Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Gira-discos Superscope

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
f.silva




Mensagens : 12
Data de inscrição : 26/01/2020

Gira-discos Superscope Empty
MensagemAssunto: Gira-discos Superscope   Gira-discos Superscope EmptyTer Jan 28 2020, 00:18

Olá a todos,

Tinha encostado há vários anos um gira-discos amplificado/rádio Superscope, sem colunas.
Tanto quanto sei a marca Superscope era uma subsidiária da Marantz, género parente pobre.
Mandei fazer-lhe uma revisão geral e está a funcionar razoavelmente.
Liguei-lhe umas colunas Celestion F-10 com as quais obtenho um som muito razoável.
O gira-discos tem regulador do peso do braço e um outro botão que penso será o regulador de anti-skating mas não sei como afinar aquilo.
Permite colocar vários discos que, automaticamente, serão tocados sequencialmente mas isso não está a funcionar.
Por outro lado, está com um problema quando a agulha se aproxima do centro do disco, no final da última faixa. Quando aí chega, começa a ressaltar, como se o disco estivesse riscado e não sai desse ponto.
O curioso é que não acontece com todos os discos, parece estar relacionado com o facto da faixa terminar mais perto ou mais longe do centro do disco.

Assim, tenho de estar sempre atento e por perto quando o disco está a acabar para o desligar, não funcionando o automático

- Alguém consegue dar-me uma ajuda para a regulação do braço ?
- A que se deverá os problemas que apresenta ?
- Valerá a pena tentar entregar a outra pessoa para tentar corrigir aqueles defeitos ?

Por outro lado, estaria disponível para fazer um upgrade ao sistema e enveredar por um conjunto melhor.

Digam de vossa justiça e desde já, obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Gira-discos Superscope Empty
MensagemAssunto: Re: Gira-discos Superscope   Gira-discos Superscope EmptyTer Jan 28 2020, 11:07

Enviou a sua aparelhagem para reparar e o braço do gira-discos veio desafinado!?!

Pode afinar assim, veja com atenção:



Como não sei que célula tem montada, arrisco umas 2gramas de peso para começar, o anti-skating no 2 também.

O facto do braço não chegar até ao final da faixa em alguns discos também será sinal se algum problema... Tal como diz, se as espiras forem até mais próximo da etiqueta o braço não chegará lá e isso pode significar várias coisas: o braço gira no ponto de fixação?

Voltar a mandar arranjar ou trocar!?!
Depende do que tem e do que espera ter, do que ouve e do que espera ouvir. Acima de tudo depende do orçamento face às expectativas.


Verifique isso e vá partilhando os passos. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Gira-discos Superscope Empty
MensagemAssunto: Re: Gira-discos Superscope   Gira-discos Superscope EmptyTer Jan 28 2020, 11:59

Olá

Presumo pela descrição que será o Superscope MS10???

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
f.silva




Mensagens : 12
Data de inscrição : 26/01/2020

Gira-discos Superscope Empty
MensagemAssunto: Re: Gira-discos Superscope   Gira-discos Superscope EmptyTer Jan 28 2020, 12:43

fredy escreveu:
Olá

Presumo pela descrição que será o Superscope MS10???

Fredie

Obrigado pela resposta Fredie.
Sim, é esse mesmo.
Tenho o manual do utilizador original, mas falta-me a parte das instruções para a utilização automática e regulação do gira-discos.
Conhece o funcionamento disto ?
Valerá a pena tentar pôr tudo a funcionar correctamente ?
Ir para o topo Ir para baixo
f.silva




Mensagens : 12
Data de inscrição : 26/01/2020

Gira-discos Superscope Empty
MensagemAssunto: Re: Gira-discos Superscope   Gira-discos Superscope EmptyTer Jan 28 2020, 12:59

José Miguel escreveu:
Enviou a sua aparelhagem para reparar e o braço do gira-discos veio desafinado!?!

Como não sei que célula tem montada, arrisco umas 2gramas de peso para começar, o anti-skating no 2 também.

O facto do braço não chegar até ao final da faixa em alguns discos também será sinal se algum problema... Tal como diz, se as espiras forem até mais próximo da etiqueta o braço não chegará lá e isso pode significar várias coisas: o braço gira no ponto de fixação?

Voltar a mandar arranjar ou trocar!?!
Depende do que tem e do que espera ter, do que ouve e do que espera ouvir. Acima de tudo depende do orçamento face às expectativas.


Verifique isso e vá partilhando os passos. Wink

Obrigado pela resposta José Miguel.
Sim, já estive a ver esse interessante vídeo mas o meu aparelho é muito inferior a esse.
No braço e junto ao eixo não tem esse contrapeso. Tem só um pequeno botão corrediço calibrado com um + e um -. que presumo ser o que calibra o braço.
Depois, junto ao eixo do braço tem um outro pequeno botão que roda numa escala com indicação de 2, 4 e 6 que presumo ser a regulação do anti-skating. Pelo que a regulação do braço deverá ser feita um pouco "a olho" uma vez que num botão tenho + e - e no outro 2, 4, 6.
O braço gira no ponto de fixação sem qualquer problema e só não vai até ao fim da última faixa em alguns discos.

Para além disso não é de célula. Troca-se unicamente a agulha, que é nova. Uma LPS ST16 78

Onde o mandei reparar disseram-me que não o conseguiram pôr a funcionar melhor do que o que está.
A falta de calibração do braço poderá ter alguma coisa a ver com os ressaltos no final dos discos ?
Vou tentar calibrar o braço e ver se ocorre alguma alteração.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Gira-discos Superscope Empty
MensagemAssunto: Re: Gira-discos Superscope   Gira-discos Superscope EmptyTer Jan 28 2020, 13:05

Trabalhar nessa peça valerá a pena, desde logo porque é sua. Wink


Para ouvir Música como ela merece ser ouvida... eu seguiria por outra via, amplificador e gira-discos separados, aproveitando as colunas que já tem.
Ir para o topo Ir para baixo
f.silva




Mensagens : 12
Data de inscrição : 26/01/2020

Gira-discos Superscope Empty
MensagemAssunto: Re: Gira-discos Superscope   Gira-discos Superscope EmptyTer Jan 28 2020, 18:56

José Miguel escreveu:
Trabalhar nessa peça valerá a pena, desde logo porque é sua. Wink


Para ouvir Música como ela merece ser ouvida... eu seguiria por outra via, amplificador e gira-discos separados, aproveitando as colunas que já tem.

Pois ... tenho a sensação que as colunas Celestion são, neste momento, o melhor elemento ! Laughing

Também sei que o melhor caminho seria o da separação de elementos, mas ... sugestões ? Technics, Dual, Thorens, Pioneer ? Outros ?
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Gira-discos Superscope Empty
MensagemAssunto: Re: Gira-discos Superscope   Gira-discos Superscope EmptyTer Jan 28 2020, 19:34

Defina um orçamento para as duas peças e depois logp se vê. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Gira-discos Superscope Empty
MensagemAssunto: Re: Gira-discos Superscope   Gira-discos Superscope EmptyTer Jan 28 2020, 22:39

Olá

Foi o 1º aparelho que tive, e que me deu horas e horas de prazer, tem apenas 2,5Watts por canal mas não toca nada mal, pelo menos com as colunas de origem sempre gostei dele, acho que o problema de não chegar ao fim dos discos talvez tenha a ver com o automático, já não me lembro bem mas parece que havia um parafuso atrás do braço que fazia o automático desligar mais cedo ou mais tarde????
Tive-o a funcionar de 75 a 80 até que o ofereci a uma colega de trabalho em 97, a partir de 80 só trabalhava esporadicamente pois já tinha comprado o Sanyo JCX2400KU + Panasonic SL - H402 e as Tensai SP????

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
f.silva




Mensagens : 12
Data de inscrição : 26/01/2020

Gira-discos Superscope Empty
MensagemAssunto: Re: Gira-discos Superscope   Gira-discos Superscope EmptyQua Jan 29 2020, 13:00

fredy escreveu:
Olá

acho que o problema de não chegar ao fim dos discos talvez tenha a ver com o automático, já não me lembro bem mas parece que havia um parafuso atrás do braço que fazia o automático desligar mais cedo ou mais tarde????

Fredie

A questão é que não faz em todos os discos !
Já estive a ver e tem, de facto, junto ao eixo do braço, 3 parafusos mas não consigo perceber se algum está relacionado com o problema.

Por outro lado tem ainda o outro problema da função automática de tocar vários discos seguidos, não estar a funcionar também.
Já agora, pergunto, esta função de tocar vários discos seguidos é sinónimo de menos qualidade do aparelho ?
Ir para o topo Ir para baixo
f.silva




Mensagens : 12
Data de inscrição : 26/01/2020

Gira-discos Superscope Empty
MensagemAssunto: Re: Gira-discos Superscope   Gira-discos Superscope EmptyQua Jan 29 2020, 13:03

José Miguel escreveu:
Defina um orçamento para as duas peças e depois logp se vê. Wink

E aí para um orçamento a rondar os 500 euros ? Quais as sugestões ?

Coloco-lhe também a questão: a função de automáticamente tocar vários discos seguidos é sinónimo de menor qualidade do gira-discos?

Fernando Silva
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Gira-discos Superscope Empty
MensagemAssunto: Re: Gira-discos Superscope   Gira-discos Superscope EmptyQua Jan 29 2020, 13:52

A simplicidade costuma ser ligada ao desempenho superior, no fundo é como em tudo - o específico trabalha melhor do que o "multi-funções".

Os automatismos em si não dizem nada da qualidade, apenas dizem da capacidade de algo (neste caso o gira-discos) tornar a vida mais simplificada.


Quinhentos euros é um bom orçamento para gira-discos e amplificador, já pode pensar em algo com bom desempenho.

Propostas clássicas/seguras para gira-discos a poucos quilómetros (se andar por outros lados de Portugal avise):
https://www.olx.pt/anuncio/thorens-td150-mkii-gira-discos-turntable-IDCHFOj.html

https://www.vilasound.pt/oportunidades/
Na VilaSound tem um Thorens loga no princípio da página.


Para amplificador:
https://www.olx.pt/anuncio/amplificador-nad-302-IDEACSo.html
https://www.olx.pt/anuncio/amplificador-pioneer-a-676-IDF60O1.html
Ou o muito famoso:
https://www.olx.pt/anuncio/amplificador-pioneer-a400-IDF8NDn.html
Creio que algo carote, mas talvez seja negociável.

A mesma VilaSound tem lá um Mission... Talvez seja possível negociar as duas peças.

Isto foi o que encontrei numa busca rápida.
Ir para o topo Ir para baixo
f.silva




Mensagens : 12
Data de inscrição : 26/01/2020

Gira-discos Superscope Empty
MensagemAssunto: Re: Gira-discos Superscope   Gira-discos Superscope EmptyQua Jan 29 2020, 16:14

Obrigado pelas sugestões José Miguel.
De facto são propostas tentadoras, mas pergunto:
Os gira-discos Thorens que indica não são inteiramente manuais ?

Estarei possivelmente mais receptivo a gira-discos mais automatizados que permitam uma maior liberdade, eventualmente com sistema de reprodução multi-discos, não abdicando muito da qualidade claro.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Gira-discos Superscope Empty
MensagemAssunto: Re: Gira-discos Superscope   Gira-discos Superscope EmptyQua Jan 29 2020, 16:31

Automatismos como levantar o braço e parar no final da lado que toca, é possível encontrar e até com qualidade:
https://www.olx.pt/anuncio/pioneer-pl-200-gira-discos-direct-drive-IDCt97s.html
Esse Pioneer recolhe o braço no final do lado que toca e com o NAD 302 que indiquei faria um belo par - sobrará uma boa quantidade de euros para gastar em discos. Wink


Multi-discos, na minha opinião, é para esquecer... Isto é, se o som for uma preocupação.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Gira-discos Superscope Empty
MensagemAssunto: Re: Gira-discos Superscope   Gira-discos Superscope Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Gira-discos Superscope
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Gira-Discos para idiotas ou... Gira-Discos idiota
» giradiscos com mau som
» Gira discos DIY
» Gira-discos
» Gira-discos PL-12

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: