Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Nagaoka MP-150

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
japm
Membro AAP



Mensagens : 50
Data de inscrição : 30/12/2013
Localização : Lisboa

Nagaoka MP-150 Empty
MensagemAssunto: Nagaoka MP-150   Nagaoka MP-150 EmptyQui Jul 04 2019, 15:07

Caros,
Por curiosidade e tb pq a encontrei nova por um preço imbatível, resolvi adquirir uma célula Nagaoka MP-150 para comparar com as Shelter 201 e Benz Micro Glider H2 que possuo.
Ainda não está montada (nem desembalada) mas queria desde já saber se alguém possuidor/conhecedor desta família de células (MP-150/200) tem algum conselho/aviso que queira partilhar.
Logo que a tenha devidamente instalada, deixarei aqui uma opinião sobre o que encontrei.
Obg, José Massa
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1002
Data de inscrição : 31/03/2015

Nagaoka MP-150 Empty
MensagemAssunto: Re: Nagaoka MP-150   Nagaoka MP-150 EmptySáb Jul 06 2019, 11:53

Dizem muito bem da Nagaoka MP 150, é um salto em relação á 110, que já ouvi e gostei muito.Acho que fêz muito bem.
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Nagaoka MP-150 Empty
MensagemAssunto: Re: Nagaoka MP-150   Nagaoka MP-150 EmptyDom Jul 07 2019, 11:34

Olá

Pessoalmente não conheço essa célula, como o nbaptista já ouvi a 110 da qual sem deslumbrar gostei, penso até que a 110 é a mais vendida da Nagaoka, já li isto algures na net, era dada como a que tinha melhor relação preço qualidade na marca, esquecendo este binómio penso que a 150 será um salto qualitativo em relação à 110...
As células e a sua relação com o braço por vezes fazem com que sejam boas num determinado gira e apenas banais noutro, tenho cá em casa uma Empire EDR 9 que deslumbra no gira Panasonic, que tem um braço absolutamente normal da Jelco, e é apenas boa no meu DIY AR com braço da Jelco também, mas de outro campeonato em relação ao braço do Panasonic.
A sinergia é fundamental...
Espero que a sinergia no seu caso seja boa.

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
japm
Membro AAP



Mensagens : 50
Data de inscrição : 30/12/2013
Localização : Lisboa

Nagaoka MP-150 Empty
MensagemAssunto: Re: Nagaoka MP-150   Nagaoka MP-150 EmptyQua Jul 10 2019, 13:39

Ora então, cá vão algumas 1ªs impressões:

- Dá algum trabalho a acertar (já tinha lido isso algures) pq a agulha está "escondida" debaixo do corpo e é preciso usar porcas nos parafusos de fixação, mas com paciência lá ficou pronta...

- Mesmo depois de devidamente alinhada e calibrada, as 1ªs horas são de desapontamento profundo! Dá a impressão que nos esquecemos afinar algum parâmetro de tão mau o que sai dali Sad

- Depois de cerca de 10 horas a trabalhar, começa a transfiguração: as vozes começam a soar como vozes e os graves a terem principio, meio e fim. Os agudos ainda tem algum caminho a percorrer.

- Vai neste momento com ~20 horas e tudo está a compor-se: as vozes já surgem destacadas do fundo musical, os graves estão quase no ponto e os agudos suavizaram q.b.

- Tinha um problema com a sibilância, mas ficou resolvido alterando o VTA - a Benz é mais alta e eu esqueci-me de mudar.

É claramente uma célula para os amantes do som analógico Smile
Não tem nada a ver com o tentar que o som do LP soe igual ao do CD, muito pelo contrário.

Nesta fase já estou a gostar de ouvir musica com ela, mas a julgar pelo que li noutros sítios (na altura não acreditei, mas agora constato isso mesmo) requer entre 30~50 horas para dar o melhor.
Se continuar a melhorar assim, poderá de facto ser uma grande célula MM - o que me deixa algo curioso qto à 200...

Cumps,
José Massa
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Nagaoka MP-150 Empty
MensagemAssunto: Re: Nagaoka MP-150   Nagaoka MP-150 EmptyQua Jul 10 2019, 22:58

Olá

Há que ter paciência com algumas células pois só ao fim de algumas horas é que dão o seu melhor...
A Audio Technica é um exemplo disso, normalmente têm uns agudos estridentes durante alguma horas mas depois de 50 horas +- é que mostram o seu melhor...

Quanto à sibilância detectada... todas as vezes que me aconteceu isso foi porque a célula estava mal alinhada e não por causa do VTA... mas cada caso é um caso...
Actualmente ou levo ao Jorge Alves (fica bem afinado e ainda temos tratamento VIP), ou então afino com um protactor que tenho aqui em casa que vinha no disco da Hifi News Analogue Test LP e que resulta... tendo alguma paciência... e bastante trabalho.

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
japm
Membro AAP



Mensagens : 50
Data de inscrição : 30/12/2013
Localização : Lisboa

Nagaoka MP-150 Empty
MensagemAssunto: Re: Nagaoka MP-150   Nagaoka MP-150 EmptyQui Jul 18 2019, 11:21

Boas,
Agora já mais rodada, tenho mais alguns comentários a fazer:

- O problema da sibilância, embora tenha melhorado muito com o acerto do VTA (tanto que no inicio pensei que tinha desaparecido), só ficou mesmo resolvido realinhando a célula até efectivamente não poder estar mais alinhada (obg fredy).

- Qdo está assim em estado de graça, a célula faz desaparecer quase por completo o ruído de fundo dos discos, mesmo aqueles que por já terem sido tocados mtas vezes apresentam degradação audível nas faixas. Aquele ruído irritante de fundo que caracteriza estes discos, desaparece aqui por completo, o que a torna fantástica para LP comprados em 2ª mão.

- A única parte que qto a mim ainda não está bem no ponto são as vozes - é o que tem evoluído mais lentamente - mas tb ainda não tem as 50 horas de rodagem...

Entretanto, pq a curiosidade apertou, adquiri um Ortofon 2M Silver (agulha Red em corpo Bronze/Black) para comparar com as que tenho.
Qdo chegar logo direi algo.

Cumps,
José Massa
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Nagaoka MP-150 Empty
MensagemAssunto: Re: Nagaoka MP-150   Nagaoka MP-150 EmptySex Jul 19 2019, 10:17

Olá

Não sou adepto da Ortofon... das poucas vezes que ouvi uma Ortofon que me agradou foi quando o Fernando Mota a tinha no altamente transformado Project.
Mas como cada caso é um caso talvez resulte no teu gira.

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Nagaoka MP-150 Empty
MensagemAssunto: Re: Nagaoka MP-150   Nagaoka MP-150 EmptySex Jul 19 2019, 11:34

japm escreveu:
(...) Entretanto, pq a curiosidade apertou, adquiri um Ortofon 2M Silver (agulha Red em corpo Bronze/Black) para comparar com as que tenho. ...

A Ortofon 2M Silver foi criada para a marca ProJect (encomenda especial) e na realidade não é exactamente ném o corpo ném os geradores da Ortofon Bronze/Black. O fio das bobinas é em prata como nestas ultimas mas o "ferro" das bobinas não é em mumetal preso num polimero amorteçedor (apesar do que se diz). O corpo é então um meio caminho entre as Red/Blue e as Bronze/Black ...

Numa célula MM os elementos que mais determinam o som são por ordem: a geometria do diamante, o grau de pulido deste, a qualidade do estilete, a suspensão, o circuito magnético (gerador) e o amortecimento do corpo ... neste caso a 2M Silver apareçe como uma 2M Red um pouco amelhorada e a 2M Blue por uns 30 euros a mais pareçe-me uma melhor escolha visto as comparações que pude fazer ...

Mas se a Silver lhe der prazer ... é isso o principal !!!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Nagaoka MP-150 Empty
MensagemAssunto: Re: Nagaoka MP-150   Nagaoka MP-150 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Nagaoka MP-150
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Nagaoka MP-110 MP
» Nagaoka
» NAGAOKA MP-xx vs MP-xxx
» Nagaoka MP-110
» NAGAOKA - MP11

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Células e Agulhas-
Ir para: