Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Sony TC-K790ES - Picos aleatórios na barra de decibéis

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Vitor Mendes




Mensagens : 2
Data de inscrição : 06/05/2019

Sony TC-K790ES - Picos aleatórios na barra de decibéis Empty
MensagemAssunto: Sony TC-K790ES - Picos aleatórios na barra de decibéis   Sony TC-K790ES - Picos aleatórios na barra de decibéis EmptySáb Dez 21 2019, 11:18

Saudações!

Recentemente comprei em segunda mão um deck Sony TC-K790ES, praticamente novo por um preço quase irrisório tendo em conta o deck que é.
Já lhe fiz todas as limpezas/manutenção interiores exigidas digamos que básicas (lubrificação, desmagnetização das cabeças, limpeza dos cabrestantes e roletes, etc.). Ainda falta dar uma limpeza exterior.
Tudo funciona ás mil maravilhas exceptuando um pequeno problemazito, que espero que não seja um problemazão.
Quase de certeza que o terei de mandar a um técnico especializado mas antes disso queria recolher algumas opiniões e, caso seja possivel, alguma maneira de poder reparar o problema sem ter que mandá-lo à loja.

Então é assim: quando ponho uma cassete a tocar (por exemplo uma cassete pré-gravada), nas partes de silêncio onde não há som gravado, a barra de decibéis sofre pequenos "picos" de meio em meio segundo, como se estivessem gravados ruidos (picos), mas não estão gravados.
Ou seja, o playback em termos auditivos é normalíssimo, mas a barra de decibeis acusa esses picos.
Melhor explicando, o "problema" acontece até se meter uma cassete virgem a tocar.

Quando quero fazer a calibração de uma cassete (uso cassetes crómio em 95% dos casos) , o problema permanece e nem consigo fazer correctamente a calibração.
Quando quero fazer uma gravação, os ditos "picos" também acusam embora não fiquem registados na gravação.

Algum dos caros membros deste fórum pode-me elucidar de qual seja o problema em questão?

Desde já muito obrigado pela vossa atenção e pelo vosso tempo.
Um abraço a todos!!
Ir para o topo Ir para baixo
resolectric

resolectric


Mensagens : 18
Data de inscrição : 25/11/2019
Idade : 63
Localização : Viana do Castelo

Sony TC-K790ES - Picos aleatórios na barra de decibéis Empty
MensagemAssunto: Re: Sony TC-K790ES - Picos aleatórios na barra de decibéis   Sony TC-K790ES - Picos aleatórios na barra de decibéis EmptySáb Dez 21 2019, 13:31

Mau contacto no painel de LED?

Não conheço o deck mas pode verificar se, retirando a tampa superior, consegue chegar ao painel de LED e com o deck a funcionar carregar no painel para ver se consegue alterar a ocorrência desses picos.

Também me ocorreu que poderia ser um problema na cabeça de "apagamento", que estivesse a produzir sinais de Bias em frequências que os VUs de LED pudessem medir mas como o problema acontece também em leitura, esse é um problema pouco provável.

Testou com o gravador em Pausa?
Coloque uma cassette, confirme que o problema está a surgir e coloque-o em Pausa. Verifique se o problema se mantém.

Boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
http://ampstudio.eu
Vitor Mendes




Mensagens : 2
Data de inscrição : 06/05/2019

Sony TC-K790ES - Picos aleatórios na barra de decibéis Empty
MensagemAssunto: Re: Sony TC-K790ES - Picos aleatórios na barra de decibéis   Sony TC-K790ES - Picos aleatórios na barra de decibéis EmptyDom Dez 22 2019, 09:34

resolectric escreveu:
Mau contacto no painel de LED?

Não conheço o deck mas pode verificar se, retirando a tampa superior, consegue chegar ao painel de LED e com o deck a funcionar carregar no painel para ver se consegue alterar a ocorrência desses picos.

Também me ocorreu que poderia ser um problema na cabeça de "apagamento", que estivesse a produzir sinais de Bias em frequências que os VUs de LED pudessem medir mas como o problema acontece também em leitura, esse é um problema pouco provável.

Testou com o gravador em Pausa?
Coloque uma cassette, confirme que o problema está a surgir e coloque-o em Pausa. Verifique se o problema se mantém.

Boa sorte!

resolectric, desde já agradeço o seu tempo e a sua resposta.

Já me estive a informar e a ler sobre este pequeno problema em particular, é uma coisa que pode acontecer devido a soldas "partidas" e/ou maus contactos. Mas aqui principalmente deverá ser também por causa de uma falha no selector ou nas patilhas de selector de tipos de fita, visto que também acende/apaga intermitente o selector "cro2" e "metal".
E para "ajudar à festa", existe mesmo uma falha, porque quando coloco uma cassete Normal, o selector fica em CrO2 e não muda para Normal.

Quando o deck está em "play" (mesmo em partes onde a cassete não tem musica gravada), se bater (ao de leve, claro) no deck, os picos aumentam e é como se fosse um microfone a captar som, não sei se me faço entender
isto pode ser devido a algum mau contacto ou soldas partidas/estaladas.

Quando o deck está em Pausa, o problema não acontece.

Vou ter mesmo que levar o deck ao técnico para reparação. Mais vale ser um técnico a mexer do que eu.
Assim pago e o serviço fica feito e não me preocupo.
Este deck é fenomenal e quero ficar com ele 100% operacional.

Já agora e a titulo de curiosidade, a nivel de decks também tenho:

1x Denon DRM-800
2x Denon DRM-710
1x Denon DRW-830
1x Sony TC-K700ES
1x Sony TC-K615S
1x Sony TC-WR681

Estou a pensar seriamente em me "desfazer" dos decks duplos, de um dos 710 e do 615S.

Ir para o topo Ir para baixo
resolectric

resolectric


Mensagens : 18
Data de inscrição : 25/11/2019
Idade : 63
Localização : Viana do Castelo

Sony TC-K790ES - Picos aleatórios na barra de decibéis Empty
MensagemAssunto: Re: Sony TC-K790ES - Picos aleatórios na barra de decibéis   Sony TC-K790ES - Picos aleatórios na barra de decibéis EmptyDom Dez 22 2019, 11:30

Pois, será mesmo um mau contacto.
Tanto pode ser devido a uma soldadura partida como a um comutador que ganhou algum defeito (folga nos contactos) e esta última possibilidade pode ser mais complexa de resolver.

Atenção que também pode ser algo que se resolva com um spray de limpeza de contactos. O Philips 390CCS era "mágico" para essas coisas mas foi retirado do mercado.


Sim senhor, o colega Vitor Mendes tem uma tremenda colecção de decks de cassettes!
Eu tenho menos, quatro se bem me lembro e a maior parte arrumados.
Um Technics e um Thomson, de que não me lembro das referências, um Proton AD200 mesmo aqui ao meu lado e um de "estimação", que uso há décadas e se mantém como novo, um Tascam 122B.


Se resolver esse problema do seu deck não deixe de comunicar aqui no AAP pois poderá ser útil para outros colegas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://ampstudio.eu
Conteúdo patrocinado





Sony TC-K790ES - Picos aleatórios na barra de decibéis Empty
MensagemAssunto: Re: Sony TC-K790ES - Picos aleatórios na barra de decibéis   Sony TC-K790ES - Picos aleatórios na barra de decibéis Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sony TC-K790ES - Picos aleatórios na barra de decibéis
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Rec Level Sony TC-K790ES - Barra de decibéis (-40 a +10) - Ajuda
» Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!!
» Sony TC-K790ES - Não ejecta cassete
» barra de som yamaha ysp-800
» Qual o melhor Sony TC - K 870 ES vs Sony TC - K 808 ES

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: