Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?

Ir para baixo 
+7
EduardoMarinho
Ferpina
Ghost4u
moreira
José Miguel
TD124
fredy
11 participantes
AutorMensagem
EduardoMarinho




Mensagens : 10
Data de inscrição : 14/12/2019

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptySáb Dez 14 2019, 12:56

Boa tarde,

Pretendo iniciar-me de vez no mundo do vinil e precisava de alguns conselhos para garantir que tomo as decisões mais acertadas.

Felizmente, o único material que penso precisar é mesmo do giradiscos, uma vez que o meu amplificador tem uma entrada Phono e o giradiscos do meu pai esteve lá ligado sem qualquer problema (era um Technics, mas não sei o modelo).

A minha maior dúvida é se devo apostar em material vintage ou novo!

Eis o que procuro num giradiscos:
- Construção de qualidade;
- Velocidades estáveis;
- Preferencialmente Direct Drive, porque não gosto da ideia de ter de mudar correias e não vejo com bons olhos ter de mexer na correia sempre que quiser tocar 45 rpm (sim, Rega e Project, esta é para vocês). Porém, se realmente valer a pena, faço o esforço e adquiro um Belt Drive;
- Preferencialmente semi-automático ou totalmente automático. Sou muito tremeliques e trapalhão, por isso prefiro que o sistema faça tudo ou quase tudo por mim.

Li avaliações sobre imensos giradiscos recentes que me pareceram interessantes, mas todos eles tinham ocasionais falhas em termos de controlo de qualidade. Uns tinham problemas em manter uma velocidade estável, noutros o anti-skating funcionava mal, uns tinham uma qualidade de construção fraca e por aí adiante...

Em termos de orçamento, estou disposto a investir entre 300 e 500 euros se for material novo. Caso seja usado, diria até 150 euros e reservar algum dinheiro para eventuais manutenções.

Fico à espera do vosso feedback. Caso pretendam mais alguma informação, é só perguntar!

Obrigado pelo vosso tempo!
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptySáb Dez 14 2019, 13:13

Olá

Pessoalmente também prefiro os Direct Drive, embora também tenha alguns Belt Drive, o ser automático ou não para mim não tem grande problema, apenas o automático é mais prático, aliás mesmo nos totalmente automáticos coloco sempre a funcionar manualmente pois acho que a agulha desce demasiado rápido, qualquer gira tem uma alavanca para subir e baixar a agulha por isso os tremeliques não fazem diferença (digo eu)...

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptySáb Dez 14 2019, 17:01

EduardoMarinho escreveu:
(...)Eis o que procuro num giradiscos:
- Construção de qualidade
- Velocidades estáveis
- Preferencialmente Direct Drive, porque não gosto da ideia de ter de mudar correias e não vejo com bons olhos ter de mexer na correia sempre que quiser tocar 45 rpm (sim, Rega e Project, esta é para vocês). Porém, se realmente valer a pena, faço o esforço e adquiro um Belt Drive;
- Preferencialmente semi-automático ou totalmente automático. Sou muito tremeliques e trapalhão, por isso prefiro que o sistema faça tudo ou quase tudo por mim.  ...

Os Technics SL1200 encontram-se por esses preços de segunda mão. Corresponde a tudo o que pede e ainda por cima são indestructiveis e soam bem ... mas não são automaticos !!!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptySáb Dez 14 2019, 20:58

TD124 escreveu:
EduardoMarinho escreveu:
(...)Eis o que procuro num giradiscos:
- Construção de qualidade
- Velocidades estáveis
- Preferencialmente Direct Drive, porque não gosto da ideia de ter de mudar correias e não vejo com bons olhos ter de mexer na correia sempre que quiser tocar 45 rpm (sim, Rega e Project, esta é para vocês). Porém, se realmente valer a pena, faço o esforço e adquiro um Belt Drive;
- Preferencialmente semi-automático ou totalmente automático. Sou muito tremeliques e trapalhão, por isso prefiro que o sistema faça tudo ou quase tudo por mim.  ...

Os Technics SL1200 encontram-se por esses preços de segunda mão. Corresponde a tudo o que pede e ainda por cima são indestructiveis e soam bem ... mas não são automaticos !!!

cheers

Eu ia mesmo apontar a um Technics e o Paulo já disse tudo.

Não entendo a razão de baixar o orçamento para os usados, caso aposte num usado até 500 euros terá muito e bom para escolher, sem precisar de revisões.

Procure no olx ou outras páginas parecidas, filtre pela sua zona e experimente sempre antes de comprar.

Deixe lá isso dos autatismos, tente estes:
https://www.olx.pt/anuncio/technics-sl-1200-mk2-IDE0Nnf.html
O tal e aparentemente em muito bom estado.

https://www.olx.pt/anuncio/technics-sl-1200-mk1-IDEMdwZ.html
O tal a precisar de uns mimos na parte estética, mas não parece muito mal.

Ou este:
https://www.olx.pt/anuncio/gira-discos-technics-sl-150-IDEtgJF.html
Tem furação preparada para poder mudar de braço e já foi melhorado.
Ir para o topo Ir para baixo
EduardoMarinho




Mensagens : 10
Data de inscrição : 14/12/2019

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptySáb Dez 14 2019, 21:37

Olá a todos e obrigado desde já pelas respostas!

O facto de baixar o orçamento para usados é muito simples. É tal e qual como comprar um carro usado, não há garantias e não sabemos qual é o seu historial. A ideia seria ir até aos 150 euros num giradiscos usado e, se necessário, gastar cerca de 100 euros em manutenções e possíveis melhorias.

É claro que gostava de ter um Technics tão emblemático e bom como o SL-1200, mas sendo atualmente leigo na matéria, prefiro deixar essa pequena loucura para uma altura em que souber realmente no que me estou a meter. Seria uma compra completamente irracional e arriscada neste momento. Quem sabe, um dia...

Tenho andado a ver alguns giradiscos pela zona e vi alguns Technics SL-D2 por 150 euros que aparentam estar em bom estado. Seria uma boa opção? Consideram o preço justo?

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptySáb Dez 14 2019, 22:50

Eu percebi o que disse sobre o orçamento, mas depois tem que se ver o que está a comparar.

Para que a metáfora do carro seja válida, teria que colocar um carro usado de gama alta a ser comparado com um novo de entrada de gama e esperar que o usado de gama alta tivesse um preço de usado de gama baixa.
Haverá sempre que aposte nos usados com qualidade (sabendo pagar por essa qualidade) e quem aposte nos novos de entrada de gama (sabendo viver com as limitações)... Com as devidas diferenças de desempenho e coisas que tal em linha de conta, a decisão será sua.


O investimento deve ter outra coisa em linha de conta: quanto pensa investir na sua colecção de vinil?

Caso decida pelo SL-d2, como há dois no Porto (olx), tente ver que célula cada um tem (é importante!) e tente experimentar o gira-discos em sua casa. Wink


Ah! Na Rua do Almada há uma pequena loja que costuma ter algumas coisas usadas e antigamente os preços eram bons... Passe por lá, fica perto da antiga Louie Louie, quase em frente.
Ir para o topo Ir para baixo
moreira
Membro AAP
moreira


Mensagens : 71
Data de inscrição : 04/02/2017
Idade : 63
Localização : Maia

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: escolha de um gira discos   Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptySáb Dez 14 2019, 23:00

Smile Ola a Todos,


Na minha opinião pessoal e tentando se objectivo eu responderia o seguinte:


- Construção de qualidade;

se qualidade for durabilidade os gira discos vintage com tração por correia na minha opinião serão os mais fiaveis. Depois teremos uma serie de factores a ter em conta num gira discos tais como por exemplo:

tipo de braço
sistema de regulação do braço
tipo de tração
contrlo de velocidade do prato
tipo de celula
tipo de agulha



- Velocidades estáveis;

qualquer gira discos com estroboscópio permite controlar e regular a velocidade

- Preferencialmente Direct Drive, porque não gosto da ideia de ter de mudar correias e não vejo com bons olhos ter de mexer na correia sempre que quiser tocar 45 rpm (sim, Rega e Project, esta é para vocês). Porém, se realmente valer a pena, faço o esforço e adquiro um Belt Drive;

Direct drive  desvantagens:
complexidade electronica de comando
suspensão rigida entre o motor e o prato
preço mais caro

Belt drive desvantagens
arranque mais lento do prato
perda de performnce devido ao desgaste da correia
ajuste de velocidade nem sempre possivel


- Preferencialmente semi-automático ou totalmente automático. Sou muito tremeliques e trapalhão, por isso prefiro que o sistema faça tudo ou quase tudo por mim.


Nos gira discos full automaticos no geral apresentam as seguintes funções:

quanto a automatismos temos:
play
cut ou stop ou reject
repeat

quanto a comandos temos:
size
speed select
speed control
lift ou cueing up/down
anti-skating

Por isso a escolha de um gira discos é um questão muito pessoal tem de ter em conta aquilo que pretendemos fazer com ele.

Cordiais cumprimentos a todos, Cool
Ir para o topo Ir para baixo
EduardoMarinho




Mensagens : 10
Data de inscrição : 14/12/2019

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptyDom Dez 15 2019, 00:49

Olá de novo!

José, é claro que não estou à espera que o SL-D2 tenha o mesmo desempenho que o SL-1200. No entanto, penso que é uma escolha pouco racional para alguém que está a começar agora a dar os primeiros passos no mundo do vinil e ainda não sabe avaliar bem a qualidade e o estado de um giradiscos. Continuando com a metáfora dos carros, sinto que sou um recém-encartado sem conhecimentos de mecânica e que me querem "vender" um Ferrari (usado) ! :p

Em relação ao investir na coleção de vinil, pretendo adquirir um giradiscos essencialmente por dois motivos:

1. Muitas bandas que adoro lançam imenso material exclusivamente em vinil, material esse que gosto de adquirir por colecionismo e apoio, e não tenho equipamento onde ouvi-lo atualmente.

2. Como amante de música, acho que está na altura de explorar este mundo e perceber de uma vez por todas se gosto dele ou não.

Ou seja, acredito que vou apostar mais no vinil a partir do momento em que arranjar o giradiscos, agora se vai tornar-se ou não o meu formato de eleição, isso só o tempo o dirá.

Por fim, 150 euros é um preço justo pelo SL-D2? Vou tentar saber mais sobre as células que têm, mas penso adquiri uma nova quando comprar o giradiscos. Vou também seguir a sua sugestão e visitar essa loja na Rua do Almada! Smile


Ir para o topo Ir para baixo
EduardoMarinho




Mensagens : 10
Data de inscrição : 14/12/2019

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptyDom Dez 15 2019, 01:00

Moreira, é mesmo a essa conclusão que estou a chegar: tudo depende dos nossos gostos e requisitos. O que uns acham fantástico, outros abominam...

Obrigado pelos seus comentários e por ter indicado os comandos/automatismos que posso encontrar num giradiscos. Já me ajudou a perceber, tal como o fredy mais acima, que um semi-automático é a opção ideal para mim neste momento.

Por fim, não coloco de parte os Belt-Drive e, se encontrar um negócio que valha a pena, vou certamente adquirir um. No entanto, confesso que o conceito do Direct Drive me atrai mais. Se vou achar o mesmo na prática já é outra história Smile

Obrigado a todos pela ajuda até agora!

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptyDom Dez 15 2019, 08:34

Bom dia!!

Eu não estou a tentar vender nada, o que escrevi visa a reflexão e mais nada. Wink

Comprar melhor gastando apenas uma vez até pode sair mais barato, mas eu entendo a posição em que está e por isso perguntei pela relação que pensa vir a ter com o vinil.

Eu não sei se o preço do D2 é justo, os dois que vi no Porto estão com o mesmo valor e merecem ser negociados. Se o estado mecânico e estético for o mesmo, a célula pode fazer a diferença - caso seja boa, poderá mudar apenas a agulha.

Caso mude de ideias face às correias, andam uns Thorens por aí que são opções:
https://www.olx.pt/anuncio/gira-discos-thorens-td145-mkii-IDDmNij.html

Fica a ideia, estetica e sonicamente são diferentes, experimente para ver de qual gosta mais (se nunca experimentou, claro...).
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptyDom Dez 15 2019, 10:59

Olá

Já alterei um Technics SL D2 com bons resultados, comprei-o mais barato de que o valor que menciona. Na minha opinião pessoal é um bom gira discos mas que de facto precisa de algumas alterações para mostrar realmente o seu valor, posso dizer que só a célula que lhe coloquei custa mais do que o valor que menciona na compra, mas isto é tudo subjectivo, pois por vezes e como costumo dizer...
O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...
Os Technics 1200 são considerados excelentes gira discos, pessoalmente prefiro os Technics SL 120 e 150, qualquer um dos 3 está construído como um tanque em especial o 1200 que estava e está destinado às discotecas e talvez por isso eu achar em todas as vezes que ouvi que é inferior aos outros, fiz uma vez uma comparação directa com o 150 e achei aquilo que acho sempre no 1200, que a música está como que mais agarrada às colunas no 1200 e mais fora no 150, criando uma imagem melhor e mais espacial, claro que isto representa uma opinião pessoal, e apenas isso.

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
EduardoMarinho




Mensagens : 10
Data de inscrição : 14/12/2019

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptyDom Dez 15 2019, 11:32

Bom dia,

José, eu sei que só está a tentar ajudar e agradeço muito o seu contributo até agora! Aliás, eu concordo totalmente quando diz que fica mais barato comprar apenas uma vez e costumo ter essa mentalidade. Porém, enquanto novato no mundo do vinil, prefiro ser mais comedido e começar devagar. Tenho lido alguns comentários sobre o SL-D2 e todos dizem que é um bom giradiscos na classe em que se insere, estável e fiável. É claro que com 40 anos de uso, vou ter de verificar se ainda mantém essas características. Se mais tarde sentir que preciso de algo melhor, darei esse passo e com certeza me sentirei mais confiante para arriscar em algo com outros valores.

Ah, e também vou ler sobre o Thorens que me recomendou, obrigado pela sugestão!

Fredie, também já li noutros sítios o que refere sobre o som do SL-1200. Talvez um dia tenha a oportunidade de confirmar com os meus próprios ouvidos Smile Se a aquisição do SL-D2 for para a frente e sentir que vale a pena investir nele, estou a pensar apostar numa célula à volta dos 100 euros. Penso que já fico com um giradiscos competente para os primeiros tempos. Depois logo se vê!

Entretanto, vou começar a preparar o terreno para ir visitar esses dois SL-D2 e tentar vê-los em funcionamento no próximo fim de semana.

Cumprimentos a todos e um bom domingo!
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13351
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptyDom Dez 15 2019, 20:25

Prezado EduardoMarinho,

Ao longo dos anos, convivi com gira-discos, quer belt-drive quer direct-drive. Em ambas as tipologias, gosto/desgosto de exemplares que as representam. Independentemente da classe enquadrada, acima de tudo, dou preferência a exemplares que tornam a audição aprazível. Nessas tipologias, enquadro modelos antigos e novos. Assim, se pretende um bom exemplar vintage e belt-drive, sem necessidade de manualmente mudar o posicionamento da correia na polia, recomendo o Pioneer PL-12D (o companheiro Ferpina é proprietário de um exemplar; pondera dispensá-lo). No capítulo de gira-discos novos, o meu direct-drive de eleição que supera modelos da Pro-Ject e da Rega, denomina-se Audio-Technica AT-LP5, vendável no nosso país por menos de quatro centenas de "euricos" (https://www.joselopesmarques.com/product-page/at-lp5-1).

Nos sugestões concedidas pelos restantes companheiros, saliento o primeiro Technics 1200 (equipado com célula Goldring E3) e o SL-150, inclusos na lista de José Miguel.

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptySeg Dez 16 2019, 01:25

E eu acrescento estes dois exemplares. São de um nosso companheiro do fórum Luis Gaio (kazumbi) e tenho a certeza que devem estar irrepreensíveis. São modelos sobejamente conhecidos, assim como o braço Ortofon e a célula Shure.

https://www.olx.pt/anuncio/gira-discos-telefunken-s-500-ortofon-as-212-shure-m91-ed-IDxXlgB.html#6e9f58e470

https://www.olx.pt/anuncio/gira-discos-telefunken-s-600-ortofon-as-212-shure-m91ed-IDvi3fT.html#6e9f58e470

Como o Ghost4u escreveu, tenho um Pioneer PL-12D MKII, belt drive que eventualmente poderei vender. Tenho demasiados "zingarelhos" em casa e o espaço escasseia... Shocked

_________________
Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Signat10
Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Vu-1_z10 Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
EduardoMarinho




Mensagens : 10
Data de inscrição : 14/12/2019

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptyTer Dez 17 2019, 00:41

Boa noite a todos!

Ghost4u, o AT-LP5 foi um dos primeiros giradiscos novos que equacionei comprar. No entanto, já li que a construção deixa um pouco a desejar e que o anti-skating não funciona bem. Além disso, as especificações dizem que tem um "wow and flutter" de 0,2% (não é um valor muito alto para um Direct Drive?) e não tem nem estroboscópio nem pitch control.

Por exemplo, o SL-D2 referido acima tem um "wow and flutter" de apenas 0,03% e tem estroboscópio e pitch control. Partindo do princípio que está em bom estado, não valeria a pena optar pelo SL-D2 e investir numa célula na casa dos 100 euros em vez de gastar 400 euros no AT-LP5? Ou será que o AT-LP5 mesmo assim seria capaz de um melhor desempenho?

Ferpina, obrigado pelas suas sugestões. No entanto, conforme referi acima, só agora estou a entrar no mundo do vinil e penso que investir tanto num giradiscos vintage tendo tão poucos conhecimentos não é uma escolha racional. Além disso, apesar de acreditar que tenho um sistema decente (amplificador Kenwood KA-3060R e umas colunas Mission 703), provavelmente não me iria permitir extrair tudo que esses Telefunken (o S600 é muito bonito) serão capazes de oferecer, e como não estou a pensar em upgrades neste momento...

Relativamente ao PL-12D, poderá ser uma opção. Tenho de ler um pouco sobre ele, mas confesso que neste momento estou um pouco "enamorado" com a ideia de adquirir um Technics Smile

Entretanto, já tentei contactar o vendedor de um dos SL-D2. Eu vou dando notícias sobre o progresso!

Obrigado pela ajuda de todos até agora!
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptyTer Dez 17 2019, 08:19

Olá
Se vai ligar muito ao valor das especificações... Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  57537  ainda acaba por fazer mau negócio... digo eu.
Muitos dos bons gira discos feitos ao longo dos anos têm especificações de fugir... Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  317942
mas não é por isso que deixam de tocar bem...
Se calhar se ouvir o AT LP5 muda de opinião...
https://www.whathifi.com/audio-technica/lp5/review

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptyTer Dez 17 2019, 08:29

fredy escreveu:
Olá
Se vai ligar muito ao valor das especificações... Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  57537  ainda acaba por fazer mau negócio... digo eu.
Muitos dos bons gira discos feitos ao longo dos anos têm especificações de fugir... Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  317942
mas não é por isso que deixam de tocar bem...
Se calhar se ouvir o AT LP5 muda de opinião...
https://www.whathifi.com/audio-technica/lp5/review ...

Complétamente de acordo cheers
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptyTer Dez 17 2019, 08:57



Eu tenho um SL D2 com uma Nagaoka MP 100 (no meu avatar, dentro do móvel), que uso para ouvir os discos usados, pela primeira vez depois de lavados e, dependendo do preço, recomendo!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptyTer Dez 17 2019, 08:59

EduardoMarinho escreveu:


(...) mas confesso que neste momento estou um pouco "enamorado" com a ideia de adquirir um Technics Smile

Entretanto, já tentei contactar o vendedor de um dos SL-D2. Eu vou dando notícias sobre o progresso!
(...)
Bom dia!

Quando existe enamoramento, a coisa fica praticamente decidida. Wink

O Technics não o deixará ficar mal, mas surgem outras propostas porque cada um já as experimentou e as considera melhores. A questão para si é: quantos gira-discos conseguiu ouvir num mesmo sistema?

Seria importante tentar ouvir dois gira-discos diferentes, porque o resultado final (som!) será diferente. Esta pequena experiência pode colocá-lo definitivamente agarrado ao vinil ou pelo menos mostrar-lhe qual o caminho a seguir para tirar o melhor partido desse suporte.

Bem sei que não é fácil, mas tente experimentar mais e ler menos. O Technics, ou outros, tente experimentar em sua casa, no seu sistema e com discos que conhece muito bem.

A célula poderá despertar outra bela conversa, mas já sabe que células têm os dois SL-D2 que andam pelo Porto?
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13351
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptyTer Dez 17 2019, 13:41

Sem ser proprietário de nenhum exemplar AT-LP5, por ter instalado células em dois desses Audio-Technica, afianço que a construção em nada fica aquém de exemplares reputados de outros fabricantes, sendo eficiente o anti-skating.

Quanto ao "Pionés" n.º 12, letra D, é conhecido por ser o Thorens TD-150 e 160 dos pobres. Contudo, estando enamorado pela Technics, considere o 1200 com célula ou o SL-150. Assim, em referência ao SL-150, que custa três centenas e meia de "euricos", equipando com uma Goldring E3 (€119,00), por €469,00 ficará bem servido.
Ir para o topo Ir para baixo
EduardoMarinho




Mensagens : 10
Data de inscrição : 14/12/2019

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptyQua Dez 18 2019, 16:26

Olá a todos!

Eis os mais recentes desenvolvimentos: enviei mensagem aos vendedores dos dois SL-D2 à venda no OLX. Um já me disse que vendeu o dele, o outro duvido que me venha a responder sequer. Entretanto, andei a vasculhar outros anúncios no Porto e deparei-me com este:

https://w ww.olx.pt/anuncio/gira-discos-sony-ps-4750-IDEJzQv.html (atenção ao espaço)

Do que andei a pesquisar, trata-se de um modelo de gama média/alta da Sony dos anos 70. Parece-me ter uma qualidade superior ao SL-D2, aparenta estar bem-estimado e acho-o muito bonito. Porém, o preço já é esticado (tentaria baixar para os 200€) e dá-me a ideia de ser um aparelho bem mais complexo do que o Technics, o que me deixa apreensivo caso sejam necessárias reparações. Por fim, não é automático e aquele sistema de "cuing" não me inspira muita confiança. O que acham do Sony PS-4750?

Por fim, eu concordo convosco quando me dizem para experimentar mais e ler menos. Porém, de momento não estou em Portugal e isso deixa tudo mais difícil. O máximo que posso fazer para já é "preparar os trabalhos de casa" e passar à ação assim que chegar ao nosso burgo (esta sexta). Além disso, dificilmente vou conseguir experimentar giradiscos no meu sistema sem comprá-los, por isso terei de arriscar um pouco. Lembro que não preciso de um equipamento topo de gama, apenas pretendo fazer a melhor compra possível dentro do orçamento estabelecido e desfrutar dos discos que já tenho com qualidade e fiabilidade. Terei tempo para adquirir um "zingarelho" (como diz o Ferpina) melhor no futuro Smile
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptyQua Dez 18 2019, 17:22

Eu não conheço o Sony - mas ele é catita! -, tivemos dois dessa marca e década, mas ambos a correia.

Deixo uma alternativa para baralhar dvil as contas:
https://www.olx.pt/anuncio/gira-discos-pioneer-plx-500-IDExjWl.html

O valor é negociável - tem mesmo que baixar - e o gira-discos é recente, apesar de ter o estilo "Sl 1200".


Novo tem na Bimotor...
https://bimotordj.com/index.php?route=product/product&product_id=32557&gclid=Cj0KCQiAuefvBRDXARIsAFEOQ9EoIHz85TtMU-YuR6GkFMROm2Q_LS-99Oi6--B4fUgb4ofK_ZCrZUkaAuTOEALw_wcB
São 300 euros e quem sabe se na Fnac, numa promoção, não consegue melhor.



Ah! Quando disse para experimentar em casa, também me referia ao que pensa comprar. Tem visto gira-discos que estão no Porto e ainda há vendedores que têm/partilham este gosto, perguntar não custa.

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptyQua Dez 18 2019, 22:42

Esta rapaziada é muito sã, mas de gira-discos nada percebem dvil

Nem de gira-discos nem de nada smedley

Por isso deixo aqui a minha sugestão, apenas um dos melhores de sempre.

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t13075-telefunken-s600-braco-ortofon-as-212-celula-shure-m91ed#315393

Este por acaso até é de um companheiro deste fórum que está a vender e se irá arrepender.


Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Telefunken-S600
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptyQui Dez 19 2019, 11:43

Alexandre Vieira escreveu:
Esta rapaziada é muito sã, mas de gira-discos nada percebem dvil

Nem de gira-discos nem de nada smedley

Por isso deixo aqui a minha sugestão, apenas um dos melhores de sempre.

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t13075-telefunken-s600-braco-ortofon-as-212-celula-shure-m91ed#315393

Este por acaso até é de um companheiro deste fórum que está a vender e se irá arrepender.


Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Telefunken-S600

Boa recomendação...

Já agora, por curiosidade, quantos eco-pontos tens na tua zona? dvil

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Kid-1610

>>>>>Fui>>>>>>
Ir para o topo Ir para baixo
frias
Membro AAP
frias


Mensagens : 536
Data de inscrição : 05/06/2013
Idade : 68
Localização : Camarate

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptyQui Dez 19 2019, 20:32

Acabei de adquirir este japonês da Hitachi ainda em fase de afinação no entanto promete, e por isso o meu Technics está na hora de partir para lhe dar o lugar, é um SL-Q202 diret drive a quartzo.

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Img_2016
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.franciscofrias.com
EduardoMarinho




Mensagens : 10
Data de inscrição : 14/12/2019

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptySex Dez 20 2019, 16:10

Boa tarde a todos,

Aqui vão as últimas novidades:

Acabei por receber uma resposta do vendedor do outro SL-D2 e vou vê-lo amanhã. Disse-me que está a funcionar muito bem e que o único problema são as dobradiças partidas da tampa. Pelo que já li, é um problema comum nestes modelos. Sabem se há alguma loja no Grande Porto onde posso mandar fazer uma nova tampa em acrílico? Sei que há algumas em Lisboa... Algum conselho para resolver isto? Quanto à agulha, ele disse-me que é uma Audio Technica, mas não soube especificar o modelo. Pela cor, diria que é uma AT91. Não estou muito preocupado porque já queria adquirir uma célula nova, mas bem que o giradiscos podia vir equipado com algo melhorzinho para os primeiros tempos Smile

O Sony ficou fora da equação porque o vendedor aumentou o preço para 300€ e se por 225€ já estava indeciso...

José, o Pioneer há uns tempos andava por 300 e poucos euros novo na Fnac e lembro-me que o tinha debaixo de olho quando comecei a estudar a possibilidade de adquirir um giradiscos. No entanto, o que leio sempre é que há alternativas melhores por aquele preço. Em todo o caso, obrigado pela recomendação!

frias, o seu Technics poderia ser uma solução. Porém, como sou do Norte dificilmente conseguiríamos fazer negócio. Obrigado na mesma!
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptySex Dez 20 2019, 16:26




Boa tarde Eduardo,

Em relação ao problema da tampa efectivamente é um problema comum mas não nas dobradiças, normalmente estas não partem/ avariam o que costuma partir são as patilhas de acrílico da tampa que encaixam nas ditas dobradiças pelo que verifique bem qual é o problema… se a tampa em si estiver em bom estado ou recuperável, fazendo uma busca no Google encontra vários artigos indicando como se resolve esse problema das patilhas partidas, se não encontrar pf diga que eu mando- lhe uma mensagem privada com os links.

Diga algo depois de ver o ''bicho''
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptySex Dez 20 2019, 16:38

Isso finalmente vai dar alguns passos. Wink

A questão da tampo está orientada, repare bem no estado dela, porque ao ouvir os discos ela é para tirar mesmo. Smile
Quanto menos riscada melhor.


Estes dias cruzei-me com um gira-discos que pode servir de alternativa, no fundo é um Technics:
https://www.olx.pt/anuncio/gira-discos-panasonic-sl-h-401-IDExwtI.html

Um forista já fez evoluir um desses com bons resultados, talvez mereça a espreitadela.



edit: a AT91 é uma célula baratinha, mas honesta e pode ser um bom princípio. Leve discos que conheça muito bem, testes as duas rotações (como não testará em casa, tente ouvir calmamente faixas/passagens bem conhecidas onde devem aparecer pormenores).
Ir para o topo Ir para baixo
EduardoMarinho




Mensagens : 10
Data de inscrição : 14/12/2019

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptyDom Dez 22 2019, 00:52

Boa noite!

O prometido é devido, por isso aqui ficam os últimos desenvolvimentos e o encerrar do primeiro capítulo desta aventura pelo mundo do vinil: a aquisição do giradiscos.

Pois é, hoje tornei-me o feliz e orgulhoso proprietário de um Technics SL-D2! Smile O vendedor foi bastante simpático, deixou-me testar o giradiscos à vontade e até me incentivou a ouvi-lo em ação. Fiquei rendido rapidamente... Era precisamente aquilo que procurava para primeiro giradiscos: rotações certinhas tanto a 33 como a 45 RPM, cueing suave tanto a subir como a descer o braço, auto return a funcionar como deve ser e um som surpreendentemente bom (mesmo com a suposta Audio Technica AT91).

Nem tudo são rosas, claro. A tampa tem as dobradiças partidas e está bastante riscada. Agora tenho de pesquisar no Google eventuais soluções, conforme sugerido pelo antpaubarcar (obrigado pela sua disponibilidade para ajudar!), e limpar e polir um pouco a tampa para eliminar sujidade entranhada e alguns riscos. A célula/agulha ficará para mais tarde, porque vou ter de viajar novamente em breve e com o Natal não fica fácil...

Obrigado pelos vossos conselhos até agora e poderão contar com mais algumas dúvidas minhas em breve! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptyDom Dez 22 2019, 10:35

Em primeiro lugar parabéns pela aquisição, para começo é óptima👍
Aqui vai um link do ebay de um fabricante espanhol de tampas, veja as imagens porque a solução mais
Fácil é a que se vê bem ou seja um l em metal para
Substituir cada patilha partida...mais dúvidas disponha😀
https://m.ebay.com/itm/Dust-Cover-Technics-SL-231-B21-B202-D20-Q210-Q33-H302-Q20-221-B2-D2-etc/193238554639?_mwBanner=1&_rdt=1
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptyDom Dez 22 2019, 10:51

Que bom desfecho, que venham os próximos episódios! Wink

Ah! Não deixe de participar e partilhar a sua aventura/entrada no mundo do vinil, pode ser uma boa ajuda para outros. Wink

Divirta-se e que muitos discos rodem por aí!!
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13351
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  EmptyDom Dez 22 2019, 12:34

Prezado EduardoMarinho,

Congratulações pela aquisição do exemplar Technics. Quanto à tampa, contacte o ABC do Acrílico (212 764 563), situado em Almada. Essa empresa, concebeu as duas protecções instaladas nos meus gira-bolachas.

Com melhores cumrimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?    Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Necessito conselho para novo giradiscos
» Ajuda para aquisição de novo GD
» Mais uma aquisição para o Audio-vintage
» Giradiscos Vertical
» Movel c/giradiscos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: