Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Rega e Ortofon...

Ir para baixo 
+6
Pmoura43
José Miguel
anibalpmm
fredy
Ghost4u
Único
10 participantes
AutorMensagem
Único
Membro AAP



Mensagens : 54
Data de inscrição : 26/08/2018

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptyQui Ago 30 2018, 23:27

Caros AAP,

Procuro referências "auditivas" na utilização de uma vetusta célula MC, a Ortofon MC30 Super II... Não sei quem tenha uma coisa dessas... Pessoalmente, ao contrário do que é usual ouvir por aí, a minha funciona muito bem num arqueológico (e ainda original, salvo os RCA's) Rega Planar 3 e braço RB-300... Também terei de afinar e revisionar o próprio Rega...

O conjunto funciona muito bem... Não sei se foi por ter sido excelentemente afinada pelo ubíquo (e agora famoso) António Flórido ou não... Mas sinceramente, apenas procuro opiniões de melhoria global auditiva e estou um bocado indeciso nas prioridades de melhorias eventuais no Planar 3... Praticamente, pode mudar-se quase tudo a tal ponto que mais valeria investir num P5 ou algo parecido... Obviamente, mudando o gira discos, lá iria ter de mudar a célula e voltamos ao princípio de tudo...

Apenas para situar para já a coisa, tenho em uso dois bons pré-phono encastrados em dois razoáveis pré-amplificadores (Forté Model 2 e B&K Componentes MC-101 Sonata Series) e não creio que investir nessa área se justifique...

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13301
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySex Ago 31 2018, 00:00

Prezado Único,

Sair do Planar 3 para investir no P5... scratch  Preferia, no mercado de usados, obter um P25.

Quanto a mudar de célula só porque supõe trocar de gira-bolachas, essa mudança não me parece tão óbvia. Como depreendo da sua intervenção, se gosta da Ortofon MC30 Super II, instale no gira-bolachas responsável pela aposentação do 3.

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySex Ago 31 2018, 08:08

Olá

Equipa que ganha não se mexe.

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Único
Membro AAP



Mensagens : 54
Data de inscrição : 26/08/2018

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySex Ago 31 2018, 17:03

fredy escreveu:
Olá

Equipa que ganha não se mexe.

Fredie

Obrigado pela resposta caro fredy,

Então por exemplo no lugar de gastar umas massas com um P25 (em segunda mão), faço um pequeno upgrade ao Planar 3 e deixo tudo como está?...

Para isso vou tentar saber o custo hipotético de um P25 e do upgrade mínimo ao Planar 3, para saber até onde vale a pena investir... Agradecido pela opinião...



Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySex Ago 31 2018, 17:56

Único escreveu:
fredy escreveu:
Olá

Equipa que ganha não se mexe.

Fredie

Obrigado pela resposta caro fredy,

Então por exemplo no lugar de gastar umas massas com um P25 (em segunda mão), faço um pequeno upgrade ao Planar 3 e deixo tudo como está?...

Para isso vou tentar saber o custo hipotético de um P25 e do upgrade mínimo ao Planar 3, para saber até onde vale a pena investir... Agradecido pela opinião...


Se vives em Lisboa ou perto nada como passar na Audioteam para saberes as possibilidades e preços
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySex Ago 31 2018, 18:46

Olá

Citação :
Único escreveu...
faço um pequeno upgrade ao Planar 3

Baseado num Rega montei um gira com muitas alterações...
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t10411-gira-diy?highlight=gira+diy

baseado na experiência que tive até chegar ao resultado final... eu nesse gira colocava o motor numa base separada, alterava o prato, e colocava outro sub prato...

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySex Ago 31 2018, 18:47

O Rega P5 (o RB700 é um belo braço, sente-se bem ao mexer nele) com PSU é bem superior ao Rega P3, mas estamos a falar de gira-discos de outros anos (os preços não são certos...). O P25 tem a vantagem de não precisar de PSU e tem o RB600 como braço, mas este nunca ouvi... (só conheço uma pessoa que tem e não troca)

A Ajason tem um P5 nas Oportunidades, mas para o preço que pedem... não sei.

A AudioTeam tem um Planar 3 quase novo, que pode ser interessante:
https://audioteam.pt/produto/gira-discos-rega-rp3_retoma/


Antes de gastar dinheiro a tentar melhorar esse P3, eu tentaria ver o novo que está na AudioTeam... O seu terá mercado e quem sabe se a troca se justifica.


Última edição por José Miguel em Sex Ago 31 2018, 19:03, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Pmoura43
Membro AAP
Pmoura43


Mensagens : 532
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 56
Localização : São Martinho do Porto

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySex Ago 31 2018, 18:49

Único escreveu:
fredy escreveu:
Olá

Equipa que ganha não se mexe.

Fredie

Obrigado pela resposta caro fredy,

Então por exemplo no lugar de gastar umas massas com um P25 (em segunda mão), faço um pequeno upgrade ao Planar 3 e deixo tudo como está?...

Para isso vou tentar saber o custo hipotético de um P25 e do upgrade mínimo ao Planar 3, para saber até onde vale a pena investir... Agradecido pela opinião...




Não sei se ajuda...

https://www.hifishark.com/model/rega-p-25

não são assim tão caros no mercado de usados, e é um salto qualitativo.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySex Ago 31 2018, 18:51

Não são caros!?!?!?! affraid

Estão quase ao preço de um P6 novo...
Ir para o topo Ir para baixo
Pmoura43
Membro AAP
Pmoura43


Mensagens : 532
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 56
Localização : São Martinho do Porto

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySex Ago 31 2018, 19:10

José Miguel escreveu:
Não são caros!?!?!?! affraid

Estão quase ao preço de um P6 novo...
´

Miguel,

€ 450,00 (está um no Hifishark, creio que Finlândia) com o RB600, sinceramente para a qualidade do aparelho, não considero caro, IMHO, é superior ao P6, mesmo o novo.

Mas, também concordo contigo no sentido de que entre estes valores usado e o mesmo valor aproximado para um novo, que optem por ter um novo com garantia, etc.


Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySex Ago 31 2018, 19:16

Eu vi preços na casa dos 900€ e assustei-me... O mesmo acontece com o P5.

Apesar de ter gostado do P5 com PSU, que é superior ao P3, honestamente não dava isso. Embarassed

O P6 nunca ouvi, mas para mim há mais vida além da Rega - nem que seja um Technics SL1200 com o braço rb300. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Pmoura43
Membro AAP
Pmoura43


Mensagens : 532
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 56
Localização : São Martinho do Porto

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySáb Set 01 2018, 12:12

José Miguel escreveu:
Eu vi preços na casa dos 900€ e assustei-me... O mesmo acontece com o P5.

Apesar de ter gostado do P5 com PSU, que é superior ao P3, honestamente não dava isso. Embarassed

O P6 nunca ouvi, mas para mim há mais vida além da Rega - nem que seja um Technics SL1200 com o braço rb300. Wink

---"Um Technics SL1200 c/RB 300..." é mesmo muito bom, Miguel.

Já para não falar dos SP's da Technics affraid
Ir para o topo Ir para baixo
Único
Membro AAP



Mensagens : 54
Data de inscrição : 26/08/2018

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Rega e Rega...   Rega e Ortofon...  EmptySáb Set 01 2018, 18:31

José Miguel escreveu:
O Rega P5 (o RB700 é um belo braço, sente-se bem ao mexer nele) com PSU é bem superior ao Rega P3, mas estamos a falar de gira-discos de outros anos (os preços não são certos...). O P25 tem a vantagem de não precisar de PSU e tem o RB600 como braço, mas este nunca ouvi... (só conheço uma pessoa que tem e não troca)

A Ajason tem um P5 nas Oportunidades, mas para o preço que pedem... não sei.

A AudioTeam tem um Planar 3 quase novo, que pode ser interessante:


Antes de gastar dinheiro a tentar melhorar esse P3, eu tentaria ver o novo que está na AudioTeam... O seu terá mercado e quem sabe se a troca se justifica.

Ora bem, agradeço a dica, mas entendo que este Planar 3 (anos 90-00), não seja muito diverso do "novo" P3... Ou seja, trocar por trocar por outro muito semelhante equivale a perder guito para obter uns cagagésimos de melhoria... Não estou tentado ao negócio. Já a troca por um P25 ou P5, depende do que me avaliam neste... E na Ajasom, embora respeite o seu trabalho e já tenha feito por lá alguns negócios e upgrades, não tenciono voltar a investir (razões pessoais).

Provavelmente, irei manter este para segundo gira-discos, se não lhe fizer um grande upgrade... Tenho cá uma célula MC virgem, da Ortofon, uma MC-15 e seria uma boa maneira de a usar...
Ir para o topo Ir para baixo
Único
Membro AAP



Mensagens : 54
Data de inscrição : 26/08/2018

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Rega e preços...   Rega e Ortofon...  EmptySáb Set 01 2018, 18:36

Pmoura43 escreveu:
Único escreveu:
fredy escreveu:
Olá

Equipa que ganha não se mexe.

Fredie

Obrigado pela resposta caro fredy,

Então por exemplo no lugar de gastar umas massas com um P25 (em segunda mão), faço um pequeno upgrade ao Planar 3 e deixo tudo como está?...

Para isso vou tentar saber o custo hipotético de um P25 e do upgrade mínimo ao Planar 3, para saber até onde vale a pena investir... Agradecido pela opinião...




Não sei se ajuda...

...rega-p-25

não são assim tão caros no mercado de usados, e é um salto qualitativo.

Um abraço

Eh lá!... Caro fredy, 950 euros para mim é um sério investimento!... Isso nas actuais circunstância de vida (com uma série de processos judiciais metidos em função de heranças e partilhas) é muito para mim nesta fase... Mas obrigado pela dica.
Ir para o topo Ir para baixo
Único
Membro AAP



Mensagens : 54
Data de inscrição : 26/08/2018

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Rega...   Rega e Ortofon...  EmptySáb Set 01 2018, 18:41

José Miguel escreveu:
Não são caros!?!?!?! affraid

Estão quase ao preço de um P6 novo...

Caro José Miguel,

E não é só os "450 euros da Finlândia" já citados que são um bom valor... É que isso vem sei lá como aos trambolhões de avião e chegado cá tenho de mandar rever aquilo tudo e a coisa pode sair para o torto...

Decididamente, gira discos a voar vindos do estranjeiro, não arrisco...
Ir para o topo Ir para baixo
Único
Membro AAP



Mensagens : 54
Data de inscrição : 26/08/2018

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Rega   Rega e Ortofon...  EmptySáb Set 01 2018, 18:50

José Miguel escreveu:
Eu vi preços na casa dos 900€ e assustei-me... O mesmo acontece com o P5.

Apesar de ter gostado do P5 com PSU, que é superior ao P3, honestamente não dava isso. Embarassed

O P6 nunca ouvi, mas para mim há mais vida além da Rega - nem que seja um Technics SL1200 com o braço rb300. Wink

Obviamente, tal como já disse, não tenciono investir aqui centenas de euros... De momento não posso mesmo que quisesse.

A questão é fazer contas ao upgrade mínimo necessário (??) ao Planar 3 e à tal troca por outro usado... Mas para ser franco, estou tentado a fazer aqui uma ligeira melhoria e a comprar mais tarde outro gira discos melhor para o sistema principal.

Mas claro que há outras propostas... Por isso abri o tópico... O meu tipo de sonoridade preferida advém deste tipo de gira discos de base rígida, tipo Rega ou Xerxes... Já percebi que suspensão com molas não privilegia o impacto dinâmico e o mesmo tipo de controlo ao nível dos graves. Lá está, estou a falar de coisas menos esotéricas e com preço menos extratosféricos.

SL1200 sem braço???? Nunca apanhei nada disso... Mas esses meninos estão caríssimos nestes tempos em que o maralhal pede mais por uma coisa dessas que por outros novos e bem melhores...


Última edição por Único em Sáb Set 01 2018, 18:59, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Único
Membro AAP



Mensagens : 54
Data de inscrição : 26/08/2018

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySáb Set 01 2018, 18:58

Pmoura43 escreveu:
José Miguel escreveu:
Eu vi preços na casa dos 900€ e assustei-me... O mesmo acontece com o P5.

Apesar de ter gostado do P5 com PSU, que é superior ao P3, honestamente não dava isso. Embarassed

O P6 nunca ouvi, mas para mim há mais vida além da Rega - nem que seja um Technics SL1200 com o braço rb300. Wink

---"Um Technics SL1200 c/RB 300..." é mesmo muito bom, Miguel.

Já para não falar dos SP's da Technics affraid

Ora bem Pmoura43,

Esses SP da Technics são visualmente apelativos e bastante mais high end na estética... Parece que os vão voltar a produzir... Mas os preços devem ser bastante high end também...

Vamos lá a ver... Eu posso levar aqui o Planar 3 à Audioteam (que foi onde o comprei aliás) e ver quanto custa o upgrade... Mas através da internet não se faz isso por menos custo?... Estamos a falar de polias, borrachas, veios e melhores bases de isolamento... Quiçá de um motor novo, embora esteja relutante, já que este funciona bem... Quanto ao motor, seria sempre na Audioteam. O resto é que estou tentado a arranjar por fora... Mas na volta, tudo somado nem vale a pena e sou sempre bem assistido na Audioteam.
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySáb Set 01 2018, 19:02

Olá

Citação :
Único escreveu...
Eh lá!... Caro fredy, 950 euros para mim é um sério investimento!

As 3 alterações que sugeri nem fazem metade do dizes...
Que contas fizeste?


Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySáb Set 01 2018, 19:05

Cada um sabe definir quanto vale em euros uma dada evolução no som... Quantificar a melhoria e avaliar em euros não é tarefa simples.


Quando referi o Rega novo pensei assim:
O antigo deverá vender-se na casa dos 300 euros...
O novo custa um pouco mais...

Esse pouco mais em euros vale o trabalho?
Só ouvindo...



Quando sugeri o Technics com o Braço da Rega, pensei que já tem o braço e poderia comprar um Technics a pensar fazer "obras" nele - dá mais trabalho, mas mais uma vez, quem pode ponderar isso é você.

O seu Rega poderá viver alegremente aí, até com uma nova célula ou mantendo a mesma, não está mal servido.
Ir para o topo Ir para baixo
Único
Membro AAP



Mensagens : 54
Data de inscrição : 26/08/2018

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySáb Set 01 2018, 19:16

fredy escreveu:
Olá

Citação :
Único escreveu...
Eh lá!... Caro fredy, 950 euros para mim é um sério investimento!

As 3 alterações que sugeri nem fazem metade do dizes...
Que contas fizeste?


Fredie

Ahahahah!... Não fiz contas nenhumas! Segui a indicação de Pmoura43 e fui só espreitar no ebay os preços pedidos pelos Rega P-25...
Ir para o topo Ir para baixo
Único
Membro AAP



Mensagens : 54
Data de inscrição : 26/08/2018

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySáb Set 01 2018, 19:22

fredy escreveu:
Olá

Citação :
Único escreveu...
faço um pequeno upgrade ao Planar 3

Baseado num Rega montei um gira com muitas alterações...

baseado na experiência que tive até chegar ao resultado final... eu nesse gira colocava o motor numa base separada, alterava o prato, e colocava outro sub prato...

Fredie

Caro fredie,

Não vou inventar tanto, até porque não só não domino a parte técnica devidamente, como não tenho arcaboiço ao momento para tanta criatividade...

Há tempos apanhei na internet uma série de links de empresas que fazem kits específicos para melhorar os "plásticos" e afins dos antigos Rega Planar 3... Incluindo os contrapesos do braço, o prato (cerâmico ou compósito em vez de vidro), etc... Mas agora não apanho os mesmos, não sei porque carga de água...
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptyDom Set 02 2018, 13:40

Único escreveu:
... O meu tipo de sonoridade preferida advém deste tipo de gira discos de base rígida, tipo Rega ou Xerxes... Já percebi que suspensão com molas não privilegia o impacto dinâmico e o mesmo tipo de controlo ao nível dos graves. ...

O Xerxes é um gira com contraprato desacoplado e não rigido como um Rega ... e ambos não possuem um grave abismal. Se a qualidade do grave é fundamental um DD ou um Lenco podem ser opção a ponderar Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySeg Set 03 2018, 22:36

Por acaso falaram-me muito bem das Ortofon hoje, o Eng Manoel Soares da Manfers Elecrotecnica. Quem conhece a confraria do vinyl sabe de quem estou a falar!. Será que vale a pena o investimento para uma 2M Blue, ou a 2M Red é suficiente?Isto para um Rega Planar 2 2016...
Ir para o topo Ir para baixo
Único
Membro AAP



Mensagens : 54
Data de inscrição : 26/08/2018

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptyTer Set 04 2018, 01:19

TD124 escreveu:
Único escreveu:
... O meu tipo de sonoridade preferida advém deste tipo de gira discos de base rígida, tipo Rega ou Xerxes... Já percebi que suspensão com molas não privilegia o impacto dinâmico e o mesmo tipo de controlo ao nível dos graves. ...

O Xerxes é um gira com contraprato desacoplado e não rigido como um Rega ... e ambos não possuem um grave abismal. Se a qualidade do grave é fundamental um DD ou um Lenco podem ser opção a ponderar Wink

cheers

Muito obrigado digníssimo TD124 pela resposta... Estava a ver se aparecia!!...

Ora bem, do que li sobre o Xerxes e do pouco que ouvi dele (com o braço Artemiz creio eu e com uma célula esotérica de que não recordo o nome) é que é muito dinâmico e pela "comparação" com o meu Rega, aquilo dá-lhe uma tareia sentado...

A questão do "grave" não é bem a do "grave"... É dos fundamentos do PMC... Sou Rocker e aprecio Rock... Logo, sem impacto, profundidade e textura de grave mais a tal "dinâmica" a coisa deixa a desejar...

"Convenci-me" até por força de comparações várias ao longo dos anos disto, que o tipo de base rígida (sem molas) é a preferida. E não citei qualquer aspecto do prato rotativo em si mesmo, apenas me referi ao gira discos (peça global). Pelo que me parece que não escrevi nenhuma calinada...

Não me importo nada de ir procurar ouvir algo "compatível" e recomendado por si, com o tipo de sonoridades que aprecio (até para eventual upgrade futuro), que só para destoar (e continuando no "grave") incluem Barroco em dias depressivos (Hydn, Vivaldi ou Bach) ou discos malucos da velha guarda psicadélica ou progressiva... Outra paranóia do "grave" é devida aos pares de colunas e amplificação que por cá tenho... Tudo com "força" nessas áreas e amperagem a condizer independentemente do "tamanho" ou encaixe "energético"... Note-se que valorizo muito mais o controlo do que a extensão em frequências "balofa"... (Talvez seja por isso que detesto silicones em implantes, mas essa seria outra conversa que nada tem a ver com áudio). Agora juntar controlo, dimensão, extensão e rapidez, nestas áreas é obra...

Estou como disse a ponderar fazer um pequeno upgrade e talvez mais tarde transportar a Ortofon MC30 Super II para algo mais requintado ou esgalhado... Ao invés do que já li por aí, esta não se dá mal com Rock... Não é super rápida nem de nos fazer a cabeça andar à roda... Mas o que faz, faz com satisfação (alegria?) e alguma sofisticação e "abertura" de palco sonoro com detalhe q.b. que não me desagrada nada... Tem estado parada há muitos anos e como tal a agulha não tem muito desgaste. Isto já é peça de colecção, pelo que admito que a irei manter...

Voltando aos gira discos (geral) qual as possíveis "referências" a prestar atenção dos DD e qual o Lenco em que se pensou??... Por sinal tenho namorado alguns Lenco...

E nada tem a ver com isto, mas fui proprietário de um TD125 (o tal com alguma electrónica)... Que acabou nas mãos de uma sumidade "construtora" de pratos e gira discos, para upgrade... Mas o rapaz demorou uma eternidade com aquilo e só muito depois percebi que nunca mo quis devolver... Deu-me a cantiga que e tal não daria para pagar o arranjo e que iria custar muito dinheiro e o aparelho não valia aquilo e esse tipo de conversas que nem qualifico. Enfim... Obviamente deixei de lhe ter a mesma consideração. Mas isso são histórias de há 20 anos atrás...
Ir para o topo Ir para baixo
Único
Membro AAP



Mensagens : 54
Data de inscrição : 26/08/2018

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Lenco...   Rega e Ortofon...  EmptySáb Set 15 2018, 03:15

Então???? Ninguém simpático e conhecedor que me sugira um determinado Lenco em particular?... Eu aqui sou leigo... Poderia citar um L78 de cor... Mas sei lá a diferença para o L75... Nunca ouvi nenhum... Bom, se se derem ao trabalho, agradecia uma linha ou perspcetiva de investigação... Obrigado...
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySáb Set 15 2018, 11:14

Único escreveu:
Então???? Ninguém simpático e conhecedor que me sugira um determinado Lenco em particular?... Eu aqui sou leigo... Poderia citar um L78 de cor... Mas sei lá a diferença para o L75... Nunca ouvi nenhum... Bom, se se derem ao trabalho, agradecia uma linha ou perspcetiva de investigação... Obrigado...    

Caro Único,

Como diz o nosso companheiro TD124, os Giras Direct Drive (DD) e os Idler Drive ("rodinhas", onde, entre os mais em conta estão os Lencos L75 e L78) são giras que tem uma tendência, ou melhor dizendo, tendem a ser mais facilitadores na percepção da extensão dos graves. Teórico!?

Se consegui perceber e inferir a sua preferência em baixos, extensos, bem definidos e controlados ( quase me apetece aconselhá-lo a pensar adquirir um leitor de CDs Laughing ), estou mais inclinado em aconselhar um DD. Resta saber se:

- É um upgrade para ficar algum tempo no seu setup?

Como já percebi que o tal upgrade é sobre um Planar 3 da Rega e como a necessária habilidade de mãozinhas é como a minha - ZERO - então aconselho a comprar novo e actual, dentro das propostas existentes.

Actualmente, o mercado de segunda mão, anda sem rei nem roque, tornando-se cada vez mais difícil conseguir algo realmente interressante, com preço justo e em plenas condições básicas de funcionamento.

Das que conheço, actuais (também não são muitas) eu diria que uma proposta séria e fiável é o actual Technics SL-1200GREGS, à volta dos 1700 paus.

Em segunda mão, confiável https://m.olx.pt/anuncio/lenco-l75-l-75-gira-disco-IDwHiAU.html

Ou

https://m.olx.pt/anuncio/lenco-l78-IDyBPFf.html

Quem os vende é alguém que conhecemos bem, aqui no Fórum.

Já agora a diferença entre um L75 e um L78, é praticamente nula. O L78 tem um automatismo, quando o disco chega ao fim, levanta o braço automaticamen. Mas é tão barulhento na acção, que a maioria da malta que os tem, desliga esta facilidade.

Espero ter ajudado alguma coisa.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySáb Set 15 2018, 15:17

Único escreveu:
Então???? Ninguém simpático e conhecedor que me sugira um determinado Lenco em particular?... ...

Caro Unico, o amigo Goansipife vém de lhe dar boas dicas. Não sei o preço que està a pensar investir ... mas no campo dos DD existe um "relativamente" barato e que é uma grande màquina:

Pioneer PLX1000

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Único
Membro AAP



Mensagens : 54
Data de inscrição : 26/08/2018

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySáb Set 15 2018, 15:57

Goansipife escreveu:
Único escreveu:
Então???? Ninguém simpático e conhecedor que me sugira um determinado Lenco em particular?... Eu aqui sou leigo... Poderia citar um L78 de cor... Mas sei lá a diferença para o L75... Nunca ouvi nenhum... Bom, se se derem ao trabalho, agradecia uma linha ou perspcetiva de investigação... Obrigado...    

Caro Único,

Como diz o nosso companheiro TD124, os Giras Direct Drive (DD) e os Idler Drive ("rodinhas", onde, entre os mais em conta estão os Lencos L75 e L78) são giras que tem uma tendência, ou melhor dizendo, tendem a ser mais facilitadores na percepção da extensão dos graves. Teórico!?

Se consegui perceber e inferir a sua preferência em baixos, extensos, bem definidos e controlados ( quase me apetece aconselhá-lo a pensar adquirir um leitor de CDs Laughing ), estou mais inclinado em aconselhar um DD. Resta saber se:

- É um upgrade para ficar algum tempo no seu setup?

Como já percebi que o tal upgrade é sobre um Planar 3 da Rega e como a necessária habilidade de mãozinhas é como a minha - ZERO - então aconselho a comprar novo e actual, dentro das propostas existentes.

Actualmente, o mercado de segunda mão, anda sem rei nem roque, tornando-se cada vez mais difícil conseguir algo realmente interressante, com preço justo e em plenas condições básicas de funcionamento.

Das que conheço, actuais (também não são muitas) eu diria que uma proposta séria e fiável é o actual Technics SL-1200GREGS, à volta dos 1700 paus.

Em segunda mão, confiável https://m.olx.pt/anuncio/lenco-l75-l-75-gira-disco-IDwHiAU.html

Ou

https://m.olx.pt/anuncio/lenco-l78-IDyBPFf.html

Quem os vende é alguém que conhecemos bem, aqui no Fórum.

Já agora a diferença entre um L75 e um L78, é praticamente nula. O L78 tem um automatismo, quando o disco chega ao fim, levanta o braço automaticamen. Mas é tão barulhento na acção, que a maioria da malta que os tem, desliga esta facilidade.

Espero ter ajudado alguma coisa.

cheers

Muito obrigado Goansipife!!!

Não tenho pressa nenhuma, mas tenho de decidir estas coisas para colocar em stand by para investimento. Fico imensamente agradecido com as sugestões!! Vou tentar perceber se vale mais um Lenco L75 ou um DD...

Dos DD eu já tive um que me seduziu, um Pioneer PL-3F... Mas fui vender aquilo! Nessa época era um audiota ferrenho.

Quanto ao Rega estou quase decidido a não o vender. Tenho cá uma MC-15 nova e selada da Ortofon e depois de revisto e com poucas melhorias de upgrade, tenciono aproveitá-lo para um dos meus outros sistemas de som. Resta saber se o que adquirir será melhor que este...

Abraço e respeito.
Ir para o topo Ir para baixo
Único
Membro AAP



Mensagens : 54
Data de inscrição : 26/08/2018

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySáb Set 15 2018, 16:04

TD124 escreveu:
Único escreveu:
Então???? Ninguém simpático e conhecedor que me sugira um determinado Lenco em particular?... ...

Caro Unico, o amigo Goansipife vém de lhe dar boas dicas. Não sei o preço que està a pensar investir ... mas no campo dos DD existe um "relativamente" barato e que é uma grande màquina:

Pioneer PLX1000

cheers

Imensamente agradecido caro TD124!!!

Obviamente, o que estou a pensar investir é relativo ao potencial daquilo em que se possa pensar comprar... Mas tem limites que não estou rico... Já se percebeu do que escrevi por aqui no Fórum que privilegio as componentes dinâmicas... Curiosamente tive um Pioneer PL-3F que estava impecável e como  era um audiota empedernido na época, vendi... Ok, vou ver esse Pioneer PLX-1000 que tem bom aspecto e tudo... Nem deve perder muito para os famigerados Technics DD... E para mais sendo uma sugestão sua, a coisa deve funcionar muito bem...

Mais uma vez, os meus sinceros agradecimentos.

Só uma pequena questão. Face às (caríssimas!!) propostas Technics e outras coisas esotéricas DD que há por aí, em termos "prestacionais", o "ser uma grande máquina" traduz-se numa melhor relação de qualidade-preço em investimento??? Já se sabe que sou fanático da Dinâmica, para se perceber onde quero chegar...
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySáb Set 15 2018, 18:49

TD124 escreveu:
Único escreveu:
Então???? Ninguém simpático e conhecedor que me sugira um determinado Lenco em particular?... ...

Caro Unico, o amigo Goansipife vém de lhe dar boas dicas. Não sei o preço que està a pensar investir ... mas no campo dos DD existe um "relativamente" barato e que é uma grande màquina:

Pioneer PLX1000

cheers

É verdade, tens toda a razão. Esqueci-me desse Rega e Ortofon...  317942 É uma excelente máquina e anda à volta dos 600/700 euricos
Rega e Ortofon...  491368
cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Único
Membro AAP



Mensagens : 54
Data de inscrição : 26/08/2018

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptySáb Set 15 2018, 23:13

Goansipife escreveu:
TD124 escreveu:
Único escreveu:
Então???? Ninguém simpático e conhecedor que me sugira um determinado Lenco em particular?... ...

Caro Unico, o amigo Goansipife vém de lhe dar boas dicas. Não sei o preço que està a pensar investir ... mas no campo dos DD existe um "relativamente" barato e que é uma grande màquina:

Pioneer PLX1000

cheers

É verdade, tens toda a razão. Esqueci-me desse Rega e Ortofon...  317942 É uma excelente máquina e anda à volta dos 600/700 euricos
Rega e Ortofon...  491368
cheers

Ora bem, falando em guito ($$$$) meti-me a ver propostas a DD e dei com uma coisinha enfim... Baratinha não é... Mas tem um motor DD fabuloso, feito por um guru da Thin Gap (Ventura - California)... VPI Classic DD Turntable. O preço? Pois... $30000 USA dollars... Eheheheh... Só para descontrair...

https://www.stereophile.com/content/vpi-classic-direct-drive-signature-turntable
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptyDom Set 16 2018, 10:18

Ontem ouvi o SL-1000R. Pensei que a diferença para o SL-1200 (o novo) fosse maior...
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13301
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  EmptyDom Set 16 2018, 11:18

Baralhando mais um pouco, outro exemplar a ter em conta é o Audio Technica AT-LP5.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Rega e Ortofon...  Empty
MensagemAssunto: Re: Rega e Ortofon...    Rega e Ortofon...  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Rega e Ortofon...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O Prometido é devido!
» Venda - Rega P5 + PSU Rega
» Lenco L75 faz muito ruido
» Rega fono Mini A2D e Rega Fono MM V1
» Desgraça caseira

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: