Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.

Ir para baixo 
+2
Goansipife
José Miguel
6 participantes
AutorMensagem
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptyQua Dez 18 2019, 12:48

TD124 escreveu:


A bronze jà deslisou sobre vàrios discos, então a queima deve estar a chegar ao fim não ??? cheers

Bom dia Paulo e bom dia a todos os que vão acompanhando esta nossa aventura!

A Bronze já se passeou sobre vários discos, muitos mais dos que aqui partilhados - ainda ontem, depois do jantar, foram três... a preguiça levou à falta de partilha. Embarassed

A célula já parece ter estabilizado, mas dado que ela é uma novidade para nós quando colocada no nosso sistema, restam sempre algumas dúvidas. Ainda assim vou arriscar algumas palavras para partilhar o que sentimos, quem sabe se estas palavras poderão ajudar alguém, algum dia.

O Lenco com o braço RB300 e a Goldring Elektra resultava num conjunto muito agradável, sentíamos falta de algo, mas a Música tinha vida capaz de nos fazer bater o pé. A região das baixas frequências estava sobre-valorizada e isso era algo que nos fazia estar algo reticentes - aqui devo dizer que o Lenco com o seu braço original e a Shure M75-6 tinham um comportamento bem diferente, o som era "pesado" de uma forma diferente, era menos articulado, não descia tanto e escondia algum pormenor.

Agora, com o RB300 e a Bronze, o som é claramente mais luminoso, articulado e preciso. O ataque às notas é de tal forma diferente que eu já disse que por vezes parece mexer com o "tempo" da Música. A região das baixas frequências ficou mais "apertada" (como no Inglês "tight"), há maior controlo e definição, de tal forma que se distinguem melhor os instrumentos (ou a parte dos instrumentos) que andam por ali. A rapidez com que se passa do silêncio para o princípio da nota e posterior escala (pico da nota) é algo que dá gosto ouvir.

Como se pode compreender, se as baixas frequências estão assim, as restantes abriram-se... esse álbum, Making Music, é um bom exemplo de como se ganhou em regiões intermédias e o que o Paulo chegou a sugerir que iria acontecer, aconteceu: o "emagrecimento" do som (perdeu excessos) torna possível que pormenores da gravação se apresentem de uma forma muito mais eficiente e não temos que andar à procura da agulha no palheiro. É engraçado perceber como duas guitarras se distinguem em pormenores de transição, dois saxofones alinhados passam a seguir linhas diferentes (o momento em que), as vozes, ...

Quem já leu até aqui deve pensar que eu só vou dizer que está tudo bem, mas não...

Eu compreendo que para algumas pessoas isto signifique coisas menos boas, desde logo porque há aquela palavrinha que se usa muito e que eu apenas imagino o que signifique: musicalidade.

Para mim esta célula tem musicalidade, ela não é clínica ao ponto de não perdoar nada ou transformar a Música num conjunto de sons (quase) isolados, mas já aponta muitos defeitos das gravações...

1. se por musicalidade se entender um "som fácil e redondo", ela não é a mais, mas ainda é;

2. se por musicalidade se entender um "som que esconde os erros das gravações", então ela aqui tem duas faces:
a) discos usados com alguns ruídos não são um grande problema, ela tem um excelente "tracking" e torna a Música mais presente do que os ruídos parasitas;
b) discos mal gravados e prensados, com distorção, são um problema... ela não perdoa e se a distorção está lá, ela vai buscá-la;
c) os efeitos da Produção ficam mais evidentes e isto pode dividir opiniões, mas definitivamente dois discos diferentes não parecem ter saído das mãos do mesmo produtor.


Já por aqui disse que a nossa nova sala tem algumas limitações e como se trata da nossa sala de estar, as colunas não podem estar onde deveriam ou onde pensamos que (não há lugar a muitas experiências)... sentimos desde logo uma grande mudança na estrutura de apresentação da Música. Nós nem somos perseguidores de "palco" ou "tridimensionalidade", o nosso sistema não foi pensado para isso nem procurado em função dessas características, mas neste campo aconteceram mudanças.

O palco está mais pequeno, mais confinado ao espaço entre colunas (acreditamos que se as puxássemos para a frente isso mudava), mas a Ortofon 2M Bronze trouxe algo que ajuda a ultrapassar isto: separação.

Esta célula separa melhor os canais e, por consequência, os instrumentos que cada um dos canais tem gravados. O palco não é grande, mas é seguro e os instrumentos permanecem no seu lugar com maior precisão (com o braço original e a Shure eles passeavam um pouco, com a Goldring havia menor separação e precisão), mas calma... não se pense que é possível pegar numa caneta e desenhar uma circunferência à volta de casa Músico, porque a célula é boa mas não faz milagres - aqui entra em jogo o restante sistema e as nossas colunas não têm tweeter para isso.


Já que referi o restante sistema, digo que o casamento com o Pré de Phono (Guilhermino Pereira) é bom, estávamos com algum receio de termos que mexer nele pelo ganho da célula, mas a coisa está a dar-se bem e não há sinais de conflito.


Para terminar, cada evolução que fazemos no sistema coloca-nos mais próximos dos limites dele... isso não é uma má notícia, é apenas um facto. A entrada da Bronze deu-nos mais uma vez a percepção de limite, porque neste momento o sistema não nos parece estar limitado pelo gira-discos, ainda que alguns discos limitem o seu desempenho... não estamos a pensar em trocas, gostamos do que temos, mas perante a impossibilidade de mexer no posicionamento das colunas, a Música continuará a rolar desta forma e já não é nada mau. Smile Smile

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Imag2134

A imagem tem um álbum que é exemplo do melhor e do pior que presenciamos, infelizmente o nosso exemplar de Só é terrível, tentamos trocar e não resolveu. Onde ele está bem, é muito bom de se ouvir, onde ele está mal (muita distorção), ele agora está pior - vem tudo cá para fora.

É a vida, não pensamos dar passos para trás, porque não conhecemos soluções perfeitas, apenas compromissos.
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptyQua Dez 18 2019, 17:29

José Miguel escreveu:
(...)
Para mim esta célula tem musicalidade, ela não é clínica ao ponto de não perdoar nada ou transformar a Música num conjunto de sons (quase) isolados, mas já aponta muitos defeitos das gravações...

1. se por musicalidade se entender um "som fácil e redondo", ela não é a mais, mas ainda é;

2. se por musicalidade se entender um "som que esconde os erros das gravações", então ela aqui tem duas faces:
a) discos usados com alguns ruídos não são um grande problema, ela tem um excelente "tracking" e torna a Música mais presente do que os ruídos parasitas;
b) discos mal gravados e prensados, com distorção, são um problema... ela não perdoa e se a distorção está lá, ela vai buscá-la;
c) os efeitos da Produção ficam mais evidentes e isto pode dividir opiniões, mas definitivamente dois discos diferentes não parecem ter saído das mãos do mesmo produtor.

(...)

Antes demais, José Miguel, parabéns pela aquisição, mudança e satisfação do conjunto prato-braço-célula.

Para mim transparência e neutralidade, são adjectivos que andam muito de braço dado com musicalidade.

Então, entendo que musicalidade é perceber o trecho musical sem cortinas há frente nem enfatizações de frequências. É, repito, perceber o trecho musical tal com ele foi interpretado (ou percebemos que será a sua real interpretação) e ponto final. Se houver detalhes, que por vezes nada têm a ver com a obra propriamente dita, mas que estão lá e foram gravados, pois que apareçam e nos mostrem, o mais aproximadamente possível, o contexto em que a mesma gravação se realizou. Nomeadamente em gravações ao vivo.

Quando quero aferir a musicalidade de um equipamento, oiço, por norma, música dita clássica, principalmente as obras que melhor conheço. Como, quando digo melhor conheço, significa que conheço a sua partitura e, por vezes até, a partitura trabalhada pelo intérprete, então torna-se mais fácil para mim perceber aquilo que o sistema acrescenta ou retira à audição esperada dessa obra e, assim, perceber se estou perante um sistema musical ou não.

De forma ainda mais simples, musicalidade, para mim, significa estarmos perante um momento de audição de um disco, por um determinado sistema de áudio (incluindo células), que nos impele para sentir gozo e prazer pelo momento, ansiando por outro a seguir.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptyQua Dez 18 2019, 17:45

Boa tarde Gonçalo!!

Eu não poderia estar mais de acordo quanto ao significado da palavra "musicalidade" Wink

Eu levantei as questões porque já li por aqui que sistemas podem ter "excesso de pormenor" e que isso entra em conflito com a tal "musicalidade". Obviamente que percebo e respeito quem procura um som mais "redondinho", mas para mim não existe tal coisa como "excesso de detalhe" - se o detalhe está gravado, que seja entregue - e a falta de detalhe não faz da Música mais "musical" - uma laranja sem casca não é mais laranja... ainda que seja mais fácil de comer. Smile


Ir para o topo Ir para baixo
Mr Bojangles
Membro AAP
Mr Bojangles


Mensagens : 762
Data de inscrição : 17/02/2013
Idade : 46
Localização : Lisboa

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptyQua Dez 18 2019, 18:33

José Miguel escreveu:

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Imag2134

A imagem tem um álbum que é exemplo do melhor e do pior que presenciamos, infelizmente o nosso exemplar de Só é terrível, tentamos trocar e não resolveu. Onde ele está bem, é muito bom de se ouvir, onde ele está mal (muita distorção), ele agora está pior - vem tudo cá para fora.

É a vida, não pensamos dar passos para trás, porque não conhecemos soluções perfeitas, apenas compromissos.

Eu tenho esse album (reedição), e é exactamente a mesma coisa, uma distorção péssima. Tenho 2 álbuns do Jorge Palma da época, O Lado Errado da Noite e Acto Contínuo, e a gravação é excelente, sobretudo no primeiro!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptyQua Dez 18 2019, 18:48

Nós também temos edições de época e nada a apontar, mas este Só merecia uma edição cuidada.

Na altura fomos à loja onde compramos e logo se prontificaram a trocar, mas disseram que era a primeira queixa. Rolling Eyes


A reedição de Bairro do Amor escapa, não tem o som das de época, mas toca bem.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptyQui Dez 19 2019, 18:15

José Miguel escreveu:
(...) Eu compreendo que para algumas pessoas isto signifique coisas menos boas, desde logo porque há aquela palavrinha que se usa muito e que eu apenas imagino o que signifique: musicalidade.
...
É a vida, não pensamos dar passos para trás, porque não conhecemos soluções perfeitas, apenas compromissos.

Goansipife escreveu:
(...) De forma ainda mais simples, musicalidade, para mim, significa estarmos perante um momento de audição de um disco, por um determinado sistema de áudio (incluindo células), que nos impele para sentir gozo e prazer pelo momento, ansiando por outro a seguir. ...

Antes de mais, estou contente que tenham aberto este topico aonde poderemos discutir sobre a nova célula, evolução do sistema e devidos sentimentos em relação a tudo isso! Não tinha visto este topico então não participei até agora, pelo momento não comento a tua opinião José sobre a célula, mesmo se estou globalmente de acordo, e contento-me de me debruçar sobre esta palavra estranha e magica que é a musicalidade ... isto sendo o mesmo caso aqui em frança e mesmo noutros paises aonde essa palavra é venerada e detestada ao mesmo tempo !!!...

Os franceses téem uma expressão para o vinho que é gostoso, fàcil, sém defeitos aparentes e agradàvel a beber e que é "buvable" (bebivel ???), num nivel superior e mais complexo utilisam a expressão "digeste" (digesto ???) para indicar que este é orgânico, agradàvel e natural. A "musicalidade" é tudo isto junto, mas em relação à musica reproduzida e neste ponto estou deveras de acordo com a sintese do Gonçalo ...

Finalmente, a musicalidade é a capacidade de um elemento a ser fiel e agradàvel ao mesmo tempo ... mesmo se no caso dos ingleses (escola inglesa) o agradàvel passa muitas vezes à frente do fiel  Shocked ... o audio é complicado  Mad

Dito isto, estou duplamente contente pela tua intervenção pois ela alterna a analise do bom e do menos bom, o que é pragmatico então objectivo. No entanto, saber o que não vai bem é meio caminho andado para resolver o problema ... o pior sendo quando se tapa os olhos para não ver os problemas, mesmo na vida  Laughing

Penso que estão numa boa via ao nivel da célula e depois, como sempre, serà necessario um pouco de paciência e sensibilidade para levar a coisa do lado que nos é pessoal, intimo ... mas é uma tarefa de puro prazer !!!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptyQui Dez 19 2019, 19:56

Eu não quero centrar este tópico na questão da "musicalidade", mas compreendo e aceito a comparação que fez com o vinho.
Creio que chegamos a falar sobre o que se está a passar na Região do Dão, essa mudança muito influênciada por três ou quatro enólogos que tomam conta de quintas com muitas referências. Eu apelido de "domesticação", é um processo que lima as arestas até se ficar com algo "manso".

Por exemplo, quase todos os vinhos da Ribeiro Santo são bons, mas a assinatura nota-se, assim como a tal "domesticação" das principais castas que têm características mais pronunciadas e nem sempre fáceis.


O Gonçalo referiu que procura um sistema transparente e neutro, a "musicalidade" aparecerá pela capacidade do sistema ser fiel ao sinal gravado - na comparação com o vinho, talvez ele preferisse Chão da Quinta a um Ribeiro Santo, um Comenda Grande – Touriga Nacional a um Esporão da mesma casta, etc. Smile

Depois existirão outras opiniões/gostos e tantos outros caminhos a seguir, que para mim serão sempre igualmente válidos - eu leio a apresentação dos sistemas "longínquos" e percebo como é importante seguir um caminho personalizado, desde logo porque não viveria bem sem um que dê conforto. Wink


Por aqui há muito caminho a fazer, mas acreditamos estar no caminho e isso já é algo. Smile Smile

Ir para o topo Ir para baixo
japm
Membro AAP



Mensagens : 50
Data de inscrição : 30/12/2013
Localização : Lisboa

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptySex Dez 20 2019, 08:47

Boas a todos.
Concordo que da gama 2M da Ortofon, a Bronze é a mais equilibrada (e tb a minha preferida).
A Black traz mais transparência e mais foco, mas (na minha opinião) perde na musicalidade e é tramada com discos que não sejam perfeitos.
Ab e boas audições.
JAPM
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptySex Dez 20 2019, 10:48

José Miguel escreveu:
(...) Depois existirão outras opiniões/gostos e tantos outros caminhos a seguir, que para mim serão sempre igualmente válidos - eu leio a apresentação dos sistemas "longínquos" e percebo como é importante seguir um caminho personalizado, desde logo porque não viveria bem sem um que dê conforto. Wink

Por aqui há muito caminho a fazer, mas acreditamos estar no caminho e isso já é algo. ...

A obtenção de uma grande fidelidade, mesmo quando o objectivo é atingido, não elimina a existência do "estilo de reprodução" e mesmo se o resultado subjectivo é fiel e neutro ... o "estilo" està sempre mais ou menos presente. A razão pela qual não é possivel de eliminar complétamente o "estilo da reprodução" é simples pois està ligado à assinatura sonica dos diferentes elementos do sistema, sala inclusa. Esta assinatura (coloração) vém se sobrepor ao sinal e cria uma mistura que uns vão se esforçar de atenuar e outros ao contràrio vão sublinhar pois tal corresponde ao seu gosto ...

Existe então uma relação evidente entre a musicalidade e o estilo pois os dois vão de par ... o melhor exemplo sendo o célebre "som do vinilo" que não é nada de outro que a acumulação dos seus inúmeros defeitos, e no entanto isto agrada a muitos, pois acham que é musical! No entanto o conhecimento do ou dos estilos que nos agradam é um passo fundamental para constituir um sistema pessoal e personalisado ... são esses os sistemas que reproduzem a musica mas ao mesmo tempo falam da personalidade do seu proprietario, da sua sensibilidade. Eu antes de açeitar de fazer um aparelho discuto com os meus clientes (ou faço testes de escuta) com o objectivo de perceber o estilo que lhes corresponde, ou de recusar pois o estilo não me agrada. Dai que seja importante de escutar vàrios sistemas diferentes afim de afinar, e o gosto e o estilo ...

TD124 escreveu:
A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. 2m_bro10

A Ortofon 2M Bronze (+/-300€) marcou-me jà hà anos ... hoje que custa metade do que custava, ainda me marca muito mais. Não conheço célula actual que combine com tanta elegância e coerência, rapidez, dinamica, tracking, linearidade e a "frescura" que torna a escuta de vinilos quase espiritual e moderna ao mesmo tempo !!!...

Hà um ano atràs ou mais, tinha eleito a Ortofon 2M Bronze no meu Top 5 e escrito estas curtas palavras com as quais continuo em sintonia. Pareçe-me evidente que estes adjectivos utilisados serão mais ou menos acentuados consoante o sistema vinilo, e mesmo o estilo ... no meu Garrard esta célula terà um som muito mais orgânico e envolvente do que no meu gira actual aonde ela vai se apresentar muito mais mineral e analitica. Escolher sabendo aonde vamos é sempre mais rapido e seguro ... tenho a certeza que voçês estão no bom (vosso) caminho !!!...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptySex Dez 20 2019, 16:18

TD124 escreveu:


A obtenção de uma grande fidelidade, mesmo quando o objectivo é atingido, não elimina a existência do "estilo de reprodução" e mesmo se o resultado subjectivo é fiel e neutro ...
(...)
Existe então uma relação evidente entre a musicalidade e o estilo pois os dois vão de par ...
(...)

cheers
Deixo duas frase soltas, mas que se completam e formam um ideia com a qual simpatizo. Das muitas conversas em que já participei aqui, mesmo nesta, tento afirmar a minha abertura para a individualidade e o Paulo toca num assunto muito importante: a tal assinatura dos equipamentos e a assinatura do sistema como algo que é fruto de quem o pensa/cria.


Num mundo/tempo onde a definição de individualidade se faz cada vez mais complicada e a tentação de seguir outros é colocada perante nós a cada passo, talvez esta conversa venha mesmo a calhar.


A "musicalidade" encontrará tantos significados quantas as pessoas que a afirmam, percebo a palavra ligada a quase todos os adjectivos/características/gostos de cada um, por isso apenas posso imaginar o que ela realmente signifique em cada caso (teria que experimentar os sistemas nas salas...). Smile



Para fugir ao vinho, penso este tema como a arquitectura: para se ter uma casa não é preciso contratar um grande arquitecto, até se pode comprar já feito como no caso dos apartamentos e tal; para se ter uma casa que seja a nossa cara a coisa já será diferente, a ajuda de um grande arquitecto pode ser útil para pensar bem nas soluções possíveis e no final seremos sempre nós a decorar...


Não sei se a imagem fica clara, mas o que disse sobre o processo de criação das suas peças transportou-me de imediato para outro lugar... porque esse é um caminho que valerá o esforço percorrer - exista a vontade (querer) e a disponibilidade.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptySáb Dez 21 2019, 08:03

José Miguel escreveu:
(...) Para fugir ao vinho, penso este tema como a arquitectura: para se ter uma casa não é preciso contratar um grande arquitecto, até se pode comprar já feito como no caso dos apartamentos e tal; para se ter uma casa que seja a nossa cara a coisa já será diferente, a ajuda de um grande arquitecto pode ser útil para pensar bem nas soluções possíveis e no final seremos sempre nós a decorar ...

Compreendo o que dizes e a intenção por detràs da tua metafora. No entanto, no que me diz respeito essa imagem não reproduz complétamente a maneira como vejo esta realidade. Muitas vezes para brincar eu digo aos meus clientes que sinto-me como um artesão japonês que fabrica facas de cozinha. Se os "Sushis" que foram feitos com a faca serem delicados e frescos então vou ficar orgulhoso ... mas se forem secos e acidos vou dizer que a faca foi mal utilisada !... Eu escrevi à pouco isto ao Manfred nos "Sistemas Longinquos":

TD124 escreveu:
(...) Many people say's to me that i've made the Pat's system but i'm not responsable for the beautiful result. With good elements we can make crap or beauty ... is the same when cooking something. I've made the ingredients but Pat cooked the meal so the result belongs to him, its his work and feelings and many times we forget that!!!...

But, when you've listened the ProAc D80's were at home with Agora and Anti-Lenco ... that was really my own work ...

Então para mim o trabalho do possuidor dos aparelhos vai muito além da "decoração" pois é ele que vai dar o "estilo final". Eu ponho nas mãos das pessoas uma ferramenta ergonomica e adaptada ... mas são eles que vão criar o resultado !!!...

Jà na minha casa, sou eu o responsàvel de tudo é claro Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptySáb Dez 21 2019, 08:34

Decorar é uma arte, porque até a mais bela das construções pode ser ofuscada (exterior e interior) pelo mau uso, mau gosto, desleixo ou incompetência. Wink

Dentro das cozinhas costuma-se dizer que "uma faca bem afiada evita acidentes", mas como diz, é preciso saber usar. A qualidade das matérias-primas faz a diferença, mas tal como a faca, não faz o resultado final se estiver mal trabalhada.

O audio é complexo, a vida é complexa... Porque assim é o Homem. Smile Partilhar sistemas e, principalmente, tentar partilhar o que orientou a construção (sejam lá as características escolhidas a neutralidade e transparência, palco e tridimensionalidade, impacto e pressão sonora, rapidez e vertigem, timbres assim ou assado...), assim como o Paulo faz com os sistemas longínquos, pode ser uma preciosa ajuda para quem está a começar ou a procurar o seu caminho. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptySex Jan 03 2020, 11:12

José Miguel no topico \"Tabula Rasa" escreveu:
A culpa não é do pré, mas voltar a escutar o pré do McLaren recordou-me como o passo dado na mudança foi grande e importante. Smile

Para a semana levo o Lenco para ser visto, a agulha está bem limpa e firme, ao mexer no braço não noto folgas nem faz ruídos que passem para as colunas.

Afinações não consigo fazer, não tenho ferramentas... Embarassed

Ter voltado, mesmo rapidamente, à escuta do teu antigo phono integrado teve ao menos esse mérito ... te mostrar que estão no caminho que querem e a amplitude dos passos dados. Isto é fundamental na construção de um sistema pois muitas vezes os supostos avanços são simplesmente a permutação de algumas qualidades o que faz andar às voltas, sém realmente avançar. Ganhar novas qualidades sém perder as antigas é a evolução real ...

Pareçe-me sensato de levar o aparelho para ser visto se a "pulga atràs da orelha" persiste. No entanto pode ser também frustrante pois, se o aparelho se comporta bem na oficina podes ter a impressão de viver uma "alucinação sonora" ou de duvidar do resto do sistema. Uma escuta em casa nesses casos é mais reveladora dos problemas pois permite uma analise global que ultrapassa a sindrome da avaria. Muitos dos problemas, defeitos e màs sensações durante a escuta estão ligados a afinagens e pequenos detalhes deixados para trás, simplesmente!...
A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Out10

Se queres que o teu sistema vinilo seja à tua (vossa) imagem, meter as mãos na massa é obrigatorio! As ferramentas necessarias são poucas e algumas podes imprimir directamente da net ... o custo total pode ser mesmo inferior a 10€ indo no chinês buscar as coisas ... e fazém o trabalho tão bem quanto as outras. Condimentar o teu prato não pode ser o trabalho dos outros  Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptySex Jan 03 2020, 12:41

Caro Paulo, há coisas que fazemos e verificamos sem problemas, outras coisas... bem, temos que arriscar mais.

Já pensei na impressão do protractor, já montei células com bons resultados, mas poder tirar a célula facilitava - mesmo no Lenco, com o braço original.

Tenho que imprimir o protractor, tem algum ficheiro de confiança para este caso?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptySex Jan 03 2020, 15:21

José Miguel escreveu:
Caro Paulo, há coisas que fazemos e verificamos sem problemas, outras coisas... bem, temos que arriscar mais.

Já pensei na impressão do protractor, já montei células com bons resultados, mas poder tirar a célula facilitava - mesmo no Lenco, com o braço original.

Tenho que imprimir o protractor, tem algum ficheiro de confiança para este caso?

Aquele que mais uso e que sempre me deu boms resultados é este: Universal Protractor

Visto que tens um Lenco, podes imprimir também os discos para o controle da velocidade!

Nunca te esqueças que nas afinagens do vinilo tudo é relativo. O peso ideal de pressão da célula é uma média estabelecida pelo construtor mas é a ti de a modificar consoante o que pretendes:

Menos peso = Escuta mais clara e ràpida ...

Mais peso = Escuta mais sombria e materialisada ...

A mesma coisa pode ser dita do VTA que consoante o ângulo permite uma leitura mais dinamica, neutra ou plàcida ...

O conjunto dos elementos de afinagem vão "forçar" o som a ir no sentido do que procuras, qualquer que seja o setup inicial. È assim que vais poder integrar o sistema vinilo no sistema, com resultados que vão no "teu" sentido ...

È assim que se "faz" um sistema cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptySex Jan 03 2020, 15:36

Muito agradecido Paulo! Wink

O disco de rotações não é necessário, numa loja de velharias do Porto (entretanto já fechada) encontramos uma em metal fino da Nagaoka. Estava e está nova, na caixa...

Vou imprimir o protractor para verificar, para já não mexi no peso (está com 1,5 gramas), mas assim que foi colocada o senhor explicou que por ser nova ela poderia ser afinada e reafinada até chegar ao ponto certo - rodagem, elasticidade, ... tudo influencia.

Nos álbuns que estão bem, ela alegra o espírito e isso faz-nos querer mais dela. Wink



edit: o Paulo falou em redescobrir álbuns no A Rodar e lembrei-me logo que graças a esta evolução até no Kimd of Blue descobrimos pormenores... sempre estiveram lá, agpra conseguimos ouvir.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptySex Jan 03 2020, 16:39

José Miguel escreveu:
...Vou imprimir o protractor para verificar, para já não mexi no peso (está com 1,5 gramas), mas assim que foi colocada o senhor explicou que por ser nova ela poderia ser afinada e reafinada até chegar ao ponto certo - rodagem, elasticidade, ... tudo influencia. ...

È verdade que tudo têm a sua influência ... mesmo a força aplicada nos parafusos para fixà-la na célula, simplesmente porque no vinilo tudo é uma historia de resonâncias (vibrações) e que a força de aperto modifica as frequências de resonância entre célula e braço. Não é o dia e a noite mas ouve-se Wink

Tudo isto é uma razão suplementar para que te interesses à evolução (queima) da célula e que te ponhas ao volante do teu sistema vinilo. Sò tu o podes levar aonde queres ...

PS: Estou contente que começem a descobrir detalhes que passaram despercebidos com outras células. A célula não faz tudo mas é um elemento preponderante e muitas vezes desleixado ... sém duvida pela relação tamanho/preço. Ora a qualidade de uma escuta vinilo é mais proporcional à qualidade da célula do que se pensa Exclamation

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptySáb Jan 04 2020, 12:04

A falar é que a gente se entende... também é a falar que se ensina e se aprende. Wink

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Imag2219

A caixinha da Ortofon tinha algumas ferramentas e o Paulo partilhou o ficheiro do protractor, juntei tudo e lá fui eu verificar o que tinha e o que poderia fazer.

O que verifiquei?
O alinhamento da célula não estava perfeito e usando as ferramentas disponíveis tentei melhorar. Agora a célula está alinhada nos dois pontos e algo se deu... Voltei a ouvir o Kind of Blue e o trabalho de bateria nos pratos está melhor, a título de exemplo este foi um dos pontos em que notei melhorias. Melhorou a definição e a presença, o detalhe da batida deixa mais fácil seguir a linha.

Por hoje chega, vou continuar a ouvir até ao início da tarde, depois seguirei para o Porto que o sol convida a uma cerveja com os amigos. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptySáb Jan 04 2020, 16:26

José Miguel escreveu:
...O alinhamento da célula não estava perfeito e usando as ferramentas disponíveis tentei melhorar. Agora a célula está alinhada nos dois pontos e algo se deu... Voltei a ouvir o Kind of Blue e o trabalho de bateria nos pratos está melhor, a título de exemplo este foi um dos pontos em que notei melhorias. Melhorou a definição e a presença, o detalhe da batida deixa mais fácil seguir a linha. ...

Ah ... a coisa jà começou a avançar, BRAVO por teres metido mão à obra pois é assim mesmo que vais dar "Giant Steps" cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptySáb Jan 04 2020, 16:33

Eu preferia aprender a observar, mexer acompanhado... mas não havendo a oportunidade, segui as palavras de incentivo. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptySáb Jan 04 2020, 17:21

José Miguel escreveu:
Eu preferia aprender a observar, mexer acompanhado... mas não havendo a oportunidade, segui as palavras de incentivo. Wink

A primeira vez dà medo ... depois a gente acaba por se habituar! Não te esqueças que o profilo da bronze é hiper-eliptico (Shibata ou FineLine ???) e que nestes casos a azimutagem e peso são criticos ... tanto para a qualidade da leitura que para não danificar os discos. São operações que o ideal é serem feitas por nòs mesmos, de um lado pelo controle do resultado final ... e do outro, porque se um dia algo correr mal, jà sabemos quém é o culpado Laughing

PS: Verificaste que entre o eixo do prato e o centro de fixação do braço tens mesmo 222mm Question

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptySáb Jan 04 2020, 17:43

A medida para o eixo está a esse nível, mas já agora pergunto: faz sentido a tese dos 219,5?

Li que 219,5 será a medida efectiva, não a usada pela Rega, mas a que o braço de facto deveria ter para menor distorção.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptyDom Jan 05 2020, 00:13

José Miguel escreveu:
A medida para o eixo está a esse nível, mas já agora pergunto: faz sentido a tese dos 219,5?

Li que 219,5 será a medida efectiva, não a usada pela Rega, mas a que o braço de facto deveria ter para menor distorção.

Se olhares com atenção para a ponta (headshell) do teu braço vais ver que existe um duplo carril que permite de avançar mais ou menos de 5mm a tua célula. Quando fixas a célula no meio desse carril a distância "teorica" (braço/eixo) é de 222mm - 2.5mm o que dà 219,5 ... se a fixares na extremidade do braço então vai estar a 222mm ... e se a fixares perto do pivö vai estar a 222mmm - 5mm, ou seja 217mm. Os carris existém para compensar o angulo, então essas teses são "Bullshit", ou simplesmente tédio Rolling Eyes . A distância diamante e fixação de célula não sendo constante (nas minhas células sobretudo) os construtores deixam uma zona de afinagem ... é normal, inteligente e pragmatico. Os que não compreendem isto, criam teses !!!...

È uma versão resumida ... mas penso dar para compreender, senão pergunta de novo Twisted Evil

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptyDom Jan 05 2020, 09:17

A série 2M parece desenhada para os braços Rega e Pro-ject, por isso a montagem normalmente segue os braços.

Perguntei para verificar se realmente havia algum fundamento, o Paulo com certeza já montou ou ouviu células como esta em braços Rega. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptySeg Jan 06 2020, 09:20

José Miguel escreveu:
A série 2M parece desenhada para os braços Rega e Pro-ject, por isso a montagem normalmente segue os braços.

Perguntei para verificar se realmente havia algum fundamento, o Paulo com certeza já montou ou ouviu células como esta em braços Rega. Wink

Olà José, na realidade nunca ouvi a 2M Bronze com braços Rega ou Project mas sim com braço Linn e Jelco. Não sei se foram células desenhadas a pensar num braço determinado, mas é possivel visto que os Rega e Project devem ser em quantidade os braços mais vendidos e mais disponiveis no mercado !...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptyQui Jan 09 2020, 10:09

José Miguel escreveu:
A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Imag2219

A caixinha da Ortofon tinha algumas ferramentas e o Paulo partilhou o ficheiro do protractor, juntei tudo e lá fui eu verificar o que tinha e o que poderia fazer. ...
A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. P1080912

Olà José, venho de imprimir o protractor e pareçe-me que o teu é demasiado grande ... a impressão tém que ser feita em respeitando o tamanho original do desenho. Verifica que as tuas medidas sejam as mesmas que na minha foto senão a coisa não està boa e a afinagem serà falsa !!!...
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptyQui Jan 09 2020, 12:36

Desde já agradeço o cuidado! Wink

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Imag2224

A Luciana imprimiu a partir do ficheiro .pdf, normalmente não há como enganar - não são ficheiros editáveis.

A afinação tem vários passos e tentei/tento perceber todos... Desde a distância de montagem (as células não são todas iguais) ao alinhamento.

Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptyQui Jan 09 2020, 16:17

Seria aconselhável começar a medir a partir do "0" da escala!?...

As várias passagens desde a cópia do original á criação do pdf induzem ajterações de escala que não são fácilmente reconhcidas!

Na sua foto parece ser que se faz coincidir o lado esquerdo com os 5 mm isso, a ser assim, faria uma diferença importante!?...

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptyQui Jan 09 2020, 16:30

Logo, quando chegar a casa vou ver isso melhor, com o corre-corre essa foi a imagem que consegui. Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. EmptyQui Jan 09 2020, 17:05

José Miguel escreveu:
A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Imag2224

A Luciana imprimiu a partir do ficheiro .pdf, normalmente não há como enganar - não são ficheiros editáveis. ...

Nessa foto pareçe-me bem ... ora que na primeira foto a imagem pareçe demasiado grande. Consoante a imprimante e a definição (propriedades) da copia podes sair a imagem mais grande ... que seja PDF ou não! Se pedes à imprimante de adaptar a imagem ao tamanho da pagina ela modifica o tamanho ...
A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. P1080913

A imagem é relativamente pequena em relação a uma folha A4 ... na tua primeira imagem pareçeu-me demasiado grande ... mas se é proporcional ao que mostro então tudo bem Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty
MensagemAssunto: Re: A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.   A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A Ortofon 2M Bronze - um dos passos da mudança.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ortofon 2M Bronze - primeiras impressões
» Primeiros passos
» Mudança de oleo
» DL103 mudança de roupa
» Guia de áudio em 5 passos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Células e Agulhas-
Ir para: