836

Ficou com essa percepção porquê?
Ir para o topo Ir para baixo
David Bernardino
Membro AAP
David Bernardino


Mensagens : 43
Data de inscrição : 24/03/2020
Idade : 45
Localização : Lisboa

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono   Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono EmptyQui 2 Abr 2020 - 17:04

José Miguel escreveu:
(...)poder testar/experimentar. Se possível, em sua casa, é importante!!
(…)https://www.audioanalogicodeportugal.net/t6349-shure-m75?highlight=Shure
Creio que aí se explica o que quer saber, mas os Brutus são todos semelhantes, por isso algum proprietário pode indicar valores e há proprietários de Brutus a usar células Shure.
Ah! Cuidado com essas questões técnicas, pode acabar a mudar cabos, ... E só há um debate maior do que esse sobre cabos, o do tipo de tapete que se deve colocar no chão. Smile
Obrigado por todas as informações/ dicas amigo José Miguel, mas tocou num ponto que é mesmo muito importante e que me vai fazer protelar esta ideia até ao fim desta pandemia que estamos a passar… Tentar experimentar testar em minha casa, entenda-se com o meu sistema, nesta altura ninguém vai a casa de ninguém muito menos de estranhos Sad Tenho de "me acalmar" um pouco pois como o amigo Paulo bem referiu, estes equipamentos não se devem comprar "pelos rótulos"...
Cabos e tipo de tapete Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 447836 Sim tenho de ter cuidade Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 933723

Ruben Pinto escreveu:
Esse brutus vai  desaparecer rapidamente.
Não hesite  
Amigo Ruben, agradeço o incentivo importante, pois ainda me escapa o conhecimento sobre equipamentos em geral e valores que valham a pena… E pela sua indicação vejo que este será um bom negócio, mas com esta coisa do vírus eu estou claramente a precipitar-me pois de facto será importante tentar experimentar e não vou "submeter" a minha mulher e filhote à entrada de potenciais vendedores no nosso "espaço seguro" Sad Não tenho estado a "psicotizar" com a questão do COVID, mas podendo evitar exposições desnecessárias… Wink

TD124 escreveu:
(…)Jà verifiquei e a Shure M95ED necessita exactamente a mesma capacidade total que a M75 6s, entre 400 e 500pF!(...)qualquer técnico faz isso no instante e é barato !!!...
No entanto penso que seja prematuro pensar nisso, concentre-se na evolução que quer fazer, se é a agulha và para a agulha ... se é o phono và para o phono. (...)Assegurar-se que tudo està bem, que não hà folgas, a geometria angular do braço, o oleo no eixo e o estado geral da coisa. Isto é mais importante do que a capacidade total neste momento ...(...)No caso de uma agulha nova serà necessario esperar uma semana para que a suspensão amacie e o som se estabilize. Depois é afinar consoante o equilibrio sonoro que lhe agradar mais ... apòs isto tudo pode passar à capacidade total !!!...

Deixo-lhe um conselho: Começe pela agulha pois voçê não sabe o estado da actual e isto é um elemento fundamental no resultado sonoro. Com uma M95ED e uma agulha da Thakker voçê jà tém uma célula que é equivalente a uma nova à volta dos 100/150€ ... é um excelente começo! A partir desse ponto a escolha do phono serà feita nas melhores condições e não vai haver grandes erros. No começo deste hobby é facil gastar muito dinheiro para pouco resultado ou gastar pouco e avançar à velocidade de um caracol. Se conseguir um equilibrio entre estes pontos jà se pode sentir um felizardo  Wink
Obrigado amigo Paulo, principalmente pelo tempo que dedicou à resposta às minhas questões!
É bom saber que face à questão, um técnico poderá ajudar com facilidade e baixo custo Wink

Agora pôs me a pensar que não devia ter aberto este tópico tão cedo...
Realmente tendo em conta a conjetura atual da "pouca liberdade de circulação" limitando a possibilidade de experimentação, e estar a ocupar tempo aos meus caros amigos a responder me às minhas questões para agora parecer que eu estou a arrepiar caminho… Posso estar sem querer a "irritar" alguém o que não é o objetivo.
Por outro lado foi importante para obter os vossos pontos de vista, e claro os preciosos concelhos tanto no que respeita a "dicas" sobre possíveis pres de phono para aquisição como também neste caso o Paulo "estar me a abrir os olhos", que só lhe agradeço, para o facto de eu poder estar "a pôr a carroça à frente dos bois" quando tenho ainda um bom caminho pela frente no que se refere à garantia de que o sistema está "são" para poder de forma útil experimentar equipamentos diferentes.
Começarei pela agulha da Thakker, que presumo que se refere à que me indicou anteriormente, de fabrico suíço rondando os 25€, pois realmente não sei o estado da agulha atual e dizer que soa bem é vago Wink
Obrigado pelo "equilíbrio financeiro" proposto! Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 491368

Alexandre Vieira escreveu:

A fonte de alimentação vem no próprios aparelho. Não me lembro de ter escrito nada a esse respeito. Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 447836
Ficou com essa porquê?

Amigo Alexandre de facto lembra-se muito bem pois não teceu qualquer comentário relativo a fonte de alimentação!
O que me levou a essa dúvida foi inicialmente na descrição do produto no link da supersonido referir "Peso - 1kg (sem fonte alimentação)"
Nas imagens é também possível ver na traseira uma entrada para o cabo de alimentação que apresenta o valor de 18V...

Foi daí que fiquei com ideia de uma fonte externa... E geralmente este tipo de fontes para ser "como deve ser" (à falta de melhor jargão técnico), terão eventualmente um valor adicional apreciável, àquele que diretamente se apresenta via custo do pre de phono Wink
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono   Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono EmptyQui 2 Abr 2020 - 21:24

Creio que está no bom caminho David, sem experimentar é melhor parar. Wink

Para tapete jeitoso, deixo a sugestão: usar um daqueles para os pequenotes, com o desenho de uma pista de carros.

Usamos um aquando de visitas do meu afilhado e o som ganhou vida, ficou rapidíssimo, curvilíneo, palco bem desenhado, sem sinais de fadiga. Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 933723
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono   Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono EmptyQui 2 Abr 2020 - 23:23

Tapete para gira… para mim estes são os definitivos!?...
Lástima, é que já não se fazem e os que aparecem já se vêem caros, dada a escassez…

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono S-l1600
Audioquest, Sorbothane Isolation Rubber Turntable Mat

https://www.ebay.de/itm/Vtg-Audioquest-AQ-Sorbothane-Isolation-Rubber-Turntable-Mat-Records-LPs-Vinyl/202657234586?hash=item2f2f4ffe9a:g:dUUAAOSw4EJcuUQT

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono   Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono EmptySex 3 Abr 2020 - 17:37

David Bernardino escreveu:

Alexandre Vieira escreveu:

A fonte de alimentação vem no próprios aparelho. Não me lembro de ter escrito nada a esse respeito. Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 447836

Amigo Alexandre de facto lembra-se muito bem pois não teceu qualquer comentário relativo a fonte de alimentação!
O que me levou a essa dúvida foi inicialmente na descrição do produto no link da supersonido referir "Peso - 1kg (sem fonte alimentação)"
Nas imagens é também possível ver na traseira uma entrada para o cabo de alimentação que apresenta o valor de 18V...

Foi daí que fiquei com ideia de uma fonte externa... E geralmente este tipo de fontes para ser "como deve ser" (à falta de melhor jargão técnico), terão eventualmente um valor adicional apreciável, àquele que diretamente se apresenta via custo do pre de phono Wink

Estimado

Muitas vezes dá para fazer o upgrade das mesmas com enorme benefícios. Especialmente quando as mesmas são baseadas em baterias externas e autónomas ao circuito de rede eléctrica.

Mas penso que nesse modelo ele trás uma standard.


Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono   Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono EmptyTer 7 Abr 2020 - 12:35

O Brutus já se Foi.
Outras coisas virão.
Eu mantenho a minha sugestão. A Agulha da Servelec. Muito económica e já dá para umas brincadeiras.
Pena que a minha 95 Serie Encore não aceita essa agulha.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono   Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [pedido de ajuda] Gira discos + pre phono até 300€
» Pedido Ajuda
» Ajuda para aquisição de novo GD
» [AJUDA] Aquisição de colunas Monitoras
» Pedido de ajuda!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: