Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalPublicaçõesRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe

Pedido de ajuda - ligação da colunas

Ir em baixo 
AutorMensagem
Rufas
Membro AAP
Rufas

Pedido de ajuda - ligação da colunas Empty
MensagemAssunto: Pedido de ajuda - ligação da colunas   Pedido de ajuda - ligação da colunas EmptyTer Set 04 2018, 23:23

Boa noite,

Já algum tempo estou a recuperar umas colunas SABA professional 1300, foram para Peços de Ferreira para serem retificadas na sua estrutura. Chegaram à pouco tempo e resolvi fazer a montagem da parte do som, dois tweters uma cupula e o Woofer. Comprei na Tecnis novas ligações para as colunas, não sei o nome aquelas que tem rosca e são pretas e vermelhas. Depois de soldar as ligações numa coluna funciona bem, mas na outra o som era intermitente subia e baixava consoante eu mexia nos fios. Já o retirei várias vezes e voltei a soldar mas o resultado é o mesmo som baixo e intermitente. Quando volto a aparafusar a coluna parece que fica sofocad e precisa de respirar. Não percebo são colunas fechadas, deixo imagem para verem, ajudem por favor. Obgrigado.
Pedido de ajuda - ligação da colunas Img_2022

ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda - ligação da colunas   Pedido de ajuda - ligação da colunas EmptyTer Set 04 2018, 23:31

Dá para ligar os cabos internos da coluna aos cabos de coluna, por exemplo usando uma barra de junção eléctrica?

Se o problema se mantiver pode ser da ligação do cabo interno ao crossover ou do próprio crossover. Um um altifalante queimado, esses antigos não aguentam muita voltagem.
Rufas
Membro AAP
Rufas

MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda - ligação da colunas   Pedido de ajuda - ligação da colunas EmptyTer Set 04 2018, 23:40

Sim dá para ligar, se retirar os cabos dos terminais e ligar diretamente aos cabos da coluna funcionam bem?
Mas também desconfio dos crossovers.
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda - ligação da colunas   Pedido de ajuda - ligação da colunas EmptyQua Set 05 2018, 21:08

Rufas escreveu:
Sim dá para ligar, se retirar os cabos dos terminais e ligar diretamente aos cabos da coluna funcionam bem?
Mas também desconfio dos crossovers.

Se dá é experimentar para tentar despistar a origem do problema.
Rufas
Membro AAP
Rufas

MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda - ligação da colunas   Pedido de ajuda - ligação da colunas EmptyQui Set 06 2018, 23:15

Boa noite foristas,

tive que mudar de planos, tirei os terminais novos e montei as ligações antigas e assim funcionam muito bem.
Agora estou com um dilema, tenho uma coluna com as ligações originais e a outra com os terminais novos, agora não sei o que fazer?
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda - ligação da colunas   Pedido de ajuda - ligação da colunas EmptySex Set 07 2018, 09:16

Em equipa que ganha não se mexe.
jpinto
Membro AAP
jpinto

MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda - ligação da colunas   Pedido de ajuda - ligação da colunas EmptySex Set 07 2018, 19:32

Rufas escreveu:
Boa noite foristas,

tive que mudar de planos, tirei os terminais novos e montei as ligações antigas e assim funcionam muito bem.
Agora estou com um dilema, tenho uma coluna com as ligações originais e a outra com os terminais novos, agora não sei o que fazer?

Reparei na foto que tem os terminais montados numa placa metálica, não haverá algum mau isolamento dos terminais e essa placa e esteja a provocar um curto circuito entre os terminais nessa coluna?
Outra razão é alguns dos terminais estar sujo ou com verniz e estar a fazer mau contacto.
Rufas
Membro AAP
Rufas

MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda - ligação da colunas   Pedido de ajuda - ligação da colunas EmptySex Set 07 2018, 23:25

Acha que devo retirar a placa de metal, ao principio também fiquei relutante . Acham que deveria mudar a placa de metal e qual o material indicado?
jpinto
Membro AAP
jpinto

MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda - ligação da colunas   Pedido de ajuda - ligação da colunas EmptySex Set 07 2018, 23:36

Rufas escreveu:
Acha que devo retirar a placa de metal, ao principio também fiquei relutante . Acham que deveria mudar a placa de metal e qual o material indicado?

Não tenho preferência e não vejo razão para não usar a placa de metal desde que os terminais estejam isolados da placa.
Rufas
Membro AAP
Rufas

MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda - ligação da colunas   Pedido de ajuda - ligação da colunas EmptyDom Set 09 2018, 12:58

Boa tarde foristas,

depois de vários testes, retirei a placa de metal e vou colocar uma placa mdf que isola melhor.
O som depois destes testes acho que piorou, como as colunas são de finais de 1976, acho que vão ao médico para fazer uma revisão geral e se possível mudar os crossovers.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Pedido de ajuda - ligação da colunas   Pedido de ajuda - ligação da colunas Empty

Pedido de ajuda - ligação da colunas
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers-
Ir para: